• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO OFICIAL] Guia PBO2 + CO / Undervolt em Ryzen 5000 / Como reduzir temperaturas e aumentar a performance

Em qual AGESA tu está? Aqui só ficou estável temperaturas e frequências no 1.2.0.0. No que tinha antes variáva bastante os valores no allcore, mas agora é 5.6Ghz direto quando as temps estão controladas.
E o 5800x é esquentadinho mesmo, se tiver muito quente aqui bate 90C direto com meu aircooler e um case bem ventilado.

Aqui eu vi melhora a partir da 1.2.0.1 , e essa é a ultima que saiu para B550 a 1.2.0.2 que estou usando no momento e que saiu para corrigir as USB das B550 e vi melhora em relação a 1.2.0.1
 
Eu testei no agesa 1.2.0.0 e 1.2.0.1, ambos tenho o mesmo problema, núcleo 4, erro no Prime95, custom, teste 112k e 192k, FFTs in-place Habilitado, AVX e AVX2 Desabilitado, clear CMOS, memorias a 2133MHz e tudo em stock. Water cooler PC Yes 240mm (TDP 250w), pasta térmica Cooler Master Gel, temperaturas variavam de 65ºC a 85ºC (PUBG, BF4, BF5). Só consegui estabilidade deixando a curva positiva em +6.

Abri RMA sexta de manhã, pediram imagens, aproveitei e analisei pinos do processador, tudo no lugar, sem avarias. Aprovaram RMA sexta a tarde e fiz envio hoje pela manhã, agora aguardar.

Meu receio; estou acompanhando esse topico no overclock.net, tem gente que já está no terceiro RMA, com os mesmos problemas, tem gente que tem tela azul, WHEA, reboot, coisa ta feia, e como moramos no Brasilzão, acredito que é loteria de vir um bom ou não.
 
Eu testei no agesa 1.2.0.0 e 1.2.0.1, ambos tenho o mesmo problema, núcleo 4, erro no Prime95, custom, teste 112k e 192k, FFTs in-place Habilitado, AVX e AVX2 Desabilitado, clear CMOS, memorias a 2133MHz e tudo em stock. Water cooler PC Yes 240mm (TDP 250w), pasta térmica Cooler Master Gel, temperaturas variavam de 65ºC a 85ºC (PUBG, BF4, BF5). Só consegui estabilidade deixando a curva positiva em +6.

Abri RMA sexta de manhã, pediram imagens, aproveitei e analisei pinos do processador, tudo no lugar, sem avarias. Aprovaram RMA sexta a tarde e fiz envio hoje pela manhã, agora aguardar.

Meu receio; estou acompanhando esse topico no overclock.net, tem gente que já está no terceiro RMA, com os mesmos problemas, tem gente que tem tela azul, WHEA, reboot, coisa ta feia, e como moramos no Brasilzão, acredito que é loteria de vir um bom ou não.
não é por ser brasil ou não, é a amd mesmo que está com dificuldade de baixa produção e por isso está deixando passar vários modelos abaixo do padrão básico de qualidade que deveriam ter, mas vc fez o certo
 
Eu testei no agesa 1.2.0.0 e 1.2.0.1, ambos tenho o mesmo problema, núcleo 4, erro no Prime95, custom, teste 112k e 192k, FFTs in-place Habilitado, AVX e AVX2 Desabilitado, clear CMOS, memorias a 2133MHz e tudo em stock. Water cooler PC Yes 240mm (TDP 250w), pasta térmica Cooler Master Gel, temperaturas variavam de 65ºC a 85ºC (PUBG, BF4, BF5). Só consegui estabilidade deixando a curva positiva em +6.

Abri RMA sexta de manhã, pediram imagens, aproveitei e analisei pinos do processador, tudo no lugar, sem avarias. Aprovaram RMA sexta a tarde e fiz envio hoje pela manhã, agora aguardar.

Meu receio; estou acompanhando esse topico no overclock.net, tem gente que já está no terceiro RMA, com os mesmos problemas, tem gente que tem tela azul, WHEA, reboot, coisa ta feia, e como moramos no Brasilzão, acredito que é loteria de vir um bom ou não.
Eu acho que a AMD meio que soltou a linha 5000 sem lapidar, na pressa pra agradar o publico ancioso por um bom IPC , a prova disso é que a pressa é inimiga da perfeição, é agesa sobre agesa , correções sobre correções prova que não há testes suficientes, em uma gama muito grande de modelos de placas mãe e de fornecedores.
 
Eu acho que a AMD meio que soltou a linha 5000 sem lapidar, na pressa pra agradar o publico ancioso por um bom IPC , a prova disso é que a pressa é inimiga da perfeição, é agesa sobre agesa , correções sobre correções prova que não há testes suficientes, em uma gama muito grande de modelos de placas mãe e de fornecedores.

Complicado, eu realmente leio muitos relatos de temperaturas anormais com o 5800x... coisas como 60 graus idle e 90 graus (thermal throttle) em jogos.

Os Zen 3 são esquentadinhos mesmo, a AMD foi bem agressiva nos clocks e calor por mm², tomara que os Zen 3+ com 6nm tenham uma folga melhor com o novo nó.
 
Eu acho que a AMD meio que soltou a linha 5000 sem lapidar, na pressa pra agradar o publico ancioso por um bom IPC , a prova disso é que a pressa é inimiga da perfeição, é agesa sobre agesa , correções sobre correções prova que não há testes suficientes, em uma gama muito grande de modelos de placas mãe e de fornecedores.
Eu acho que só os 5800x que saíram assim. Lá fora e aqui no fórum todo mundo (eu incluso) reclamam das temperaturas/voltagens bizarras em stock. Já o 5900x é só elogios e o 5600x também.

Tive um 5600x muito bom de overclock antes e me arrependi de vendê-lo, processador completamente diferente.
 
Eu acho que só os 5800x que saíram assim. Lá fora e aqui no fórum todo mundo (eu incluso) reclamam das temperaturas/voltagens bizarras em stock. Já o 5900x é só elogios e o 5600x também.

Tive um 5600x muito bom de overclock antes e me arrependi de vendê-lo, processador completamente diferente.
5800X é o ponto fora da curva entre o 59 e o 56 é algo que fizeram meio que nas pressas de por um produto para encaixar ali no meio.
 
5800X é o ponto fora da curva entre o 59 e o 56 é algo que fizeram meio que nas pressas de por um produto para encaixar ali no meio.

Os CCD de 8 core bons vão pro 5950X... Pro 5800X sobra o resto :(
 
Eu testei no agesa 1.2.0.0 e 1.2.0.1, ambos tenho o mesmo problema, núcleo 4, erro no Prime95, custom, teste 112k e 192k, FFTs in-place Habilitado, AVX e AVX2 Desabilitado, clear CMOS, memorias a 2133MHz e tudo em stock. Water cooler PC Yes 240mm (TDP 250w), pasta térmica Cooler Master Gel, temperaturas variavam de 65ºC a 85ºC (PUBG, BF4, BF5). Só consegui estabilidade deixando a curva positiva em +6.

Abri RMA sexta de manhã, pediram imagens, aproveitei e analisei pinos do processador, tudo no lugar, sem avarias. Aprovaram RMA sexta a tarde e fiz envio hoje pela manhã, agora aguardar.

Meu receio; estou acompanhando esse topico no overclock.net, tem gente que já está no terceiro RMA, com os mesmos problemas, tem gente que tem tela azul, WHEA, reboot, coisa ta feia, e como moramos no Brasilzão, acredito que é loteria de vir um bom ou não.

Aqui os nucleos 5 que é o melhor e o 6 não aceitaram nem -5 no CO, tive de deixar em 0 mesmo pq senão dava erro no prime 95 em alguma hora do teste.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Os CCD de 8 core bons vão pro 5950X... Pro 5800X sobra o resto :(
Exato.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pessoal, passando meu caso aqui de como ficou nessa semana, meu 5800x sempre acusa erros no Prime 95 teste 112k no núcleo 4.

Seguindo que o RHBH me recomendou fazer:

Instalação limpa do Windows. (Não Formatei)
Atualize a BIOS (não use perfil de configuração salvo na BIOS antiga, refaça as configurações do zero). (Atualizei nova bios para o Agesa 1.2.0.1 Patch a)
Desabilite o DOCP, deixa o overclock tuner no manual. (Clear CMOS, atualizado bios e deixei tudo em stock, memoria JEDEC 2133MHz)
Desabilite qualquer preset de performance na bios (cinebench, etc...). (Stock da placa, todos desativados)
Deixa o LLC em automático. (Setado)
Deixa o CPU power phase em "Extreme". (Setado, Detalhe que se eu deixar em Optimized tenho tipo throttling, frequência da CPU cai pra 500mhz, em Extreme corrige)
Coloca um offset positivo na tensão vCore em +10mV.(Testado e não corrigiu)
Sobe a tensão 1.8v PLL para 1.85v ou 1.90v. (Testado e não corrigiu)

Se com esses ajustes e PBO desligado os erros persistirem eu recomendaria RMA, ou pelo menos teste com outra CPU se possível.


Segui a linha a configuração, após clear no CMOS e BIOS atualizada, deixei config de BIOS tudo em stock do jeito que vem de fabrica, mudei apenas LLC e Power Phase, memoria em 2133mhz, iniciava Windows, abria prime, custom, 112k e 192k, FFTs in-place habilitado, AVX e AVX2 Disable. Dava 2 min, um dos threads já dava erro, testei com PBO ativado e desativado, CO ativado e desativado, soquei tensão VSOC 1.2, CLDO VDDP 1.150, VDDG CCD 1.190, VDDG IOD 1.190. Detalhe sobre as tensões, estava testando essas tensões do IF e em uma noite perguntei quanto seguro era e usei Config de tensões do User Huns (uso 1.45V , SOC1.17V , CCD1.075 , IOD1.075 , VDDP1.00 4000@16), testei e demorou bem mais tempo para dar erro, aumentei pouco mais tensões e passou no teste, mas no outro dia fui testar a mesma configuração que passou no teste de 112k do Prime 95 em poucos minutos deu erro.

No fim consegui estabilizar o núcleo 4 com a curva positiva de +6 e o miserável passou gloriosamente nos testes do prime que sempre dava erro (custom 112k e 192k, FFTs in-place habilitado. AVX e AVX2 Disable) 2x.

Francamente eu estou bem decepcionado, não sei se minha expectativa estava alta em ver meu 5800x conseguir tirar mais desempenho, vi muitos testes na internet e meu 5800x esta meio que pareio CPU Z 660~670 SC, 6700~6800 MC, CB20 604~610 SC, 5800~6000 MC, CB23 15500 MC, 3D Mark 12000 no cpu test Time Spy, e quando bem otimizado com PBO e CO +200Mhz e claro com um WC 360 mm acredito, sobe mais esses scores (que era o que eu esperava).

No momento meu PBO padrão 105w e CO está assim: CO1 -16; CO2 -18; CO3 -18; CO4 (2º núcleo preferido) +6; CO5 -6; CO6 (1º núcleo preferido) 0; CO7 -14; CO8 -14. 2 tickets acima, tenho erros nos testes que venho usando, não passei muito mais a fundo, por horas, por que o processo é muito longo e francamente, passando mais tempo mexendo nisso, me estressando do que se divertindo, alguns dias tirei pra jogar e em BF4, BF5, PUBG fps alto e sem erros/crash, temperatura 65ºc a 80ºc (no BF5 esquenta muito).

Eu acredito que esse CPU esta com problemas, se a frequência fica na casa dos 4.4, como testando todos os núcleos ao mesmo tempo, não tenho erros nos testes que venho passando, ao usar apenas um núcleo, frequência varia dependendo da condição térmica do dia de 4.7 a 4.85, aí tenho problemas, com o CO ativo em positivo, seria como aumentar tensão e diminuir frequência, aí a coisa funciona.
Não tenho como testar outro no lugar, mesmo tudo em stock, um usuário que só quer usar, vai colocar CPU e usar, usuário mais leigo, que não vai destrinchar tudo isso, tem problemas em tudo no auto e sem XMP ativo, então seria motivo de RMA. Enfim, fico grato pela ajuda e retorno.

Seu CPU está conseguindo apenas 6000 pontos no cinebench20 em multicore? Existe uma maneira de começar o prime 95 direto num teste especifico como esses que você citou tipo 112k e 192k?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Eu acho que só os 5800x que saíram assim. Lá fora e aqui no fórum todo mundo (eu incluso) reclamam das temperaturas/voltagens bizarras em stock. Já o 5900x é só elogios e o 5600x também.

Tive um 5600x muito bom de overclock antes e me arrependi de vendê-lo, processador completamente diferente.
Que da hora hein, justamente o processador que resolvo comprar vem de brinde com esses problemas.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Será que dessa vez acertei?

QLESBna.png
Como voce configurou o pbo2 + co no seu processador?
 
Última edição:
Aqui os nucleos 5 que é o melhor e o 6 não aceitaram nem -5 no CO, tive de deixar em 0 mesmo pq senão dava erro no prime 95 em alguma hora do teste.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Exato.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Seu CPU está conseguindo apenas 6000 pontos no cinebench20 em multicore? Existe uma maneira de começar o prime 95 direto num teste especifico como esses que você citou tipo 112k e 192k?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Que da hora hein, justamente o processador que resolvo comprar vem de brinde com esses problemas.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Como voce configurou o pbo2 + co no seu processador?
Ta -22 nos primeiros 4 nucleos, -20 no outros 4 com 100 de overdrive
 
Estou com uma duvida sobre o teste de estabilidade do prime95, quando pego aquele erro de hardware failure detected round was 0.5 instead of 0.4 no caso esse erro pode acontecer em apenas uma thread do nucleo ou nos 2 threads paralisando o teste, o problema é que eu refaço o teste começando com o núcleo específico na mesma voltagem e o teste passa normalmente, é assim mesmo? Pq senão o teste acaba sendo não confiável.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Ta -22 nos primeiros 4 nucleos, -20 no outros 4 com 100 de overdrive
Voce fez o teste de estabilidade no prime95 ou apenas usou o cinebench 23?
 
Tanto o 5600x como o 5800x ficam com os "piores cores" (fato)
Porém o 5800x roda em clocks maiores e maior PPT que o 5600 (fato) e tbm no máximo suportado 8 cores no CCD (fato)
Logo seria a CPU mais provável a dar problema, ele roda muito mais no limite, mais fácil de dar BO (conclusão na minha cabeça)
 
Estou com uma duvida sobre o teste de estabilidade do prime95, quando pego aquele erro de hardware failure detected round was 0.5 instead of 0.4 no caso esse erro pode acontecer em apenas uma thread do nucleo ou nos 2 threads paralisando o teste, o problema é que eu refaço o teste começando com o núcleo específico na mesma voltagem e o teste passa normalmente, é assim mesmo? Pq senão o teste acaba sendo não confiável.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Voce fez o teste de estabilidade no prime95 ou apenas usou o cinebench 23?

Caso você teste os dois threads do mesmo núcleo de uma vez, o erro pode ocorrer em 01 thread ou nos 02 threads do mesmo núcleos, depende do tipo de erro e pânico/perda de dados que foi gerada pelo erro, acredito que o Prime95 não reporte com essa especifidade pois sua função não é fazer diagnóstico modular, mas sim stress test.

Por isso a recomendação é testar 1 thread de cada vez.

Dessa forma você maximiza o stress (carga single thread), permitindo a CPU alcançar o maior Clock possível no núcleo que roda aquele thread.

Além de facilitar a identificação de qual núcleo precisa de ajustes no CO.
 
Caso você teste os dois threads do mesmo núcleo de uma vez, o erro pode ocorrer em 01 thread ou nos 02 threads do mesmo núcleos, depende do tipo de erro e pânico/perda de dados que foi gerada pelo erro, acredito que o Prime95 não reporte com essa especifidade pois sua função não é fazer diagnóstico modular, mas sim stress test.

Por isso a recomendação é testar 1 thread de cada vez.

Dessa forma você maximiza o stress (carga single thread), permitindo a CPU alcançar o maior Clock possível no núcleo que roda aquele thread.

Além de facilitar a identificação de qual núcleo precisa de ajustes no CO.
É pq na nova versão do thead switcher pede para fazer o teste com 2 threads para contabilizar um núcleo.
 
Fiz novamente o refinamento no meu processador e o que consegui sem dar nenhum tipo de erro nos testes de 80k até 1344k foram essa configurações no Curve Oprtimizer com o pbo limits setado em motherboard.

Core 1: -15
Core 2: -20
Core 3: -15
Core 4: -20
Core 5: -4
Core 6: -4
Core 7: -5
Core 8: -10

Resultado não muito diferente do que havia conseguido antes, infelizmente não dei muita sorte na loteria do silício mas pelo que vi aqui no fórum esses 5800X estão vindo problemáticos, os meus melhores núcleos que são o 5 e o 7 não consegui diminuir muito a voltagem mas estranhamente o núcleo 6 não consegue diminuir quase nada sem dar problemas no Prime95, parece que meu CCX2 veio zoado ahahahah.
 
Fiz novamente o refinamento no meu processador e o que consegui sem dar nenhum tipo de erro nos testes de 80k até 1344k foram essa configurações no Curve Oprtimizer com o pbo limits setado em motherboard.

Core 1: -15
Core 2: -20
Core 3: -15
Core 4: -20
Core 5: -4
Core 6: -4
Core 7: -5
Core 8: -10

Resultado não muito diferente do que havia conseguido antes, infelizmente não dei muita sorte na loteria do silício mas pelo que vi aqui no fórum esses 5800X estão vindo problemáticos, os meus melhores núcleos que são o 5 e o 7 não consegui diminuir muito a voltagem mas estranhamente o núcleo 6 não consegue diminuir quase nada sem dar problemas no Prime95, parece que meu CCX2 veio zoado ahahahah.
já testou com um loadline calibration mais agressivo? aqui no auto eu só conseguia -14 em todos os núcleos (não estou com tempo nem paciência de testar núcleo por núcleo), mas se eu setar o llc em level 4 (segundo mais alto da minha mobo) eu consigo usar em -20 em todos os núcleos estável
 
já testou com um loadline calibration mais agressivo? aqui no auto eu só conseguia -14 em todos os núcleos (não estou com tempo nem paciência de testar núcleo por núcleo), mas se eu setar o llc em level 4 (segundo mais alto da minha mobo) eu consigo usar em -20 em todos os núcleos estável

o LLC já está quase no maximo, nivel 4 que é o penultimo nivel, só falta testar no nivel 5, as fases eu coloquei em extreme, mas será que deixar o LLC no nivel maximo não pode trazer problemas?
 
o LLC já está quase no maximo, nivel 4 que é o penultimo nivel, só falta testar no nivel 5, as fases eu coloquei em extreme, mas será que deixar o LLC no nivel maximo não pode trazer problemas?
no máximo possível eu tb não recomendo não, já vi casos que o nível máximo até ultrapassa o valor de vcore setado então deixa no penúltimo mesmo
 
Estou com uma duvida sobre o teste de estabilidade do prime95, quando pego aquele erro de hardware failure detected round was 0.5 instead of 0.4 no caso esse erro pode acontecer em apenas uma thread do nucleo ou nos 2 threads paralisando o teste, o problema é que eu refaço o teste começando com o núcleo específico na mesma voltagem e o teste passa normalmente, é assim mesmo? Pq senão o teste acaba sendo não confiável.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Voce fez o teste de estabilidade no prime95 ou apenas usou o cinebench 23?
Nunca curti prime95 meu teste mesmo é usando minhas aplicações, cinebench é extremamente fraco nisso pq é uma carga máxima mas de forma continua.
 
Nunca curti prime95 meu teste mesmo é usando minhas aplicações, cinebench é extremamente fraco nisso pq é uma carga máxima mas de forma continua.
TB não curto prime95 mas até que fazer teste de estabilidade nos núcleos do ryzen ele está funcionando bem.
 
TB não curto prime95 mas até que fazer teste de estabilidade nos núcleos do ryzen ele está funcionando bem.
Você tem usado em que profile ele?
 
Você tem usado em que profile ele?
Small FTT maximum power com 2 threads, aquele que testa os 3 caches, com o avx e avx2 desabilitados.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Hoje refiz o teste no prime 95 para checar se realmente ficou estável com essa configuração que estou usando e passou nos testes 80k até 1344k sem nenhum erro. Foram quase 2 horas e 30 minutos de teste.
 
Última edição:
vcs não acham o occt melhor nisso não? primeiro que nele não fica carga máxima o tempo todo, e depois que aqui por exemplo com o if em 1933mhz só no occt pega erro, em todo o resto seja prime 95, aida64 e etc todos passam tranquilos
 
Não existe teste perfeito, as vezes o teste passa com horas em Prime95, Aida64 e OCCT.
Ai vc ta vendo um video no YT e toma WHEA
 
o LLC já está quase no maximo, nivel 4 que é o penultimo nivel, só falta testar no nivel 5, as fases eu coloquei em extreme, mas será que deixar o LLC no nivel maximo não pode trazer problemas?
> LLC no nivel maximo não pode trazer problemas?

ô se pode, o cara do Hardware unboxed (canal australiado de tech famoso) matou o 3900x dele assim, botou o LLC no máximo e a placa que ele tinha "roubava" nas voltagens pra ter melhores scores, ai o CPU dele foi pro saco. Então, principalmente se tratando de Ryzen, não é uma boa usar LLC, principalmente levando em consideração que o LLC Auto não é algo realmente ruim, ele meio que protege seus cores de voltagens/amperagens altas, então eu recomendaria no máximo o médio caso vc tivesse usando over estático, mas em casos de PBO que é um boost automático, eu descartaria.
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo