• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO OFICIAL] Guia PBO2 + CO / Undervolt em Ryzen 5000 / Como reduzir temperaturas e aumentar a performance

Peguei o Mugen 5 BE num preço bacana tbm (R$422,00) na GK Info.
Aqui uso MX-4 tbm.
Qual era seu AC anterior?
conseguiu colocar 3800mhz as memorias com o 5800x?
 
conseguiu colocar 3800mhz as memorias com o 5800x?
Consegui Arris, exatamente com aquelas infos que vc me enviou aquela vez. Tá 100% estável.
Acho que a minha Steel Legend é sample diamond kkkkkkkk.
Queria fazer o CTR no 5800X, mas não dá a opção de rodar o teste. Não sei se tenho que habilitar algo na BIOS. Baixei a versão 2.1. Vou tentar em alguma mais antiga.
 
Peguei o Mugen 5 BE num preço bacana tbm (R$422,00) na GK Info.
Aqui uso MX-4 tbm.
Qual era seu AC anterior?

Eu tinha um gammaxx 400 tb ( do modelo antigo).
Comprei o Mugen5 BE por R$200. De um cara no olx, que tinha comprado mas n montou o pc.
A pasta antiga era uma da cooler master... mas acho que não faria tanta diferença.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Consegui Arris, exatamente com aquelas infos que vc me enviou aquela vez. Tá 100% estável.
Acho que a minha Steel Legend é sample diamond kkkkkkkk.
Queria fazer o CTR no 5800X, mas não dá a opção de rodar o teste. Não sei se tenho que habilitar algo na BIOS. Baixei a versão 2.1. Vou tentar em alguma mais antiga.

É aqui não consegui colocar as memos em 3800.. Mas consegui apertar os timmings em 3733.

 
Eu tinha um gammaxx 400 tb ( do modelo antigo).
Comprei o Mugen5 BE por R$200. De um cara no olx, que tinha comprado mas n montou o pc.
A pasta antiga era uma da cooler master... mas acho que não faria tanta diferença.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



É aqui não consegui colocar as memos em 3800.. Mas consegui apertar os timmings em 3733.


Preção mesmo.
Sobre as memos, relaxa que não dá absolutamente diferença nenhuma de 3733 pra 3800. Só deixei em 3800 pq foi de primeira.
Talvez do 400 pro Mugen não deu tanta diferença pq o 5600X não deve ser tão quente. Aqui pro 5800X espero ao menos redução de 5°C em full load. Além claro do aspecto visual, o BE é lindo.
 
Alhguem aqui fez pbo2 em 5950x?
Se sim, por favor passar as cordenadas que aplicou por favor
 
Fiz um monte de testes aqui com o 5600X mexendo no PBO+CO e vi que conforme a carga do aplicativo ele limita o clock da CPU de acordo com o PPT-TDC-EDC configurados...por exemplo no Prime95 Small FFT ele reduz bastante o clock enquanto no Prime95 Blend ele deixa o clock bem alto...pra mim a melhor configuração que consegui em desempenho x temperaturas foi:

PPT = 105
TDC = 80
EDC = 105
CO -12 no core 4 e -15 nos demais cores
CPU Boost Override: +200MHz
Ballistix@3733MHz CL16 IF 1:1

Resultados

Cinebench R23
Frequência média: 4500-4550 MHz
Temperatura máxima: 63,8°C
Multicore: 11725
Singlecore: 1604

Prime95 Blend
Frequência média: 4550-4600 MHz
Temperatura máxima: 67,3°C

Prime95 Small FFT
Frequência média: 4250-4300 MHz
Temperatura máxima: 70,3°C

CPU-Z
Frequência média: 4500-4550 MHz
Temperatura máxima: 62,1°C
Multicore: 5095
Singlecore: 676


AIDA64 FPU test
Frequência média: 4450-4500 MHz
Temperatura máxima: 67,8°C

AIDA64 Mixed test
Frequência média: 4550-4600 MHz
Temperatura máxima: 69,5°C

Format Factory
Frequência média: 4550-4650 MHz
Temperatura máxima: 65,9°C

Acima desse PPT/TDC/EDC não compensa o ganho com o calor gerado....também testei o PPT em 88, em 95 e 100(EDC e TDC subi proporcionalmente ao aumento do PPT) e embora os resultados em bench sejam próximos acompanhando os testes pelo HWINFo dá para ver que o clock vai diminuindo muito no multicore....por exemplo com 88 de PPT o clock no Prime95 SFFT fica abaixo de 4000MHz.

Achei da hora ver o MSI Afterburner bater os picos em 4850MHz porém em uso simples a CPU dá uns picos de tensão lá para a casa dos 1,36v...também observei que para uso básico a CPU trabalha um pouco mais quente exatamente por causa desse clock mais alto e vcore solto...aí é onde a dúvida sobre usar frequência e vcore fixo ou PBO2 reside.
 
Fiz um monte de testes aqui com o 5600X mexendo no PBO+CO e vi que conforme a carga do aplicativo ele limita o clock da CPU de acordo com o PPT-TDC-EDC configurados...por exemplo no Prime95 Small FFT ele reduz bastante o clock enquanto no Prime95 Blend ele deixa o clock bem alto...pra mim a melhor configuração que consegui em desempenho x temperaturas foi:

PPT = 105
TDC = 80
EDC = 105
CO -12 no core 4 e -15 nos demais cores
CPU Boost Override: +200MHz
Ballistix@3733MHz CL16 IF 1:1

Resultados

Cinebench R23
Frequência média: 4500-4550 MHz
Temperatura máxima: 63,8°C
Multicore: 11725
Singlecore: 1604

Prime95 Blend
Frequência média: 4550-4600 MHz
Temperatura máxima: 67,3°C

Prime95 Small FFT
Frequência média: 4250-4300 MHz
Temperatura máxima: 70,3°C

CPU-Z
Frequência média: 4500-4550 MHz
Temperatura máxima: 62,1°C
Multicore: 5095
Singlecore: 676


AIDA64 FPU test
Frequência média: 4450-4500 MHz
Temperatura máxima: 67,8°C

AIDA64 Mixed test
Frequência média: 4550-4600 MHz
Temperatura máxima: 69,5°C

Format Factory
Frequência média: 4550-4650 MHz
Temperatura máxima: 65,9°C

Acima desse PPT/TDC/EDC não compensa o ganho com o calor gerado....também testei o PPT em 88, em 95 e 100(EDC e TDC subi proporcionalmente ao aumento do PPT) e embora os resultados em bench sejam próximos acompanhando os testes pelo HWINFo dá para ver que o clock vai diminuindo muito no multicore....por exemplo com 88 de PPT o clock no Prime95 SFFT fica abaixo de 4000MHz.

Achei da hora ver o MSI Afterburner bater os picos em 4850MHz porém em uso simples a CPU dá uns picos de tensão lá para a casa dos 1,36v...também observei que para uso básico a CPU trabalha um pouco mais quente exatamente por causa desse clock mais alto e vcore solto...aí é onde a dúvida sobre usar frequência e vcore fixo ou PBO2 reside.
Usando windows 10, vai na store e baixa o programa POWERPLAN SWITCHER
Configura lá no opções de energia estado minimo do processador em 99% e máximo em 99%

Ai só tu ficar alternando os planos de energia lá no relógio, ele vai trabalhar a 3650 com 0.950 de vcore que é o ideal para windows e jogos antigos, quando for jogar game aaa só colocar em desempenho máximo, isso vai fazer com que pare de dar pico de temperatura/tensão e manter o processador sempre frio

Edit: qual LLC usou?
 
Última edição:
Usando windows 10, vai na store e baixa o programa POWERPLAN SWITCHER
Configura lá no opções de energia estado minimo do processador em 99% e máximo em 99%

Ai só tu ficar alternando os planos de energia lá no relógio, ele vai trabalhar a 3650 com 0.950 de vcore que é o ideal para windows e jogos antigos, quando for jogar game aaa só colocar em desempenho máximo, isso vai fazer com que pare de dar pico de temperatura/tensão e manter o processador sempre frio
Opa valeu pela dica amigo.:joia:

Vou baixar e testar aqui.:yeah:
 
Usou qual load line calibration ai?

Aqui na asrock, level 1 é que se mantém estável, level 2 é o que cai para o mínimo
Acabei de testar a sua dica do powerplanswitcher e funcionou perfeitamente aqui...a CPU fica em 3600MHz com 0.938v... fica fria mesmo rodando o PRIME95 Small FFT com esse vcore e frequencia...só 50° C no Prime e fora dele não chega a 40°C de máxima hora alguma...e mesmo nessa frequência o desempenho é melhor do que o meu antigo 1600AF que rodava a 3.7GHz kkk...show demais brigadão pela dica.:joia:

Quanto ao Load Line Calibration(LLC) não tem essa opção na BIOS da minha placa-mãe que é uma Gigabyte B450M Gaming...já procurei em todos os lugares da BIOS e não achei.
 
Acabei de testar a sua dica do powerplanswitcher e funcionou perfeitamente aqui...a CPU fica em 3600MHz com 0.938v... fica fria mesmo rodando o PRIME95 Small FFT com esse vcore e frequencia...só 50° C no Prime e fora dele não chega a 40°C de máxima hora alguma...e mesmo nessa frequência o desempenho é melhor do que o meu antigo 1600AF que rodava a 3.7GHz kkk...show demais brigadão pela dica.:joia:

Quanto ao Load Line Calibration(LLC) não tem essa opção na BIOS da minha placa-mãe que é uma Gigabyte B450M Gaming...já procurei em todos os lugares da BIOS e não achei.
Deve ta em automatico então, deixei aqui também e to testando sua configuração, porém com +150 no boost
 
Botei o ryzen master para testar aqui e tomei um reboot na hora do teste do melhor core, vamos ver qual curva o master vai me recomendar
Eu usei o Ryzen Master com tudo em stock+XMP ativo para calcular o CO porém os valores que ele me passou estavam muito instáveis...será que ao invés de stock tenho de fazer o over com o CO desabilitado para ele calcular os valores corretamente?🤔

Aqui eu coloquei -15 em todos os cores e passando o Prime95 deu erro no núcleo 4...abaixei para -12 e resolveu...sei que ainda dá pra refinar mas acho que não vale tanto a pena visto que no máximo vai reduzir 1 ou 2 graus da atual configuração.
 
Eu usei o Ryzen Master com tudo em stock+XMP ativo para calcular o CO porém os valores que ele me passou estavam muito instáveis...será que ao invés de stock tenho de fazer o over com o CO desabilitado para ele calcular os valores corretamente?🤔

Aqui eu coloquei -15 em todos os cores e passando o Prime95 deu erro no núcleo 4...abaixei para -12 e resolveu...sei que ainda dá pra refinar mas acho que não vale tanto a pena visto que no máximo vai reduzir 1 ou 2 graus da atual configuração.
Seu core 4 é o melhor core?

Eu não coloco os valores do ryzen master, tiro uma base deles e aumento +5

se me retornou -25 no core 1, deixo -20 e assim por diante, vou testando core por core no corecycle
 
Seu core 4 é o melhor core?

Eu não coloco os valores do ryzen master, tiro uma base deles e aumento +5

se me retornou -25 no core 1, deixo -20 e assim por diante, vou testando core por core no corecycle
Ele é o pior kkk...o melhor é o primeiro e o segundo melhor é o terceiro segundo a estrelinha e bolinha no Ryzen Master.

Deixei com o PPT+TDC+EDC + boost override configurados e o CO desativado..agora estou rodando o Ryzen Master pra ver o valor que ele retorna...aí vou fazer o que você disse deixando +5...quanto ao corecycle não mexi ainda.

Mas acho que já estou perto do limite mesmo o ganho será pouco.

De toda forma achei as minhas temperaturas aceitáveis(máxima 70 no Prime) considerando que os Ryzen 5xxx são meio esquentadinhos...e também estão bem abaixo do limite de 95 graus informados pela AMD.
 
Ele é o pior kkk...o melhor é o primeiro e o segundo melhor é o terceiro segundo a estrelinha e bolinha no Ryzen Master.

Deixei com o PPT+TDC+EDC + boost override configurados e o CO desativado..agora estou rodando o Ryzen Master pra ver o valor que ele retorna...aí vou fazer o que você disse deixando +5...quanto ao corecycle não mexi ainda.

Mas acho que já estou perto do limite mesmo o ganho será pouco.

De toda forma achei as minhas temperaturas aceitáveis(máxima 70 no Prime) considerando que os Ryzen 5xxx são meio esquentadinhos...e também estão bem abaixo do limite de 95 graus informados pela AMD.
Aqui o boost fica travado em 4700 as vezes alternando para 4725 com as configurações que tu passou lá em cima

To com -15, -15, -10, -10, -15, -10

Core 3 o melhor, core 4 o segundo melhor
 
Aqui o boost fica travado em 4700 as vezes alternando para 4725 com as configurações que tu passou lá em cima

To com -15, -15, -10, -10, -15, -10

Core 3 o melhor, core 4 o segundo melhor

Você disse que o Boost Overdrive estava em +150MHz...não chegou a bater 4800MHz?

Estranho...está quase 20 por cento acima dos 88w padrão da AMD...creio que deva variar de mobo para mobo.

Aqui o Ryzen Master retornou:
-20
-18
-21
-19
-27
-22

Como você mencionou tem de jogar +5 ou mais porque mandou -19 no core 4 e para ele estabilizar precisa de -12...por fim os valores vão ficar:
-15
-13
-16
-12(esse não estabiliza com -14)
-22
-17

Vai ficar bem próximo dos -15 allcore exceto core 4 -12 que to usando aqui...acho que nem vou mexer porque não vai dar diferença alguma kkk

EDIT: testei aqui e deu resultado pior...cinebench caiu de 11700 para 11400 kkk vou deixar do jeito que estava mesmo ou travar 4500MHz 1.20v...estou inclinado a deixar o PBO ativo...depois da dica top do powwrplanswitcher dá pra usar o PC de boa...com o 5600x mesmo a 3600mhz o desempenho dele chega próximo de um 3600.
 
Última edição:
Você disse que o Boost Overdrive estava em +150MHz...não chegou a bater 4800MHz?

Estranho...está quase 20 por cento acima dos 88w padrão da AMD...creio que deva variar de mobo para mobo.

Aqui o Ryzen Master retornou:
-20
-18
-21
-19
-27
-22

Como você mencionou tem de jogar +5 ou mais porque mandou -19 no core 4 e para ele estabilizar precisa de -12...por fim os valores vão ficar:
-15
-13
-16
-12(esse não estabiliza com -14)
-22
-17

Vai ficar bem próximo dos -15 allcore exceto core 4 -12 que to usando aqui...acho que nem vou mexer porque não vai dar diferença alguma kkk
Sim, na real não vai mudar nada mesmo
Aqui no god of war o boost bateu 4750 mas bem rapido
a maioria do tempo fica em 4.7

O boost podia se manter em 4.8, como fica em 4650 em stock
 
Sim, na real não vai mudar nada mesmo
Aqui no god of war o boost bateu 4750 mas bem rapido
a maioria do tempo fica em 4.7

O boost podia se manter em 4.8, como fica em 4650 em stock
Isso é verdade...só se fosse uma 3080ti pra ter um pouco de diferença...é bacana ver o clock dar uns picos de 4850mhz mas para chegar nesse clock a tensão sobe lá para 1.35v...não acho vantagem não kkk...até porque só ia fazer alguma diferença em single core nos benchmarks.

Vou ver se diminuo o boost de forma que a voltagem não ultrapasse os 1.30v.

Seu scalar está em automático? O meu eu deixo em auto mas dependendo do que a mobo joga pode dar diferença se você colocar 1x por exemplo.
 
Última edição:
Isso é verdade...só se fosse uma 3080ti pra ter um pouco de diferença...é bacana ver o clock dar uns picos de 4850mhz mas para chegar nesse clock a tensão sobe lá para 1.35v...não acho vantagem não kkk...até porque só ia fazer alguma diferença em single core nos benchmarks.

Vou ver se diminuo o boost de forma que a voltagem não ultrapasse os 1.30v.

Seu scalar está em automático? O meu eu deixo em auto mas dependendo do que a mobo joga pode dar diferença se você colocar 1x por exemplo.
O meu scalar ta em 1x, será que é isso?
 
Undervolt não aumenta o clock muito menos o consumo. Undervolt é baixar a voltagem do processador, baixar a tensão dele. Com isso, reduz a temperatura. Mas são mais ajustes além de undervolt, ajustes no PBO pra tentar um melhor acerto. E não tem algo exato, vc precisa testar o que seu processador vai suportar.

No começo do tópico, foi dado vários testes que dão uma noção, mas tudo vai depender do que seu processador aceita sem ficar instável. Buscando só menor consumo possível e menor temperatura, consequentemente irá penalizar um pouco o desempenho, isso é quase certo. Então depende o que você precisa.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



O que você usa de refrigeração no seu processador? Me parece um pouco de problema com refrigeração primeiramente, pq mesmo stock, ele deveria conseguir sustentar mais do que 3.8ghz em todos núcleos.
Os picos de clock e consequentemente temperatura, você pode tentar amenizar colocando um thermal limit nas configurações do PBO, como o amigo @flep fez, que ai quando o processador for dar esses picos, ele vai segurar nesse thermal limit, mas isso pelo que vc relatou, pode comprometer o desempenho em multi core, já que ele já parece estar segurando o desempenho por aquecimento.

Quanto as memórias, não sei exatamente, mas sei que é meio que loteria. Tem processadores que não conseguem trabalhar com memórias de frequência tão alta. No meu eu uso memórias 3200 que são o informado pela amd, com CL14. Pra mais que isso, vc talvez poderia tentar subir a frequência do controlador de memória junto pra acompanhar, pra ficar 1:1 e ver se ele aceita.
Desculpa a demora de resposta, acabei não acessando muito aqui, achei que receberia notificação por e-mail caso respondessem kkkkk

Então, estou usando um NZXT Kraken X-73. Andei mexendo no PBO e no CO, consegui melhorar o desempenho e as temperaturas, o consumo tem horas que se passa as vezes, mas aparentemente, nos benchmark melhorou.
Estou usando PPT 170 - TDC 130 - EDC 150, o CO acho que não está com os melhores valores que poderiam estar, mas fiquei sem paciência para melhorar. A temperatura em idle fica na casa dos 45. Nos testes de cinebench chegaram no máximo a 80, mas ficando em torno de 75.
Mantive desse jeito porque perdi a paciência para mexer, mas acho que poderia melhorar mais, vi vídeos com clocks significativamente diferentes dos que eu obtive, não sei se é minha refrigeração que não tá dando conta ou se é alguma outra configuração que não acertei mexer, mas com mais tempo eu vou mexer novamente.

Em relação as memórias, eu definitivamente não sei o que passa. Memórias com essa frequencia (4133) eu acredito que deveriam funcionar pelo menos em 3200 com timing 14-16-16-16... mas nem isso não tá indo, definitivamente decepcionado... não sei se tem haver com o fato de serem chips diferentes, pois comprei em épocas separadas e acabei ficando com chips distintos, mas mesmo assim, acredito que os timings eram para ser melhores, não sei se tento acionar a garantia. Complicado, se soubesse tinha comprado as chinesas que dizem vir com samsung b-die.
 
Pessoal alguém que tenha um Ryzen 5600 com cooler stock poderia me dizer qual a temperatura média que ele alcança ocioso e em jogos? Acabei de instalar o kit da minha assinatura e meu CPU chegou a bater 90º no BFV (segundo o MSI Afterburner que utiliza as temps do CPU Package). Mesmo colocando o QFAN em FULL não consegui melhorar esse numero e não queria ter que mexer com undervolting ou desligar boosts. Se essa temp é considerada normal para o cooler stock vou comprar outro, mas não quero gastar grana com isso sem ter ctz.
 
Pessoal alguém que tenha um Ryzen 5600 com cooler stock poderia me dizer qual a temperatura média que ele alcança ocioso e em jogos? Acabei de instalar o kit da minha assinatura e meu CPU chegou a bater 90º no BFV (segundo o MSI Afterburner que utiliza as temps do CPU Package). Mesmo colocando o QFAN em FULL não consegui melhorar esse numero e não queria ter que mexer com undervolting ou desligar boosts. Se essa temp é considerada normal para o cooler stock vou comprar outro, mas não quero gastar grana com isso sem ter ctz.
Eu não conheço o cooler box da AMD mas se for na linha do que era o da Intel, compra um cooler. A série 5000X é esquentadinha.

E verifica o encaixe, se ta com pressão e etc ...
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo