[TÓPICO OFICIAL] Guia PBO2 + CO / Undervolt em Ryzen 5000 / Como reduzir temperaturas e aumentar a performance

Eu não conheço o cooler box da AMD mas se for na linha do que era o da Intel, compra um cooler. A série 5000X é esquentadinha.

E verifica o encaixe, se ta com pressão e etc ...
O meu é o 5600 normal. Vou pegar uma pasta termica e álcool isopropilico e amanhã tirar e colocar novamente com calma pra ver se melhora.
 
O meu é o 5600 normal. Vou pegar uma pasta termica e álcool isopropilico e amanhã tirar e colocar novamente com calma pra ver se melhora.
Mas com o seu SETUP acho que não compensa ficar economizando nisso mas o PC é seu.
 
Mas com o seu SETUP acho que não compensa ficar economizando nisso mas o PC é seu.
Nem é questão de economizar, só queria saber se de fato o cooler stock é tão ruim assim rsrs. Pq eu ja gastei MUITO este mes com o kit, na vdd PC é uma merda, comprei um monitor QHD e com isso precisei trocar a VGA, ai da VGA ja foi pra CPU, da CPU pra mobo e assim por diante :fire:
 
O meu é o 5600 normal. Vou pegar uma pasta termica e álcool isopropilico e amanhã tirar e colocar novamente com calma pra ver se melhora.
Não era pra estar tão elevado... Aqui jogando com @4.55Ghz (Curve Optimizer + Auto OC+100Mhz), que pega 1.13V, fica na faixa de 45~50 °C. No geral, o box é uns 20~25 °C mais quente que o Gammaxx GTE, então deveria ficar na faixa de 70 °C, 75 °C no máximo jogando.
 
Não era pra estar tão elevado... Aqui jogando com @4.55Ghz (Curve Optimizer + Auto OC+100Mhz), que pega 1.13V, fica na faixa de 45~50 °C. No geral, o box é uns 20~25 °C mais quente que o Gammaxx GTE, então deveria ficar na faixa de 70 °C, 75 °C no máximo jogando.
Vou tirar o cooler agora, passar uma pasta termica nova e recolocar vamos ver.
 
Pessoal alguém que tenha um Ryzen 5600 com cooler stock poderia me dizer qual a temperatura média que ele alcança ocioso e em jogos? Acabei de instalar o kit da minha assinatura e meu CPU chegou a bater 90º no BFV (segundo o MSI Afterburner que utiliza as temps do CPU Package). Mesmo colocando o QFAN em FULL não consegui melhorar esse numero e não queria ter que mexer com undervolting ou desligar boosts. Se essa temp é considerada normal para o cooler stock vou comprar outro, mas não quero gastar grana com isso sem ter ctz.
Certeza de pasta térmica ruim ou mal colocada, além do cooler poder estar mal encaixado.

O cooler Box não é tão ruim assim.

Um paliativo até arrumar um cooler melhor, seria fazer undervolt.
 
Certeza de pasta térmica ruim ou mal colocada, além do cooler poder estar mal encaixado.

O cooler Box não é tão ruim assim.

Um paliativo até arrumar um cooler melhor, seria fazer undervolt.
Tirei o cooler, passei uma pasta boa da CM, o cooler de fato foi mais difícil de colocar que em outras mobos já que a chapa que possui as "buchas" é totalmente solta, precisa segurar atrás e ir parafusando e mesmo fazendo em X um parafuso acabava ficando longe da rosca, precisava soltar o outro lado e ir ajustando até fixar os quatro.

Porém mesmo assim bateu 81° jogando, o que me leva a crer que com o cooler box vai ser essa a realidade. Alguém tem uma dica de um bom cooler a ar?
 
Porém mesmo assim bateu 81° jogando, o que me leva a crer que com o cooler box vai ser essa a realidade. Alguém tem uma dica de um bom cooler a ar?


Qualquer um desses vai dar uma redução de 15-25c, o AK400 chegou agora no Brasil e é pra ser um pouquinho superior ao Gammaxx
 
Tava querendo pegar numa loja aqui da minha cidade, conhece alguns destes modelos?

 
Tava querendo pegar numa loja aqui da minha cidade, conhece alguns destes modelos?
Desses 3 iria em algum da Gamdias, não sei se tem comparativos mas os 2 devem ficar próximos, se não ligar pro design iria no de 115 mesmo, o fan é um pouquinho mais fraco mas duvido muito que vá usar de fato acima de 2k rpm, e pelas specs pelo menos ele é bem fortinho já
 
Desses 3 iria em algum da Gamdias, não sei se tem comparativos mas os 2 devem ficar próximos, se não ligar pro design iria no de 115 mesmo, o fan é um pouquinho mais fraco mas duvido muito que vá usar de fato acima de 2k rpm, e pelas specs pelo menos ele é bem fortinho já
Vlw pela ajuda brother. Amanhã vou com a maquina na loja ja, se der na telha abro um pouco o orçamento e ja pego um Water de entrada, eles tem 2 modelos que daria pra pensar e não apertaria muito o orçamento.

 
Vlw pela ajuda brother. Amanhã vou com a maquina na loja ja, se der na telha abro um pouco o orçamento e ja pego um Water de entrada, eles tem 2 modelos que daria pra pensar e não apertaria muito o orçamento.
Aí vou ficar devendo porque manjo 0 de WC e gosto de avaliar de acordo com comparativos mais elaborados e relatos de usuários que fizeram pelo menos o mínimo pra medir e ter uma base de comparação, infelizmente não tem como estimar apenas pelas specs, pensando no CxB eu manteria aquele AC ainda, o WC sairia mais que o dobro do preço pra provavelmente pouca diferença (isso se tiver), tem um review do Sangue Frio 240mm e a diferença é pouca no Ryzen 3600, no 10900k a diferença dispara mas não seria o seu caso, em potências baixas meio que fica tudo bem próximo nos resultados porque não precisa de muita coisa pra dissipar mesmo, e no geral vejo a galera recomendando evitar WC de 120mm

 
Aí vou ficar devendo porque manjo 0 de WC e gosto de avaliar de acordo com comparativos mais elaborados e relatos de usuários que fizeram pelo menos o mínimo pra medir e ter uma base de comparação, infelizmente não tem como estimar apenas pelas specs, pensando no CxB eu manteria aquele AC ainda, o WC sairia mais que o dobro do preço pra provavelmente pouca diferença (isso se tiver), tem um review do Sangue Frio 240mm e a diferença é pouca no Ryzen 3600, no 10900k a diferença dispara mas não seria o seu caso, em potências baixas meio que fica tudo bem próximo nos resultados porque não precisa de muita coisa pra dissipar mesmo, e no geral vejo a galera recomendando evitar WC de 120mm


Mais uma vez valeu pela ajuda, vou pegar um AC mesmo e ver o resultado.
 
Vlw pela ajuda brother. Amanhã vou com a maquina na loja ja, se der na telha abro um pouco o orçamento e ja pego um Water de entrada, eles tem 2 modelos que daria pra pensar e não apertaria muito o orçamento.

Recomendo um Air Cooler em vez desses WC 120mm.
 
Meu 5600 do Ali chegou ontem. Quem já tem há algum tempo conseguiu otimizar o PBO quanto?

Aqui só setei PBO limits manual, boost +200mhz, restante tudo auto, mas me assustei com voltage indo a 1.38v. Então coloquei PBO limits em Auto e setei CO -20 all cores que lendo parece ser o valor estável que todo mundo conseguiu (testei estabilidade). Agora máximo que vi a voltage pular foi 1.26v, bem melhor.

Queria diminuir o PPT, mas meu objetivo é só usar esse boost de 4650mhz com menor temperatura possível.
 
Última edição:
Aqui só setei PBO limits manual, boost +200mhz, restante tudo auto, mas me assustei com voltage indo a 1.38v. Então coloquei PBO limits em Auto e setei CO -20 all cores que lendo parece ser o valor estável que todo mundo conseguiu (testei estabilidade). Agora máximo que vi a voltage pular foi 1.26v, bem melhor.
Recomendo testar se é que tá ganhando performance de fato em +200, não é raro ver casos que a pessoa perde performance ou fica a mesma coisa quando joga o boost lá em cima e ocorre clock stretching, e subindo o boost assim provavelmente vai subir a voltagem junto e vai conseguir um valor menor de CO, a voltagem não é problema, 5800x/5900x/5950x pegam até 1,5v~ em stock e isso só acontece em cargas leves (baixa amperagem), nunca vai pegar essas voltagens em benchmarks/testes de stress

Setou que valores pro PBO manual? E qual é seu PPT/TDC/EDC em auto? Porque na minha mobo pelo menos o auto joga todos os valores na pqp

Queria diminuir o PPT, mas meu objetivo é só usar esse boost de 4650mhz com menor temperatura possível.
Não creio que compense reduzir PPT no 5600/5600x/5700x porque eles já vem em 76w que é baixo e são extremamente eficientes, rodam bem frios, se quiser ganhar multi-core pode dar uma subida, mas se o intuito é ganho de single-core recomendo que teste stock vs com os ajustes feitos aí, porque na prática os ganhos geralmente são mínimos, muita gente testa Cinebench e fica feliz quando ganha 10% de multi mas no uso real (jogos pra maioria aqui, single-thread) o ganho tende a ser mínimo/imperceptível mas vai depender de jogo, resolução, GPU etc

Jogo em 1620p com uma 3070 e muitos jogos aqui bate o mesmo FPS rodando em 4,85ghz no 5800x ou rodando em 3,7ghz~ (limitado a 99% no plano de energia do Windows) que fica com o desempenho bem parelho com o 3700x

aE18Zpq.png
kYrxQJ5.png

CPU-Z e R20 com o CPU limitado em 99% pelo Windows (3,7ghz~)
dPt1nfV.png


SE8Stgo.png


jcsgXeh.png
UVBk7JI.png


ikACpQ0.png

Pra comparação, o 3700x (88w PPT stock) faz 530/5550~ no CPU-Z e 4800~ no R20
 
Última edição:
Recomendo testar se é que tá ganhando performance de fato em +200, não é raro ver casos que a pessoa perde performance ou fica a mesma coisa quando joga o boost lá em cima e ocorre clock stretching, e subindo o boost assim provavelmente vai subir a voltagem junto e vai conseguir um valor menor de CO, a voltagem não é problema, 5800x/5900x/5950x pegam até 1,5v~ em stock e isso só acontece em cargas leves (baixa amperagem), nunca vai pegar essas voltagens em benchmarks/testes de stress

Setou que valores pro PBO manual? E qual é seu PPT/TDC/EDC em auto? Porque na minha mobo pelo menos o auto joga todos os valores na pqp


Não creio que compense reduzir PPT no 5600/5600x/5700x porque eles já vem em 76w que é baixo e são extremamente eficientes, rodam bem frios, se quiser ganhar multi-core pode dar uma subida, mas se o intuito é ganho de single-core recomendo que teste stock vs com os ajustes feitos aí, porque na prática os ganhos geralmente são mínimos, muita gente testa Cinebench e fica feliz quando ganha 10% de multi mas no uso real (jogos pra maioria aqui, single-thread) o ganho tende a ser mínimo/imperceptível mas vai depender de jogo, resolução, GPU etc

Jogo em 1620p com uma 3070 e muitos jogos aqui bate o mesmo FPS rodando em 4,85ghz no 5800x ou rodando em 3,7ghz~ (limitado a 99% no plano de energia do Windows) que fica com o desempenho bem parelho com o 3700x

aE18Zpq.png
kYrxQJ5.png

São bem frios mesmo. Tava com 3500X que apesar de não ter HT em stock chegou a bater 90c em stress test, 5600 em stock não passou de 75c. Isso que tô usando meu CPU Cooler de estimação velho de guerra que usava no Phenom X4 965. :cuti:

Não mexi no PBO limits manual, tinha deixado tudo em zero. Agora deixei em auto/disabled (mesma coisa) e segundo li em um tutorial gringo é melhor deixar assim. Fiz mais testes e no Cinebench/CPU-Z tive um pequeno ganho apenas, em -20 máximo que chegou foi 1.28v.

Fiz mais testes a tarde toda tentando diminuir o CO, e agora tô terminando teste -30 all cores de 30min cada core com CoreCycler, máximo voltage 1.238v (média 1.18v), temperatura máxima 65c, fiz um teste antes e foi um ganho bem mais substancial no Cinebench. Depois que terminar esse ciclo vou testar outros aplicativos e se ficar estável vou largar -30 mesmo.
 
Retornei pra dar o feedback aos amigos após a troca do cooler. Acabei abrindo um pouco mais o orçamento e levei pra casa um Water Cooler Gamdias de 240mm: https://londritech.com.br/water-cooler-gamdias-chione-240mm-rgb-m2-240-lite-144788

Tive um trabalho enorme pra montar, primeiro porque foi minha primeira experiencia com watercooler e segundo devido ao meu gabinete reduzir muito minhas opções, os parafusos que acompanham o Watercooler também são curtos, fui obrigado a retirar os coolers frontais do gabinete e restou 2 opções: Montar apenas um "pull" (que não seria tão eficiente sem o push dos fans frontais e pelo acrilico não permitir nenhuma entrada de ar frontal) ou deixar como fiz numa espécia de push jogando ar da área mais fria do gabinete para dentro do radiador.

4ST2XL5.jpg

Resultados práticos: Jogando BFV que foi o jogo que mais exigiu do CPU ontem caiu de um máximo de 90º para 57º, a média em jogo foi de 50º enquanto que com o stock a média era de 83º. Então a todos os amigos que pretendem comprar um Ryzen 3600, 5600, 5600X etc, esqueçam completamente o cooler STOCK. Se você não pretende mexer com undervolting, reduzir clocks ou boost da CPU etc, ja compre seu Ryzen com ao menos um bom cooler a ar de entrada. Eu acabei indo no Watercooler pois achei que foi um bom preço pra um de 240mm e pelo fato do meu gabinete não ter um projeto de ventilação tão bom (Thermaltake View 27), mas olhando testes um bom cooler a ar de entrada ja vai reduzir em média uns 15º do CPU e permitir trabalhar com mais tranquilidade.

Obrigado a todos os amigos que ajudaram, agora vou poder curtir finalmente o kit novo em paz (assim espero, vida com PC gamer não é facil kkk).
 
Agora deixei em auto/disabled (mesma coisa) e segundo li em um tutorial gringo é melhor deixar assim. Fiz mais testes e no Cinebench/CPU-Z tive um pequeno ganho apenas, em -20 máximo que chegou foi 1.28v.
Ahh sim, no meu caso aqui o auto é enabled e quando testei no 5600x jogou meu PPT/TDC/EDC pra 500w/130a/110a, e disabled ficava no stock 76w/60a/90a

Fiz mais testes a tarde toda tentando diminuir o CO, e agora tô terminando teste -30 all cores de 30min cada core com CoreCycler, máximo voltage 1.238v (média 1.18v), temperatura máxima 65c, fiz um teste antes e foi um ganho bem mais substancial no Cinebench. Depois que terminar esse ciclo vou testar outros aplicativos e se ficar estável vou largar -30 mesmo.
Aqui stock ficava 1,3v de máxima no 5600x jogando, no CPU-Z stress ficou 1,15v~ (1,29v~ com PBO auto) e no R20 ficou 1,09v~ stock (não testei aqui com PBO acho) mas são os valores de VID/Vcore e o correto seria ver pelo SVI2 TFN se não me engano

E usava PBO disabled mesmo porque não precisava de multi e o ganho de single-core pra mim foi nulo, e CO nem mexi muito porque já rodava bem gelado, o 5800x também é hiper tranquilo com 95w/60a/90a e CO, e tem que ver como fica com o teste do tempo, porque as vezes fica estável em stress/bench mas em idle as vezes da reboot com valores mais altos de CO

CPU-Z Bench 20min - 76w (PBO Disabled) - PPT 76w, TDC 60A, EDC 90A
Média 53,8c, Single 641, Multi 4900


GMnAAAL.png




CPU-Z Bench 5min - 105w~ (PBO Auto) - PPT 500w, TDC 130A, EDC 110A
Média 67c, Single 644, Multi 5100

+13c e +26w (35%) > +4% score Multi-thread
Voltagem média de 1.146v pra 1.290v e clocks de 4480 pra 4640

kszDSLJ.png


uyBpvt8.jpg
Gp5e2yw.jpg


CPU-Z Bench 20mins
VuCxXxb.jpg


nN8gO65.jpg
 
Última edição:
Ahh sim, no meu caso aqui o auto é enabled e quando testei no 5600x jogou meu PPT/TDC/EDC pra 500w/130a/110a, e disabled ficava no stock 76w/60a/90a


Aqui stock ficava 1,3v de máxima no 5600x jogando, no CPU-Z stress ficou 1,15v~ (1,29v~ com PBO auto) e no R20 ficou 1,09v~ stock (não testei aqui com PBO acho) mas são os valores de VID/Vcore e o correto seria ver pelo SVI2 TFN se não me engano

E usava PBO disabled mesmo porque não precisava de multi e o ganho de single-core pra mim foi nulo, e CO nem mexi muito porque já rodava bem gelado, o 5800x também é hiper tranquilo com 95w/60a/90a e CO, e tem que ver como fica com o teste do tempo, porque as vezes fica estável em stress/bench mas em idle as vezes da reboot com valores mais altos de CO

CPU-Z Bench 20min - 76w (PBO Disabled) - PPT 76w, TDC 60A, EDC 90A
Média 53,8c, Single 641, Multi 4900


GMnAAAL.png




CPU-Z Bench 5min - 105w~ (PBO Auto) - PPT 500w, TDC 130A, EDC 110A
Média 67c, Single 644, Multi 5100

+13c e +26w (35%) > +4% score Multi-thread
Voltagem média de 1.146v pra 1.290v e clocks de 4480 pra 4640

kszDSLJ.png


uyBpvt8.jpg
Gp5e2yw.jpg


CPU-Z Bench 20mins
VuCxXxb.jpg


nN8gO65.jpg

Terminei vários testes de stress aqui e tudo de boa, vou deixar -30 all core mesmo. Se rolar alguma instabilidade aumento para -25.

O meu aqui também tá parecido com isso, só que minhas RAMs são bem ruins CL19 overclockadas de 2400mhz, não sei se interfere. Teste rápido aqui:

Zn1w8XG.jpg

Engraçado que o Core#1 deu um boost pra 4817mhz do nada na imagem. Achava que o limite apenas os +200mhz mesmo.
 
Terminei vários testes de stress aqui e tudo de boa, vou deixar -30 all core mesmo. Se rolar alguma instabilidade aumento para -25.

O meu aqui também tá parecido com isso, só que minhas RAMs são bem ruins CL19 overclockadas de 2400mhz, não sei se interfere. Teste rápido aqui:
Nesses testes que rodei estava 100% stock se não me engano, sem CO nem +boost, e a ram também não sei se chega a influenciar algo

Engraçado que o Core#1 deu um boost pra 4817mhz do nada na imagem. Achava que o limite apenas os +200mhz mesmo.
O HW Monitor não funcionava tão bem com os Ryzen, não sei se melhorou de uns anos pra cá, mas eu migrei pro HWinfo faz uns 3 anos aqui por causa disso, chegou a sentir diferença em jogos (fps/temperatura) com os ajustes?
 
aos mais entendidos no assunto, um over errado nas memórias em conjunto com pbo2 poderia fazer o headset pipocar (dá xiados) nos jogos?
 
aos mais entendidos no assunto, um over errado nas memórias em conjunto com pbo2 poderia fazer o headset pipocar (dá xiados) nos jogos?
Dei uma pesquisada rápida e aqui tem bastante gente comentando e com problema similar aparentemente, e resolvido mexendo em algumas voltagens, outros com isso com IF a partir de certo valor, outro resolveu baixando pra PCIe 3

 
Dei uma pesquisada rápida e aqui tem bastante gente comentando e com problema similar aparentemente, e resolvido mexendo em algumas voltagens, outros com isso com IF a partir de certo valor, outro resolveu baixando pra PCIe 3


opa, obrigado pelo retorno. vou tentar aumentar fazer o over novamente e aumentar esse VDDG, acredito que isso estava fazendo o BF 2042 reiniciar do nada... sem nem tela azul.
 
Senhores, recebi esta semana meu Ryzen 5600 e gostaria de postar aqui meus resultados para comparação com os colegas, haja vista que não tenho experiência com o mesmo e gostaria de saber se o over que fiz pelo Master ficou bom, seguem informações:

Mobo: Asus Prime Pro X370 (Última BIOS 6042)
Cooler: Corsair H110
PSU: Corsair AX760
RAM: 16GB Corsair Vengeance B-Die 3600Mhz 16-16-16-36-1T (DOCP)

PPT: 106
TDC: 69
EDC: 115
Boost Override: +200
Curve Optimizer: All Cores -30
PBO Scalar: OFF

Foto do teste Multi em andamento, todos os 3 indicadores sempre acima de 95%:
sfXuJN6.jpeg


Foto dos resultados:
iT2qQ32.png


Não faço ideia se esses resultados são bons ou se fiz o over CO>PBO>BO direito. Desde já agradeco pelas críticas construtivas.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo