[GUIA] Undervolt da CPU com ThrottleStop

rmontroni

Hungry Member
Registrado
Este guia foi compiliado por @pjrp e modificado por @rmontroni
Ultima edição: 28/08/18

Nos testes realizados após a execução dos passos a seguir, não houve qualquer efeito colateral. O equipamento permaneceu funcionando, estável e com as temperaturas sob controle. De qualquer forma, faça isso por sua conta e risco!

● Entenda sobre todas as opções do ThrottleStop: https://www.notebookcheck.net/How-t...ife-The-ThrottleStop-Guide-2017.213140.0.html

● Obter o Throttlestop em: https://www.techpowerup.com/download/techpowerup-throttlestop/

Instalação

Descompactar em uma pasta, e lá estará o executável. Todas as configurações são salvas em um arquivo ThrottleStop.ini

Para voltar tudo como era antes de habilitar o Throttlestop:
Se quiser voltar a suas configurações originais para solução de problemas ou benchmarking, basta acessar a sua pasta ThottleStop, localizar o arquivo "ThrottleStop.ini" e renomeá-lo ou excluí-lo, depois desligar (não reiniciar). Isso irá limpar todas as configurações ou registros definidos pelo programa. Se você não tiver nenhum motivo para alterar uma configuração do padrão, então deixe-a.

Implementação

1 - Configurações do Throttlestop (para cada perfil)
2 - Habilitar o SpeedShift (para cada perfil)
3 - Opções para alternar automaticamente o perfil na tomada e na bateria
4 - Undervolt (para cada perfil)
5 - Fazer o programa Throttlestop iniciar com o Windows (via agendador de tarefas do Windows)

PLUS #1: Programa TrayPwrD3 (no final do documento), para LAGs intermitentes durante o uso do sistema

1 - Configurações do Throttlestop (para cada perfil)

No ThrottleStop, você pode criar até quatro perfis. Isso não tem relação direta com o undervolt, mas vou colocar aqui como exemplo os meus. São quatro, mas coloco pra ele alternar automaticamente entre o 1 (Performance) e o 4 (Battery) para quando estou na tomada ou na bateria. Só uso estes 2 perfis, mas você pode criar e renomear até 4 se quiser

1- Performance



4 - Bateria



Vejam que na bateria eu coloco a CPU pra baixar bastante a frequência e me dar a maior autonomia possível. Acho que vale a pena. Além disso aí, basta ligar o Speed Shift e habilitar a opção "Enable Speed Shift when ThrottleStop starts" na opção TPL. (prints abaixo para este procedimento). Para performance você pode colocar o Speed Shift entre 0 e 32. Se colocar 0 o processador vai ficar sempre no seu clock máximo. Se 32, o 7700 HQ ficará variando o clock entre 3200 e 3600 Mhz. Para bateria recomendo algo entre 128 e 192, para o clock ficar baixo e poupar bateria. O Speed Shift só funciona nos processadores Skylake e Kaby Lake. Para os demais, você deve ativar o SpeedStep.

2 - Habilitar o SpeedShift (para cada perfil)

Ligar o SpeedShift. OBS: Fazer o procedimento para cada um dos perfis (Performance, Game, Internet e Battery)

1) para habilitar o speed shift não basta marcar apenas a opção na tela principal do throttlestop
2) Tem que clicar em TPL e,
3) E marcar a opção "Enable Speed Shift when ThrottleStop starts " na tela do turbo Power limits:



3 - Opções para alternar automaticamente o perfil na tomada e na bateria (Botão OPTIONS na tela inicial - estando em qualquer um dos perfis - deixar as opções conforme imagem seguir)




4 - UNDERVOLT

OBS: Fazer o procedimento para cada um dos perfis (Performance, Game, Internet e Battery)

Agora as opções de undervolt. Pra abrir a tela do undervolt, basta selecionar o botão "FIVR" na tela principal. Quase no meio, na parte de baixo.

O undervolt tem que ser configurado pra cada perfil. Então, se você criar 4 perfis, precisa setar o undervolt para os 4.

O undervolt é feito para três elementos: CPU Core, CPU Cache e Intel GPU. O próprio guia em inglês do ThrottleStop recomenda modificar apenas estes três. O grau de undervolt para cada processador varia conforme o lote do mesmo. Alguns podem fazer undervolt de até -160 mV, mas a grande maioria dos 7700HQ consegue fazer pelo menos -125 mV.
Para poder alterar as voltagens você tem que clicar na caixa :“Unlock Adjustable Voltage” (em cada perfil e para cada um dos elementos). Certifique-se que você utiliza o modo Adaptive e só mexa no Offset Voltage.
Recomendo iniciar com -80 ou - 100 mV para o CPU Core e CPU cache (De maneira geral o grau de undervolt no CPU Core e CPU Cache deve ser o mesmo) e rodar um programa para estressar o processador, como o OCCT: http://www.ocbase.com/index.php/download
Enquanto estiver rodando o OCCT diminua progressivamente (devagar, a cada uns 15-20 segundos) a voltagem até travar ou você ficar satisfeito com o undervolt (para diminuir a voltagem você clica em Apply a cada diminuição). Ao travar significa que nesta voltagem o processador torna-se instável. Você precisa colocar um pouco acima disso (uns +5 a 10 mV). Se travar você precisa reiniciar o computador. No momento em que você ainda muda as voltagens pela primeira vez é importante que no canto inferior direito, onde está escrito "Save Voltage Changes to ThrottleStop.INI esteja em OK - Do not Save voltages. Se não der crash de imediato, você muda para OK - Save voltages immediately e clica em Apply novamente. Ai você modifica para OK - Do not Save voltages de novo e diminui mais as voltagens. Se não der crash de imediato, salva novamente no ThrottleStop.INI. Isso é necessário, pois se não fizer assim, se der Crash vai ter que reentrar todos os dados do undervolt novamente (o que é um saco). Depois de ajustados as voltagens do CPU Core e CPU cache você pode (opcional), diminuir a voltagem do Intel GPU.





E é isso aí. Depois é só selecionar Save e Turn On na tela principal. Para estar ligado o icone deve estar vermelho na bandeja do windows.



O programa precisa estar em execução pra tudo funcionar. Não tem opção nativa pra iniciar com o Windows. Quem quiser que inicie com o Windows, precisa criar uma tarefa no Agendador de Tarefas pra iniciar no Logon do usuário.

Eu usei um tempo com -145 na CPU (core e cache) e -90 na Intel GPU. Na maior parte do tempo, ficou estável, mas presenciei uns dois travamentos. Com isso, reduzi pra -135 na CPU e -70 na GPU Intel. 100% estável em todos os meus cenários de uso


5 - Fazer o programa Throttlestop iniciar com o Windows (via agendador de tarefas do Windows)



ou

Siga os passos: http://forum.notebookreview.com/threads/the-throttlestop-guide.531329/#post-6865107

PLUS #1: Programa TrayPwrD3

Se estiver ocorrendo LAGs em clicar com o botão direito do Mouse durante o uso do sistema como um todo: Ocorre quando o sistema tenta identificar qual a placa de vídeo que ele vai usar, e ele liga/desliga a Nvidia, causando o lag. Com o 'programinha', ele mantém a nvidia em idle, e para o problema.

https://github.com/jobeid/TrayPwrD3

● Baixar o executável.
● Colocar em uma pasta
● Executar o programa
● Deixar o programa sempre iniciar com o Windows: Cole um atalho do programa na pasta inicializar do Windows:

Iniciar > Windows + R > digite shell:startup

Na pasta que vai abrir - cole um atalho para o programa e está pronto.
 
Última edição:
Uma dúvida, por que o pessoal por aqui anda fazendo tanto undervolt, o motivo principal qual seria?
 
Uma dúvida, por que o pessoal por aqui anda fazendo tanto undervolt, o motivo principal qual seria?
Menos consumo, menos aquecimento e teoricamente por conta desses fatores maior longevidade do produto.
 
Uma dúvida, por que o pessoal por aqui anda fazendo tanto undervolt, o motivo principal qual seria?

Boa parte, senão a maioria dos notebooks vendidos no país tem uma refrigeração apenas mediana. Se você não fizer undervolt do processador, o mesmo fica sofrendo thermal throttle em vários notebooks. Você percebe isso quando fica jogando por um bom tempo. A frequência do processador fica caindo, para controlar a temperatura, o que acaba por diminuir o desempenho do notebook. Vou citar com exemplo o meu acer nitro 5. Após cerca de 30 minutos de jogatina, o processador ficava tão quente, que sua frequência caia de 3,4 Ghz para 2,6 Ghz, o que diminuía os fps nos jogos. Eu fiz um undervolt do processador e da GPU e agora o processador fica cravado em 3,5 Ghz (7700HK) e a GPU fica cravada em 1797 Mhz (1050 Ti), melhorando o fps.
Além disso você pode fazer um perfil com menor velocidade do processador para quando está na bateria, melhorando o tempo de duração da mesma.
 
Desculpe ressuscitar o tópico!
Mas não estou vendo as imagens, alguém poderia postar novamente.
Obrigado!
 
Vou postar novamente as imagens
 
Reescrito e postado as imagens novamente
 
cara nao consigo ver as imagens, so me diz qual voltagem colocou no Acer Nitro 5 i7 1050ti?
 
cara nao consigo ver as imagens, so me diz qual voltagem colocou no Acer Nitro 5 i7 1050ti?
Eu uso -135 mV para cache e core e -70 mV para Gpu intel
 
Eu uso -135 mV para cache e core e -70 mV para Gpu intel

Rmontroni, me passa essas imagens que eu hospedo no meu site qualquer coisa. Dá para adicionar alguns detalhes extras aqui e ali também.
 
Última edição:
Engraçado que o endereço das imagens estava certo. É um bug do fórum não mostrar as imagens. Postei apenas os links, de tal forma que assim vai
 
Irei verificar em meu i5 7200u... atualmente deixo o turbo boost desativado para a gpu conseguir trabalhar com o clock normal no ETS2 (só jogo isso, não demanda mto do processador).

Se eu conseguir baixar as temperaturas posso tentar ligar o turbo boost o/
 
Fiz tudo como descrito, mas nnao estou conseguindo fazer ele ir para a bandeja do windows
 
Falae galera,

Para quem manja um pouco de inglês (está bem claro), tem ess vídeo que é muito bom e me ajudou muito assim como esse tópico!


Lenovo Legion y520
7700HQ - -147.5
Cpu Cache - -125.0
Intel Gpu - -137.7

De 90º foi para 70º~75º

Estável e perda de uns 5 fps mais ou menos.

Abs
 
com a evolução das placas mães, ela já não são inteligentes o suficientes para se auto regularem o clocks e volts ?

sempre deixei no Auto em tudo e nunca deu BO
 
Pessoal, conseguem ver a minha configuração e dizer se to fazendo algo errado? Tenho um Lenovo Ideapad 330 com um core i5 8250u e uma MX150 e quero que tanto o processador quanto a GPU trabalhem no talo... sobre a temperatura, ja cuidei disto... troquei a pasta térmica, coloquei um fan de 120mm embaixo do notebook resfriando ambos e a temperatura está excelente... agora quero "liberar" o potencial de ambas, sem throttling....

24uvww5.jpg
 
Pessoal, conseguem ver a minha configuração e dizer se to fazendo algo errado? Tenho um Lenovo Ideapad 330 com um core i5 8250u e uma MX150 e quero que tanto o processador quanto a GPU trabalhem no talo... sobre a temperatura, ja cuidei disto... troquei a pasta térmica, coloquei um fan de 120mm embaixo do notebook resfriando ambos e a temperatura está excelente... agora quero "liberar" o potencial de ambas, sem throttling....

24uvww5.jpg

Peguei exatamente o mesmo notebook, queria saber se está com o mesmo problema que eu ...

Estou usando o msi afterburner, quando entro o cs go(na tela de configurações) a placa fica em 90% e o fps 220, quando abro a partida, a placa de video começa a variar de 10% a 80%, com quedas frequentes de fds ( chegando a 20fps) e a temperatura fica nos 60ºC.

Já está tudo configurado para o maximo desempenho.

Li em outros foruns que isso é devido ao intel speedstep, mas para desativar é preciso entrar nas configurações avançadas da bios, mas a lenovo bloqueia isso e não consegui achar um jeito de acessa-las.

Essa sua configuração conseguirá resolver isso tudo ?

Abraços
 
Peguei exatamente o mesmo notebook, queria saber se está com o mesmo problema que eu ...

Estou usando o msi afterburner, quando entro o cs go(na tela de configurações) a placa fica em 90% e o fps 220, quando abro a partida, a placa de video começa a variar de 10% a 80%, com quedas frequentes de fds ( chegando a 20fps) e a temperatura fica nos 60ºC.

Já está tudo configurado para o maximo desempenho.

Li em outros foruns que isso é devido ao intel speedstep, mas para desativar é preciso entrar nas configurações avançadas da bios, mas a lenovo bloqueia isso e não consegui achar um jeito de acessa-las.

Essa sua configuração conseguirá resolver isso tudo ?

Abraços
Isto parece ser thermal throttle. Siga o tutorial vendo se o ajuda
 
Falae galera,

Para quem manja um pouco de inglês (está bem claro), tem ess vídeo que é muito bom e me ajudou muito assim como esse tópico!


Lenovo Legion y520
7700HQ - -147.5
Cpu Cache - -125.0
Intel Gpu - -137.7

De 90º foi para 70º~75º

Estável e perda de uns 5 fps mais ou menos.

Abs


Ótimo resultados.
 
Peguei exatamente o mesmo notebook, queria saber se está com o mesmo problema que eu ...

Estou usando o msi afterburner, quando entro o cs go(na tela de configurações) a placa fica em 90% e o fps 220, quando abro a partida, a placa de video começa a variar de 10% a 80%, com quedas frequentes de fds ( chegando a 20fps) e a temperatura fica nos 60ºC.

Já está tudo configurado para o maximo desempenho.

Li em outros foruns que isso é devido ao intel speedstep, mas para desativar é preciso entrar nas configurações avançadas da bios, mas a lenovo bloqueia isso e não consegui achar um jeito de acessa-las.

Essa sua configuração conseguirá resolver isso tudo ?

Abraços
desculpe o atraso, só vi a notificação agora...
não tenho este problema nao... sinceramente com este calor que esta fazendo, eu nem estou usando o ThrottleStop... eleva demais a temperatura...
Eu troquei a pasta térmica do meu notebook quando ele chegou pra mim e tirei os filtros de poeira embaixo dele... só esse pequeno "mod" que eu fiz ja foi suficiente pra reduzir en uns 3º a 5º a temperatura da CPU e GPU...
uma coisa que eu faço e percebi que ajuda bastante é levantar a traseira dele pro fluxo de ar embaixo do fan ficar maior... e cai bem a temperatura viu...
Agora to querendo comprar uma base da CoolerMaster pra reduzir a temperatura de tudo, memória, CPU, GPU, VRMs, etc... to pensando tbm em fazer alguns furos na base dele com uma furadeira, pro ar bater diretamente em componentes chaves, principalmente os VRMs da GPU...
Após esses mods eu vou ter confiança de rodar o ThrottleStop 100% do tempo jnos jogos... eu ja percebi que a fonte é de 65w entao não da conta de alimentar 100% da potência da CPU e da GPU ao mesmo tempo... com o ThrottleStop vc percebe que a GPU não chega tanto no boost dela porque a CPU ta puxando mais energia...
 
desculpe o atraso, só vi a notificação agora...
não tenho este problema nao... sinceramente com este calor que esta fazendo, eu nem estou usando o ThrottleStop... eleva demais a temperatura...
Eu troquei a pasta térmica do meu notebook quando ele chegou pra mim e tirei os filtros de poeira embaixo dele... só esse pequeno "mod" que eu fiz ja foi suficiente pra reduzir en uns 3º a 5º a temperatura da CPU e GPU...
uma coisa que eu faço e percebi que ajuda bastante é levantar a traseira dele pro fluxo de ar embaixo do fan ficar maior... e cai bem a temperatura viu...
Agora to querendo comprar uma base da CoolerMaster pra reduzir a temperatura de tudo, memória, CPU, GPU, VRMs, etc... to pensando tbm em fazer alguns furos na base dele com uma furadeira, pro ar bater diretamente em componentes chaves, principalmente os VRMs da GPU...
Após esses mods eu vou ter confiança de rodar o ThrottleStop 100% do tempo jnos jogos... eu ja percebi que a fonte é de 65w entao não da conta de alimentar 100% da potência da CPU e da GPU ao mesmo tempo... com o ThrottleStop vc percebe que a GPU não chega tanto no boost dela porque a CPU ta puxando mais energia...
Eu comecei a utilizar o throttlestop, resolveu o problema, a placa fica no talo, o fps bem alto, mas a temperatura bate os 90°C.
Também estou pensando em pegar um cooler para melhorar isso. Se fizer esses furos, posta aqui pra gente ver como fez, se deu resultado ...
 
desculpe o atraso, só vi a notificação agora...
não tenho este problema nao... sinceramente com este calor que esta fazendo, eu nem estou usando o ThrottleStop... eleva demais a temperatura...
Eu troquei a pasta térmica do meu notebook quando ele chegou pra mim e tirei os filtros de poeira embaixo dele... só esse pequeno "mod" que eu fiz ja foi suficiente pra reduzir en uns 3º a 5º a temperatura da CPU e GPU...
uma coisa que eu faço e percebi que ajuda bastante é levantar a traseira dele pro fluxo de ar embaixo do fan ficar maior... e cai bem a temperatura viu...
Agora to querendo comprar uma base da CoolerMaster pra reduzir a temperatura de tudo, memória, CPU, GPU, VRMs, etc... to pensando tbm em fazer alguns furos na base dele com uma furadeira, pro ar bater diretamente em componentes chaves, principalmente os VRMs da GPU...
Após esses mods eu vou ter confiança de rodar o ThrottleStop 100% do tempo jnos jogos... eu ja percebi que a fonte é de 65w entao não da conta de alimentar 100% da potência da CPU e da GPU ao mesmo tempo... com o ThrottleStop vc percebe que a GPU não chega tanto no boost dela porque a CPU ta puxando mais energia...

Eu comecei a utilizar o throttlestop, resolveu o problema, a placa fica no talo, o fps bem alto, mas a temperatura bate os 90°C.
Também estou pensando em pegar um cooler para melhorar isso. Se fizer esses furos, posta aqui pra gente ver como fez, se deu resultado ...

Vocês poderiam, por favor, enviar os prints das configurações de vocês no throttlestop? Tenho esse lenovo com i5 8250u e mx150 e sofro demais com jogos, simplesmente a tela congela no meio dos jogos e fica impossível de jogar, e nem jogo games pesados, é muito chato isso. Tenho uma base ventiladora para utilizar nele de modo que não aqueça tanto.
 
Vocês poderiam, por favor, enviar os prints das configurações de vocês no throttlestop? Tenho esse lenovo com i5 8250u e mx150 e sofro demais com jogos, simplesmente a tela congela no meio dos jogos e fica impossível de jogar, e nem jogo games pesados, é muito chato isso. Tenho uma base ventiladora para utilizar nele de modo que não aqueça tanto.
Eu copiei a configuração do marcb, está mais para cima do tópico, ligo o modo game(2) e entro nos jogos, está dando certo ... jogo cs go com fps 120-200 . Tenta ver se todas as configurações estão para o desempenho máximo, do windows e da placa de vídeo.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo