gx2 hdmi - problema grave

edson_jr

Member
Registrado
boa noite a todos ...
como sou novato, preciso de algum auxílio ...

1- i7, mobo Asus, gx2 tudo novo;
2- bios ok, vista sp1, forceware tudo uptodate;
3- monitor sansung t240m hdmi ...
4- sistema funcionou bem por alguns dias ...
5- hoje, enquanto rodava eve, deu pau ...
6- o monitor ficou negro, com msg: sem conexao hdmi ...
7- após reset a quente, carregou o sistema corretamente ...
8- pouco tempo depois, deu tela preta de novo ...
9- o sistema nao esta dando boot, o problema é com o sinal hdmi ...
10- reinstalei o driver de vídeo ... idem
11- mudei o cabo para dvi ... e está fucionando bem ... tudo estável ...
12- mas não queria deixar de resolver esse problema, pois o outro pc, com o mesmo setup, está rodando hdmi sem qualquer problema ... a qualidade da HD vale o esforço ...

alguém pode ajudar?

ah, antes que perguntem, só uso zallman (case, cooler, e fonte) ... a energia é boa ... então fico só com o problema do hdmi ...

muito obrigado!

vlw

P6T DELUXE - I7 - 4GB DDR3 - 2X GX2 SLI - 2X 120GB RAPTORS 10K RPM RAID 0 - VISTA SP1 - CASE ZALLMAN FATAL1TY - FONTE ZALLMAN 850W REAL - 2X SANSUMG T240M
 
Última edição:
em tempo ... continua funcionando com dvi sem problemas ... é só com hdmi que tá dando defeito ... abs
 
poxa, ninguem para ajudar até agora? espero que respondam ao post ... vlw
 
vlw mesmo, 2 dias e nenhuma resposta ... isso porque pedi ajuda ... nm
 
Calma Edson, amigo qual a sua fonte? Sei que é Zalman. Daí que Zalman tem(teve) uma seríssima incompatibilidade com a GF 9800GX2. A ponto de dar essa maldita tela preta sim. (Desarmar o sistema)

A princípio recomendo testar com outra fonte baseado no que eu falei.

Veja nesses links que eu vou postar que um cidadão muito bem conceituado - Alexandre Ziebert, hardware reviewer de outro também respeitável fórum - diagnosticou essa grosseira falha de projeto da Zalman que não sei se já resolveram e se sua fonte não é um exemplar dessa revisão problemática.

Olha, sugestões de pesquisa no google: Problema GX2 Zalman, incompatibilidade GX2 Zalman...

Só pra constar:

http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=244236&start=20

http://www.euseiescrever.com.br/viewtopic.php?t=236695&postdays=0&postorder=asc&start=20

Fora que essa maquinazinha sua é um tanto bruta em relação ao consumo, eu diria que ela bebe tanto quanto um Bugatti Veyron de 1000HP! Usina Nuclear :lol: (Não me leve a mal, só pra descontrair um pouco)

Core i7 que se estiver overclockado pode chegar a um tpd de 300w!
Ram 40w?
2 HDs de alta performance! 50w?
2 GX2 (SLI) cada uma tem tpd de mais de 300w! (só aqui dá mais de 600Watts de potência pura)

Amigo observando que essa sua máquina é com todo respeito uma usina nuclear e que já é conhecido por muita gente que a Zalman falhou nesse projeto de fonte, havendo estranhas falhas e comportamentos (reboots aleatórios, vpu recovers, black screens, desarmamento do sistema ao logo do Crysis) de fontes da marca Zalman com a GF 9800GX2, a ponto de apresentar esses crashs com plataforma Intel - conforme pude aferir ao passar pelas páginas dos links os quais postei para ti - e não apresentar tal problema com plataforma AMD a conclusão óbvia é:

Não é uma boa escolha(idéia) a compra de uma fonte Zalman para um sistema baseado em GX2. (Ousaria dizer em sistemas baseados em dual ou multigpu! Aliás, em matéria de fonte optaria por outras marcas. O fato é que uma fonte de 600w ou até de 550 seguraria a GX2 naquelas configs dos usuários dos links - não na sua config - mas uma Zalman de 750w não aguenta-aguentava... Alguma ***** tem nesse projeto da Zalman, tenho a impressão que deva ser na corrente fornecida pelas linhas de 12v, insuficiência mesmo, mas isso é suposição minha)

Engraçado que esse proplema foi detectado justamente na exibição do logo Intel no Crysis, justamente com plataforma Intel, mostrando o logo da Intel. Intrigante. :eek:

Recomendo expressamente retirar uma das GX2 e testar pra ver se abre o bico novamente. Se não abrir o bico o problema na fonte ainda não está descartado, já é sabido pelo Ziebert que a Zalman 750 não aguentava 1 GX2. Mas que a 850w aguentava ou poderia aguentar, mas quem garantiria que ela aguentaria 2 x GX2?

Aposto que não! E como o Ziebert certamente não teve um SLI de GX2 em mãos... :sly:

E deixa eu ser honesto, creio que essa fonte ainda que não tivesse esse conhecido problema, está SUBDIMENSIONADA para esse sistema, principalmente em decorrência desse SLI nuclear. :evil:

Amigo, troque essa sua fonte por uma Corsair TX1000 e corra pro abraço! No mínimo troque pela Corsair TX850 que é muito mais fonte (não divide a corrente em várias linhas de 12v, tem apenas uma linha de 12v e isso é a melhor opção em todos os sentidos, nas entregas de tensões, potências, correntes e até em termos de eficiência diferentemente da Zalman que tem duas linhas de 12v somadas) além da Corsair ser muito mais fiável que Zalman!

E, Edson, seja bem vindo, um abraço!
 
Última edição:
Caro Dimitri,
Muito obrigado pela resposta.
Obrigado mesmo!

Vamos lá:

1- A fonte é a ZM850-HP e, honestamente, já descartei o problema da qualidade da energia... explico: deixei o pc em teste de stress até agora (72horas) rodando Flashpoint e Eve Online simultaneamente ... verifico sempre que possível o consumo, a temperatura e a disponibilidade dos cores e da gc ... tudo perfeito com o DVI até agora... o problema só aparece quando ligo o HDMI;
2- Saquei a segunda GX2 e o problema persiste com o HDMI ... vou continuar testando com o DVI ... mas, de qualquer modo, o consumo medido no MFC2 já caiu 100w ... não consigo entender a causa ... por motivo de estabilidade, não rodo com overclock ... o cache do i7 já é suficiente e, francamente, acho que o acesso rápido ao L2-3 e à DDR3 já são suficientes ao meu propósito ...
3- note, o meu interesse é abstrato ... quero entender o que eu fiz de errado para não recorrer ... a outra máquina que eu montei, idêntica, está 100% com o HDMI ... a configuração é a mesma ... mobo, bios, ram, discos, drivers, sistema, tudo idêntico ... mas está funcionando bem como HDMI ...
4- por desencargo, testei as duas GX2 em uma máquina reserva ... Core2 Quad Extreme, 4 GB DDR2 - Mobo XFX n790SLI - Case Z-Machine - fonte idêntica ... está funcionando bem no HDMI, o que, em princípio, exclui defeito nas placas de vídeo ... parece ser mesmo algum erro de config da minha parte ...
5- se ajudar, posso mandar fotos etc etc ...

E muito obrigado pela consideração, valeu mesmo...
 
Vc esta usando adaptador DVI-HDMI, a conexão HDMI usada é primaria ou seconduaria, vc testou em outro monitor, o problema só da depois de carregar o win?
 
Kokan,
Boa tarde.
Obrigado pela atenção.

I- conexão HDMI-HDMI ou DVI-DVI ... não uso adaptador;
II- conexão HDMI é primária;
III- sim, testei dois monitores idênticos e outro spare, 2232BW;
IV- não, atinge a inicialização às vezes;

Outro dado:
O windows, também às vezes, insiste em mudar a frequência para 59hz ... só nesse PC, não no outro idêntico ...

Sinistro, acho que precisa de um passe ...

E continua 100% com DVI ...

Obrigado.
 
Bom, por falta de solução, estou abandonando o Hdmi ...
Quem sabe no futuro ...
Obrigado aos dois que postaram ...

vlw
 
Vc testou com outro cabo HDMI?





vlwzxx..
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo