• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Hackinhtosh

Nexus

10 anos aqui... Seja feliz!
Registrado
Esse tópico tem o intuito de explicar de forma simples o que é Hackintosh
&
Caso você queira, te dar um norte de como instalar/configurar o sistema da Apple em seu hardware.





Dúvidas que eu como novato tive e acho que você possa ter!


O que é Hackintosh?
Nada mais é que o processo de você utilizar o macOs em um hardware comum.


Todo hardware é compatível com o Hackintosh?
Não... não é todo hardware que é compatível com esse tipo de processo.


Hackintosh é ilegal ou legal?
Pelo infeliz nome que possui, parece que estamos fazendo algo de errado, mas pelo eu pesquisei e entendi, não é ilegal (classificado como um crime) desde que você não compre uma cópia pirata do sistema, venda ou faça algo com fins comerciais.

Basicamente algumas versões (ao menos as atuais) são de graça, você consegue baixar diretamente da Apple Store, contanto que tenha um ID Apple.

Entretanto, nesse processo de instalação do sistema da Apple, você quebra o termo de uso, que de forma simples é:

Não conte com o suporte da Apple para nenhum problema que possa ocorrer.

No Windows mesmo, nunca recorri ao suporte da Microsoft para resolver os problemas. Quem dirá agora no macOs.



Versões do macOS



Observação:

O tópico não tem como finalidade dizer qual o melhor sistema operacional (macOS x Linux x Windows)


Se você tem experiência com Hackintosh e queira contribuir com o tópico, estou à disposição para a organização do mesmo.


---






Como fazer a instalação do sistema?

Eu poderia simplesmente colocar os links aqui com guias para você ir correndo instalar no seu hardware.

Porém tem algumas coisas que você deve se atentar para não perder dias ou até mesmo se frustrar por não conseguir configurar o sistema no seu hardware.

Eu mesmo levei 5 dias com 9 formatações, batendo cabeça para conseguir efetuar a instalação correta do sistema no meu hardware e entender o que estava sendo modificado, e o que é seguro se fazer sem comprometer o sistema! (sim sou um usuário leigo no macOS).

Então antes de tudo, veja se o seu hardware é compatível.

Esteja ciente que existem limitações de hardwares que inclui o processador, placa mãe e placa de vídeo!

Então, se você tem um processador AMD (dependendo da geração) ou placa de vídeo NVIDIA (dependendo da geração), você pode enfrentar problemas, desde ter um desempenho ruim, bugs ou simplesmente não funcionar. O mesmo ocorre com processador da Intel ou Radeon, mas a chance de você não conseguir rodar o sistema fluido é baixa.

O bizarro é que as placas de vídeo NVIDIA atuais não tem suporte e compatibilidade com as versões do macOS atuais, porém placas de vídeos antigas como GTX 650/Ti tem suporte nativo ao sistema.

Então antes de tentar essa nova experiência, veja se seu hardware é compatível:

Veja aqui para seu hardware!

Veja aqui para sua placa NVIDA, caso deseje rodar a versão atual do macOS!

Dica:

Pesquise o modelo do seu hardware no tonymacx86, com isso você vai ter uma noção se seu hardware funciona sem problemas.
Eu encontrei pessoas com hardwares parecidos com o meu rodando nos sistemas atuais, porém com a placa gráfica onboard ou da Radeon.



Agora sim, vamos para os guias de instalação!!!
Mas antes minhas recomendações:

Faça em um SSD para que o processo de instalação seja rápido.
Use uma unidade exclusiva para a instalação do macOS.
Desabilite as outras unidades de disco, para evitar erros na hora da instalação.
Se não tiver unidades livres ou queira fazer em uma partição, faça backup das coisas mais importantes.

Ah e não me responsabilizo por eventuais erros que você possa cometer como perder arquivos ou inutilizar o seu hardware (se é que isso é possível)!



Existem 2 formas que eu conheço para você fazer o processo de instalação.

Você pode seguir o tutorial do:
OpenCore Install Guide

Ponto positivo desse processo:

Pode ser feito pelo MacOS, Windows e Linux.
É um processo mais limpo para a instalação do MacOS.
É ideal para aquelas pessoas que têm o hardware teoricamente compatíveis com o MacOs.


Ponto negativo desse processo:

A ferramenta OpenCore não possui tantas opções de configuração.
Ele é mais trabalhoso, já que você terá que configurar tudo manualmente (exatamente isso que leu, manualmente)






Observação:
Não recomendo vídeos mais antigos, pois tem etapas que já foram modificadas, então se você é leigo como eu era, vai bater muita cabeça.


Ou pode seguir o tutorial do:
tonymacx86

Ponto positivo desse processo:

Fácil instalação e configuração


Ponto negativo desse processo:

Só pode ser feito através de um macOS
Tem carregamento um pouco mais lento que o OpenCore
Pode ter alguns bugs após a instalação dependendo do que for, mas é solucionável.


Observação:
Se optar por esse processo, ao instalar o pack de ferramentas do Multibeast, faça apenas a parte do “Quick Start”, após a instalação, remova o pendrive e reinicie o sistema.
Faça tudo por etapas para poder identificar possíveis problemas que podem ocorrer.




O que ocorreu comigo não desejo para ninguém pois perdi meu precioso tempo, batendo cabeça para instalar o sistema.
Queria eu ter tido alguma dica ou alguém para trocar ideia ou ajudar.

Inicialmente eu consegui seguir todo o passo a passo do OpenCore, porém meu erro foi ter colocado o macOS Catalina usando minha GTX 1050 TI. O sistema simplesmente ficou bugado graficamente. Após algumas alterações coloquei na onboard que no meu caso é uma Intel HD4000 que rodou tão bem quanto a GTX 1050 TI. Sem bugs gráficos.

Porém eu não iria deixar na onboard e muito menos iria comprar uma placa de vídeo nova.

Como não aceitei isso, fui buscar a solução e no meu caso era instalando uma versão mais antiga do macOS, no caso foi o High Sierra, uma das últimas versões a receberem drivers NVIDIA.

Porém, após a troca do sistema e a instalação do driver os bugs continuaram e as soluções eram através apenas de um arquivo chamado config.plist. Como estava perdido e não tive êxito em configurar o driver, optei por instalar pelo tutorial do tonymacx86.

Sendo bem simples e direto ao assunto, só me ferrei… Pois surgiram mais bugs e como não sabia o que as ferramentas faziam após a instalação eu literalmente formatava o sistema para ter ele limpo.

Tive desde bugs de não conseguir dar boot no mac sem o pendrive, como bugs de algumas USB's não funcionarem mais... além do bug da placa de vídeo!

Mas resolvi quase todos eles e agora estou tendo o sistema rodando de forma OK!

Como os drivers NVDIA não são feitos para a GTX 1050ti ainda tenho uns bugs gráficos em alguns vídeos do Youtube, mas nada que interfira para ver os vídeos.




Dicas importantes, que vão te poupar tempo e dor de cabeça!

Se quiser usar o iCloud e a Apple Store, siga esse tutorial após a isntalação.

Se você for instalar com alguma placa de vídeo NVIDIA, que não tenha suporte nativo, como eu com minha GTX 1050ti, use o macOS High Sierra.

Independente do método utilizado para a instalação, faça backup da pasta EFI. A pasta EFI fica localizada na partição EFI que será criada no disco. Ela é importante para carregar o sistema e scripts que ajudam o macOS a funcionar.


Bugs que eu tive e soluções:

- Instalei seguindo o tutorial do tonymacx86 e deu merda na EFI. Simplesmente após usar o Multibeast eu não conseguia dar boot sem o pendrive.

Solução:

Após dar o boot, montei a partição do pendrive e a do disco usando a ferramenta EFI MOUNTER.

Deletei a pasta EFI completa do meu SSD e copiei a que estava no pendrive para o SSD.

Se você fizer esse processo e ainda sim não quiser dar boot, refaça a instalação do 0 e não use o Multibeast na função de “Quick Start”.





- Driver NVIDIA que não funcionava no High Sierra:

Só encontrei a solução depois de bater muito a cabeça, então siga esse tutorial que montei

Aqui!

Achei as soluções em vários lugares e uni elas.


Ferramentas
Clover Configurator
Ideal para quem instalar usando o tutorial do tonymacx86, configurar/editar config.plist e montar a partição de disco EFI

MultiBeast
Ideal para quem instalar usando o tutorial do tonymacx86, aplica configurações/pactchs na pasta EFI

UniBeast
Ideal para quem que criar o disco de instalação usando o tutorial do tonymacx86

EFI Mounter v3.1
Ideal para montar a partição de disco EFI

ProperTree-Master
Ideal para configurar/editar config.plist manualmente


Bechmack
Meu Hardware: i5 3570K & GTX 1050 Ti



macOS High Sierra

GFw8ycN.png




Windows11

762iVOX.png




Winsows 11 x macOS High Sierra
rPuMWXI.png




Por que eu estou usando o macOS ao invés do Windows?


Como podemos ver, a pontuação do Windows é mais alta em alguns aspectos, mas não me levo apenas pela pontuação.
Já fui um user que levava tudo no aspecto de benchmarck, que é diferente de você utilizar um software de produtividade ou jogar na prática.

No quesito jogo, Windows é o melhor sistema para isso, porém para manipulação de imagens nem tanto.

Coisas que eu notei com o Affinity Designer, ele carrega mais rápido arquivos pesados e ao menos comigo não travou/fechou inesperadamente ao manipular eles, diferente do Windows que tanto na sua versão 10 como na 11 Beta me deparo com travamentos e encerramento do programa inesperadamente, olha que uso versão originais do software.

Navegar na web, editar textos e coisas simples o sistema se sai bem, mas deixa a desejar por exemplo em uma ferramenta simples, como reordenar as janelas, coisas que já usava no Windows 10 e uso no Windows 11... Assim no macOS HighSierra tendo que usar aplicativo a parte para poder fazer isso... Nas versões mais recentes do macOS já possui isso nativamente.


O que eu notei usando o macOS?

O sistema é estável e rápido para determinadas atividades como manipulação de mídias no geral e não me deparei até agora com travamentos ou processos loucos consumindo o sistema como já ocorreu e ocorre no Windows.

OFF - TOPIC

Já cansei de ver pessoas defendendo os produtos da apple e sempre pensei que eram loucas.

Pois se formos analisar em custo X benefícios, levando em conta o Hardware, não existe motivo para pagar R$7000 em um MacBook Air m1 com 8 GB de RAM e SSD 256GB interna ou R$10000 em um iMac M1 com a mesma especificação anterior...
Com esses valorares você consegue um notebook ou desktop com hardware superior facilmente, fora a economia.

Mas depois de ver alguns vídeos de pessoas utilizando MacBooks inferiores ao meu hardware atual e manipulando coisas pesadas no photoshop ou editando videos pesados no FinalCut, puder perceber e hoje vejo na prática que o macOS em si é superior ao Windows...

Ao menos, nesses mais de 20 anos utilizando o Windows e acompanhando/estudando esse mundo da tecnologia, o Windows a cada dia que se passa parece ser uma gambiarra.


Antigo tópico que hoje encontra-se desatualizado
 
Última edição:
fazer a instalação, configurar coisa por coisa manualmente, deixar como nativo é legal e tal, mas com o desempenho das maquinas atuais eu acho mais jogo instalar em uma máquina virtual. Desempenho é praticamente o mesmo (se usar em maquinas boas) e hardwares incompatíveis funcionam normalmente sem problemas.

 
fazer a instalação, configurar coisa por coisa manualmente, deixar como nativo é legal e tal, mas com o desempenho das maquinas atuais eu acho mais jogo instalar em uma máquina virtual. Desempenho é praticamente o mesmo (se usar em maquinas boas) e hardwares incompatíveis funcionam normalmente sem problemas.


Dependendo do que fizer, realmente é jogada ter uma maquina virtual, não vou tirar sua razão.

Mas se a pessoa for editar imagens, vídeos ou usar algum app que tenha uma atenção maior para o macOS o desempenho é interessante em relação ao Windows. Você ganha tempo!

A maior diferença que notei até agora comigo foi no Affinity Designer. Dependendo do arquivo que abrisse no Windows 10/11Beta, me deparava com travadas e bugs, enquanto no macOS não presenciei isso ainda. Mas não posso consolidar minha afirmação, pois estou usando a 1 semana a ferramenta no macOS.... então tem muita coisa para acontecer.

Depois vou organizar mais um pouco o tópico e colocar o teste que fiz com o geekbech do Windows 11 x macOS HighSierra, rodar um teste do Cinebench e deixar meu feedback!
 
Pensei esses dias em fazer um dual boot no meu PC para usar macOS e testar, desisti quando vi que minha VGA não dava suporte, dai fiz na VM porém falta RAM pra mim por enquanto, mas gostei da interface e afins, instalação de coisas muito mais simples, achar diretório e tal achei mais intuitivo tbm, creio que seja porque utilizo iOS
 
Fala galera, blza?

Alguem ainda se aventurando nesse mundo? Estou afim de tentar por aqui com o pc da assinatura.

Cheguei a tentar montar a EFI uma vez mas não deu muito certo, algumas dicas pra iniciantes e noob nisso? i5 10400 + z490 +rx 580
 
Fala galera, blza?

Alguem ainda se aventurando nesse mundo? Estou afim de tentar por aqui com o pc da assinatura.

Cheguei a tentar montar a EFI uma vez mas não deu muito certo, algumas dicas pra iniciantes e noob nisso? i5 10400 + z490 +rx 580
Mano, eu só parei por conta do meu kit atual, mas um dia pegando intel novamente eu faço novamente o hackintosh.

Mas indo para o assunto, na teoria teu hardware é totalmente compatível. Basta seguir esse tutorial do open core guide. Caso não consiga seguir o tutorial de primeira, veja algum vídeo no youtube se possível algum mais recente, pois vai te dar uma direção.

Outra separa um SSD ou HD apenas para isso, vai te poupar tempo e caso faça algo errado é só zerar tudo!
 
Última edição:
Mano, eu só parei por conta do meu kit atual, mas um dia pegando intel novamente eu faço novamente o hackintosh.

Mas indo para o assunto, na teoria teu hardware é totalmente compatível. Basta seguir esse tutorial do open core guide. Caso não consiga seguir o tutorial de primeira, veja algum vídeo no youtube se possível algum mais recente, pois vai te dar uma direção.

Outra separa um SSD ou HD apenas para isso, vai te poupar tempo e caso faça algo errado é só zerar tudo!
Vou espiar com calma isso, obrigadão!

Eu já tenho um SSD sata de 240gb separado pra isso, quando formatei o pc fiz com esse intuito mas faz tempo que ta ali jogado só plugado no pc e ainda não fiz! Se eu curtir mesmo, inverto e jogo o NVME pro hackintosh ou pego outro numas promo doida ai, mas acredito que já vai ser o suficiente pelo menos pra conhecer a plataforma.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo