hardwares - OLD!

RavenSoul

know-it-all Member
Registrado
Quem não gosta de old, nem perca tempo! Mas praqueles que vivem reclamando dos seus prescott e a3200+, olha como era o começo da informática made in Brasil! Mais infos sobre o assunto no clube oldbits

http://cobit.mma.com.br


bom, o objetivo do tópico é ver os hardwares da pré história da informatica,

quem se interesar pelo assunto e tiver um material aqui, e ou boas histórias, bora postá! :D

anexo ae um treco interessante que vi na página...
 

Attachments

  • cp500.jpg
    cp500.jpg
    48.1 KB · Visitas: 287
outra velharia

Esse é do tempo que o velho barreiro era guri!

Olha a configuração

8 bits
Processador: Zilog Z80 3.75MHz
Memória: 64KB de RAM e mais 16KB de RAM de vídeo
Dois processadores auxiliares, um para o vídeo, outro para o som
 
auheuaheuahe

eu lembro qd eu abri pela 1ª vez o meu antigo 486....nossa....q r0x! :D
 
Minha estória...

Eu lembro quando coloquei a mão no meu primeiro computador (um 486 DX2 66MHz com 4MB RAM e um hd de 420MB), e resolvi explorar o DOS e descobrir coisas usando o comando HELP no prompt...

Resolvi fazer a faxina do que não era necessário... coisas que não me interessavam (não sabia o que era)...

E a máquina não ligava mais... ;~

Lembro também da raiva que eu tinha do vizinho rico por ele ter o Kit completo Multimídia da Sound Blaster ultra fodônicks... e eu com os malditos drives de disquete, e de multimídia, só a PC Speaker... ¬¬

Meus primeiros jogos, Lotus III, Stunts, Cat (quero ver alguém lembrar disso), Sokoban, Vikings, Prince of Persia, AITD I e II, Herohear, Wolf3D, DUKE I e II, Commander Keen (todos, eu acho), e mais uma porrada... (eu fazia o impossível com aqueles 420MB que na época todos babavam, aeuhUehauhea)...

Boa parte deles eu pegava de amigos, ou de um disquete que você comprava na banca, as "famosas" Disk-Club's (quero ver alguém lembrar disso)...

E da meio que raiva que eu tive do Windows 95... aquela coisa ***...

Meus amigos todos passando para W95, e eu continuem firme e forte com a dupla dinâmica DOS 6.22+Windows3.11...

Que viadagem era aquela?

Pastas? Windows Explorer? Meu computador? Assistentes que não acabava mais? Muito ***...

Mas o mundo gira e a gente continua... e fui obrigado a passar para o Windows 95... tadinho do meu 486... (sim, rodava... não é como uns e outros aí que chutam dizendo que o Windows 95 precisava de Pentium's e 32MB de RAM pra rodar, o próprio Windows 98 roda em máquinas com 16MB de ram (quase que chorando, mas roda))...

E internet... bom...

Meu pai comprou um USR 33.6 no finalzinho de 96 para colocar no já feio 486...
(Mas que droga, eu queria o Kit Multimídia, e não uma droga de fax/modem... e pra que diabos serve isso???)

Era para acessar bancos... e lembro que um dos bancos, o Bradesco, tinha um sistema de Home Banking que era acessado através de Video-Texto (Alguém sabe o que é isso?)...

Explorando aquele aplicativo do Bradesco, descobri que colocando outros números da Telesp de Video-Texto no discador, eu acessava outras coisas muito mais legais do que Home Banking do Bradesco...

Meu primeiro contato com pessoas on-line através do computador! Tinha salas de bate-papo com até 8 pessoas, downloads muito massa de ícones, horóscopo e piadas! Show de bola!

No bate-papo do Vídeo-Texto, falando com outro cara, ele me disse que tem como acessar o Video-Texto colorido (que revolução), através de um programinha que eu não lembro o nome (o símbolo era um ursinho, o programa era nacional), que eu tinha que ligar pra São Paulo e pedir por correio que eles me enviassem uma cópia do programa totalmente grátis...

1 semana depois, me chega o disquete... quebrado... ¬¬

Fiz outro pedido, chegou outro disquete, agora forrado com um monte de proteção dentro de uma caixinha super "fódônicks"...

"Este programa só roda em Windows 95" ¬¬ FDP

Instalei o Windows 95, e acessei o Video-Texto...

Depois descobri os BBS, a Compuserve... e levar esporros do pai por causa das contas telefônicas (as ligações eram todas para São Paulo)...

Comecei a olhar para a tal da Internet...

O que diabos é essa Internet?

Perguntei prum amigo do meu pai que trabalhava com informática...

"Hmm... liga para esse telefone e pede para eles te explicarem..."

Era o telefone do provedor Intercorp (ainda existe essa *****?), isso em meados de 97...

Instalei a tal da internet...

Netscape Navigator que eu comprei na banca...

Address: ???

O que colocar ali? Eu entrei na página feia da Intercorp, depois comecei a chutar qualquer coisa .COM

Olhei para o meu mega-drive...

Address: http://www.sega.com

Altos portal! Copiei tudo, um monte de imagens, só coisa massa!

Copiei tudo, o portal da sega ficou sem graça...

Bom... não lembro mais outros sites que eu entrei, tentava qualquer marca que eu via pela frente...

Até descobrir... uma coisa fantástica! O Webcrawler! (cadê?, google, yahoo da vida)...

Eu podia escrever qualquer coisa e ele achava! Meu deus! Que animal!

E os meus amigos, nem falo nada né... eu tinha a tal da Internet, que era muito mais massa do que o kitzin multimidia... Auheauehueahue (mas mesmo assim eu queria ter ¬¬)...

Daí pra frente foi aquela explosão que todos conhecemos... vocês aí começaram a querer se meter nesse meio também... e não teve mais graça e comecei a gostar de cerveja, mulher, bar, amendoim, etc... auEHuehaeuhauhaEUH :D
 
BAHHHHHHHHHHHHHHHH

STUNTS MT BOMMMMMMMM

jogava Nascar 1 tb show!
 
nossa vei stuns omg eu tinha 1 diskete mas ele estrago pqp meu era mto foda cria pistinahas
 
essas tecologiasa são otimas!!! rsrs
 
sera q tem pra baxa o Stunts em algum lugar???? :D:D:D


joguinho mt fera......
 
xsunda disse:
Esse é do tempo que o velho barreiro era guri!

Olha a configuração

8 bits
Processador: Zilog Z80 3.75MHz
Memória: 64KB de RAM e mais 16KB de RAM de vídeo
Dois processadores auxiliares, um para o vídeo, outro para o som
euahuhauheuhauahuehuahuahuhuhwuahua!!
 
aeeee...se alguem saber onde baixar Lotus pra pc...da um toki..nu msn......flav_girl@hotmail.com.rsrsrssrsrsr!!
 
haeioeaoieuhaeoiuh eu lembro do stunts e o wolf3d que eu jogava feito um louco nos pcs do trabalho do meu pai que eram aqueles 486 de 66 mhz que voce apertava o botaozinho de turbo aih ele ia pra 33 mhz ioaheaehoihoiaoiue mas era soh no visor no gabinete mesmo... rodando com windows 3.1
 
putz... eu devo estar ficando velho mesmo... o meu primeiro computador foi um TK-82c ... inacreditavel... depois TK-85, TK-90 o primeiro colorido..., depois cp300 (pura ilusao, muito ruim) depois um TK3000e Apple2 ][, era muito loco, disquetes de 5 1/4 placa de CP/M, tinha ate um modulao de memoria a mais e ficava com 256k de ram, nem lembro direito... putz... to ficando velho mesmo...

hehehe
 
jackmamma disse:
http://cobit.mma.com.br/micros/tk82.htm

ele mesmo...

bah...

eu programava em basic uns joguinhos, e gravava em fita cassete...
#Como q pode né ?!!?!!! eu era tão bitolado nessas fitinhas que nem precisava escrever o nome do game na fita, só de escutar o header(piiiiiiiiiiiii,prec,prec,prec,piiiiii,póóóóóóóó) já sabia qual era o jogo que tava la , quanto precisava de volume e agudo no gravadorzinho cce :p

SKY , bons tempos de videotexto heim! CAT também lembro, me dava raiva quando levava choque dentro do aquario... Lembro de quando comecei acessar internet com modem de 28.800bps, 1 semana depois lançaram 32.200bps e acho que fiz minha primeira atualização de firmware na vida :p , o provedor era o antigo nutecnet(que virou ZAZ que virou TERRA) , eles tinham uma banda de 64Kbps pra atender a rota da cidade , dava pra conectar 12 pessoas ao mesmo tempo, eu adorava pegar MID e tocar elas com o WinGroove e mandar o som pro auxiliar do 3x1 :D
 
SKY disse:
Minha estória...

Eu lembro quando coloquei a mão no meu primeiro computador (um 486 DX2 66MHz com 4MB RAM e um hd de 420MB), e resolvi explorar o DOS e descobrir coisas usando o comando HELP no prompt...

Resolvi fazer a faxina do que não era necessário... coisas que não me interessavam (não sabia o que era)...

E a máquina não ligava mais... ;~

Lembro também da raiva que eu tinha do vizinho rico por ele ter o Kit completo Multimídia da Sound Blaster ultra fodônicks... e eu com os malditos drives de disquete, e de multimídia, só a PC Speaker... ¬¬

Meus primeiros jogos, Lotus III, Stunts, Cat (quero ver alguém lembrar disso), Sokoban, Vikings, Prince of Persia, AITD I e II, Herohear, Wolf3D, DUKE I e II, Commander Keen (todos, eu acho), e mais uma porrada... (eu fazia o impossível com aqueles 420MB que na época todos babavam, aeuhUehauhea)...

Boa parte deles eu pegava de amigos, ou de um disquete que você comprava na banca, as "famosas" Disk-Club's (quero ver alguém lembrar disso)...

E da meio que raiva que eu tive do Windows 95... aquela coisa ***...

Meus amigos todos passando para W95, e eu continuem firme e forte com a dupla dinâmica DOS 6.22+Windows3.11...

Que viadagem era aquela?

Pastas? Windows Explorer? Meu computador? Assistentes que não acabava mais? Muito ***...

Mas o mundo gira e a gente continua... e fui obrigado a passar para o Windows 95... tadinho do meu 486... (sim, rodava... não é como uns e outros aí que chutam dizendo que o Windows 95 precisava de Pentium's e 32MB de RAM pra rodar, o próprio Windows 98 roda em máquinas com 16MB de ram (quase que chorando, mas roda))...

E internet... bom...

Meu pai comprou um USR 33.6 no finalzinho de 96 para colocar no já feio 486...
(Mas que droga, eu queria o Kit Multimídia, e não uma droga de fax/modem... e pra que diabos serve isso???)

Era para acessar bancos... e lembro que um dos bancos, o Bradesco, tinha um sistema de Home Banking que era acessado através de Video-Texto (Alguém sabe o que é isso?)...

Explorando aquele aplicativo do Bradesco, descobri que colocando outros números da Telesp de Video-Texto no discador, eu acessava outras coisas muito mais legais do que Home Banking do Bradesco...

Meu primeiro contato com pessoas on-line através do computador! Tinha salas de bate-papo com até 8 pessoas, downloads muito massa de ícones, horóscopo e piadas! Show de bola!

No bate-papo do Vídeo-Texto, falando com outro cara, ele me disse que tem como acessar o Video-Texto colorido (que revolução), através de um programinha que eu não lembro o nome (o símbolo era um ursinho, o programa era nacional), que eu tinha que ligar pra São Paulo e pedir por correio que eles me enviassem uma cópia do programa totalmente grátis...

1 semana depois, me chega o disquete... quebrado... ¬¬

Fiz outro pedido, chegou outro disquete, agora forrado com um monte de proteção dentro de uma caixinha super "fódônicks"...

"Este programa só roda em Windows 95" ¬¬ FDP

Instalei o Windows 95, e acessei o Video-Texto...

Depois descobri os BBS, a Compuserve... e levar esporros do pai por causa das contas telefônicas (as ligações eram todas para São Paulo)...

Comecei a olhar para a tal da Internet...

O que diabos é essa Internet?

Perguntei prum amigo do meu pai que trabalhava com informática...

"Hmm... liga para esse telefone e pede para eles te explicarem..."

Era o telefone do provedor Intercorp (ainda existe essa *****?), isso em meados de 97...

Instalei a tal da internet...

Netscape Navigator que eu comprei na banca...

Address: ???

O que colocar ali? Eu entrei na página feia da Intercorp, depois comecei a chutar qualquer coisa .COM

Olhei para o meu mega-drive...

Address: http://www.sega.com

Altos portal! Copiei tudo, um monte de imagens, só coisa massa!

Copiei tudo, o portal da sega ficou sem graça...

Bom... não lembro mais outros sites que eu entrei, tentava qualquer marca que eu via pela frente...

Até descobrir... uma coisa fantástica! O Webcrawler! (cadê?, google, yahoo da vida)...

Eu podia escrever qualquer coisa e ele achava! Meu deus! Que animal!

E os meus amigos, nem falo nada né... eu tinha a tal da Internet, que era muito mais massa do que o kitzin multimidia... Auheauehueahue (mas mesmo assim eu queria ter ¬¬)...

Daí pra frente foi aquela explosão que todos conhecemos... vocês aí começaram a querer se meter nesse meio também... e não teve mais graça e comecei a gostar de cerveja, mulher, bar, amendoim, etc... auEHuehaeuhauhaEUH :D


Ainda existe a intercorp sim...é aqui perto do HIPPO supermercado!!
Bela historia!
 
Hehehe...

Eu tenho uma Viper v770 (32RAM) aqui em casa novinha. Ainda funciona que eh uma beleza. Vale ressaltar que ela dava pau em uma Geforce 2 de um amigo meu! ;D
 
Joe_Minhoca disse:
Hehehe...

Eu tenho uma Viper v770 (32RAM) aqui em casa novinha. Ainda funciona que eh uma beleza. Vale ressaltar que ela dava pau em uma Geforce 2 de um amigo meu! ;D

Uia! A sua ainda eh melhor que a minha, uma Viper V330!! Hehe, dos idos tempos da DiamondMM!
 
RavenSoul disse:
Quem não gosta de old, nem perca tempo! Mas praqueles que vivem reclamando dos seus prescott e a3200+, olha como era o começo da informática made in Brasil! Mais infos sobre o assunto no clube oldbits

http://cobit.mma.com.br


bom, o objetivo do tópico é ver os hardwares da pré história da informatica,

quem se interesar pelo assunto e tiver um material aqui, e ou boas histórias, bora postá! :D

anexo ae um treco interessante que vi na página...

Caraca :eek: :eek:
Eu tenho essa revista..."Informática"
Vinha um monte de programinha em basic eu teclava eles todos hehehe depois perdia tudo pq não sabia gravar nas fitinhas...o gravador era National, alguém lembra???
Pô o primeiro simulador de vôo eu vi nele...
Nessa época o modem era um adaptador que vc colocava o fone do telefone em cima pra fazer a comunicação..heheheh
Eu lembro que uma vez eu fui numa loja aqui no Rio e o vendendor falou que diskete nunca ia chegar no Brasil.... :O

Até hoje eu tenho uma raridade, um drive de 5 1/4" q até pouco tempo atrás meu pai insistia em colocar no pc....tsc, tsc, tsc....
Época legal...depois veio o MSX...o megaram....Depois o mais fuderoso....um PC-AT 286 sem HD...dava boot num disquete e depois ia jogar price of persia num CGA de fósforo branco...hauheauhaeuheauhuh
Boas épocas...
 
MSX! MSX! Dos computadores antigos esse pra mim é imbatível!
 
#Como q pode né ?!!?!!! eu era tão bitolado nessas fitinhas que nem precisava escrever o nome do game na fita, só de escutar o header(piiiiiiiiiiiii,prec,prec,prec,piiiiii,póóóó óóóó) já sabia qual era o jogo que tava la , quanto precisava de volume e agudo no gravadorzinho cce

hhahaha... pior que era bem assim, soh pelo barulho a gente ja sabia qual era o jogo...

load ""
 
Xhycko disse:
Uia! A sua ainda eh melhor que a minha, uma Viper V330!! Hehe, dos idos tempos da DiamondMM!

Ih, eu ainda tenho guardada aki (num sei pra que) uma steath s540 32mb que só parei de usa quando deu um raio na firma e queimo ela junto com uma mobo e um modem 9600.
 
E o Telex, quem lembra??

Eu peguei a fase final do telex
Era um terminal eletromecânico - pra quem não conhece - mais ou menos do tamanho de uma máquina de lavar (8kg), que transmitia os textos via telefone dedicado da embratel. A gente gravava perfurando uma fita - tipo uma serpentina - e cada texto, dependendo da extensão, gerava 10, 20 metros de fita. Dava também pra teclar direto com quem tinha outro terminal igual. A gente pegou tanta prática com esse demonio que tinha aprendido até a ler o texto na fita perfurada - fazia emenda, consertava, colava, o diabo.
Depois, era a maior festa com toda aquela serpentina sobrando.
 
jackmamma disse:
putz... eu devo estar ficando velho mesmo... o meu primeiro computador foi um TK-82c ... inacreditavel... depois TK-85, TK-90 o primeiro colorido..., depois cp300 (pura ilusao, muito ruim) depois um TK3000e Apple2 ][, era muito loco, disquetes de 5 1/4 placa de CP/M, tinha ate um modulao de memoria a mais e ficava com 256k de ram, nem lembro direito... putz... to ficando velho mesmo...

hehehe
Alem de ter tido um cp300, ainda comprei o sistema mestre que era um add-on da prologica para adicionar um drive de 5.1/4.
Vc lembra dos sistemas pra essa tralha:
NewDOS, TRS-DOS, DOS-500 (prologica), L-DOS, Multi-DOS (frustração, nunca consegui esse).
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo