HD 4850: Resolvendo de forma simples o problema da alta temperatura

Tony Montana

know-it-all Member
Registrado
Extra:
O usuário lightwarrior, gentilmente adicionou minhas dicas sobre como limpar as VGAs da linha Radeon HD 4850 no site http://www.snk-neofighters.com/
Segue o link: http://www.snk-neofighters.com/forum/ati-hd-4850-resolva-problema-de-aquecimento-t49062.html

Obrigado, lightwarrior.

Um abraço!

Oi galera. Após muita gente reclamar sobre as altas temperaturas da HD 4850, em especial as que vem de fábrica com coolers mais modestos. No caso a minha é da PowerColor. Resolvi fazer algo que permite que não gastemos um tostão sequer e, possivelmente (não garanto), poderá resolver o problema de muita gente com temperaturas altas nessa excelente Placa de vídeo sem necessidade de trocar o Cooler original.
Sei que muita gente já citou esse processo mas até agora não vi ninguém por a mão na massa e ensinar na prática como se faz.
Vamos lá:

Uma sacada legal é sempre deixar os parafusos na posição exata de onde foi tirado. Alinhe-os em uma plataforma lisa como se estivessem na placa mesmo. Assim saberão onde colocar cada um no momento da remontagem da Placa. (Ressaltei esse ponto, pois geralmente cada um tem o formato já adequando ao desgaste e diâmetro de onde foi tirado, assim como a placa idem.)
Na imagem abaixo podemos ver a placa já desmontada devidamente.

(Peço sinceras desculpas em relação a qualidade das fotos, mas o melhor que tenho é um Nokia 5200... :no:

29007263378e68a1081378de901b22a42a84b12.jpg


Daqui não notamos nada de anormal na placa, parece perfeita.

Mas olhando mais de perto...

2900747acc86ba333721735af5f06406511e66c.jpg


A reação de vocês deve ter sido a mesma minha. :eek: !!!
Parece um rabo de castor grudado no dissipador da placa rsrsrs...
Vejam como realmente essa "cauda" de poeira estava literalmente sufocando a HD 4850...

29007710a6154bcb7db193ee551745cda1f7910.jpg

2900804fe0654c05c5c11f0dd4fd79b5fec6477.jpg


Obs: Desde a primeira SS eu já havia mexido um pouquinho na corrente de poeira, pois inicialmente ela estava tampando COMPLETAMENTE a dissipação do calor. :yucky:

Bom, nessas condições vejam a temperatura mais baixa em idle que eu conseguia mesmo com o Cooler girando a 60% da rotação total... :slap:

2900819ebffec1aab7bec07540a6ee368f9af03.jpg


Assustador!

Após tudo isso, utilizei um cotonete para retirar lenta e completamente a
poeira acumulada. Vejam que grotesco.

29008246d5daf36fe8edb00213b997dc255c3d8.jpg


Agora o dissipador limpinho. Até eu respirei aliviado quando vi ele assim... :wub:

29008272e9eb70cc58372dd481dbe478afaee5e.jpg

29008288f4fc1e2c18fd25b7fd1b7dc1285326a.jpg


Mais uma foto da impressionante poeira, que mesmo suspensa continuou compacta. Parece até um bigode postiço haeuehauea... :lol:

290321038021a502ae1b6d4e97923028fee0d9a.jpg


Por fim, passei álcool isopropílico para limpar as paletinhas do cooler e aproveitei pra passar borracha nos contatos PCI da placa.
Infelizmente não tenho mais Artic Silver 5 para passar na GPU mas mesmo assim tudo bem pois, vejam o resultado após re-ligar o PC com ela limpinha. :wub:

29008454db746e5b6b0e935989bd6363392cbae.jpg


_____________________________

P.S: Eu adquiri essa VGA com um amigo de confiança e ela tinha aproximadamente 20 dias de uso contínuo. Creio que ele não tenha se preocupado ou não sabia de suas temperaturas altas e não alterou a rotação do cooler manualmente. Esse modelo tem em sua BIOS a programação para apenas LIGAR o Cooler quando a GPU atingir 80°c :eek: (Sim, é ridículo) e ainda assim apenas a 30% da rotação total o que não adianta em nada no resfriamento. O problema é que dessa maneira a poeira ia entrando insistentemente o que acarretou o acúmulo no dissipador. Recomendo que sempre utilizem o Cooler em pelo menos 40% para expulsar bem a sujeira.

Considerações: Quem se propor a fazer isso, por favor, tenha certeza que tem o conhecimento necessário para realizar tal ação. Em caso de dúvida ou receio procure um profissional qualificado na área para executar o procedimento.

Cuidados Principais: Após cada passo do procedimento de retirada dos parafusos certifique-se de lavar as mãos pois mais a frente você, possivelmente terá contato com os adesivos térmicos da VGA e esses poderão ficar sujos o que implicará no aquecimento das memórias da VGA.

Abraço e espero ter ajudado, mesmo que com simplicidade, as pessoas que não tem condições de investir em sistemas caros de refrigeração.


*Não me responsabilizo por perdas ou danos no hardware no caso de alguém tentar executar o mesmo processo em casa.

E o destino final da poeira... :p

2900836bd9960ec24ed7119134f7e3730f84aae.jpg


Tony M.
 
Última edição:
o loco tony parece pelo de gato...como conseguiu juntar tanta sujeira...:eek:
 
o loco tony parece pelo de gato...como conseguiu juntar tanta sujeira...:eek:

Haueheauheau...
Pode até ser também, tem gato aqui em casa haueaeuh...
Bom, como eu ressaltei lá em cima, creio que tenha sido exatamente o que penso. Quando o cooler está em AUTO ele liga apenas quando a VGA já está muito quente e mesmo assim fica com uma rotação baixíssima. Nesse ínterim a sujeira vai entrando a vontade no dissipador. Claro que isso é uma probabilidade apenas. :)
Abraço.

Tony M.
 
Mto legal, parabéns pela vga
 
Muito bom o tópico brother a algum tempo atrás eu fiz esse mesmo procedimento e tava com bastante poeira tb, limpei tudo e taquei Artic Silver 5 heheheheheh!!
Mas me diz uma coisa em cima das memos da VGA vc retirou aquele adesivo branco?
Fiquei na dúvida se retirava ou não e acabei deixando!!
 
Parabens tony,

Ja avia feito tal processo mas aproveitei e abri todas as aletas do dissipador e adaptei um cooler de 120mm e as temps cairam para 39~43 idle e nao passa de 65 full e o que e melhor com a rotaçao do cooler do jeito que veio de fabrica 17~20%.
 
hahahahahaha, boa!! Tirou uma bela taturana do dissipador :p

Parabéns pela iniciativa, pra todo mundo ver que limpeza interna no PC é algo sério!
 
oloco quanto sujeira ai.
 
sera que na Dual Slot junta sujeira desse jeito?
 
O gabinete fica no chão?
 
PQP, não conhecia como funcionava esse cooler, me assustei.

Rabo de castor, bigode postiço, rolei aqui:lol::lol::lol:

Mas belo tópico cara, agora já sei o que fazer quando ver que a temperatura está acima do aceitável.
 
Muito bom o tópico brother a algum tempo atrás eu fiz esse mesmo procedimento e tava com bastante poeira tb, limpei tudo e taquei Artic Silver 5 heheheheheh!!
Mas me diz uma coisa em cima das memos da VGA vc retirou aquele adesivo branco?
Fiquei na dúvida se retirava ou não e acabei deixando!!

Eu deixei cara. Na explicação até falei que o melhor é mexer bem pouco nelas. Elas servem pra melhorar as temps das memos afinal são térmicas. :)

Parabens tony,

Ja avia feito tal processo mas aproveitei e abri todas as aletas do dissipador e adaptei um cooler de 120mm e as temps cairam para 39~43 idle e nao passa de 65 full e o que e melhor com a rotaçao do cooler do jeito que veio de fabrica 17~20%.

Nossa nil, como você adaptou um cooler tão grande assim na 4850? Posta umas fotos aí pra vermos. :yes:

hahahahahaha, boa!! Tirou uma bela taturana do dissipador :p

Parabéns pela iniciativa, pra todo mundo ver que limpeza interna no PC é algo sério!

Hhaeuheau... Pode crer japamd, assim que tirei falei pra galera aqui do meu MSN: "Véio, vcs não tem noção, acabe de tirar uma taturana do dissipador..." :eek:
Do jeito que tava era capaz de dar cria haeueahuea...
Quanto a limpeza eu sou bem chato mesmo. Limpo o Cooler do Processador, exaustores traseiros, os que jogam ar pela frente e a MoBo quase toda semana, mas dessa vez eu me superei. Até por que sabia que tinha algo errado.

sera que na Dual Slot junta sujeira desse jeito?

Pior que não. E se juntar é bem mais fácil de limpar por ser exposto o cooler.

O gabinete fica no chão?

Não japa, fica do lado do meu monitor. Imagina se ficasse. Ia tirar um mastodonte de dentro da placa. :eek:

PQP, não conhecia como funcionava esse cooler, me assustei.

Rabo de castor, bigode postiço, rolei aqui:lol::lol::lol:

Mas belo tópico cara, agora já sei o que fazer quando ver que a temperatura está acima do aceitável.

Haheueahaue... E pior que parece mesmo.
Valeu pelo elogio!

Tony M.
 
Perdao tony e 80mm mesmo:lol: me confundi:slap: mas foi facil so amarrei com braçadeiras de plastico passando onde vai o parafuso no cooler e em volta do dissipador.
 
Oi galera. Após muita gente reclamar sobre as altas temperaturas da HD 4850(...)

Sei que muita gente já citou esse processo mas até agora não vi ninguém por a mão na massa e ensinar na prática como se faz(...)

Tony M.

aprendi isso desde os tempos em que eu tinha uma 6800gt, com aquele coolerzinho vagabundo dela: acumulou sujeira, a temperatura disparou, e eu achava que era defeito da placa, até que desmontei o cooler e vi lá o lixão acumulado

foi minha primeira e última vga com cooler fechado
cooler fechados sempre acumulam sujeira nas canaletas, e são um saco pra limpar pois tem que ser totalmente desmontados

agora só compro modelos que saem de fábrica com coolers abertos, de terceiros: é só passar um pincelzinho e xau :thumbs_up
 
aprendi isso desde os tempos em que eu tinha uma 6800gt, com aquele coolerzinho vagabundo dela: acumulou sujeira, a temperatura disparou, e eu achava que era defeito da placa, até que desmontei o cooler e vi lá o lixão acumulado

foi minha primeira e última vga com cooler fechado
cooler fechados sempre acumulam sujeira nas canaletas, e são um saco pra limpar pois tem que ser totalmente desmontados

agora só compro modelos que saem de fábrica com coolers abertos, de terceiros: é só passar um pincelzinho e xau :thumbs_up

Com certeza. O modelo Dual Slot é um dos melhores pois apresenta essa facilidade.

Tony M.
 
Boa Tony.

É um ponto que muita gente deve esquecer, é a limpeza dos componentes :)

Em quanto tempo de uso, foi necessário pra juntar essa sujeira? Tenho que ficar ligado na minha, pois meu quarto entra bastante poeira no dia-a-dia
 
Boa Tony.

É um ponto que muita gente deve esquecer, é a limpeza dos componentes :)

Em quanto tempo de uso, foi necessário pra juntar essa sujeira? Tenho que ficar ligado na minha, pois meu quarto entra bastante poeira no dia-a-dia

Eae AMZ, blz?
Olha quando comprei ela tinha 20 dias de uso com o cooler em AUTO, então imagina esse tempo todo o dissipador engolindo pó haeuheau...
Mas de uso total hoje completa exatamente 3 meses e 12 dias. :)

Tony M.
 
ótimo tópico, mas nao pude deixar de destacar a parte acima

RI ABSURDAMENTE...

Haheuaehaueheauaeh...
Eu adoro esses sarcasmos cara haeuheauea...
Mas sinceramente espero que o tópico ajude alguém a resolver o problema ou ter mais zelo com o PC. :p
Abraço Ed.

Tony M.
 
UHAUEHAUEHEAUHE BIGODE POSTIÇO

Caramba, impressionante mesmo essa poeira !!!

Bom tópico, legal cara.
 
UHAUEHAUEHEAUHE BIGODE POSTIÇO

Caramba, impressionante mesmo essa poeira !!!

Bom tópico, legal cara.

UHauhuhauha
Bigode postiço é ótimo!
É. Tem q ficar d olho mesmo. Limpeza é coisa séria. Mas tenho medo d desmontar a VGA. :p
 
Nossa! Incrivel isso!
Junta muita sujeira.

Essa limpeza tbm vale pra donos de 8800GT com cooler de referencia, q é single slot merecendo mais atenção.

Então acho q é bom uma vez por semana deixar o fan em uns 85%-90% pra expulsar a poeira, será q isso funciona?
 
A minha vga tava assim ... tava a 80º so no desktop em jogo ia pra lah de 110 º
Esse cooler da ati e muito ruin :(
 
A minha vga tava assim ... tava a 80º so no desktop em jogo ia pra lah de 110 º
Esse cooler da ati e muito ruin :(

Pois é cara. Foi baseado no seu último tópico que criei esse. Você fez isso também e melhorou bastante né?
Abraço.

Tony M.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo