• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

HD 4890 1GB/GDDR5 [Testes e impressões]

Tony Montana

know-it-all Member
Registrado
76797270.png


xgcdbpowercolorradeonhd.jpg


Obs.:
Retirei os quesitos "Experiências e observações" dos testes e algumas imagens. Por incrível que pareça e infelizmente, mesmo sem motivos o meu tópico já gerou confusão sobre este tema fora deste tópico por motivos particulares. Existem comentários de que utilizei Overclocks monstros na VGA e até mesmo que a VGA não pode ter temperaturas tão brandas assim com um cooler de referência, mesmo eu provando com imagens. Não posso convidar cada usuário do fórum a me visitar e gentilmente lhe mostrar tudo na minha casa, portanto, o teste será LIMPO e DIRETO. As imagens e informações sobre GAMES falarão por si próprios. Quaisquer dúvidas fico à disposição.

Obrigado.

CONSIDERAÇÕES:

Olá pessoal, tudo bem?

Gostaria de utilizar este tópico para realizar um teste sem maquiagens e/ou fontes críveis ou não sobre o mais novo chipset da ATI Graphics, o RV790.

Com alguns ajustes e aprimoramentos do RV770 (HD 4870), essa GPU pode alcançar clocks muito maiores e estáveis do que a versão mais comum do chipset e com temperaturas consideravelmente menores, mesmo se tratando de um modelo com cooler de referência.

Abaixo exponho realmente como a placa é, se existir slow-downs os mesmo serão citados e se forem preciso elogios, serão feitos da mesma forma. A intenção é mostrar à todos a real face da HD 4890 postada por um usuário comum com um combo bastante peculiar como todos vocês. Neste caso tenho o prazer de postar no (na minha opinião) excelente Fórum Adrenaline.

Ressalto que não irei expor aqui análise sobre qualidade de componentes e outros pormenores, pois, isso não concerne à minha alçada, além do que embora tenha um conhecimento básico não é plausível me infiltrar em um tema no qual não sou perito.

Também não serão postados outros pontos como preço, overclocking capacity e outros. Apenas um review sobre a placa em si como é e vem de fábrica.

4890spec.jpg



Temperatura

Comecemos pelo principal ponto de foco (ao menos deveria ser) quando estamos buscando um hardware, além de análises já dispostas em outros tópicos como barramento de memórias, velocidade do bus (transferência de dados), clock, que é o quão frio e estável pode ser um hardware.

Admito que me espantei com a capacidade de dissipação e refrigeração que este modelo trouxe ao chipset mesmo com um cooler de referência. Tudo isso ainda com um silêncio absoluto quando se utiliza seu cooler em menos do que 40% de sua capacidade de RPM.

Abaixo, temos uma experiência e o padrão que mantenho diariamente aqui quando não estou jogando. Levando-se em consideração recomendações de desenvolvedoras de VGAs em que o interessante e seguro para que seu investimento tenha uma vida útil maior o correto é que se mantenha a VGA em estado ocioso abaixo de 60°c e em estado de uso no máximo em 80°c.

Nesta levada, qual foi minha surpresa ao ver o resultado abaixo:

Alguns users mais entusiastas e exigentes ainda irão torcer o nariz e dizer: "Poxa Tony, ainda tá alto isso, queria mais fria!"

Então vamos lá, aumentando apenas 6% da rotação anterior temos o seguinte resultado:

4890temp2.jpg

O silêncio é total. Digo, pois, provavelmente o cooler da sua CPU, ventoinhas do gabinete e fontes irão com certeza fazer mais barulho, neste caso, não é possível ouvir quaisquer ruídos emitidos pela GPU até então.

Infelizmente (exigência sempre), á partir daí, aumentando a rotação o ganho torna-se não tão grande assim, pois, levando-se em consideração que o cooler em 80% consegue a mesma margem do que em 100%, excetuando-se o barulho realmente alto, não é necessário utilizar-se disso tudo.

Entretanto, vejamos abaixo um resultado obtido após algum tempo do cooler em 100% de sua capacidade RPM:

4890temp3.jpg

Ressalto que não vale a pena manter o cooler nessa velocidade por dois motivos:

1 - O barulho incomoda.

2 - É Possível manter a VGA abaixo de 65°c com o cooler em AUTO.

_________________________________________

Sistema utilizado para os Testes

MB: GA-EP45-DS3R rev1.1
CPU: Intel Core2 Q6600 @ 3.6GHz rev G0
VGA: PowerColor ATI HD 4890 1GB/GDDR5 @ 900/4000MHz - Driver Catalyst 9.5
RAM: G.Skill 4GBs Dual-Channel DDR2@800MHz Cas 5
HD: Seagate 320GB 16MB Perpendicular SATA II 7200RPM
Sound: Creative Audigy SE 24 bits - Daniel_K driver 1.04.0079
SO: Microsoft Windows Vista Ultimate x64 SP1

_________________________________

crysis2.png

Patch: 1.0.2

Benchmark:

Todos os benchmarks foram feitos utilizando-se do máximo possível em efeitos por software, visando verificara potência e estabilidade da placa.


DirectX 10


1440x900

AA 8x - Very High

1440aa8vh.jpg


1680x1050



AA 8x - Very High

1680aa8vh.jpg


1920x1080


AA 8x - Very High
1920aa8vh.jpg



DirectX 9



1440x900


AA 8x - High
1440aa8h.jpg



1920x1080


AA 8x - High
1920aa8h.jpg

Imagens in-game em 1360x768 HD resized para 1024x578:
DirectX 10 Very High - AA8x

screenshot0002j.jpg

screenshot0013v.jpg

screenshot0022.jpg


DirectX 9 - High - AA8x​

screenshot0036.jpg

screenshot0058g.jpg

screenshot0060b.jpg

_____________________________________________

lp1.png

Patch: 1.4

Obs.: Infelizmente e por alguma razão que desconheço o meu FRAPS não está conseguindo tirar SS in-game do game em DirectX 10, mas atesto que os resultados de benchs para a API neste jogo foram:

Average: 72.6 Snow 80.4 Cave 93.8


Benchmark:

DirectX 9

lostplanetdx92009061202.jpg

lostplanetdx92009061202.jpg


Imagens in-game em 1360x768 HD resized para 1024x578:
lostplanetdx92009061316q.jpg

lostplanetdx92009061316t.jpg

lostplanetdx92009061316k.jpg

________________________________________________

gtaiv1n.png

Patch: 1.0.2

Benchmark:

gtaiv2009061312293624.jpg

gtaiv2009061312312827.jpg

gtaiv2009061312314905.jpg

Imagens in-game em 1360x768 HD resized para 1024x578:
gtaiv2009061312335365.jpg

gtaiv2009061312340560.jpg

gtaiv2009061312351665.jpg

_______________________________________________

grid1.png

Patch: Nenhum/Padrão

Average: 110 FPS Max: 171 FPS Min: 83 FPS

Imagens in-game em 1360x768 HD resized para 1024x578:
Configurações utilizadas​

grid2009061421313563.jpg

grid2009061421320044.jpg

grid2009061421320629.jpg


1360x768 HD MSAA8x Ultra Vsync off​

grid2009061421324618.jpg

grid2009061421332249.jpg

grid2009061421353121.jpg

grid2009061421365046.jpg

grid2009061421380239.jpg

grid2009061421385840.jpg

grid2009061421390523k.jpg

grid2009061421392047.jpg

________________________________________________


Testes em construção: Gears of War / Far Cry 2 / Crysis Warhead / Devil May Cry 4 (Se couber) - Aguardo sugestões e pedidos.


________________________________________________

Créditos para Death.Drk - Tags e incentivo. Um abraço!
 
sim tb concordo GTA 4 no meu pc tb fica entre 30 e 40 fps com tudo no maximo tem hoiras q ja vi os fps na casa dos 23 hehe eta joguinho safadu , vou pegar uma GTX 300 fim do ano acrediito q melhore bastante mas procesador mesmo pra da show nos core2quad e i7 ainda vai demora um bom tempinho portanto c for mesmo gargalo do processador nao vamos roda nos 60 fps tao cedo :(
 
Tenho uma igualzinha ,só que a minha fica com uma temperatura de em media 8 graus acima da sua em todas as velocidades de fan citadas por vc ,mais deve ser por que o meu gabinete seja pouco refrigerado ,outra cosia ,será que o vista 64 bit´s fica melhor o desempenho noc rysis do que o 32 bit´s ?
 
sim tb concordo GTA 4 no meu pc tb fica entre 30 e 40 fps com tudo no maximo tem hoiras q ja vi os fps na casa dos 23 hehe eta joguinho safadu , vou pegar uma GTX 300 fim do ano acrediito q melhore bastante mas procesador mesmo pra da show nos core2quad e i7 ainda vai demora um bom tempinho portanto c for mesmo gargalo do processador nao vamos roda nos 60 fps tao cedo :(

Exatamente.

GPUs hoje são fortes. O problema no GTA é o consumo de cache e processamento paralelo, ele faz swap pra kct.

Tenho uma igualzinha ,só que a minha fica com uma temperatura de em media 8 graus acima da sua em todas as velocidades de fan citadas por vc ,mais deve ser por que o meu gabinete seja pouco refrigerado ,outra cosia ,será que o vista 64 bit´s fica melhor o desempenho noc rysis do que o 32 bit´s ?

Deve ser o gabinete então.

Nem sei cara. Já tinha o 64 qdo comprei a placa.

Galera, vou dar uma saída, fazer este tópico foi dose...

Abraço, depois volto!


Tony M.
 
NICE cara, otimo review, e mostrando que mesmo meu E8600 ainda segura minha VGA, no GTA IV eh Fisica By CPU, por isso a VGA nao faz tanta diferenca.
 
Parabéns tony, um review como tem que ser, nota 10!!!
 
Obrigado pelos elogios.

Informo que no decorrer do processo irei retirar algumas fotos, para que caibam de outros jogos.

Já está no limite do fórum e preciso abrir espaço para mais testes.



Tony M.
 
Alguém sabe como ver o FPS nos jogos com um hd 4890 no vista?
 
Otima VGA. Fria pra kacete em.
EHHEEHE
Sou doido pra trokar de VGA mas quem sabe mes
que vem nao temos outras VGAs quentinhas?
Entaum desisti, minha VGA aguenta até la.

Agora se tivesse grana de sobra compraria essa 4890 tb.
Parabens pelo review e aquisição.:thumbs_up
 
Parabéns Tony, bem organizadinho o tópico e um review interessante dos games rodando na HD4890. :thumbs_up
 
Pô eu sou louco pra pegar essa 4890 mas tenho medo que minha fonte não aguente

pra trocar de vga e fonte tbm aí nem compensa pra mim fica muito caro
 
Pô eu sou louco pra pegar essa 4890 mas tenho medo que minha fonte não aguente

pra trocar de vga e fonte tbm aí nem compensa pra mim fica muito caro

Uma hora vai ter que trocar, então começa pela fonte e depois pega uma VGA. :thumbs_up
 
Beleza de placa mermão! Estou vendo que esta vga vai dar muita alegria pros seus donos.
Eu particularmente estou a espera das vgas DX11 e enquanto isso vou empurrando com a barriga a minha amada e esquentadinha vgazinha 4870:wub:
Mas fico pensando...Esta vga está com um preço bom, e não rolará um crossfire de duas destas? :sly:
Imaginem o desempenho das bichinhas...:snap:
 
ótimo review! não esquecendo q crysis roda razoavelmente no very high hj graças as otimizações dos drivers e patches, algo q não tarda para gta tbm.
 
Beleza de placa mermão! Estou vendo que esta vga vai dar muita alegria pros seus donos.
Eu particularmente estou a espera das vgas DX11 e enquanto isso vou empurrando com a barriga a minha amada e esquentadinha vgazinha 4870:wub:
Mas fico pensando...Esta vga está com um preço bom, e não rolará um crossfire de duas destas? :sly:
Imaginem o desempenho das bichinhas...:snap:


A 4870 ainda dá um bom caldo ainda , aqui na minha maquina roda tudo no talo com lcd de 22 '' ...
Se uma já boa , imagina um cross ... :yes:
 
a minha eh exactamente essa mesma placa... e ainda no cooler original deu pra puxar 956/1150 com estabilidade... rodei 3dmark06, 3dmarkvantage,gta IV, Crysis e FC2 tranquilamente... e com um bom ganho.... amanha vou testar com 1000/1200 pra ver como se sai...
 
Beleza de placa mermão! Estou vendo que esta vga vai dar muita alegria pros seus donos.
Eu particularmente estou a espera das vgas DX11 e enquanto isso vou empurrando com a barriga a minha amada e esquentadinha vgazinha 4870:wub:
Mas fico pensando...Esta vga está com um preço bom, e não rolará um crossfire de duas destas? :sly:
Imaginem o desempenho das bichinhas...:snap:

Com certeza muito forte, só não vai abri outro tópico ´´Decepção``:p
 
Belo review !!

Qual a temperatura ambiente no momento que vc checou a temperatura ?
Fiquei curioso , pois tenho uma 4870 com cooler padrao que não chega nessas temperaturas de jeito nenhum ...
 
Oi Daniel, a temp ambiente era de aproximadamente uns 18°c.

Agora está ainda mais fria.

A 4890 é mais fria que a 4870 cooler padrão mesmo.


Olha só. Quanto aos comentários acima me arrisco e ouso dizer que um Crossfire desta placa provavelmente deve deixar a GTX 295 na saudade hein... Posso estar errado, mas as chances são grandes.

Quem sabe eu não pego mais uma. Mas admito que seja difícil visando que é desnecessário.

Obs.: Irei diminuir o número de SS dos jogos ok? Irei deixar apenas 02 imagens para cada jogo, dessa forma tendo espaço para postagens de imagem no servidor do Adrena sobre o GRID e outros jogos. Outra alternativa é tirar os benchs do Crysis que não tenham AA, ou menores do que AA8x, ou seja, deixar só benchs com filtros no máximo. O quê acham?

Abraço!


Tony M.
 
Ótimo desempenho, parabéns! No aguardo do restante dos jogos.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo