• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

HD novo extranho :P

Tarcisio

Hungry Member
Registrado
Pessoal , acabei de comprar um hd novo 1.5TB
acabei de formatar , porém achei extranho que ele esta usando 133 megas
mesmo estando vazio :| ... alguma explicação ? virus ? :p

Marca: Western Digital Caviar Green
Tamanho: 1.5TB
Modelo: wdc wd15ears-00mvwb0
Western-Digital-Caviar-Green-1.5TB-Front.jpg


Ocupando: 133 MB - 139.874.304 bytes
26676323.png
 
A formataçao ocupa espaço, meus hd de 500gb todos estão com 417gb ou algo parecido que podem ser usados.
 
não não ,isso eu sei ... tanto que o meu ta em 1.36
a onda sao os 133 megas usados ... nao era pra ter nada usado ...
 
Algum arquivo oculto ? estranho mesmo, se vc acabou de formata teria que ta zerin
 
Talvez, digo talvez, o Windows tenha criado um ponto do sistema de recuperação (dele) no seu HD! Voce pode verificar indo em Painel de Controle > Sistema > Recuperação (ou algo parecido)!
 
Algum arquivo oculto ? estranho mesmo, se vc acabou de formata teria que ta zerin
eu olhei ,tem apenas o $RECYCLED

Talvez, digo talvez, o Windows tenha criado um ponto do sistema de recuperação (dele) no seu HD! Voce pode verificar indo em Painel de Controle > Sistema > Recuperação (ou algo parecido)!
a restauração esta desativada em todos os drivers ... eu acabei de olhar :p
 
EDIT: vai no gerenciador de discos (direito no meu computador, depois gerenciar, gerenciamento de disco eu acho), exclui a partição e cria novamente, depois formata).
 
estranho mesmo..

formata denovo e ve o que acontece :D
 
Cara, são so alguns megas, aqui eu tenho dois de 1tb e em ambos so da pra usar 931 GB ;D
 
que eu me lembre, quando formata pelo windows 7, ele cria uma particao de 100mb +/- automaticamente.. faz o que o Safsprin falou
 
Cara, são so alguns megas, aqui eu tenho dois de 1tb e em ambos so da pra usar 931 GB ;D

931 GB porque os HD tem a medida usando o sistema decimal, ou seja 1000000000000 de bytes (1000 bytes = 1 KB; 1000 KB = 1 MB; 1000 MB = 1 GB; 1000 GB = 1 TB)

e a medida correta em sistemas da informação da base binaria ^2 = 1024 bytes = 1 KB; 1024 KB = 1 MB; 1024MB = 1GB; 1024GB = 1 TB!

Mas esse nao é o problema dele, e sim que do espaço util o Windows Conseguiu roubar 100 MBytes!

que eu me lembre, quando formata pelo windows 7, ele cria uma particao de 100mb +/- automaticamente.. faz o que o Safsprin falou

Tambem nao é o problema dele, se fosse uma partiçao de 100 MB ele nem iria ver!

veja ali, a partiçao esta com uso de 133 MBytes a "toa"!

Procure no Gerenciador de Disco, que vera uma partiçao a parte com 100 MB e o Restante para o Sistema!
 
exatamente halflife3 133 megas usados a tos ... sem arquivos ocultos ...
eu olhei no msdos ... attrib tb e talz ... vou usar algum utilitario de particionamento ou achar algo na net
realmente esta extranho e nao gosto de nada extranho no meu pc , tenho documentos importante
nao posso me dar ao luxo de ter virus aqui em baixo do meu nariz :p
vou testar mais possibilidades hj a noite e vou postar os resultados.
 
eu vi que esse uso de 133 147 mb é normal :p arquivos do sistema :p

agora mais um problema :p
38800272.png


eu acustumado com o revodrive :p sera que ta sata I esse hd ?
 
Vendo produtos de informatica e eletroeletronicos então comprei do meu fornecedor um WDC WD15EARS-00MVWB0 1.5TB pra uso pessoal.
Ao utilizar o HD TUNE PRO para fazer uma analise do disco percebi que as velocidades de leitura/escrita do HD estavam muito lentos bem abaixo do normal, fiquei bravo.
Então deixei ele ligado no pc e com mais dois outros hds um Seagete 500gb 16mb cache 7200 rpm e um WD 1.0TB 7200 Rpm 64mb cache.
Após um tempo ligado as velocidades de leitura/escrita pareciam estar normais, analisando pelo hd tune, mas as vezes as velocidades dele voltava a cair novamente,
ontem e hoje parece que esta bem estabilizado.

Ao clicar na aba health, do hd tune, vi algumas mensagens que me preocuparam:

(01) Raw Read Error Rate - Current: 200 Worst: 197 Threshold: 51 data: 10 status: OK
(C7) Ultra DMA Error Count - Current: 200 Worst: 200 Threshold: 0 data: 1 status: OK
(C8) Write Error Rate - Current: 200 Worst: 200 Threshold: 0 data: 20 status: OK

Health status: warring

obs.: os valores de data é que preocupam

Após pesquisar muito, pois nao queria enviar esse HD para troca, vi em alguns sites dizendo
que Raw Read Error Rate é normal de acontecer hoje em hd de grandes capacidades, mas
nao acreditei muito pois meu outro HD de 1TB da western digital tinha Raw Read Error Rate com zero erros
mas ao analisar meu hd de 500gb da seagate (mais de um ano de uso) vi que ele tinha nada mais nada menos que
Raw Read Error Rate data: 187124739 (187Milhões) e eu nunca tive problemas com esse HD da seagate
e uso ele ate hoje sem saber que tais erros existiam.

(C7) Ultra DMA Error Count - Current: 200 Worst: 200 Threshold: 0 data: 1 status: OK
O HD Tune estava marcando esse status em amarelo. Warning!

Após pesquisar muito tb, descobri que esse erro acontece devido a má conexão dos cabos
sata. erro de ultra dma count acontece entre a saida de dados do hd e a controladora sata
da placa mãe, apos trocar os cabos e colocar o hd em outra porta SATA o hd tune continuou
exibindo o mesmo erro, continuei sem entender pq ainda exibia o erro, apos mais umas pesquisas
descobri que mesmo após o erro ter sido corrigido ele sempre irá ficar registrado no SMART LOG dentro
do HD mesmo que ele seja formatado, o registro de erros sao acumulativos nao da pra apagar os logs
vc tem que observar se mais erros nao irao ser gerados.

Sobre o problema de escrita pelo que pesquisei esse hd deveria gravar a 100mb/s
entao não entendi pq o meu hd estava gravando a 30~50mb/s.
Então descobri que quanto se instala um HD sata no computador vc deve ir na BIOS e alterar
as portas SATA onde estao os HDs para AHCI e não IDE. AHCI ira permitir que seu HD funcione realmente
como SATA e com todos os recursos dele se vc utiliza hot plug inclusive ira poder desligar o HD com o
pc ligado, além disso seu HD tb irá utlizar o recurso NCQ que melhora significativamente a performace
(Google: HD NCQ) Se o windows 7 ja estiver instalado na maquina antes de habilitar o AHCI vc
deve configurar o windows para aceitar o AHCI senao ira dar pau no sistema operacional
(Google it: How enable windows 7 AHCI) O gravador de DVD deve estar em uma porta
sata configurada como IDE senao o pc nao ira ligar.

(apos esse mudança a leitura do hd esta excelente e a escrita melhorou muito 50~60~90~100mb/s<-pico)

Outro detalhe é que a industria de hardware de hd esta migrando de 512 para 4k sector drive
creio que os drivers atuais para esses hds ainda nao suportam totalmente esse recurso.
vide: http://ivoras.sharanet.org/blog/tre...drive-or-other-4k-sector-drive-try-this..html

Talvez somados todos os problemas acima seja o motivo de tb esta ocorrendo o erro abaixo

(C8) Write Error Rate - Current: 200 Worst: 200 Threshold: 0 data: 20 status: OK

Os softwares everest e pc wizard 2010 dizem que apesar dos dados acima
o hd ira funcionar normalmente.

Gostaria que alguem confirmasse pra mim todas as informações acima pois ainda tenho um pouco de receio.

Tarcisio, instale o hd tune ai e poste a screen da aba health, gostaria de ver o status do seu

grande abraço.
 
Última edição:
@Everest-RJ , parabens pela excelente explicação!
 
Isto acontece quando vendem HD usado como se fosse novo.

Quando o HD está com defeito, com bad blocks, existem programas que isolam os bad blocks em alguns setores do HD enquanto o restante do espaço do disco pode ser usado, sem risco de se gravar algum dado em setores defeituosos.

Acontece que os setores com bad block ficam isolados, ocupando espaço em disco!

Tem muita gente sacana que faz isto, vende hardware usado como se fosse novo. Não estou dizendo que foi isto que aconteceu, estou só comentando sobre o que costuma acontecer nestes casos.
 
Última edição:
Isto acontece quando vendem HD usado como se fosse novo.

Quando o HD está com defeito, com bad blocks, existem programas que isolam os bad blocks em alguns setores do HD enquanto o restante do espaço do disco pode ser usado, sem risco de se gravar algum dado em setores defeituosos.

Acontece que os setores com bad block ficam isolados, ocupando espaço em disco!

Tem muita gente sacana que faz isto, vende hardware usado como se fosse novo. Não estou dizendo que foi isto que aconteceu, estou só comentando sobre o que costuma acontecer nestes casos.

isso não tem nada haver, isso acontece com hds novos. Os hds da western digital que foram citados são lançamentos aqui no brasil e no exterior.
 
bom esses hds da wester green edtion com suporte a Advanced Format? diz q tem mais espaco q os modelos q nao tem advanced format mas da problema no Xp esses hds tem que mudar jumper do hd pra usa direito nele no 7 ja roda suce sobre espaco normal quando se formata sistema usa poquim do espaco pra ele usa como se fosse controle nem se preocupe
 
Amigo não ligue pela falta de pouco mais de 100mb afinal vc pagou por um HD de 1.5 tera e recebeu um de 1.3, pura malandragem os fabricantes não usarem a medida ideal, vc compra pelo tamanho descrito e quando coloca no pc vê que foi enganado. :ranting3:
 
Tenho um HD de 320 GB Samsung e no HD Tune não apresenta nenhum problema. Este HD que tenho é montado no Brasil, etiqueta amarela.

Acho muito estranho um HD novo, zerado, ter parte da capacidade de armazenamento comprometida por arquivos desconhecidos. Podem ser programas ou podem ser setores com bad block isolados.
 
O Windows reserva uma pequena quantidade em disco para suas funcionalidades, além do fato do valor apresentado nos discos serem arredondados para cima. Isso explica você comprar um disco de 1.5T e ter "apenas" 1.3TB.

PS.: O meu WD Caviar Green de 1.5TB está morrendo... ou quase morto já. 82 Bad Blocks "apenas".
HD está virando sinônimo de loteria. :yucky:
 

Attachments

  • Bad Block.jpg
    Bad Block.jpg
    120.6 KB · Visitas: 71
Última edição:
O meu consta os mesmos erros mais 0 bad blocks e HD funcolionando normalmente.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo