HD SSD morreu! É possível o conserto ou só resta o RMA?

masterpiece

know-it-all Member
Infelizmente, meu HD Corsair SSD Force GT 120gb parou de funcionar do nada, não é mais reconhecido pela BIOS de nenhum computador. Foi muito azar da minha parte já que é raríssimo um HD ssd dá defeito. Não achei nenhuma loja que efetuasse qualquer reparo em HD SSD. Perdi muitos arquivos importantes! Pior que no dia anterior estava pensando em comprar 50GB no skydrive.

Para diminuir a desgraça descobri que seria possível conseguir a garantia junto a Corsair que é de 3 anos para meu produto. Fiz o RMA no site deles que foi extremamente fácil, eles não pediram nota fiscal, nem nada, apenas dados relativos ao produto. Recebi um e-mail confirmando que o RMA foi aceito e que eu teria que enviar o produto para um endereço nos EUA.

Eles já mandaram os dados que devem constar na frente do pacote. Por precaução, mandarei uma cópia da nota fiscal do produto.

É possível o conserto ou só resta o RMA?
O envio é feito no correio?
O frete é muito caro (mesmo o HD ssd sendo pequeno é leve)?
Preciso colocar a caixa do produto (acho que não tenho mais) e o colocar o adaptador de baia interna (3,5" > 2,5")?
Quanto tempo demora em média para eu receber o meu HD consertado ou outro HD?
Alguma dica para eu não ter problema?

Normalmente o fabricante disponibiliza algum utilitario, as vezes com boot de linux via pendrive, para atualização de firmware.
Pode ser uma tentativa

Normalmente o fabricante disponibiliza algum utilitario, as vezes com boot de linux via pendrive, para atualização de firmware.
Pode ser uma tentativa

Mas nem a BIOS da placa mãe reconhece o HD! Para atualizar o firmware do HD SSD pelo menos o mesmo precisa ser reconhecido pela BIOS da placa mãe.

Estou usando o ubuntu via pendrive e o HD também não foi reconhecido! Testei em outros computadores também e nada!

De qualquer forma, obrigado pela dica!

Eu enviaria pro rma logo. eles devem te enviar um novo.
Ao todo, acho que deve ser cerca de 1 mês pra vc ter o ssd de volta do rma e o frete não deve ser tão caro, a menos que vc envie por sedex.
Normalmente não precisa enviar na caixa original, nem com os acessórios, apenas o ssd mesmo. Mas verifica na msg que eles te mandaram se precisa enviar ele com os acessórios e talz.

Se esse ssd tiver dois pinos próximo aos conectores sata, você poderá colocar um jumper assim será reconhecido na bios com um nome estranho. Feito isso baixar programa no site do fabricante e atualizar firmware.

Se esse ssd tiver dois pinos próximo aos conectores sata, você poderá colocar um jumper assim será reconhecido na bios com um nome estranho. Feito isso baixar programa no site do fabricante e atualizar firmware.

Infelizmente, não achei qualquer pino neste HD SSD. Olha as fotos dele:

hd-ssd-corsair-force-3-gt-f120-120gb-sata-3-envio-imediato_MLB-O-2974730093_072012.jpg

corsair_force_series_gt_120gb.jpg

182071d1330468427-review-ssd-corsair-force-3-90gb-corsair-force-gt-120-gb-02-inspectia-corsair-120.jpg

A tristeza vai ser se te taxarem na alfandega quando receber o SSD novo.....

A tristeza vai ser se te taxarem na alfandega quando receber o SSD novo.....

As taxas alfandegárias não são por conta da Corsair?

Mesmo sendo apenas uma troca em garantia, vai ter a incidência normal de todos os impostos?

As taxas alfandegárias não são por conta da Corsair?
Mesmo sendo apenas uma troca em garantia, vai ter a incidência normal de todos os impostos?

Dificilmente a Corsair vai arcar com os tributos daqui do nosso Brazil.
Deve ter em algum canto do contrato de garantia onde diz que a garantia é pra dentro dos EUA etc....

Então, quando o produto volta, pra alfandega, é como se fosse um item novo.
Sei que tem uma modalidade de envio nos correios que tenta informar esse tipo de transação de garantia. Se não me engano chama-se exportação temporária.

Deve ter em algum canto do contrato de garantia onde diz que a garantia é pra dentro dos EUA etc....

Sei que tem uma modalidade de envio nos correios que tenta informar esse tipo de transação de garantia. Se não me engano chama-se exportação temporária.

Mesmo com o risco de vir taxado vale a pena recorrer ao RMA?
Quanto custa em média essas taxas de um HD SSD (pequeno e leve) em troca de garantia?

Mesmo com o risco de vir taxado vale a pena recorrer ao RMA?
Quanto custa em média essas taxas de um HD SSD (pequeno e leve) em troca de garantia?

Fica dificil eu te dizer se vale ou não a pena ativar o RMA...
No meu caso específico, meu SSD Mushkin do notebook tb parou de vez e não era mais reconhecido.
Eu mandei pra RMA, mas minha filha faz faculdade lá nos EUA, então ficou fácil retornar o SSD pra cá.

Se for taxado, acho que é os 60% do valor declarado do produto.

Eu fiz RMA da Corsair e na chegada a transportadora (UPS) me ligou pra pegar meu CPF, segundo eles, pra liberação na alfândega.

@masterpiece:

Uma sugestão, quando for fazer o RMA, ligue no suporte da Corsair (dá pra ligar de graça pelo Skype, é um número 1-800 dos EUA, equivalente ao nosso 0800) e pergunte sobre In-advance replacement: você deixa o valor do produto 'em consignação' no cartão de crédito, eles te mandam o produto substituto na hora, você manda o quebrado depois que o novo chegar, e eles cancelam a cobrança. Isso me poupou ficar sem PC por mais de um mês e meio devido a uma VX550 defeituosa (5 anos de garantia valeram a pena!).

Eu fiz RMA da Corsair e na chegada a transportadora (UPS) me ligou pra pegar meu CPF, segundo eles, pra liberação na alfândega.

@masterpiece:

Uma sugestão, quando for fazer o RMA, ligue no suporte da Corsair (dá pra ligar de graça pelo Skype, é um número 1-800 dos EUA, equivalente ao nosso 0800) e pergunte sobre In-advance replacement: você deixa o valor do produto 'em consignação' no cartão de crédito, eles te mandam o produto substituto na hora, você manda o quebrado depois que o novo chegar, e eles cancelam a cobrança. Isso me poupou ficar sem PC por mais de um mês e meio devido a uma VX550 defeituosa (5 anos de garantia valeram a pena!).

Vi essa opção e achei interessante, no entanto, já escolhi a o procedimento comum. Pelo que vi eles oferecem essa opção no próprio site também, quando se esta fazendo o RMA. Só se eu cancelar o RMA e abrir outro.

Já comprei um HD mecânico para ficar usando enquanto o SSD não chegar para aumentar a velocidade. O prejuízo irreparável mesmo será o dos dados perdidos!

À propósito, como foi sua experiência? Eles mandaram outra fonte dos EUA? Qual o valor da consignação que a operadora do cartão cobrou (veio taxas e frete embutidos)? Vc chegou a pagar a consignação e depois que eles cancelaram veio na fatura subsequente o crédito?

Achei muito bacana este método, mas poucas pessoas se aventuraram por ele aqui no Brasil, de modo que fiquei receoso!

@masterpiece:

Eu liguei no suporte depois de já ter feito o pedido no site e dei meu cartão de crédito. Eles cobraram o preço de rótulo da fonte substituta (uma CX600, US$70). Mandaram então a fonte nova, impressionantemente rápido; no mesmo dia da ligação me deram o tracking.

A encomenda chegou no Brasil em ~10 dias corridos. Me ligaram da UPS pedindo meu CPF pra liberação na alfândega, agendaram a entrega e chegou pra mim dois dias depois. Eu enviei então minha fonte quebrada, se não me engano chegou pra eles em ~10 dias também, e alguns dias depois a cobrança 'sumiu' do meu extrato, antes que chegasse a ser faturada (não entendo muito bem de transações bancárias, assumo que a cobrança foi cancelada do lado deles).

Infelizmente a taxa de envio dos Correios ainda me fez gastar um pouco com essa troca, mas R$100 ainda é bem menos que o preço de uma fonte nova por aqui (olhando no ML a CX600 sai por ~R$300). Um SSD, porém, é *bem* mais leve, o frete deve ser bem mais barato.

Lendo o tópico de RMA da Corsair aqui do fórum vi que nem todo mundo teve uma experiência tão boa quanto eu, mas de minha parte digo que estou 110% satisfeito com a garantia, especialmente considerando que comprei a falecida VX550 no segundo semestre de 2008, e agora estou com uma fonte nova em folha 4 anos e meio depois.

O prejuízo irreparável mesmo será o dos dados perdidos!

Realmente sei como isso é irritante, perdi um Vertex 2 com pouco tempo de uso. Felizmente eu não tinha nem apagado os dados dos locais originais, mas foi uma lição forçada quanto a importância de backups regulares.

@masterpiece:

Eu liguei no suporte depois de já ter feito o pedido no site e dei meu cartão de crédito. Eles cobraram o preço de rótulo da fonte substituta (uma CX600, US$70). Mandaram então a fonte nova, impressionantemente rápido; no mesmo dia da ligação me deram o tracking.

A encomenda chegou no Brasil em ~10 dias corridos. Me ligaram da UPS pedindo meu CPF pra liberação na alfândega, agendaram a entrega e chegou pra mim dois dias depois. Eu enviei então minha fonte quebrada, se não me engano chegou pra eles em ~10 dias também, e alguns dias depois a cobrança 'sumiu' do meu extrato, antes que chegasse a ser faturada (não entendo muito bem de transações bancárias, assumo que a cobrança foi cancelada do lado deles).

Infelizmente a taxa de envio dos Correios ainda me fez gastar um pouco com essa troca, mas R$100 ainda é bem menos que o preço de uma fonte nova por aqui (olhando no ML a CX600 sai por ~R$300). Um SSD, porém, é *bem* mais leve, o frete deve ser bem mais barato.

Lendo o tópico de RMA da Corsair aqui do fórum vi que nem todo mundo teve uma experiência tão boa quanto eu, mas de minha parte digo que estou 110% satisfeito com a garantia, especialmente considerando que comprei a falecida VX550 no segundo semestre de 2008, e agora estou com uma fonte nova em folha 4 anos e meio depois.

Realmente sei como isso é irritante, perdi um Vertex 2 com pouco tempo de uso. Felizmente eu não tinha nem apagado os dados dos locais originais, mas foi uma lição forçada quanto a importância de backups regulares.

Amigo, vc quase me convenceu a fazer o mesmo, minha única dificuldade por hora é com o inglês, já que não me garanto conversar com o atendente com fluência.

No entanto, eu posso pedir para um primo meu me ajudar na hora. Vou pensar melhor!

Muito obrigado pelo seu relato!

SSd dá defeitos ?! Poxa não sabia, pois todos falam que é bem mais confiável que um HD mecânico e bla bla bla, justo agora que estava para comprar um Kingston HyperX de 800 reais!

O RMA da Corsair é perfeito, tive um problema do H100 mandei pro RMA e recebi um novo mais moderno sem nenhum custo.

[]'s

SSd dá defeitos ?! Poxa não sabia, pois todos falam que é bem mais confiável que um HD mecânico e bla bla bla, justo agora que estava para comprar um Kingston HyperX de 800 reais!

Pior que estraga cara... Meu OCZ Vector de 256GB morreu da noite pro dia, sorte estar na garantia do vendedor ainda.

Só por curiosidade: quanto tempo de uso tinha o SSD que queimou?? Você fez aquelas otimizações do Windows para SSD?

Pior que estraga cara... Meu OCZ Vector de 256GB morreu da noite pro dia, sorte estar na garantia do vendedor ainda.

Só por curiosidade: quanto tempo de uso tinha o SSD que queimou?? Você fez aquelas otimizações do Windows para SSD?

As otimizações pra SSD só fazem diferença na vida útil de escritas da célula, quando um SSD falha por isso você vai ver erros de SMART aumentarem gradualmente. E isso demora anos pra acontecer, talvez décadas num uso normal. Pode ter certeza que 99.5% dos SSDs que falham são por qualquer outro motivo que não exhaustão de vida útil.

Última edição:
Poxa agora fiquei com a pulga atráz da orelha, compro ou não compro um SSD Kingston HyperX 240GB ? Na verdade estou com medo de investir e dar mer**.

Meu SSD tinha exatamente 1 ano e 2 meses. Usava o Windows 8! A minha fonte era boa, da corsair também. No dia que parou de funcionar eu instalei alguns fans extras no gabinete e liguei e desliguei o gabinete algumas vezes seguidas durante a instalação, mas nada que justificasse qualquer problema.

Poxa agora fiquei com a pulga atráz da orelha, compro ou não compro um SSD Kingston HyperX 240GB ? Na verdade estou com medo de investir e dar mer**.

O que eu posso dizer é que um drive SDD turbina a velocidade do PC nas atividades comuns (iniciar o PC, abrir pastas e programas), upgrade nenhum em processador e memória, vai te dar a "sensação" de fluidez e rapidez que um drive SSD dá.

Recomendo que vc compre um SSD menor, só para o sistema operacional e programas mais usados, e use um HD mecânico para os demais dados.

A possibilidade de um HD SSD dar problema é muito menor do que um HD mecânico! Tecnologia flash é muito mais segura do que a mecânica! Agora se um HD SSD der qualquer problema, já era, não tem conserto. Em HD mecânico ainda é possível trocar a placa lógica ou tentar recuperar os dados! Perdi muitos dados importantes! :nooo:
É difícil demais dar algum problema! O meu quebrou porque eu sou "pé frio" mesmo nessas coisas! :lol2:

Meu SSD tinha exatamente 1 ano e 2 meses. Usava o Windows 8! A minha fonte era boa, da corsair também. No dia que parou de funcionar eu instalei alguns fans extras no gabinete e liguei e desliguei o gabinete algumas vezes seguidas durante a instalação, mas nada que justificasse qualquer problema.

Caramba, realmente nada que justifique ele morrer assim do nada.... você monitorava a "saúde" dele por esses programinhas tipo crystal disk info??? Aqui abro diariamente para ver o health do meu.

Caramba, realmente nada que justifique ele morrer assim do nada.... você monitorava a "saúde" dele por esses programinhas tipo crystal disk info??? Aqui abro diariamente para ver o health do meu.

Medida de saúde por SMART de SSD = vida útil da memória flash, que com certeza absoluta não foi o caso com esse tempo de uso.

Users who are viewing this thread

Voltar