Hds SATA II E SATA 3GBs

Shakall

know-it-all Member
Registrado
Pessoal to meio perdido sobre estes assunto, fiqeui sabendo ontem que existe hds sataII e hds sata 3Gbs, alguem sabe me dizer a diferença dos dois, pq ambos tem 3Gbs não é? e como saber qual o tipo do hd, ou se alguem tiver um link que algum lugar explicando sobre isso, postar aqui valeu!
 
Qu eu saiba o sata 2 é o 3GB!
 
SATA -> 1,5gb/s
SATA II -> 3,0gb/s

mas pelo que andei lendo a maioria das vezes eles nao se referem a sata2 e sim a sata 3gb/s

:wave:
 
o 3.0 Gb/s é o SATA II o SATA normal é 1.5 Gb/s
 
Na verdade, TEM DIFERENÇA SIM.

SATAII NÃO SIGNIFICA 3GB/s

SATAII NÃO É SINONIMO DE TRANSFERENCIA 3GB/s, MAS UM NOME DE UMA ORGANIZAÇAO FORMADA PARA CRIAR AS ESPECIFICAÇOES SATA, SENDO QUE O GRUPO JA MUDOU O NOME PARA SATA-IO.

A CAPACIDADE DE 3GB/s FOI APENAS UMA DE MUITAS CRIADAS PELO COMITE SATAII, DEVIDO A SER A MAIS IMPORTANTE ACABOU ERRONEAMENTE SE TORNANDO SINONIMO DE SATAII.


http://www.sata-io.org/namingguidelines.asp
http://www.asisupport.com/ts_sata300_article.htm
 
Tá...tu falou falou e no fim disse o mesmo que todos

:rolleyes:

:lol:

Vou explicar melhor, a grande maioria dos hds que se intitulam sataII, não transferem a 3GB/s, eles têm apenas algumas especificaçoes do comite SATAII, certo? Vende-se gato por lebre...
 
O barramento até pode transferir 3gb/s, mas a velocidade de um HD é de mais ou menos 60mb/s, depende do hd é claro.
 
Todo o sata2 tem que ter ncq,mas atenção eu tenho um disco sata1 com ncq
No principio houve marcas que vendiam discos com ncq como já sata 2 e tambem vendiam discos como sata2 sem ncq, houve muinta confusão com certas marcas.
 
Os 3.0 GB por segundo (300 MB por segundo efetivos) são só as transferencias em pico que em alguns HDs chegam em até 200 MB então sendo preciso usar o SATA II em vez do SATA I, mas a taxa de transferencia no geral é de 60-70 MB/s então não aproveitando o SATA II totalmente.
 
Todo o sata2 tem que ter ncq,mas atenção eu tenho um disco sata1 com ncq
No principio houve marcas que vendiam discos com ncq como já sata 2 e tambem vendiam discos como sata2 sem ncq, houve muinta confusão com certas marcas.
pode ser q vc tenha um hd sata2 com ncq mais ele esta jampeado pra funcionar como sata1... mais jah vi um seagate sata1 msmo com ncq, mais jah faz um tempinho...
 
Vou explicar melhor, a grande maioria dos hds que se intitulam sataII, não transferem a 3GB/s, eles têm apenas algumas especificaçoes do comite SATAII, certo? Vende-se gato por lebre...
mais todas as especificações sao assim, falam em virtua4mb e vc pensa: opa 4.0por segundo ? q isso so 10% é o garantido !, nos hds sao a msma coisa 3.0gbps sao 300mb, mais so com uma boa controladora pra chega perto disso, aki rodei o sata2 e testei com o atto, deu 245mbps :evil:
 
mais todas as especificações sao assim, falam em virtua4mb e vc pensa: opa 4.0por segundo ? q isso so 10% é o garantido !, nos hds sao a msma coisa 3.0gbps sao 300mb, mais so com uma boa controladora pra chega perto disso, aki rodei o sata2 e testei com o atto, deu 245mbps :evil:

Verdade, mas acho que neste caso do SATAII, o estelionato foi bem maior. Pois as vezes, o HD tinha apenas algumas especificaçoes do comite sataII (muitas vezes nem relacionadas com taxas de transferencia), e ele ja recebia a "intitulação" de sataII, mesmo tendo taxas de 150mb. O pobre usuario leigo via aquele escrito sataII e já imaginava (ingenuamente) que seu hd suportava até 300mb, mas tava levando um que aguentava 150mb no maximo se tanto...
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo