Help ae qm saca de eletronica !

DaRkReN

Usuário Registrado
Seguinte queria ligar um cooler e fazer uma chave liga/desliga ai já sei como botar a chave e talz mais tava pensando em botar um led mais naum faço ideia de como botar... alguem ai podia mostrar como fazer... toma meu esquema como base...

----- (adivinha!)
| + |
-----
|| (1° fio 12v, 2° fio neutro)
||
||
||
||
O (chavel liga/desliga

DaRkReN

Usuário Registrado
porra pq ninguem responde ?

jpa vi varios case mods q tinhaum isso... pow alguem responde ai...

Aurus

Powered by 64bits
Vai em forumpcs.com.br, lah so tem cara foda (em case mods e refrigeracao).

coiote

New Member
Seguinte queria ligar um cooler e fazer uma chave liga/desliga ai já sei como botar a chave e talz mais tava pensando em botar um led mais naum faço ideia de como botar... alguem ai podia mostrar como fazer... toma meu esquema como base...

----- (adivinha!)
| + |
-----
|| (1° fio 12v, 2° fio neutro)
||
||
||
||
O (chavel liga/desliga

ahhh , é simples mano... vou tentar explicar,
um led precisa de 1,7volts pra acender, se fou mais ele queima...
pra reduzir os 12v da fonte em 1,7v pro led, tem q ter uma pecinha que se chama RESISTOR, isso vc acha em qq loja q vende componentes eletronicos ...

calculando certinho o resistor precisa ser de 1Kohms(vulgo 1K e tem as cores=marrom/preto/vermelho/prata ou ouro), pode ser o menor que achar ...

ae fica +/- assim a ligação,siga as linhas:

LED+ ............RESISTOR 1K............positivo da fonte 12V
LED- .............................................negativo da fonte

ok ? se precisar de algo mais é só perguntar

DaRkReN

Usuário Registrado
cara vlw mesmo mais soh uma coisa...

Naum saquei direito uma coisa... tá o resistor diminui a voltagem pra naum queimar o led mais onde eu botaria o resistor e o led ? pq c eu botar antes naum sobraria voltagem pro cooler e c eu ligar depois poderia baixar a voltagem do led neh ?

eu tava pensando em ligar assim depois da sua explicação.. funcionaria o apresentaria o problema de naum ligar o led por poca eletricidade ?

+fonte ------ botaumzito ------ cooler ------resistor de 1k (1,7 volts) pro led ------ led ---------|
-fonte ---------------------------------------------------------------------------|

DaRkReN

Usuário Registrado
amigo meu me deu otrra ideia tipow assim... ligar fonte > botaum > cooler e led, os dois juntos tipow como c fose um T e depois junta os dois no nega tivo dinovo.... oq vc acha q funciona ?

coiote

New Member
vou tentar explicar, lamento , estou sem nenhum editor grafico aqui no micro
O terminal "cathode(-)" é ligado diretamente no negativo da fonte
O terminal "ANODE(+)" é ligado diretamente e unicamente em uma das "pernas" do resistor...
a outra "perna" do resistor , você pode ligar antes ou depois da chave do cooler... vc escolhe se quer q acenda junto com o cooler ou fique ligado direto . ;)

Attachments

• led.jpg
    led.jpg
    12 KB · Visitas: 69

DaRkReN

Usuário Registrado
é isso q eu tenho q fazer ? c naum for manda um eskema pra led ligar junto com o cooler... pode ser até em texto ou paint dando pra intender ta bom...

e vem alguma marca no resistor mostrando qual é o cathode(-) e qual é o ANODE(+) ?

Attachments

• aff.bmp
    131 KB · Visitas: 64

coiote

New Member
hahahahahah, depois olha meu rabisco cara ! putz q mal ...

bom, o resistor não tem positivo/negativo, tato faz o lado dele, o led já tem ... se baseie na foto real do led pra achar no seu o positivo, se ligar invertido, raramente queima ok !
a ligacao tem q ficar assim

Attachments

• led1.bmp
    10.9 KB · Visitas: 56

DaRkReN

Usuário Registrado
vlw mesmo cara, sakei como faz...

e fico rox seu byhapyzinho hehe :D

em falar nisso sabe onde acho uum botaunzinho tipow alavanca... ? planejo botar numa baia...

coiote

New Member
vlw mesmo cara, sakei como faz...

e fico rox seu byhapyzinho hehe :D

em falar nisso sabe onde acho uum botaunzinho tipow alavanca... ? planejo botar numa baia...
na eletronica radar, pertinho do hotel valerim la no centro, eles vendem muitos componetes eletronicos

Usuários que está vendo este tópico