[Help] Pequena particao so para o XP

onikagebr

Just another player...
Registrado
Hoje mais uma vez meu XP travou completamente, e terei que formatar sua particao e reinstalar o SO...

O grande problema eh ter que ficar fazendo backup de todos os programas e jogos na particao do XP.

Gostaria de saber se eu posso instalar o XP sozinho em uma particao ''A'' de aproximadamente 2GB, e criar outra particao ''B'' para jogos e programas, e uma particao ''C'' apenas para arquivos e documentos.

Assim eu nao teria dor de cabeca ao formatar o XP, todos os jogos ficariam intactos e etc. E eu sei que eles funcionam apenas com ses proprios arquivos. WoW, jogos do Steam e etc, nao precisam ser reinstalados, e sao os programas mais cancativos de se instalar novamente...

Posso fazer isso? Nao vou perder desenpenho ou alguma coisa assim?
 
Não tem como você fazer isso, pois quando você instala um jogo, mesmo optando em ser instalado em outra partição, muitos arquivos serão gravados nos diretórios de sistema do WinXP. Nesse caso, quando você formatar o XP, os jogos não irão mais rodar, pois os arquivos dos jogos que são gravados nos diretórios de sistema do XP serão apagados quando for realizada a formação.

Dica: Já pensou em Ghost cara ? Putz, depois que comecei a utilizar o ghost, nunca mais tive problemas com formatação. É bem simples, você instala o XP, depois instala todos os driver's, software's, games, configurações pessoais, etc... Após fazer isso, você faz um ghost da sua partição C:, e caso futuramente você precise formatar devido a algum problema, basta restaurar a partição, sem ter que começar tudo do zero.
 
Vo pesquizar sobre esse ghost, parece bem util!

Quanto a instalacao dos jogos, ja testei isso antes. Battlefield 2, WoW, FFXI, e todos os jogos da steam nao precisam de nenhum arquivo fora de suas pastas. Sempre que eu formato eu copio a pasta deles e coloco em outro lugar. Faz anos que eu nao instalo esses jogos denovo.
 
Vo pesquizar sobre esse ghost, parece bem util!

Quanto a instalacao dos jogos, ja testei isso antes. Battlefield 2, WoW, FFXI, e todos os jogos da steam nao precisam de nenhum arquivo fora de suas pastas. Sempre que eu formato eu copio a pasta deles e coloco em outro lugar. Faz anos que eu nao instalo esses jogos denovo.

E os software's em geral ? Ou você tem somente games instalado ?
Quando se instala um game ele envia informações para o registro, por isso eu acho que não deve funcionar, mas se você testou e disse que funcionou, melhor.
 
Se eu nao tiver que reinstalar os jogos, o resto eh bem rapido. Alias, no meu windows os programas principais ja vem instalados quando eu reinstalo o SO.

A dor de cabeca sao os jogos, seus updates e etc. O resto eh rapido.
 
Se eu nao tiver que reinstalar os jogos, o resto eh bem rapido. Alias, no meu windows os programas principais ja vem instalados quando eu reinstalo o SO.

A dor de cabeca sao os jogos, seus updates e etc. O resto eh rapido.

Nesse caso então continue fazendo isso, como você mesmo afirmou, é 100% garantido o funcionamento dos games. :D

No meu caso já não serve, pois tenho zilhões de software's instalados, vixe, só mesmo com ghost, pois se eu tiver que formatar e começar a instalar tudo do zero novamente, vou ficar uns 3 dias.
 
dIREsTRAITS Por acaso o programa que você usa é o Norton Ghost??
 
dIREsTRAITS Por acaso o programa que você usa é o Norton Ghost??

Exato.

Antes eu utilizava o Drive Image da PowerQuest, mas a Symantec comprou a PowerQuest e pararam de desenvolver o Drive Image.
Se não me falha a memória a ultima versão do Drive Image foi a 7.0, e até onde sei, o mesmo não da suporte a HD's SATAII.
 
Exato.

Antes eu utilizava o Drive Image da PowerQuest, mas a Symantec comprou a PowerQuest e pararam de desenvolver o Drive Image.
Se não me falha a memória a ultima versão do Drive Image foi a 7.0, e até onde sei, o mesmo não da suporte a HD's SATAII.

Ahh. E como que funciona? Por exemplo, como você falou sobre o seu SO, você tem gravado a imagem num DVD?
 
Ahh. E como que funciona? Por exemplo, como você falou sobre o seu SO, você tem gravado a imagem num DVD?

O tamanho total da imagem do meu OS é de 18gb, isso que o Ghost tem um excelente método de compressão, diminuindo muito o tamanho. Mas devo ressaltar que tenho somente o OS, driver's, software's e games instalados, não deixo filmes, videos, mp3, etc... no meu C:, para isso eu tenho outra partição destinada ao armazenamento de dados em geral.
No momento eu deixo a imagem em um HD IDE de 30gb, mas o Ghost também oferece um recurso para dividir o arquivo para que caibam em mídias de 4.7gb ou 9gb.

[]'s.
 
O tamanho total da imagem do meu OS é de 18gb, isso que o Ghost tem um excelente método de compressão, diminuindo muito o tamanho. Mas devo ressaltar que tenho somente o OS, driver's, software's e games instalados, não deixo filmes, videos, mp3, etc... no meu C:, para isso eu tenho outra partição destinada ao armazenamento de dados em geral.
No momento eu deixo a imagem em um HD IDE de 30gb, mas o Ghost também oferece um recurso para dividir o arquivo para que caibam em mídias de 4.7gb ou 9gb.

[]'s.

Nossa que legal isso. Vou dar uma olhada nesse programa. Ele é rápido na hora de 'reformatar' ?
 
2GB para o SO não tem espaço nem pra memória virtual. O SO vai se expandir com o tempo. A maioria dos jogos e programas que vc instala, não adianta, sempre vai algo para o diretório do XP.

Com o tempo o SO vai ficar um lixo. E sem memória virtual não dá. No mínimo 8GB para o XP trabalhar legal. No mínimo!
 
Isso vai depender da velocidade do seu HD e do tamanho da imagem a ser restaurada. No meu caso, ele restaura 18gb em torno de 12min.

Que rápido !!! Mas já que é tão rápido assim então ele somente apaga o SO e coloca por cima denovo? Não formata?

Não entendi. :huh:
 
Que rápido !!! Mas já que é tão rápido assim então ele somente apaga o SO e coloca por cima denovo? Não formata?

Não entendi. :huh:

Não. Ele apaga a partição e restaura a imagem com sistema de arquivos e tudo. Quando se cria uma imagem com o ghost de uma partição, ele não está somente criando uma imagem do OS, esse processo inclui também o Sistema de Arquivos, nesse caso, NTFS, por isso não ha necessidade de formatar, pois a própria imagem já está com o sistema de arquivos.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo