I5-8500 é muito melhor que um I7 3770?

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Wenzio
  • Data de Início Data de Início

Wenzio

Member
Geralmente os i7 saem melhores que os I5, mas como esse I5 é de uma geração mais atual queria saber se o desempenho se sai muito melhor que o I7 ou se é melhor em pouca coisa

Um i3 8100 seria o mais "justo" pra comparar com o 3770, mesmo sendo um saco achar benchmark confiável que compare os 2, afinal são 5 anos de diferença entre os lançamentos

O 8100 é 4c4t (nem HT tem), mas a performance dele single core já é maior, já usa DDR4, gpu integrada melhor, etc...

No uso básico, 8GB de RAM e SSD fica bem OK pro 3770 (no trabalho sai de i5 3xxx pra um 8100t).....Só que em jogos a coisa muda, ainda mais se for os atuais

Fora que tem o lance das placas.....O mercado tem muita H61, que aceita o 3770, mas não são todas que vão ter USB 3.0 e SATA 3.......Sem SATA 3, um SSD Sata já trabalha capado na metade

Em um pc com uma GTx 1650 16GB de ram e um I5 8500 fica da hora? Essas configs, só que com um I7-3770 tá rodando jogos atuais até que de boa, então um i5-8500 deve ficar melhor ainda

Geralmente os i7 saem melhores que os I5, mas como esse I5 é de uma geração mais atual queria saber se o desempenho se sai muito melhor que o I7 ou se é melhor em pouca coisa
Sim, o i5 8500 é bem melhor que i7 3770, além de suportar o DDR4 e NVMe. Mas tem que ver como custa esse processador, pois dependendo disso, daria para pegar algo bem melhor e mais recente.

Eu uso i7-3770 para jogos, e o único título realmente injogável até agora foi "Call of Duty: Modern Warfare 2" (quando esteve de graça durante um fim de semana).

O problema das gerações anteriores é como disseram, não existem placas-mãe com SATA3 (e quatro slots de memória) amplamente disponíveis, como 10 anos atrás.

Se não se importar de comprar usado, existem algumas de segunda linha, como Itautec, Daten etc no Mercado Livre, mas eles empurram processador e memória junto.

Mas não vale a pena investir em Sandy/Ivy Bridge se for hoje. Eu já tinha desde que criei a conta aqui.

Olha, MUITO melhor não é não, mas é sim melhor. Pelo que entendi você tem um i7 3770 e quer saber se ir para um i5 8500 compensa, não é?

Vantagens:
- Dois núcleos reais a mais (6c)
- Clock maior (4.1GHz ST, 3.9GHz MT)
- Memórias DDR4 (2666MHz)

Desvantagens:
- Temperatura (~80ºC em jogos, ~92C stress-test)
- Consumo (>100W full-load stress-test)

Como seu foco é jogo, o ganho será OK (benchmark sintético vai exagerar na diferença, na prática não é tão grande, mas ainda sim perceptível), e em programas profissionais a diferença se dará pelo suporte ao AVX2, que a terceira geração não tem. No dia-a-dia você não sentirá diferenças práticas não (até porque o clock base desse i5 é menor). Agora se formos olhar para a plataforma em si, você terá mais vantagens, como já dito, USB3, NVMe e afins realmente fazem a diferença. Se encontrar um kit completo a um preço bom vale o upgrade, mas caso não dê preferência a saltar para a décima geração no mínimo, o i3 10100F está barato e uma placa-mãe para ele sai por menos de 500 reais já... Ou então migre para os Ryzens, tem muita opção interessante no socket AM4 a preços acessíveis.

O I5 8500 está bem acessivel
Olha, MUITO melhor não é não, mas é sim melhor. Pelo que entendi você tem um i7 3770 e quer saber se ir para um i5 8500 compensa, não é?

Vantagens:
- Dois núcleos reais a mais (6c)
- Clock maior (4.1GHz ST, 3.9GHz MT)
- Memórias DDR4 (2666MHz)

Desvantagens:
- Temperatura (~80ºC em jogos, ~92C stress-test)
- Consumo (>100W full-load stress-test)

Como seu foco é jogo, o ganho será OK (benchmark sintético vai exagerar na diferença, na prática não é tão grande, mas ainda sim perceptível), e em programas profissionais a diferença se dará pelo suporte ao AVX2, que a terceira geração não tem. No dia-a-dia você não sentirá diferenças práticas não (até porque o clock base desse i5 é menor). Agora se formos olhar para a plataforma em si, você terá mais vantagens, como já dito, USB3, NVMe e afins realmente fazem a diferença. Se encontrar um kit completo a um preço bom vale o upgrade, mas caso não dê preferência a saltar para a décima geração no mínimo, o i3 10100F está barato e uma placa-mãe para ele sai por menos de 500 reais já... Ou então migre para os Ryzens, tem muita opção interessante no socket AM4 a preços acessíveis.
O I5 8500 está bem acessivel, e a placa mãe dele custa uns 300 reais, suporte ddr4, pega processadores de até 9 geração se não me engano e também servirá pro meu real objetivo, que é pegar um processador mais atual pra poder migrar para o windows 11 sem usar gambiarra, já que ele é compatível com processadores da 8 geração. De qualquer forma, você me ajudou muito esclarecendo os pontos positivos e os contras do processador. Obg. Eu até pensei e ir para a Ryzen, mas a variedade de processadores da intel me agrada mais, mesmo que futuramente eu possa acabar testando um Ryzen.

Eu até pensei e ir para a Ryzen, mas a variedade de processadores da intel me agrada mais, mesmo que futuramente eu possa acabar testando um Ryzen.

Na minha opinião esse i5 8500 não compensa por 600 reais. Pelo mesmo preço ou em até em promoção vc pega um Ryzen 5 5500 novo que é 6 cores/12 threads e tem literalmente o dobro de performance desse i5 dependendo do caso.

Só iria neste i5 caso você já tivesse uma placa-mãe compatível, caso vá comprar uma placa mãe e o processador, não vale a pena. Na verdade, tendo a placa-mãe para o i5-8500, pagar R$ 600,00 nele já não parece ser um bom negócio.

Só iria neste i5 caso você já tivesse uma placa-mãe compatível, caso vá comprar uma placa mãe e o processador, não vale a pena. Na verdade, tendo a placa-mãe para o i5-8500, pagar R$ 600,00 nele já não parece ser um bom negócio.
E comprar a placa mãe e um processador i5 de 9 geração vale? O preço não muda muito.

É um pouco melhor.
Não muito.
Em qualquer caso, mudar de CPU só vai dar mais FPS quando a placa de vídeo não é utilizada sem 100%.
Seu problema é placa de vídeo, trocar de CPU, para seu objetivo de melhorar FPS no COD, vai ser um upgrade em vão.
Você troca de CPU em joguinho quando a placa de vídeo está ociosa e o desempenho não lhe agrada.
Invista numa RX6600 é o melhor custo benefício para jogar COD.

É um pouco melhor.
Não muito.
Em qualquer caso, mudar de CPU só vai dar mais FPS quando a placa de vídeo não é utilizada sem 100%.
Seu problema é placa de vídeo, trocar de CPU, para seu objetivo de melhorar FPS no COD, vai ser um upgrade em vão.
Você troca de CPU em joguinho quando a placa de vídeo está ociosa e o desempenho não lhe agrada.
Invista numa RX6600 é o melhor custo benefício para jogar COD.
Nunca joguei estes últimos COD, mas se não me engano eles puxam bastante CPU.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

E comprar a placa mãe e um processador i5 de 9 geração vale? O preço não muda muito.
Tudo depende de quanto dinheiro você tem disponível e quais os valores de placa mãe e processadores que você está vendo.

single thread
7Tpd6A5.png

multi
IOfX7Cz.png

single thread
JhULtu5.png

multi thread
7PGW4yw.png

Users who are viewing this thread

Voltar