[AJUDA] I5 9600K + WaterCooler ~ 90/100 ºC

Jeff1

Hungry Member
Registrado
Fala galera, tudo na paz?

Gostaria de ajudar de vocês com um problema de temperatura que venho enfrentando.

Possuo um I5 9600k e coloquei um Water Cooler Thermaltake Water 3.0 X120.
Porém, a temperatura dele fica em torno de 90 e 100 ºC rodando um bench simples do Intel Extreme Tuning Utility, com constante Thermal Throttling.
Minha placa mãe é uma Gigabyte Z390 Gamming X-CF.

Essa temperatura é normal?
Percebo quedas significativas de desempenho, especialmente em jogos mais pesados como Battlefield V.

Estou pensando seriamente comprar algum Air cooler mesmo, tipo Deepcool Gammaxx.

O que vocês acham?
 
Certamente não é normal
Provavelmente tem algum erro na instalação, não deve estar tendo contato com a processador
Já vi muita gente montando errado e deixando o bloco sem contato com a superficie porque a mangueira ficou em cima de um dissipador de vrm
Veja se não tem como girar 90 graus
Mande foto de como esta isso ai
E pasta termica ta direitinho?
 
Certamente não é normal
Provavelmente tem algum erro na instalação, não deve estar tendo contato com a processador
Já vi muita gente montando errado e deixando o bloco sem contato com a superficie porque a mangueira ficou em cima de um dissipador de vrm
Veja se não tem como girar 90 graus
Mande foto de como esta isso ai
E pasta termica ta direitinho?

Ontem eu desmontei tudo e instalei novamente, inclusive reposicionando a ventoinha pro fundo do gabinete (antes estava na parte superior), e isso trouxe uma melhora, qdo a máquina não está em uso baixou pra 50/70 ºC.
Porém, qdo rodo o bench da ferramenta da Intel ou games, de cara sobe pra 90/100 ºC.

Segue imagem:

https://uploaddeimagens.com.br/imagens/XktHcXo
 
Jeff
benchmark e AIDA64 são testes sinteticos e tendem a forçar além do normal
Por exemplo,
Meu Ryzen 3700X em jogos bate 70 graus, mas no AIDA64 chegar na casa dos 90 graus

Minha sugestão é você fazer o uso normal e ver qual a temperatura que esta batendo
A gente sabe também que um Watercooler de 120 pode não ser suficiente para seu processador
 
O conector da bomba está controle de rotação desativado?

Quando retirou o bloco notou algum problema quanto ao espalhamento da pasta?

É provável que o wc tenha vindo com defeito.
 
Jeff
benchmark e AIDA64 são testes sinteticos e tendem a forçar além do normal
Por exemplo,
Meu Ryzen 3700X em jogos bate 70 graus, mas no AIDA64 chegar na casa dos 90 graus

Minha sugestão é você fazer o uso normal e ver qual a temperatura que esta batendo
A gente sabe também que um Watercooler de 120 pode não ser suficiente para seu processador

Antes de refazer a instalação do watercooler, ele estava na casa dos 90/100 ºC full time.
Ontem depois que refiz a instalação, em uso normal está na casa dos 50/70 ºC.

Porém em jogos está 100 ºC full time.
 
Ainda assim está fora do normal.

Eu com um i7 9700k e water cooler 240mm em iddle fica a 30ºC, e full load não passa dos 75ºC, isso com overclock de 5.0Ghz nos 8 núcleos.
Se você garante que aplicou a pasta térmica e fixou o bloco no processador corretamente, então pode ser problema no water cooler de fato, como comentaram...
 
O conector da bomba está controle de rotação desativado?

Quando retirou o bloco notou algum problema quanto ao espalhamento da pasta?

É provável que o wc tenha vindo com defeito.

Cara, sinceramente eu não sei se o conector da bomba está com controle de rotação desativado.
Como posso saber essa informação?

Eu instalei o conector da bomba em SYS_FAN e a ventoinha em CPU_FAN, conforme o manual de instalação.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Ainda assim está fora do normal.

Eu com um i7 9700k e water cooler 240mm em iddle fica a 30ºC, e full load não passa dos 75ºC, isso com overclock de 5.0Ghz nos 8 núcleos.
Se você garante que aplicou a pasta térmica e fixou o bloco no processador corretamente, então pode ser problema no water cooler de fato, como comentaram...

Esse é um detalhe importante que eu esqueci de citar, o processador está em stock, sem nenhum overclock.

A pasta térmica está aplicada, mas ela realmente faz tanta diferença assim?

Existe a possibilidade de ser um problema com o processador?
 
Na bios procure por Smart Fan 5, que deve ser parecido com esse print aqui.
Selecione o nome do conector da bomba e deixe o Fan Speed Control em Full Speed.

Quando retirou o bloco notou algum problema quanto ao espalhamento da pasta?
 
Na bios procure por Smart Fan 5, que deve ser parecido com esse print aqui.
Selecione o nome do conector da bomba e deixe o Fan Speed Control em Full Speed.

Quando retirou o bloco notou algum problema quanto ao espalhamento da pasta?

Deixei tudo em Full Speed, o processador nesse momento está operando em 80 ºC em média.

Não vi nenhum problema no bloco, a pasta estava espalhada, mesmo assim limpei e apliquei novamente.
 
Hoje WC de 120mm e nada é nada, sério, ele vai aquecer, porém...

Vc tem que olhar na BIOS da sua placa mãe no controle das velocidades dos fans, o plug da bomba vc coloca Full On ou 100%.
 
Hoje WC de 120mm e nada é nada, sério, ele vai aquecer, porém...

Vc tem que olhar na BIOS da sua placa mãe no controle das velocidades dos fans, o plug da bomba vc coloca Full On ou 100%.

Sim, eu já deixei tudo em Full, mas não surtiu efeito.
 
Se o processador estiver operando a 80 C em idle ou tarefas básicas provavelmente é defeito do wc.

Nesse acho melhor acionar a garantia.
 
Voce ligou a bomba no SYS, sem problemas, mas tem que ajustar na bios pra fazer a leitura na CPU... senão o sistema vai levar em conta a temperatura da mobo que é sempre muito mais baixa que a da CPU. Minha mobo tem essa opção e controlo a bomba tranquilamente.
 
Sim, eu já deixei tudo em Full, mas não surtiu efeito.
Tem um cooler air ? Padrão da Intel para testar, se vc colocar um cooler xing ling e ficar mais frio o seu WC está com defeito.

Devolveria, pediria dinheiro de volta pq este WC aí é caro e ruim. Pegaria um de 240mm barato ou um aircooler.

9600k é quente, o meu com oc chegava em 80 graus e fica a maior parte do tempo a 45/50 graus.
 
Se o processador estiver operando a 80 C em idle ou tarefas básicas provavelmente é defeito do wc.

Nesse acho melhor acionar a garantia.

Sim, o cenário é exatamente esse.
Na BIOS já fica nessa média de temperatura.
Começo a desconfiar que o defeito é no watercooler mesmo.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Voce ligou a bomba no SYS, sem problemas, mas tem que ajustar na bios pra fazer a leitura na CPU... senão o sistema vai levar em conta a temperatura da mobo que é sempre muito mais baixa que a da CPU. Minha mobo tem essa opção e controlo a bomba tranquilamente.

Então, eu ajustei pra sempre trabalhar em full, vou tentar fazer novos ajustes na BIOS pra descartar de vez essa possibilidade.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Tem um cooler air ? Padrão da Intel para testar, se vc colocar um cooler xing ling e ficar mais frio o seu WC está com defeito.

Devolveria, pediria dinheiro de volta pq este WC aí é caro e ruim. Pegaria um de 240mm barato ou um aircooler.

9600k é quente, o meu com oc chegava em 80 graus e fica a maior parte do tempo a 45/50 graus.

Eu comprei um Deepcool gammaxx 400 e vou fazer esse teste assim que chegar.
Se a temperatura normalizar com ele, teremos a certeza q o problema é no watercooler mesmo, oq me parece meio bizarro, mas em fim.
 
Última edição:
Eu não acho que seja no watercooler, eu acho que o problema é que ele é de 120 e não da conta!
O radiador é pequeno pra essa CPU, o mínimo era um de 240
 
Eu pensei que era 360.. li no post 3x120.... Aí não dá conta mesmo....
 
Não sei se você tem 2 fan de 120 diferente dessa que veio
Numa configuração push-Pull pode ser que mude a performance
Comprei um Gammaxx 240 pra por no Ryzen 3700X, como ja tenho fan de 120 pra fazer isso nem vou testar só com as fan originais.. Vou partir já para 4 fan!
 
Não sei se você tem 2 fan de 120 diferente dessa que veio
Numa configuração push-Pull pode ser que mude a performance
Comprei um Gammaxx 240 pra por no Ryzen 3700X, como ja tenho fan de 120 pra fazer isso nem vou testar só com as fan originais.. Vou partir já para 4 fan!

Eu tenho uma fan 120 da coolermaster, será que isso pode ajudar?
 
Eu tenho uma fan 120 da coolermaster, será que isso pode ajudar?
Não tinha olhado a imagem, mas se for este WC, ele é bem zuado, bloco dele é muito pequeno e radiador 120mm é nada.

Vc pode colocar várias fans que não deve resolver.

WC hoje tem que ser no mínimo 240mm, mesmo assim não estão dando conta de refrigerar.

Meu 9600k chegava a 80 graus com um WC de 240mm.
 
Não tinha olhado a imagem, mas se for este WC, ele é bem zuado, bloco dele é muito pequeno e radiador 120mm é nada.

Vc pode colocar várias fans que não deve resolver.

WC hoje tem que ser no mínimo 240mm, mesmo assim não estão dando conta de refrigerar.

Meu 9600k chegava a 80 graus com um WC de 240mm.

Cara que tenso hein?
Se o seu WC de 240mm ficou em 80 graus, o meu de 120mm bater 100 está normal .. kkkk

Qual solução de resfriamento vc usa hoje?
 
Cara que tenso hein?
Se o seu WC de 240mm ficou em 80 graus, o meu de 120mm bater 100 está normal .. kkkk

Qual solução de resfriamento vc usa hoje?

Não estou com ele, porém me mantive com este WC, 80 graus para estes processadores é normal.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo