• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

I7 10700F "esquentadinho"

IFNTAleeH

lixo
Registrado
Então, comprei recentemente um i7 10700f e venho notando que temperatura dele anda meio alta, coisa de 70~75 graus jogando warzone por exemplo, chega a bater 85 fazendo stress test do cpu-z, é "normal" isso?
Outro detalhe é que uso um cooler master ml120l v2, poderia ser o cooler não dando conta?
 
eu tenho um cooler de 240mm e ele tá peidando arruela pra segurar o 5700G com temperatura baixa. Quem sabe me aparece umd e 360mm pra conseguir resolver isso. Esses processadores estão com desempenho mas jogando calor pra todo lado.
 
o meu bate no maximo 73ºC com um misero DeepCool Gammax 300R de 120 reais kkk, primeira coisa é que você precisa por a bomba em 100% da velocidade, mexer em curva de fan também ajuda(na bios), também pode ser a pasta térmica sendo insuficiente
 
As temperaturas tem diversas variáveis, podem variar conforme configuração, ventilação do gabinete e temperatura ambiente.
Dependendo lote, tem chips que podem aquecer acima da média.

Diversos utilitários de testes de stress que não representam muito bem a realidade no uso cotidiano e jogos.

Não conheço muito bem esses novos cpu da Intel, mas pelo pouco que vi acho que está dentro do esperado para um wc de 120.

No fórum tem um tópico de alguém com o 10700F e o V8 que é um cooler meio parrudo aqui.
Tem outro review que testou o i7-10700K wc de 240 aqui (descrito no 2o cenário).
 
bomba em 100% da velocidade
Na verdade isso é desnecessário, a bomba em 50% da rotação máxima já é suficiente pra ter fluxo suficiente, se for pra setar algo em 100% deve ser o cooler do radiador. Ai sim você tem efeito desejado.
 
Dei uma fuçada e vi que na bios tava ativo o "Performance Mode", troquei e coloquei em Auto, temps caíram uns 15 graus.
Será que esse performance é realmente impactante em jogos ou melhor deixar ele no automático mesmo?
 
Na verdade isso é desnecessário, a bomba em 50% da rotação máxima já é suficiente pra ter fluxo suficiente, se for pra setar algo em 100% deve ser o cooler do radiador. Ai sim você tem efeito desejado.

O que o lucas868 disse está correto.
A bomba foi projetada para funcionar em 12V.
A variação de voltagem pode prejudicar a vida útil do motor da bomba.

Já vi casos que até o led da bomba não acende direito.
 
Na verdade isso é desnecessário, a bomba em 50% da rotação máxima já é suficiente pra ter fluxo suficiente, se for pra setar algo em 100% deve ser o cooler do radiador. Ai sim você tem efeito desejado.

Acho q você confundiu... é justamente o contrário.
 
Acho q você confundiu... é justamente o contrário.
Não, eu não me confundi não. A bomba pode rodar a uma velocidade bem menor da máxima sem perdas relevantes no potencial de refrigeração.
Aqui eu deixo os fans em 12v e a bomba em 4v obtendo 2.800~3.000 RPM. Se eu deixo a bomba em 12v e as fans com tensão reduzida o efeito é muito ruim.

A bomba foi projetada para funcionar em 12V.
Sim, já ouvi esses testemunhos, mas na pratica não vejo como realidade. Funciona bem com tensão de 4v
Só pra termos um parametro, 50% de rotação é um bom ponto tendo o desempenho esperado e reduzindo muito o ruído.

 
Última edição:
WC de 120mm deve ser usado pra refrigerar os parafusos da placa mãe ou a lata do gabinete.
CPU 2000 reais
COOLER 100 reais
Tópico da semana meu PC eu esquenta pq?

Quando vc achar um site que recomenda cooler 120mm pra processadores com mais de 4 núcleos me avise por favor.
 
WC de 120mm deve ser usado pra refrigerar os parafusos da placa mãe ou a lata do gabinete.
CPU 2000 reais
COOLER 100 reais
Tópico da semana meu PC eu esquenta pq?

Quando vc achar um site que recomenda cooler 120mm pra processadores com mais de 4 núcleos me avise por favor.
Tá ai uma verdade, WC de 120 é complicado demais. Só se sua temperatura ambiente for muito baixa pra suportar. Ideal pra quem mora em região quente é 240 e ideal 360mm.
 
Dei uma fuçada e vi que na bios tava ativo o "Performance Mode", troquei e coloquei em Auto, temps caíram uns 15 graus.
Será que esse performance é realmente impactante em jogos ou melhor deixar ele no automático mesmo?
alguém pode me tirar essa dúvida?
 
alguém pode me tirar essa dúvida?
Como você não mencionou marca/modelo/chipset da sua placa mãe fica difícil ajudar mas provavelmente no manual dela (ou no Google) deve haver alguma referência sobre essa função.

De toda forma, como você conseguiu aferir a diferença na temperatura não é nada complicado você mesmo validar eventuais impactos na performance também.
 
Como você não mencionou marca/modelo/chipset da sua placa mãe fica difícil ajudar mas provavelmente no manual dela (ou no Google) deve haver alguma referência sobre essa função.

De toda forma, como você conseguiu aferir a diferença na temperatura não é nada complicado você mesmo validar eventuais impactos na performance também.
é uma B460M TUF
 
WC de 120mm deve ser usado pra refrigerar os parafusos da placa mãe ou a lata do gabinete.
CPU 2000 reais
COOLER 100 reais
Tópico da semana meu PC eu esquenta pq?

Quando vc achar um site que recomenda cooler 120mm pra processadores com mais de 4 núcleos me avise por favor.
Cara, não é bem assim não. Até a comparação de um cooler pra uma CPU muito cara, não faz muito sentido. Daqui a pouco estão recomendando os usuários utilizaram nitrogênio líquido no PC.

Existe uma coisa que vai matar qualquer projeto de refrigeração: temperatura ambiente. Suponhamos que o ar aquecido do ambiente esteja 30°c, quente mesmo, o que vai acontecer com qualquer watercooler é a temperatura da água ficar a mesma do ambiente, resultando que mesmo usando um superfan, a temperatura da água vai ficar aquecida. O processador teria que não "fazer" calor, ele já estaria em 30°c.
Como no BR tem região que passa dos 30°c, isso prejudica muito, pois o dissipador/radiador não consegue trocar calor com o ambiente, estão em igualdade, mantendo calor no chip.

Se o OP quer temps mais baixas, o ideal é monitorar a temperatura ambiente, talvez manipular usando ar condicionado.
Mas igual, o interessante é avaliar como está montado o sistema antes de sair recomendando coisas.
Esse watercooler é muito antigo?
85°c sendo pico, e ficando em 70°c a média, tá aceitável.
 
Cara, não é bem assim não. Até a comparação de um cooler pra uma CPU muito cara, não faz muito sentido. Daqui a pouco estão recomendando os usuários utilizaram nitrogênio líquido no PC.

Existe uma coisa que vai matar qualquer projeto de refrigeração: temperatura ambiente. Suponhamos que o ar aquecido do ambiente esteja 30°c, quente mesmo, o que vai acontecer com qualquer watercooler é a temperatura da água ficar a mesma do ambiente, resultando que mesmo usando um superfan, a temperatura da água vai ficar aquecida. O processador teria que não "fazer" calor, ele já estaria em 30°c.
Como no BR tem região que passa dos 30°c, isso prejudica muito, pois o dissipador/radiador não consegue trocar calor com o ambiente, estão em igualdade, mantendo calor no chip.

Se o OP quer temps mais baixas, o ideal é monitorar a temperatura ambiente, talvez manipular usando ar condicionado.
Mas igual, o interessante é avaliar como está montado o sistema antes de sair recomendando coisas.
Esse watercooler é muito antigo?
85°c sendo pico, e ficando em 70°c a média, tá aceitável.
Water tem cerca de 1 ano de uso, temperatura aqui esses dias tá passando de 30°, 32°, então realmente pode ser que influencie demais na temp...
Pico é mais ou menos 73° a 75° jogando, dei uma mexida nas settings do jogo e travei em 100fps, deu uma baixada nas temps, porem meu monitor é 144hz então eu acabo perdendo um pouco da "fluidez".

Em ultimo caso estou pensando em trocar de water por um de 240mm ou um aircooler parrudão, se puderem me dar alguma recomendação, seria muito bem vindo
 
Water tem cerca de 1 ano de uso, temperatura aqui esses dias tá passando de 30°, 32°, então realmente pode ser que influencie demais na temp...
Pico é mais ou menos 73° a 75° jogando, dei uma mexida nas settings do jogo e travei em 100fps, deu uma baixada nas temps, porem meu monitor é 144hz então eu acabo perdendo um pouco da "fluidez".

Em ultimo caso estou pensando em trocar de water por um de 240mm ou um aircooler parrudão, se puderem me dar alguma recomendação, seria muito bem vindo
A recomendação só depende de um fator, qual seu limite de valor?
 
máximo uns 600
Scythe Fuma 2
Scythe Ninja 5
Scythe Mugen 5
DeepCool Gammaxx 400
Deepcool Gammaxx Gte V2
DeepCool Gammax L240T
DEEPCOOL GAMESTORM ASSASSIN III (esse acho que é o melhor AIR COOLER no teu orçamento mas bate na trave dos R$600)
Cougar Aqua 240
DEEPCOOL NEPTWIN RGB
Water Cooler Rise Mode 240mm(compra direto no site deles que é mas barato, se tiver fora de estoque chama o suporte online que eles te dizem quando volta, o de 360mm esta R$430 a vista salvo engano)

os a ar da DeepCool vão lhe atender bem, os Scythe seria o ideal pra esse I7, e WC AIO somente se for 240mm, o gammax precisa ser do 400 pra cima, o meu 300R no forza 4 horizon que chupa bastante o I7 10700(o meu é o normal, não é o F nem o K) ta batendo 78ºC
 
Scythe Fuma 2
Scythe Ninja 5
Scythe Mugen 5
DeepCool Gammaxx 400
Deepcool Gammaxx Gte V2
DeepCool Gammax L240T
DEEPCOOL GAMESTORM ASSASSIN III (esse acho que é o melhor AIR COOLER no teu orçamento mas bate na trave dos R$600)
Cougar Aqua 240
DEEPCOOL NEPTWIN RGB
Water Cooler Rise Mode 240mm(compra direto no site deles que é mas barato, se tiver fora de estoque chama o suporte online que eles te dizem quando volta, o de 360mm esta R$430 a vista salvo engano)

os a ar da DeepCool vão lhe atender bem, os Scythe seria o ideal pra esse I7, e WC AIO somente se for 240mm, o gammax precisa ser do 400 pra cima, o meu 300R no forza 4 horizon que chupa bastante o I7 10700(o meu é o normal, não é o F nem o K) ta batendo 78ºC
tenho uma outra dúvida, entre um water de 240 mediano e um BOM aircooler, qual é mais vantagem?
 
tenho uma outra dúvida, entre um water de 240 mediano e um BOM aircooler, qual é mais vantagem?
Aircooler é mais vantagem, é instalar e esquecer, water cooler precisa cuidar a posição de instalação e depois de um bom tempo de uso se atentar a bomba mas eu não sou usuario de WC atualmente, tive um Antec H20 620 por 6 anos e vendi ele junto com o computador na época. e também o aircooler ajuda a circular o ar na região das memórias e VRM coisa que somente um modelo de Water cooler da Antec faz e nenhum outro WC faz
 
alguém pode me tirar essa dúvida?
Tenho um 11700 e na minha placa mae tem a opção Performance Enhancement (deve ser similar ao Performance Mode). Essa opção remove o limite de tempo do Turbo Boost. O processador fica em 4.8Ghz o tempo todo quando exigido ao invés de cair para 2.5Ghz que é o clock base após um certo tempo. A diferença com meu cooler Fuma 2 é de uns 10 graus a mais.
 
Última edição:
Então, comprei recentemente um i7 10700f e venho notando que temperatura dele anda meio alta, coisa de 70~75 graus jogando warzone por exemplo, chega a bater 85 fazendo stress test do cpu-z, é "normal" isso?
Outro detalhe é que uso um cooler master ml120l v2, poderia ser o cooler não dando conta?

Eu montei recentemente um i9-10900 com WC 240mm e meu processador em teste de stress não passa de 80⁰C, com TDP de 175w.

Muitas placa-mãe qdo no AUTO setam o Vcore próximo ao limite máximo. No meu caso o Vcore máximo é de 1.300v.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Tenho um 11700 e na minha placa mae tem a opção Performance Enhancement (deve ser similar ao Performance Mode). Essa opção remove o limite de tempo do Turbo Boost. O processador fica em 4.8Ghz o tempo todo quando exigido ao invés de cair para 2.5Ghz que é o clock base após um certo tempo. A diferença com meu cooler Fuma 2 é de uns 10 graus a mais.

Essa opção na verdade tenta deixar o TDP próximo ao especificado pelo fabricante. Tem placa-mãe que habilita automaticamente essa opção, removendo o limite.
 
Última edição:
e também o aircooler ajuda a circular o ar na região das memórias e VRM coisa que somente um modelo de Water cooler da Antec faz e nenhum outro WC faz


Pois é exatamente isso que me tem feito pensar em trocar o WC 240 que tenho aqui por um Air.
 
Pois é exatamente isso que me tem feito pensar em trocar o WC 240 que tenho aqui por um Air.
Pega uma fita dupla face e cola em cima da bomba do WC um Fan de 120mm resolve seu problema, cai muito a temperatura de tudo ali.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo