i7 10700k com temperatura muito alta em stress test

Nenpow

New Member
Registrado
E aí, pessoal, beleza?

Há um mês montei um computador com as seguintes configs:

  • i7 10700k
  • Watercooler XPG Levante 240mm
  • Gigabyte Z490M Gaming X
  • 3x8GB XPG Spectrix D41 TUF
  • Galax RTX 2070 SUPER
  • Fonte XPG Core reactor 650w
Meu gabinete é um Pichau Kazan, meu Water cooler está instalado na frente, fazendo meio que um push and pull, ou seja, o ar entra através da ventoinhas do pichau kazan, passam pelo radiador e, em seguida, vão para as ventoinhas do WC.

Além disso, tenho outros três coolers exaustores (dois superiores e um traseiro) da Redragon.
Acredito que o problema não esteja em nada relacionado a instalação e/ou local das fans, pois jogando minha GPU, por exemplo, nunca passou de 70C.

Bom, vamos lá:

Atualmente as configurações da minha BIOS estão quase todas padrões, exceto o XMP ativo.
Em jogos, a temperatura do meu i7 fica no máximo 74C (isso em picos), mas na maioria do tempo está em 55-65C.
Em idle, fica em média 39-50C.

Porém, fazendo Stress test, tenho os seguintes resultados:

Aida 64 chega a bater 94C e no cinebench R23 chegou a bater 100C.

Sei que esses cenários não são reais, porém me preocupa em casos que, por exemplo, terei que renderizar algum vídeo ou algo desse estilo.
Percebi que por algum motivo tenho temperaturas muito altas apenas nesses testes e isso tem me preocupado bastante. Por isso acho que o problema em si deve estar em algo relacionado a Core Voltage, já que o restante das peças durante jogos e outros não ficam quentes. Além disso, durante os testes de estresse percebo que o Core Voltage varia bastante e fica quase sempre em 1.322 e 1.344, por isso acredito que o problema deve ser esse.

Vocês podem me ajudar sobre? Será que o problema realmente é o que acho?


Obs.: não sei se vai ajudar muito, porém mais pra frente pretendo trocar o gabinete em um mais espaçoso.
 
TDP 125w o cpu é uma frigideira de quente hehe, e esse watercooler nao deve ser tao bom ta aplicado a pasta termica certinho e vcore do cpu sera que nao esta alto demais ocasionando calor demais, pode gabinete tb estar uma estufa e radiador nao consegue esfriar o liquido direito
tenta setar vcore pra 1.2v em vez dos 1.3

da pra vc por pc na parede assim que ar refrigeraria bem mais os componentes


olha só
 
Última edição:
Amigo, tenta verificar se o watercooler está instalado direitinho, o meu não passa de 80ºC no Cinebench
 
O meu também n passa de 80C não, ta com um leve overclock, water cooler é um H115i, teste realizado no FurMark CPU Burner.

Testei ele em 5Ghz mas ai no CPU Burner passa dos 100C e trava tudo kkk

RXurbW5.png
 
TDP 125w o cpu é uma frigideira de quente hehe, e esse watercooler nao deve ser tao bom ta aplicado a pasta termica certinho e vcore do cpu sera que nao esta alto demais ocasionando calor demais, pode gabinete tb estar uma estufa e radiador nao consegue esfriar o liquido direito
tenta setar vcore pra 1.2v em vez dos 1.3

da pra vc por pc na parede assim que ar refrigeraria bem mais os componentes


olha só


Acredito que o problema não deve ser o WaterCooler, pois ele é bem bom, sobre o Vcore, acho que isso deve ser o problema, ele vai as alturas por causa das configurações padrões da Bios.

Amigo, tenta verificar se o watercooler está instalado direitinho, o meu não passa de 80ºC no Cinebench
Já tentei verificar umas duas vezes e realmente está tudo ok... Você pode me informar o seu Vcore

O meu também n passa de 80C não, ta com um leve overclock, water cooler é um H115i, teste realizado no FurMark CPU Burner.

Testei ele em 5Ghz mas ai no CPU Burner passa dos 100C e trava tudo kkk

RXurbW5.png

Qual o Vcore nos testes?
 
Pessoal, consegui resolver utilizando o Intel Extreme Tuning Utility. Lá configurei a temperatura máxima dos cores para 80C já que não sei mexer bem com Vcore e tudo mais.
Felizmente isso ainda me permitiu fazer OC automático pela Bios e meu processador está gerando até 5.0 GHz dependendo do momento.
A temperatura máxima que consegui nos testes de Stress foram:

Cinebench: 84C
Aida64: 79

Obrigado a todos que me ajudaram =)
 
Aproveitando o tópico.

meu setup vai ser ligeiramente parecido com o seu. Atualmente to com um watercooler de 120. Mas em render ele bate 100 graus e eu tava coçando. Peguei um levante a 699 na kabum e uma fan extra pra fazer exaustor. Alguma dica?

  • i7 10700k
  • Watercooler XPG Levante 240mm
  • Asus B460 Plus
  • 2 x 16GB Kingston
  • Galax GTX 1060
  • Fonte Corsair 750
 
Aproveitando o tópico.

meu setup vai ser ligeiramente parecido com o seu. Atualmente to com um watercooler de 120. Mas em render ele bate 100 graus e eu tava coçando. Peguei um levante a 699 na kabum e uma fan extra pra fazer exaustor. Alguma dica?

  • i7 10700k
  • Watercooler XPG Levante 240mm
  • Asus B460 Plus
  • 2 x 16GB Kingston
  • Galax GTX 1060
  • Fonte Corsair 750

De 120 não aguenta...
Não adianta encher de fan o gabinete se o wc é de 120, ele nao vai dar conta de resfriar a CPU. Ajuda pouco mas fazer push-pull no radiador com duas fan pode baixar alguma coisa
Uso um de 240mm com push pull
 
Exatamente como o amigo acima disse. Consegui instalar meu WC na frente do gabinete fazendo push and pull e melhorou bastante, em idle fica geralmente 30~40 graus. Já em jogos muito raro passar de 60C.

De fato, o nosso processador 10700k é muito esquentado, porém lembre-se que o stress test é algo que ele nunca vai chegar em uso comum, ou seja, se ficar no máximo 90C, fica tranquilo que está ótimo, pois de fato o processador é quente.

Tente usar o Intel Extreme Utility também para configurar a temperatura máxima de cores.
 
De 120 não aguenta...
Não adianta encher de fan o gabinete se o wc é de 120, ele nao vai dar conta de resfriar a CPU. Ajuda pouco mas fazer push-pull no radiador com duas fan pode baixar alguma coisa
Uso um de 240mm com push pull

o water cooler novo é de 240. Cometi esse erro por falta de pesquisa.Próximo passo vai ser pegar um par de coolers extras pra fazer o push and pull. Mas primeiro vou melhorar o cooler e ver como fica!
 
Exatamente como o amigo acima disse. Consegui instalar meu WC na frente do gabinete fazendo push and pull e melhorou bastante, em idle fica geralmente 30~40 graus. Já em jogos muito raro passar de 60C.

De fato, o nosso processador 10700k é muito esquentado, porém lembre-se que o stress test é algo que ele nunca vai chegar em uso comum, ou seja, se ficar no máximo 90C, fica tranquilo que está ótimo, pois de fato o processador é quente.

Tente usar o Intel Extreme Utility também para configurar a temperatura máxima de cores.

eu pretendo fazer na parte superior do gabinete, não sei se na frontal ficaria legal para o meu caso. Acabei de jogar um CS e ele bate 65-70, acho até ok comparado com meu setup anterior que não ficava em menos de 90 graus. QUero ver quando o xpg chegar, ai sim vou ficar feliz. :thatfeel:
 
Gente tô aqui na luta pra estabilizar um i7 10700k. Tenho duas placas mãe uma e a z490 tuf game atx e a outra é uma asrock z590m pro 4. Resolvi testar a z590 por ser pci 4.0 e por ter uma placa de vídeo rtx 3070 da auros Master. Só que na z590m eu não consigo segura a temperatura do i7 10700kf a menos de 95° sendo que tá trabalhando a 5.1. E com 2 no blk tô aprendendo ainda só que agora eu coloquei o calebretion. No nível 3 e as tensão manual tá em 1.32 na cpu só que. Ele só usa essa tensão quando Faso teste no cinebech nos outros stres o processador ainda sobe até 1.50. De memoria ram tô com duas tean grup de 3200 trabalhando a 133 a 3466. Tá pra chegar mais dois pente pq tô tendo gargalo nas minhas strimer. Na z490 da tuf eu consigo um overclock mais refinado. Meu WC é um culermaster de 240 v2 com puxepul desculpa gente se eu escreve errado e pq sou leigo ainda. Tô esperando chegar as outras memórias fazer mais testes pra ver se pci 4.0 da diferença e vou voltar pra z490 da tuf por ser a atx. Mais em fim eu consigo travar o 10700kz a 5.1 tem todos os núcleos pegando uma temperatura de no máximo 85?. Preciso de dicas e talvez umas explicações melhores
 
Gente tô aqui na luta pra estabilizar um i7 10700k. Tenho duas placas mãe uma e a z490 tuf game atx e a outra é uma asrock z590m pro 4. Resolvi testar a z590 por ser pci 4.0 e por ter uma placa de vídeo rtx 3070 da auros Master. Só que na z590m eu não consigo segura a temperatura do i7 10700kf a menos de 95° sendo que tá trabalhando a 5.1. E com 2 no blk tô aprendendo ainda só que agora eu coloquei o calebretion. No nível 3 e as tensão manual tá em 1.32 na cpu só que. Ele só usa essa tensão quando Faso teste no cinebech nos outros stres o processador ainda sobe até 1.50. De memoria ram tô com duas tean grup de 3200 trabalhando a 133 a 3466. Tá pra chegar mais dois pente pq tô tendo gargalo nas minhas strimer. Na z490 da tuf eu consigo um overclock mais refinado. Meu WC é um culermaster de 240 v2 com puxepul desculpa gente se eu escreve errado e pq sou leigo ainda. Tô esperando chegar as outras memórias fazer mais testes pra ver se pci 4.0 da diferença e vou voltar pra z490 da tuf por ser a atx. Mais em fim eu consigo travar o 10700kz a 5.1 tem todos os núcleos pegando uma temperatura de no máximo 85?. Preciso de dicas e talvez umas explicações melhores

Se 85º for em teste de stress pode ficar tranquilo, no dia-a-dia vc nunca vai atingir essa temperatura.
 
Galera comprei o 10700f que vou utilizar somente em jogos, acham que nesse uso somente para jogos um Deepcool Gammaxx 400 v2 aguenta o tranco para deixar < 70ºc ?
 
Galera comprei o 10700f que vou utilizar somente em jogos, acham que nesse uso somente para jogos um Deepcool Gammaxx 400 v2 aguenta o tranco para deixar < 70ºc ?
Acabei de comprar um 10700k + Gigabyte z490 gaming x (igual ao autor do tópico) + deepcool matrexx 50 e tb estou depositando minha esperança no gammax 400v2 rs

Quero ver o q vai rolar :bem:

Detalhe... sou paranoico com temperatura, mesmo somente com o pc da assinatura

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

De 120 não aguenta...
Não adianta encher de fan o gabinete se o wc é de 120, ele nao vai dar conta de resfriar a CPU. Ajuda pouco mas fazer push-pull no radiador com duas fan pode baixar alguma coisa
Uso um de 240mm com push
o water cooler novo é de 240. Cometi esse erro por falta de pesquisa.Próximo passo vai ser pegar um par de coolers extras pra fazer o push and pull. Mas primeiro vou melhorar o cooler e ver como fica!

Me salvaram 👏🏻👏🏻👏🏻

Já ia comprar um WC de 120mm e encher o gabinete de fans (de modelo simples ainda)
 
Última edição:
tem foto do seu gabiente pra gente ver como esta instalado seu water cooler ???
 
Acabei de comprar um 10700k + Gigabyte z490 gaming x (igual ao autor do tópico) + deepcool matrexx 50 e tb estou depositando minha esperança no gammax 400v2 rs

Quero ver o q vai rolar :bem:

Detalhe... sou paranoico com temperatura, mesmo somente com o pc da assinatura

Se for fazer OC já eras pro gammax kkkkkkk

Acho que vou comprar o AIGO DARKFLASH DARKAIR ARGB está saindo por R$ 170,00 na Pichau, avaliações tem desempenho semelhando ao gammax 400 mas é mais bem acabado acabamento preto..
 
Galera comprei o 10700f que vou utilizar somente em jogos, acham que nesse uso somente para jogos um Deepcool Gammaxx 400 v2 aguenta o tranco para deixar < 70ºc ?
Se o meu Gammax 300R já aguenta e deixa ele bem abaixo dos 70ºC imagina o 400 V2, o 10700 normal e o F não são tão esquentados quanto o modelo K. fica sussa mas é bom ter um gabinete bem ventilado
 
Se o meu Gammax 300R já aguenta e deixa ele bem abaixo dos 70ºC imagina o 400 V2, o 10700 normal e o F não são tão esquentados quanto o modelo K. fica sussa mas é bom ter um gabinete bem ventiladoes

Estou comprando agora um deep cool Matrexx 55 mesh, quando chegar tudo , vou montar , testar e começar a Fuçar rs


Depois posto os resultados aqui
Se for fazer OC já eras pro gammax kkkkkkk

Acho que vou comprar o AIGO DARKFLASH DARKAIR ARGB está saindo por R$ 170,00 na Pichau, avaliações tem desempenho semelhando ao gammax 400 mas é mais bem acabado acabamento preto..

O Aigo é bonito mesmo......
 
Se 85º for em teste de stress pode ficar tranquilo, no dia-a-dia vc nunca vai atingir essa temperatura.
Queria chegar a 5.1. Mais com uma z490 tuf game não vou conseguir ne ? Pro i7 10700kf pega 5.1 ele usa uma voltagem muito alto tô fazendo mais uns teste mais vou acabar deixando em 5.0 mesmo .
 
Bom dia senhores,

Um scythe fuma 2 aguentaria o tranco de um over leve ?
 
Boa tarde galera, eu tenho um i7 10700F to usando um antigo WC cooler master Seidon v3 Plus que vem me acompanhando a 3 upgrades hehehehe, porém com esse i7 (não estou usando ele em push and pool) ele esta na parte traseira (radiador junto ao gabinete e o fan soprando de dentro pra fora) tenho 1 fan como exaustor em cima e 2 frontais jogando ar de fora pra dentro, em testes de stress ta batendo 86 e jogos como BF fica na casa dos 80, to pensando seriamente em trocar por um de 240mm, vi um na terabyte o Water Cooler DeepCool Gammaxx L240T LED Red 240mm, acham que ele da conta do bixo aqui?

Valeu!
 
Se o meu Gammax 300R já aguenta e deixa ele bem abaixo dos 70ºC imagina o 400 V2, o 10700 normal e o F não são tão esquentados quanto o modelo K. fica sussa mas é bom ter um gabinete bem ventilado
Então peguei o Husky Avalanche, já possui 3 coolers nele, peguei o Aigo Darkflash Darkair e pretendo colocar umas Fans frontais com um CFM alto 60+ ..
Acho que até final de semana chegam todas peças e vou iniciar os testes..
 
Queria chegar a 5.1. Mais com uma z490 tuf game não vou conseguir ne ? Pro i7 10700kf pega 5.1 ele usa uma voltagem muito alto tô fazendo mais uns teste mais vou acabar deixando em 5.0 mesmo .

De 5.0 para 5.1ghz não há muita diferença. Se 5.0 der estabilidade, mantenha. O importante é estabilidade e temperaturas aceitáveis.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pessoal estou entre 2 WC de 240mm entre os 2 vocês recomendam algum ou seria tudo praticamente a mesma coisa?

Segue os modelos

www.kabum.com.br

Water Cooler Rise Mode Gamer Black, RGB, 240mm - RM-WCB-02-RGB

Water Cooler Rise Mode Gamer Preto RGB 240mm Para Resfriamento De Pc Gamer - Risemode. Garanta o seu no KaBuM!
www.kabum.com.br
www.kabum.com.br

https://www.terabyteshop.com.br/pro...7n8L5U4LKZGHsWCgpX69XESWY5Yjl-3EaAhwFEALw_wcB


Na Terabyte tá um excelente preço. Se pagar à vista, show.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo