i7 12700F esquentando por conta da Placa Mãe?

lucasalmeiidaa

É o título customizado
Registrado
Olá pessoal, boa noite.

Comprei meu primeiro PC gamer, depois de muito esforço e juntar uma grana, tento sempre aprender sobre, porém ainda não sei tudo, pesquisei bastante antes de comprar e achei que por se tratar de um PC que iriam montar, as peças iriam se comunicar de boa. Vamos para as configs:

i7 12700F com cooler BOX
Placa mãe H610m E-D4
16gb de ram DDR4
RTX 3070

O pc chegou ontem e, jogando e testando, notei que o processador está chegando a 91-92 graus durante os jogos, até notei uma queda de desempenho depois de um tempo no Warzone. De início, achei que precisava comprar um cooler melhor, porém, pesquisando mais a fundo, descobri que essa placa mãe não é indicada para esse processador :( será que esse pode ser o problema?

O gabinete ta montado com 3 coolers na frente puxando ar de fora, um cooler atrás jogando o ar para fora e 2 coolers em cima puxando ar para dentro.

Para minha tristeza, estou pensando em pedir para devolver essa placa, e comprar outra, que seria a Gigabyte B660M DS3H, que vi que era melhor para esse processador. Será que devo fazer isso? Ou o problema pode ser outro?

Obrigado e desculpem se isso foi repetitivo, mas procurei bastante, encontrei o problema de aquecimento, porém nenhum com uma placa de entrada assim.
 
Pra resolver as temps da CPU em si faria um upgrade de cooler pro AK620 (conferir compatibilidade dependendo da altura da memória) pra ficar tranquilo, e se for fazer upgrade pra uma B660M em conta iria no modelo Gaming X ao invés da DS3H atualmente, está até mais barato pelo que vi aqui numa pesquisa rápida, só a troca do cooler já vai resolver as temps da CPU, aí não tenho muita experiência em Intel pra dizer se por estar numa H610 acabaria limitando o boost clock e power draw num 12700F ou talvez seja demais pros VRMs da placa-mãe (mesmo sendo apenas pra jogos), aí teria que ver pelo Hwinfo tudo com calma mas acho que o mais seguro seria a troca da mobo mesmo, e o upgrade do cooler box que é bem fraquinho
 
Pra resolver as temps da CPU em si faria um upgrade de cooler pro AK620 (conferir compatibilidade dependendo da altura da memória) pra ficar tranquilo, e se for fazer upgrade pra uma B660M em conta iria no modelo Gaming X ao invés da DS3H atualmente, está até mais barato pelo que vi aqui numa pesquisa rápida, só a troca do cooler já vai resolver as temps da CPU, aí não tenho muita experiência em Intel pra dizer se por estar numa H610 acabaria limitando o boost clock e power draw num 12700F ou talvez seja demais pros VRMs da placa-mãe (mesmo sendo apenas pra jogos), aí teria que ver pelo Hwinfo tudo com calma mas acho que o mais seguro seria a troca da mobo mesmo, e o upgrade do cooler box que é bem fraquinho
Muito obrigado Isanee, infelizmente não sabia disso da placa :( fui ver no Hwinfo e realmente, existem alguns pinos com 113 graus de max.
 
Olá pessoal, boa noite.

Comprei meu primeiro PC gamer, depois de muito esforço e juntar uma grana, tento sempre aprender sobre, porém ainda não sei tudo, pesquisei bastante antes de comprar e achei que por se tratar de um PC que iriam montar, as peças iriam se comunicar de boa. Vamos para as configs:

i7 12700F com cooler BOX
Placa mãe H610m E-D4
16gb de ram DDR4
RTX 3070

O pc chegou ontem e, jogando e testando, notei que o processador está chegando a 91-92 graus durante os jogos, até notei uma queda de desempenho depois de um tempo no Warzone. De início, achei que precisava comprar um cooler melhor, porém, pesquisando mais a fundo, descobri que essa placa mãe não é indicada para esse processador :( será que esse pode ser o problema?

O gabinete ta montado com 3 coolers na frente puxando ar de fora, um cooler atrás jogando o ar para fora e 2 coolers em cima puxando ar para dentro.

Para minha tristeza, estou pensando em pedir para devolver essa placa, e comprar outra, que seria a Gigabyte B660M DS3H, que vi que era melhor para esse processador. Será que devo fazer isso? Ou o problema pode ser outro?

Obrigado e desculpem se isso foi repetitivo, mas procurei bastante, encontrei o problema de aquecimento, porém nenhum com uma placa de entrada assim.
Bom dia, eu tenho o mesmo cpu, e o problema é que provavelmente ele está com o power limit liberado na BIOS, e ai o cooler box não dá conta. Se for manter o cooler box, tem que limitar o power limit dele em 65W que aí as temperaturas diminuem bastante! Aqui, antes de comprar um novo cooler eu fazia isso.
 
Bom dia, eu tenho o mesmo cpu, e o problema é que provavelmente ele está com o power limit liberado na BIOS, e ai o cooler box não dá conta. Se for manter o cooler box, tem que limitar o power limit dele em 65W que aí as temperaturas diminuem bastante! Aqui, antes de comprar um novo cooler eu fazia isso.
Oi amigo. Bom saber disso, não tinha esse conhecimento, obrigado!

Limitando o Power Limit, limita o poder do processador também, certo?

Sua placa mãe é com o mesmo chipset?

Vou fazer o teste, porém acabou que peguei a placa mãe recomendada acima e peguei também um Water Cooler: https://m.kabum.com.br/produto/248248

Irei devolver essa placa mãe atual.
 
i7 12700F com cooler box vai ferver em qualquer placa mãe. O VRM dessa placa pode esquentar demais também e diminuir o desempenho.
 
Oi amigo. Bom saber disso, não tinha esse conhecimento, obrigado!

Limitando o Power Limit, limita o poder do processador também, certo?

Sua placa mãe é com o mesmo chipset?

Vou fazer o teste, porém acabou que peguei a placa mãe recomendada acima e peguei também um Water Cooler: https://m.kabum.com.br/produto/248248

Irei devolver essa placa mãe atual.
Sim, limita um pouco o desempenho.
Minha placa mãe é a da assinatura.
 
Pessoal, atualizando o caso:

Fiz a troca da placa mãe para uma chipset B660, isso diminuiu um pouco a temperatura mas ainda estava alta, por estar usando cooler box. Coloquei um water cooler e agora está tudo ok, temperatura segue baixa até mesmo em jogos, o máximo que alcançou foi 52 graus jogando. Lembrando que agora as duas ventoinhas de cima, do radiador, jogam ar para fora, acredito que estava causando uma turbulência interna, visto que a pessoa que montou colocou um cooler extra em cima da fonte, jogando ar quente para cima (bem na direção da GPU), retirei.

Acho que acabei matando uma barata com uma bazuca, mas enfim... Obrigado a todos.
 
É uma pecinha de 80 reais que reduz entre 10 e 15% a temperatura.
É uma boa opção mesmo pra ter um ganho extra mas como ele citou já trocou de mobo e cooler e está hiper tranquilo nas temps, mas a quem interessar aqui está um pouco mais em conta

 
Olá pessoal, boa noite.

Comprei meu primeiro PC gamer, depois de muito esforço e juntar uma grana, tento sempre aprender sobre, porém ainda não sei tudo, pesquisei bastante antes de comprar e achei que por se tratar de um PC que iriam montar, as peças iriam se comunicar de boa. Vamos para as configs:

i7 12700F com cooler BOX
Placa mãe H610m E-D4
16gb de ram DDR4
RTX 3070

O pc chegou ontem e, jogando e testando, notei que o processador está chegando a 91-92 graus durante os jogos, até notei uma queda de desempenho depois de um tempo no Warzone. De início, achei que precisava comprar um cooler melhor, porém, pesquisando mais a fundo, descobri que essa placa mãe não é indicada para esse processador :( será que esse pode ser o problema?

O gabinete ta montado com 3 coolers na frente puxando ar de fora, um cooler atrás jogando o ar para fora e 2 coolers em cima puxando ar para dentro.

Para minha tristeza, estou pensando em pedir para devolver essa placa, e comprar outra, que seria a Gigabyte B660M DS3H, que vi que era melhor para esse processador. Será que devo fazer isso? Ou o problema pode ser outro?

Obrigado e desculpem se isso foi repetitivo, mas procurei bastante, encontrei o problema de aquecimento, porém nenhum com uma placa de entrada assim.
Tudo que você deve fazer aí é inverter os três cooler da frente; jogando o ar para fora e depois disso jogar os dois cooler de cima para fora tbm e não mexer no de baixo , troca a pasta térmica e recomendo tbm que compre um refrigeramento a água para o seu processador.
Isso já deve ajudar.
 
Saiu um vídeo do cara do Gamer Nexus (um dos mais conhecidos de fora da china) falando sobre o seu problema, parece que o vídeo foi feito para você:






Lá ele testa esse produto:



É uma pecinha de 80 reais que reduz entre 10 e 15% a temperatura.


Muito interessante! Nunca tinha visto esse tipo de solução! Pelo preço, é algo que vale muito a pena.
 
Olá pessoal, boa noite.

Comprei meu primeiro PC gamer, depois de muito esforço e juntar uma grana, tento sempre aprender sobre, porém ainda não sei tudo, pesquisei bastante antes de comprar e achei que por se tratar de um PC que iriam montar, as peças iriam se comunicar de boa. Vamos para as configs:

i7 12700F com cooler BOX
Placa mãe H610m E-D4
16gb de ram DDR4
RTX 3070

O pc chegou ontem e, jogando e testando, notei que o processador está chegando a 91-92 graus durante os jogos, até notei uma queda de desempenho depois de um tempo no Warzone. De início, achei que precisava comprar um cooler melhor, porém, pesquisando mais a fundo, descobri que essa placa mãe não é indicada para esse processador :( será que esse pode ser o problema?

O gabinete ta montado com 3 coolers na frente puxando ar de fora, um cooler atrás jogando o ar para fora e 2 coolers em cima puxando ar para dentro.

Para minha tristeza, estou pensando em pedir para devolver essa placa, e comprar outra, que seria a Gigabyte B660M DS3H, que vi que era melhor para esse processador. Será que devo fazer isso? Ou o problema pode ser outro?

Obrigado e desculpem se isso foi repetitivo, mas procurei bastante, encontrei o problema de aquecimento, porém nenhum com uma placa de entrada assim.
Iae manin boa tarde, estou com mesmo problema fiz um upgrade pra um i7 12700 e uma asus tuf b660m plus, e estou usando o coolerbox que veio com processador, temperatura tá subindo muito e aí pc reinicia ou fecha o jogo, comprei um watercooler hoje e chegara segunda feira, o seu qdo esquentava ele desligava ou reiniciava ou travava? E depois que colocou watercooler resolveu?
 
Iae manin boa tarde, estou com mesmo problema fiz um upgrade pra um i7 12700 e uma asus tuf b660m plus, e estou usando o coolerbox que veio com processador, temperatura tá subindo muito e aí pc reinicia ou fecha o jogo, comprei um watercooler hoje e chegara segunda feira, o seu qdo esquentava ele desligava ou reiniciava ou travava? E depois que colocou watercooler resolveu?
Opa amigo, então, eu peguei uma mobo igual a sua e um water cooler, matou o problema, nunca mais esquentou... Aah, usei a pasta térmica que veio no meu water cooler.
 
Se na Bios estiver MCE (Multi-Core Enhancement) ligado ou em Auto, desliga.

Placa mae tem vindo com OC ligado automaticamente, precisa desligar alguns itens para rodar sussa com cooler box, que é fraquinho.
 
Opa amigo, então, eu peguei uma mobo igual a sua e um water cooler, matou o problema, nunca mais esquentou... Aah, usei a pasta térmica que veio no meu water cooler.
Quanto
Opa amigo, então, eu peguei uma mobo igual a sua e um water cooler, matou o problema, nunca mais esquentou... Aah, usei a pasta térmica que veio no meu water cooler.
Mas qdo seu PC tava esquentando, ele reiniciava ou desligava ou travava qdo temperatura subia?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo