• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

I7 9700f + H370 não segura o clock em 100%

Nipow

❷⓿⓿❽™
Registrado
Olá pessoal tudo bem?

Desculpe a criação deste tópico mas não achei nada relacionado ao meu problema nas minhas pesquisas.

Pois bem, tenho este i7 9700f com uma Mb H370 da Aorus.

Como tenho o water cooler de 120mm tive que fazer undervolt no processador pois o mesmo estava esquentando muito.

O que fiz?

Setei a voltagem a 1.3v (normal dele em 4.5 MHz é 1.43v - alto pra cara#@-).

Limitei o Boost dele para 4.4 MHz.

Liberei o limit de TDP (porém em 100% ainda fica nos 91w).

Num sei o que lá LOAD Line também alterei para Extremo, creio que seja a linha de comando para não deixar cair a voltagem (vdrup).

.....

O que ocorre?

Realizando testes com o AIDA64 ou Stress do CPUZ observei que o processador só segura o clock 4.4 MHz por alguns segundos depois disso ele baixa pra 3.9 e fica ali variando ate 4.1.

Voltagem fica estável a 1.3v

Temperatura fica estável com máxima de 74 graus no pico.

Tensão de alimentação também fica estável na faixa ali dos 90w.

Uma coisa que percebi é que os clocks todos ficam variando, não sei se isso é normal pois tô aprendendo sobre isso agora... Mas tipo eles nunca ficam iguais sempre um com o clock diferente do outro (a não ser nos primeiros segundos do teste).

Na linha de medição PACKGE do HWinfo também o clock fica variando não fica estável, como se o uso do processador tivesse variando por exemplo (porém a 100%).

Pelos testes realizados não deu tela azul (não até agora) e não deu CPU TROTTLING.

Único porém é esta variação de clock a 100%.

Vale lembrar que com a BIOS em Default (tudo liberado) ele se mantém com o clock estável poreeeemmmm falta pegar fogo com a voltagem da CPU batendo 1.46v.

A fonte também está estável 750w 100%.




Alguem entendido sobre o assunto sabe me dizer o que tá acontecendo?

Gostaria de aprender.


Se possível me dizer se é normal isso ou se não é tem como arrumar?
 
Última edição:
O clock base do seu processador é 3.0.
Com o turbo boost ele pode chegar a 4.7 em apenas um núcleo por vez.
4.0, 4,1 é o máximo que processador atinge em todos os núcleos ao mesmo tempo.
Esse limite só pode ser ultrapassado com processador "K" em overclock combinado com uma placa "Z".

Meu i9-10900 por exemplo, clock base 2.8, com turbo boost 5.2, em apenas um núcleo por vez. Em teste de stress todos os núcleos ficam em 4.4, 4.6.

LOAD Line evita as quedas de tensão do processador, porém nas placas "H" ele não é tão eficiente.

Entre no site da Intel na informação "Frequência turbo max" click em cima da "?".

 
Última edição:
O clock base do seu processador é 3.0.
Com o turbo boost ele pode chegar a 4.7 em apenas um núcleo por vez.
4.0, 4,1 é o máximo que processador atinge em todos os núcleos ao mesmo tempo.
Esse limite só pode ser ultrapassado com processador "K" em overclock combinado com uma placa "Z".

Meu i9-10900 por exemplo, clock base 2.8, com turbo boost 5.2, em apenas um núcleo por vez. Em teste de stress todos os núcleos ficam em 4.4, 4.6.

LOAD Line evita as quedas de tensão do processador, porém nas placas "H" ele não é tão eficiente.
ahhh entendi... por isso que ele fica variando ali em 3.9 a 4.1 em 100% no stress test...


mas vem cá.... pq em jogos meu processador se mantem no clock que eu setei ? (4.5 mhz)

Fica estável neste clock o tempo todo... todos os núcleos. VRM temperatura e etc tudo ok.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

O clock base do seu processador é 3.0.
Com o turbo boost ele pode chegar a 4.7 em apenas um núcleo por vez.
4.0, 4,1 é o máximo que processador atinge em todos os núcleos ao mesmo tempo.
Esse limite só pode ser ultrapassado com processador "K" em overclock combinado com uma placa "Z".

Meu i9-10900 por exemplo, clock base 2.8, com turbo boost 5.2, em apenas um núcleo por vez. Em teste de stress todos os núcleos ficam em 4.4, 4.6.

LOAD Line evita as quedas de tensão do processador, porém nas placas "H" ele não é tão eficiente.

Entre no site da Intel na informação "Frequência turbo max" click em cima da "?".

Sem-t-tulo.png
 
As placas "Z" tem uma melhor alimentação, fazendo o clock variar menos.
Olha esse teste:

 
As placas "Z" tem uma melhor alimentação, fazendo o clock variar menos.
Olha esse teste:


Ouxiiii deu nem diferença de 4.4 para 5.0 .... então estou forçando a cpu atoa ... ainda mais que tenho uma 2060
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

O clock base do seu processador é 3.0.
Com o turbo boost ele pode chegar a 4.7 em apenas um núcleo por vez.
4.0, 4,1 é o máximo que processador atinge em todos os núcleos ao mesmo tempo.
Esse limite só pode ser ultrapassado com processador "K" em overclock combinado com uma placa "Z".

Meu i9-10900 por exemplo, clock base 2.8, com turbo boost 5.2, em apenas um núcleo por vez. Em teste de stress todos os núcleos ficam em 4.4, 4.6.

LOAD Line evita as quedas de tensão do processador, porém nas placas "H" ele não é tão eficiente.

Entre no site da Intel na informação "Frequência turbo max" click em cima da "?".

Diego, posso te fazer só mais uma pergunta?


Consegui estabilizar aqui em 4.4Mhz com Vcore a 1220 (porém dropa pra 1.188v) ... tem algum problema deixar o Vcore desse modelo que está?


Não chashou nem nada.. manteve firme.
 
Última edição:
Não tem problema. Vc só precisa encontrar o ponto de equilíbrio, pois muito baixo dá tela azul, muito alto dá super aquecimento.
Em jogos vc não usa o processador em 100% todos os núcleos ao mesmo tempo, a tendência e o estabilizar mais alto.
Pra evitar a queda brusca de tensão, a opção Voltage calibration, deixe ela em "high".
Todos os núcleos em 5.0 dá um pouco de diferença, mas apenas um não.
 
Olá pessoal tudo bem?

Desculpe a criação deste tópico mas não achei nada relacionado ao meu problema nas minhas pesquisas.

Pois bem, tenho este i7 9700f com uma Mb H370 da Aorus.

Como tenho o water cooler de 120mm tive que fazer undervolt no processador pois o mesmo estava esquentando muito.

O que fiz?

Setei a voltagem a 1.3v (normal dele em 4.5 MHz é 1.43v - alto pra cara#@-).

Limitei o Boost dele para 4.4 MHz.

Liberei o limit de TDP (porém em 100% ainda fica nos 91w).

Num sei o que lá LOAD Line também alterei para Extremo, creio que seja a linha de comando para não deixar cair a voltagem (vdrup).

.....

O que ocorre?

Realizando testes com o AIDA64 ou Stress do CPUZ observei que o processador só segura o clock 4.4 MHz por alguns segundos depois disso ele baixa pra 3.9 e fica ali variando ate 4.1.

Voltagem fica estável a 1.3v

Temperatura fica estável com máxima de 74 graus no pico.

Tensão de alimentação também fica estável na faixa ali dos 90w.

Uma coisa que percebi é que os clocks todos ficam variando, não sei se isso é normal pois tô aprendendo sobre isso agora... Mas tipo eles nunca ficam iguais sempre um com o clock diferente do outro (a não ser nos primeiros segundos do teste).

Na linha de medição PACKGE do HWinfo também o clock fica variando não fica estável, como se o uso do processador tivesse variando por exemplo (porém a 100%).

Pelos testes realizados não deu tela azul (não até agora) e não deu CPU TROTTLING.

Único porém é esta variação de clock a 100%.

Vale lembrar que com a BIOS em Default (tudo liberado) ele se mantém com o clock estável poreeeemmmm falta pegar fogo com a voltagem da CPU batendo 1.46v.

A fonte também está estável 750w 100%.




Alguem entendido sobre o assunto sabe me dizer o que tá acontecendo?

Gostaria de aprender.


Se possível me dizer se é normal isso ou se não é tem como arrumar?

Completamente normal, turbo bosts só pega em single core, quando está em uso é normal cair...

No caso dos ryzen é um pouco melhor pois os boosts pegam em mais de 1 núcleo em idle, mais quando esta em carga também cai...
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo