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Indicação de nobreak senoidal de dupla conversão

O cooler AAB 70mm são três pinos pelo que vi no site do fabricante. O conector que veio nele deu certo na conexão da placa do nobreak visto que o cooler original é 2 pinos?
O terceiro pino do AAB é um pino informativo que retorna à placa a velocidade atual (não sei se transfere outras informações). Tanto as ventoinhas de 2 como as de 3 usam 2 pinos para alimentação e se você quer controlar a velocidade precisa variar a tensão do positivo ou aplicar pwm (que é similar a variar a tensão). Apenas ventoinhas de 4 pinos tem de fato uma forma diferente de trabalhar onde o quarto pino informa à ventoinha a velocidade desejada. Ao menos isso é o que entendi das vezes que procurei me informar sobre o assunto.

Neste caso o problema que enfrentei foi de encaixe do conector pois o conector não conecta diretamente. Precisa de adaptador e é claro é preciso acertar quais são os 2 pinos a serem conectados deixando o pino "informativo" no vazio
 
O terceiro pino do AAB é um pino informativo que retorna à placa a velocidade atual (não sei se transfere outras informações). Tanto as ventoinhas de 2 como as de 3 usam 2 pinos para alimentação e se você quer controlar a velocidade precisa variar a tensão do positivo ou aplicar pwm (que é similar a variar a tensão). Apenas ventoinhas de 4 pinos tem de fato uma forma diferente de trabalhar onde o quarto pino informa à ventoinha a velocidade desejada. Ao menos isso é o que entendi das vezes que procurei me informar sobre o assunto.

Neste caso o problema que enfrentei foi de encaixe do conector pois o conector não conecta diretamente. Precisa de adaptador e é claro é preciso acertar quais são os 2 pinos a serem conectados deixando o pino "informativo" no vazio
Ou seja, o conector é exatamente o mesmo. Essa era a minha dúvida. Pelo que vi aqui o cooler original devido a alta rotação (e ruído) que tem possui um deslocamento de ar bem grande, 1,1 m³/min a 4.800 rpm. Já o cooler da AAB é 0,483 m³/min a 2.000 rpm, ou seja menos da metade do cooler original. Fico pensando se isso não vai ser problema para a refrigeração do nobreak.
A redução de ruído é enorme. Sai de 46 dBA para 17,3 dBA.
 
Última edição:
Ou seja, o conector é exatamente o mesmo. Essa era a minha dúvida. Pelo que vi aqui o cooler original devido a alta rotação (e ruído) que tem possui um deslocamento de ar bem grande, 1,1 m³/min a 4.800 rpm. Já o cooler da AAB é 0,483 m³/min a 2.000 rpm, ou seja menos da metade do cooler original. Fico pensando se isso não vai problema para a refrigeração do nobreak.
A redução de ruído é enorme. Sai de 46 dBA para 17,3 dBA.
Sim, o cooler original é bem mais potente. Este foi um dos motivos que comprei 3 mas talvez use só 2.
Uma opção que pensei foi por um no mesmo local do original e outro como exaustor na saída. mas é claro que isso irá aumentar o ruído.
Daria para por também 2 atrás e um na frente (como exaustor) o que aumentaria ainda mais o ruído.

Uma outra alternativa é abrir a tampa lateral e por um cooler de 120, 140 ou até 200 mm na tampa lateral. Coolers maiores são menos ruidosos e mantém uma boa capacidade de ventilação.

No meu caso, vou aguardar chegar os outros 2 coolers e experimentar algumas opções.
 
Sim, o cooler original é bem mais potente. Este foi um dos motivos que comprei 3 mas talvez use só 2.
Uma opção que pensei foi por um no mesmo local do original e outro como exaustor na saída. mas é claro que isso irá aumentar o ruído.
Daria para por também 2 atrás e um na frente (como exaustor) o que aumentaria ainda mais o ruído.

Uma outra alternativa é abrir a tampa lateral e por um cooler de 120, 140 ou até 200 mm na tampa lateral. Coolers maiores são menos ruidosos e mantém uma boa capacidade de ventilação.

No meu caso, vou aguardar chegar os outros 2 coolers e experimentar algumas opções.
A placa do seu nobreak possui mais conectores de coolers ou você pretende conectar dois coolers no mesmo conector da placa? Em caso afirmativo, isso não poderia sobrecarregar a saída da placa?
 
Ou seja, o conector é exatamente o mesmo. Essa era a minha dúvida. Pelo que vi aqui o cooler original devido a alta rotação (e ruído) que tem possui um deslocamento de ar bem grande, 1,1 m³/min a 4.800 rpm. Já o cooler da AAB é 0,483 m³/min a 2.000 rpm, ou seja menos da metade do cooler original. Fico pensando se isso não vai ser problema para a refrigeração do nobreak.
A redução de ruído é enorme. Sai de 46 dBA para 17,3 dBA.

Jamais deve-se trocar uma ventoinha por outra de especificações inferiores (fluxo/volume de ar e pressão estática), sob risco de danos por superaquecimento no equipamento. Busque modelos que sejam parecidos ou superiores nessas especificações.
 
A placa do seu nobreak possui mais conectores de coolers ou você pretende conectar dois coolers no mesmo conector da placa? Em caso afirmativo, isso não poderia sobrecarregar a saída da placa?
A placa tem outro conector mas não achei documentação informando a finalidade deste conector. Pensei em por os 2 coolers no mesmo conector. Apesar de serem 2 coolers eles terão a potencia total consumida pouco abaixo da potência do cooler original e por isso acredito que não terá sobrecarga
 
Jamais deve-se trocar uma ventoinha por outra de especificações inferiores (fluxo/volume de ar e pressão estática), sob risco de danos por superaquecimento no equipamento. Busque modelos que sejam parecidos ou superiores nessas especificações.
O Fluxo de ar do original é o dobro do da AABCooling e também do da Noctua de 6cm. Supostamente 2 destes equivale ao original. Porém a pressão estática do original é 4 vezes maior que o da Noctua e neste caso fica inviável trocar o original por 4 novos.

Se queremos manter o mesmo fluxo e pressão, reduzindo o ruído a solução passa a ser usar uma ventoinha maior?
Uma outra dúvida que tenho é se é equivalente reduzir a pressão estática pela metade se a área total da nova ventoinha é o dobro da original, ou de forma mais geral imagino que o que seja relevante é o produto: (Pressão estática) x (Área da ventoinha)
mas não estou certo sobre isso.
 
O Fluxo de ar do original é o dobro do da AABCooling e também do da Noctua de 6cm. Supostamente 2 destes equivale ao original. Porém a pressão estática do original é 4 vezes maior que o da Noctua e neste caso fica inviável trocar o original por 4 novos.

Se queremos manter o mesmo fluxo e pressão, reduzindo o ruído a solução passa a ser usar uma ventoinha maior?
Uma outra dúvida que tenho é se é equivalente reduzir a pressão estática pela metade se a área total da nova ventoinha é o dobro da original, ou de forma mais geral imagino que o que seja relevante é o produto: (Pressão estática) x (Área da ventoinha)
mas não estou certo sobre isso.
@Snayperskaya

Isso ! Seria para ser isso mesmo . Mas nem sempre na prática é assim .
Troquei os meus padrões por outros (AAB 7cm) que possui um projeto melhor e mesmo com menor rpm e etc ... manteve a temperatura do mesmo jeito e com um nível tão baixo de ruído em relação ao padrão , que nem tem como comparar .


 
O Fluxo de ar do original é o dobro do da AABCooling e também do da Noctua de 6cm. Supostamente 2 destes equivale ao original. Porém a pressão estática do original é 4 vezes maior que o da Noctua e neste caso fica inviável trocar o original por 4 novos.

Se queremos manter o mesmo fluxo e pressão, reduzindo o ruído a solução passa a ser usar uma ventoinha maior?
Uma outra dúvida que tenho é se é equivalente reduzir a pressão estática pela metade se a área total da nova ventoinha é o dobro da original, ou de forma mais geral imagino que o que seja relevante é o produto: (Pressão estática) x (Área da ventoinha)
mas não estou certo sobre isso.

O fluxo de ar (m³/h) é uma constante universal, vale pra todos os tamanhos de fan se você quiser compará-las diretamente.
 
Acho que conclui minha solução. Usei 2 coolers AABCooling 6 como exaustores, um na frente e outro no fundo. Apliquei redutor de velocidade em ambos, pois não sei por que mas ao fixar eles no nobreak em velocidade máxima eles ficavam ruidosos (mais do que apenas ligado sobre a mesa). Furei a tampa lateral e coloquei um cooler de 14cm Noctua empurrando o ar em velocidade máxima.

Achei que ficou muito bom. Agora o Nobreak compete em nível de ruído com meu computador que considero bem silencioso.
Devo apenas adicionar uma grade e um filtro na ventoinha lateral e então termino esta tarefa.

Seguem as imagens:
https://postimg.cc/Z03hTzy8
https://postimg.cc/kBQ6RHL8

Obrigado a todos pelas sugestões.
 
@FabioPaolini chegou a ver se tinha muito pó quando você abriu? Minha nossa, no breaks online são catalisadores de pó, não é para menos que precisam de manutenção preventiva.
 
Para quem tinha curiosidade de ver como é um Nobreak online de dupla conversão por dentro, segue fotos que tirei do meu quando abri ele para limpá-lo.


Eu abri ele para efetuar a limpeza porque ocorreu um fato estranho semana passada. Durante um temporal o nobreak desligou todas as saídas embora continua-se ligado. Achei que ele tinha queimado. A instalação possui aterramento e uso um protetor da Iclamper de 20A na tomada (Ainda falta o DPS).
Mas dando uma fuçada no manual dele e olhando o painel vi que o inversor estava desligado. Foi só segurar o botão "ON" por alguns segundos e o inversor voltou a funcionar e todas as saídas foram energizadas novamente. Seria algum sistema de segurança que entrou em operação? Por enquanto segue funcionando normalmente.
 
Eu abri ele para efetuar a limpeza porque ocorreu um fato estranho semana passada. Durante um temporal o nobreak desligou todas as saídas embora continua-se ligado. Achei que ele tinha queimado. A instalação possui aterramento e uso um protetor da Iclamper de 20A na tomada (Ainda falta o DPS).
Mas dando uma fuçada no manual dele e olhando o painel vi que o inversor estava desligado. Foi só segurar o botão "ON" por alguns segundos e o inversor voltou a funcionar e todas as saídas foram energizadas novamente. Seria algum sistema de segurança que entrou em operação? Por enquanto segue funcionando normalmente.
FabianoSR, o seu Nobreak é um Delta? Caso afirmativo você usa o programa UPSEntry 2012? Lá mostra um histórico dos eventos. Talvez o nobreak tenha desarmado por proteção.
 
FabianoSR, o seu Nobreak é um Delta? Caso afirmativo você usa o programa UPSEntry 2012? Lá mostra um histórico dos eventos. Talvez o nobreak tenha desarmado por proteção.
Segundo o que li no manual, o nobreak entrou em modo standby. Foi só colocar em modo online que a alimentação nas saídas voltaram ao normal.
 
@FabianoSR Se for uma falha fatal o nobreak vai emitir um alerta realmente alto.

PS: Como eu imaginava, cheio de pó. Já vi que vou ter que prestar atenção para não esquecer dessa manutenção.
 
Galera, alguma recomendação de nobreak baratinho? Aqui em casa não cai energia, mas tem muito surto que dura alguns segundos e acaba desligando o computador. Então não preciso que aguente por um longo tempo. Apenas que segure meu computador e dois monitores por alguns segundos.
 
Galera, alguma recomendação de nobreak baratinho? Aqui em casa não cai energia, mas tem muito surto que dura alguns segundos e acaba desligando o computador. Então não preciso que aguente por um longo tempo. Apenas que segure meu computador e dois monitores por alguns segundos.
Olá, acho que você não usou o tópico correto. Esse aqui é dedicado a discussão de nobreaks senoidais online (ou dupla conversão) e esses modelos não costumam serem baratos. Quanto você pretende gastar?
 
Nossa a Copel ta um descaso total esses últimos meses... Andei dando uma pesquisada (e me assustando com os preços) em Nobreaks senoidais online e achei esse Delta aqui, tem algo melhor nessa faixa de preço? Aliás alguém conhece ou já comprou nesse site?
O que vai estar ligado é um servidor (a fonte dele é 250w), switch Ubiquiti 24 POE e mais vários outros dispositivos ligados por ele (7 câmeras e 2 access point), meu PC (chuto 1000w) e talvez outras coisinhas que não passa de 50w
 
Última edição:
Nossa a Copel ta um descaso total esses últimos meses... Andei dando uma pesquisada (e me assustando com os preços) em Nobreaks senoidais online e achei esse Delta aqui, tem algo melhor nessa faixa de preço? Aliás alguém conhece ou já comprou nesse site?
O que vai estar ligado é um servidor (a fonte dele é 250w), switch Ubiquiti 24 POE e mais vários outros dispositivos ligados por ele (7 câmeras e 2 access point), meu PC (chuto 1000w) e talvez outras coisinhas que não passa de 50w
Eu recomendo a loja Processtec que foi onde comprei o meu. Mas se tratando de nobreaks online de dupla conversão, vai ser tudo caro independente da marca e modelo. Um nobreak de 2KVA vai te atender muito bem. O meu aqui é de 2KVA e com um consumo de de 430 Watss tem uma autonomia de cerca de 30 minutos.
 
Pessoal tenho um Nobreak Ups New Orion 800va, Lacerda, a bateria dele está ruim e tem ela no ML por 200 reais, vale a pena ?
Queria deixar o modem, roteador e uma lâmpada led, não entendo nada e estou com receio de comprar e não aguentar.
Pelo que verifiquei no link que vc postou e no site da Lacerda
http://www.lacerdasistemas.com.br/cftv/produtos
O fator de potência pode chegar a um mínimo de 0.65. Pelo que entendi até hoje a potência suportada deve ser o valor nominal em VA multiplicado pelo fator de potência o que daria 800 * 0.65 W=520W. Neste caso basta você somar a potência de todos os equipamentos a serem conectados no Nobreak e esta soma deve ficar abaixo de 520W. Com relação a bateria, basta conferir se ela está nas especificações do Nobreak que você tem.
 
Aqui no escritório utilizamos um de 10kva da CS Eletro a cerca de 3/4 anos. Compramos diretamente com o fabricante.
Até o momento, só tenho elogios.
 
Até perguntei em outro tópico, mas aqui me impressionei com a quantidade de informação.
Estou montando um homelab e preciso de um nobreak para os aparelhos do meu rack, que são:
1 UDM Pro da Ubiquiti
1 USW-24-POE, alimentando 5 câmeras G3 Flex e 3 U6-Lite
1 PC rodando Proxmox com as vms do Home Assistant e NAS
1 Modem simples do provedor e 1 Modem 4G de backup

Chutando alto vou ter 300w de consumo em pico, nem pretendo ligar meu PC no nobreak, apesar de ele ficar no rack também.
Alguma dica de modelo? Queria pegar um Nobreak 2U para rack, mas acho que os preços ficam muito mais altos mesmo não entregando nada além do que entregam os em formato convencional, agora já cogito um nobreak normal para deixar fora do rack mesmo.

Alguém conhece esse modelo abaixo? Vi que não vem com as baterias, mas eu poderia comprá-las depois sem problemas. Tem que ser um modelo específico da APC ou consigo usar apenas baterias ligadas externamente ao nobreak?
 
Até perguntei em outro tópico, mas aqui me impressionei com a quantidade de informação.
Estou montando um homelab e preciso de um nobreak para os aparelhos do meu rack, que são:
1 UDM Pro da Ubiquiti
1 USW-24-POE, alimentando 5 câmeras G3 Flex e 3 U6-Lite
1 PC rodando Proxmox com as vms do Home Assistant e NAS
1 Modem simples do provedor e 1 Modem 4G de backup

Chutando alto vou ter 300w de consumo em pico, nem pretendo ligar meu PC no nobreak, apesar de ele ficar no rack também.
Alguma dica de modelo? Queria pegar um Nobreak 2U para rack, mas acho que os preços ficam muito mais altos mesmo não entregando nada além do que entregam os em formato convencional, agora já cogito um nobreak normal para deixar fora do rack mesmo.

Alguém conhece esse modelo abaixo? Vi que não vem com as baterias, mas eu poderia comprá-las depois sem problemas. Tem que ser um modelo específico da APC ou consigo usar apenas baterias ligadas externamente ao nobreak?
Parece ser um bom Nobreak, porém segundo anúncio do link fico com a impressão que este Nobreak não funciona apenas adicionando baterias. Precisa ser comprado um módulo de baterias que tem um custo quase igual ao valor do Nobreak.
 

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