• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Indicação de nobreak senoidal de dupla conversão

@R_F
Entre as marcas/funções há alguma que se sobressai, caso a potência hipoteticamente fosse a mesma?
Eu nunca tive um Vertiv, veja bem, eu tenho um Intelbras DNB RT 1.5 kVA. O que me atraiu nesse modelo foi o número de tomadas e o preço que na época era abaixo da concorrência (agora subiu).

Eu considerei pegar um Delta na época, mas era muito caro e apenas 1 kVA. Uma galera desse tópico comprou e gostou, eu li as funcionalidades dele e achei bem completas, até demais.
Procure por vídeos da Processtec no YouTube, alguns clientes além de fazerem um breve unboxing, também fazem o teste e gravam tem pelo menos 2 desse Delta RX.

Em todo o caso, se for colocar as duas marcas na balança, é a mesma coisa.
 
Pois é..
O Delta tem somente 3 tomadas.
O Vertiv tem 4, já me atenderia melhor.
Não terei muita demanda de consumo (talvez 200w), mas quero autonomia, pois servirá para segurar meu sistema de câmeras de segurança, além do servidor e rede.
Pelas specs parece que o Vertiv é mais robusto. Devo fechar ele mesmo e chegando já testo as baterias (o próprio nobreak tem uma função que roda o teste, pelo que vi no manual)
 
Última edição:
As baterias do meu nobreak Delta arriaram. Toda vez que cai a energia em casa o nobreak desliga ao invés de comutar para as baterias mesmo estando completamente carregadas, e quando volta a energia e o nobreak liga dá alarme de problema com as baterias e a mesmas estão sem carga. As baterias tem dois anos de uso.

:chan:

Vou ter que trocá-las...$$$
:pepe:

Troquei as baterias e o problema foi resolvido. :vish:

Agora é ver se dá para trocar a ventoinha para reduzir o nível de ruído dele.
:thinking:
 
Última edição:
Comprei esse nobreak online https://tsshara.com.br/produto/nobreak-ups-senno-vt-2kva-mono-115v/ , alguem tem? espero não ter comprado algo porcaria.
Logo de cara o susto foi o barulho mesmo de 50db, soquei dentro de um armario e reduziu muito, comprei umas espumas acusticas e vou fazer um isolamento dele dentro do armario pra ver como que fica a gambiarra hehe.
 
Comprei esse nobreak online https://tsshara.com.br/produto/nobreak-ups-senno-vt-2kva-mono-115v/ , alguem tem? espero não ter comprado algo porcaria.
Logo de cara o susto foi o barulho mesmo de 50db, soquei dentro de um armario e reduziu muito, comprei umas espumas acusticas e vou fazer um isolamento dele dentro do armario pra ver como que fica a gambiarra hehe.
Infelizmente, nobreaks online são barulhentos mesmo. Comprei uma ventoinha com rotação mais baixa para instalar no meu para ver como fica o nível de ruído e também verificar se não vai afetar a refrigeração dele.
 
Infelizmente, nobreaks online são barulhentos mesmo. Comprei uma ventoinha com rotação mais baixa para instalar no meu para ver como fica o nível de ruído e também verificar se não vai afetar a refrigeração dele.
Eu tenho cagaço de trocar o fan dele ainda, ele é até bem frio, geralmente fica 1,5-2c acima da temp ambiente aqui. E chegando a espuma acustica eu posto aqui os resultados da minha gambiarra para o povo me julgar kkk , cruzando os dedos.
 
Eu tenho cagaço de trocar o fan dele ainda, ele é até bem frio, geralmente fica 1,5-2c acima da temp ambiente aqui. E chegando a espuma acustica eu posto aqui os resultados da minha gambiarra para o povo me julgar kkk , cruzando os dedos.
Acabei de trocar a ventoinha do meu nobreak. Que diferença no nível de ruído. Antes tivesse feito isso antes. E com relação a temperatura do nobreak, visualizando pelo software de monitoramente não mudou praticamente nada. Pelo menos por enquanto.
:full:
No seu caso não daria para trocar devido a garantia do nobreak. Como o meu já saiu da garantia, não tive este problema. Inclusive tive que abri-lo para trocar as 4 baterias.
 
Acabei de trocar a ventoinha do meu nobreak. Que diferença no nível de ruído. Antes tivesse feito isso antes. E com relação a temperatura do nobreak, visualizando pelo software de monitoramente não mudou praticamente nada. Pelo menos por enquanto.
:full:
No seu caso não daria para trocar devido a garantia do nobreak. Como o meu já saiu da garantia, não tive este problema. Inclusive tive que abri-lo para trocar as 4 baterias.
Que maravilha, quando acabar a garantia aqui e dependendo do nivel de barulho eu tomo coragem.
 
Comprei esse nobreak online https://tsshara.com.br/produto/nobreak-ups-senno-vt-2kva-mono-115v/ , alguem tem? espero não ter comprado algo porcaria.
Logo de cara o susto foi o barulho mesmo de 50db, soquei dentro de um armario e reduziu muito, comprei umas espumas acusticas e vou fazer um isolamento dele dentro do armario pra ver como que fica a gambiarra hehe.

Não é recomendável colocar um nobreak dentro de um armário fechado. Ele possui componentes que são sensíveis com o calor (mosfets, IGBTs, transistores). Além disso quanto maior a temperatura, muito maior será a degradação da bateria. Com temperaturas elevadas é perigoso até da bateria estufar e incendiar.

E jamais use espuma acústica. O nobreak é um dispositivo que pode gerar gases inflamáveis e usar revestimento acústico poderá gerar gases extremamente tóxicos caso tenha alguma faísca ou fogo dentro do móvel.
 
Não é recomendável colocar um nobreak dentro de um armário fechado. Ele possui componentes que são sensíveis com o calor (mosfets, IGBTs, transistores). Além disso quanto maior a temperatura, muito maior será a degradação da bateria. Com temperaturas elevadas é perigoso até da bateria estufar e incendiar.

E jamais use espuma acústica. O nobreak é um dispositivo que pode gerar gases inflamáveis e usar revestimento acústico poderá gerar gases extremamente tóxicos caso tenha alguma faísca ou fogo dentro do móvel.
Vlw pelas dicas mas é só não ser um neandertal e fazer da pior forma possivel.

É bem ventilado, fica 1-2c acima da temp ambiente com redução mt grande do barulho.
Espuma é só não usar as bem vagabundas super inflamaveis e não zoar o fludo de ar, quero minimizar a reverberação.

EDIT: Diminuiu o barulho pra caramba, ta parecendo um gabinete de computador com o som bem abafado. :D
 
Última edição:
Video simulando uma oscilação na rede elétrica, mostrando como um nobreak online dupla conversão mantém a saída estável enquanto um nobreak line interactive deixa passar as oscilações para a carga:

 
Boa noite! Sou novo por aqui, encontrei o tópico pesquisando sobre o ruído que meu modelo faz, Intelbras DNB 1.5 kVA 120v, acabei de ler todas as postagens e já agradeço pelas informações, bastante úteis! Mas queria tirar uma dúvida sobre o nível de ruido da minha unidade, saber se está dentro do normal/esperado ou se pode ser considerado um problema.
Está chegando a +-70 decibéis (dBA) mesmo com a temperatura em 25ºC e carga em 19% da capacidade.

Fiz contato com o suporte da Intelbras e através do vídeo que eu enviei o técnico me disse estar bem alto mesmo o ruído, mas que para afirmar ser um problema teria que levar pessoalmente em uma assistência. A questão é ir até o Centro do Rio com um nobreak pesado só para ouvir que está tudo normal... rs

Fiz o upload do vídeo que enviei para o SAC no YouTube, se alguém com mais experiência puder opinar, agradeço muito!


Valeu!
 
Falha minha, eu não citei todos os equipamentos. Tem um PS5 e uma TV OLED também, fora dois modems roteadores (que não usam quase nada).

Eu estou achando que realmente esse barulho é o esperado. O problema é o quarto ser pequeno.
Um dos motivos para ter comprado essa UPS também foi pelo número de tomadas. Esse que você me citou são 4:

TV OLED + PS5 + Modem 1 + Modem 2 + Monitor = 5.

Ontem eu também dei um jeito de queimar um filtro de linha da Clamper. Foi só ele, e por um motivo justo, tinha uma extensão que ligava ele na UPS, fiz só pra testar, mas não imaginei que fosse sentir o efeito de primeira. O barulho é tolerável quanto está a mais ou menos 1m de mim com ventilador ligado no 3, apesar de eu ainda conseguir ouvir ela.

Bom depois do trauma de perder um filtro de linha por bobeira me fez considerar ainda mais não usar qualquer extensão ou adaptador. Provavelmente devo comprar alguns cabos bem longos. Pra piorar hoje eu vi que o adaptador que usei era de 15A e não 10A. Nunca mais isso.
Fala pessoal blz? Tenho praticamente a mesma configuração que vc uma TV-OLED LG 55 C1 + PS5 comprei um nobreak Intelbras attiv 1,5kva https://www.intelbras.com/pt-br/nobreak-interativo-monovolt-attiv-1500-va, porém enfrento um problema, o nobreak não segura a TV OLED, meu PS5 fica ligado em jogo mas a TV OLED cai. Sou leigo no assunto, mas pelo que pesquisei as TV OLED são mais "rapidas" que os relês mecanicos então nos picos de luz mais intensas da TV OLED esses nobreks não conseguem seguir na mesma velocidade. Alguem passando por esse problema? Valeu pessoal
 
Fala pessoal blz? Tenho praticamente a mesma configuração que vc uma TV-OLED LG 55 C1 + PS5 comprei um nobreak Intelbras attiv 1,5kva https://www.intelbras.com/pt-br/nobreak-interativo-monovolt-attiv-1500-va, porém enfrento um problema, o nobreak não segura a TV OLED, meu PS5 fica ligado em jogo mas a TV OLED cai. Sou leigo no assunto, mas pelo que pesquisei as TV OLED são mais "rapidas" que os relês mecanicos então nos picos de luz mais intensas da TV OLED esses nobreks não conseguem seguir na mesma velocidade. Alguem passando por esse problema? Valeu pessoal
O ideal para voce seria um Intelbras DNB 1.5 kVA 120v/220v TW ou um TS Shara Senno VT.
Veja que esse Attiv 1.5kva entrega uma forma de onda retangular (no video é o attiv 600va, mas todos da linha attiv tem essa forma de onda)
O ideal pra consoles como o PS5 ou um PC Gamer seria um com forma de onda senoidal pura.
Veja que a propria intelbras na ficha tecnica desse attiv 1.5kva, elenca apenas eletronicos simples em cenários de aplicação
Já na ficha técnica do DNB 1.5kVA 120v/220v TW, ela diz ser adequada para PC Gamers ou outros dispostivos de missão crítica com alto consumo, como servidores de data centers.
Eu comprei esse DNB 1.5kVA 220v TW e fiquei sabendo direto com o suporte da intelbras que na topologia do mesmo é utilizado relés, mas de acordo com eles, são relés com tempo de comutação de 0ms².
Com esse tempo de comutação, certamente sua TV OLED não seria desligada.
 
O ideal para voce seria um Intelbras DNB 1.5 kVA 120v/220v TW ou um TS Shara Senno VT.
Veja que esse Attiv 1.5kva entrega uma forma de onda retangular (no video é o attiv 600va, mas todos da linha attiv tem essa forma de onda)
O ideal pra consoles como o PS5 ou um PC Gamer seria um com forma de onda senoidal pura.
Veja que a propria intelbras na ficha tecnica desse attiv 1.5kva, elenca apenas eletronicos simples em cenários de aplicação
Já na ficha técnica do DNB 1.5kVA 120v/220v TW, ela diz ser adequada para PC Gamers ou outros dispostivos de missão crítica com alto consumo, como servidores de data centers.
Eu comprei esse DNB 1.5kVA 220v TW e fiquei sabendo direto com o suporte da intelbras que na topologia do mesmo é utilizado relés, mas de acordo com eles, são relés com tempo de comutação de 0ms².
Com esse tempo de comutação, certamente sua TV OLED não seria desligada.
Esse nobreak que você citou é um modelo online de dupla conversão, por isso que tem tempo 0s de comutação pois a alimentação provem sempre das baterias e não da rede. Mas vale lembrar que estes tipos de nobreaks são bem mais ruidosos que nobreaks offline e a Intellbras não divulga esta informação na ficha técnica deste nobreak.
 
O ideal para voce seria um Intelbras DNB 1.5 kVA 120v/220v TW ou um TS Shara Senno VT.
Veja que esse Attiv 1.5kva entrega uma forma de onda retangular (no video é o attiv 600va, mas todos da linha attiv tem essa forma de onda)
O ideal pra consoles como o PS5 ou um PC Gamer seria um com forma de onda senoidal pura.
Veja que a propria intelbras na ficha tecnica desse attiv 1.5kva, elenca apenas eletronicos simples em cenários de aplicação
Já na ficha técnica do DNB 1.5kVA 120v/220v TW, ela diz ser adequada para PC Gamers ou outros dispostivos de missão crítica com alto consumo, como servidores de data centers.
Eu comprei esse DNB 1.5kVA 220v TW e fiquei sabendo direto com o suporte da intelbras que na topologia do mesmo é utilizado relés, mas de acordo com eles, são relés com tempo de comutação de 0ms².
Com esse tempo de comutação, certamente sua TV OLED não seria desligada.
Posso estar errado, mas acredito que esse relê que você mencionou está entre a rede e a bateria, não antes do inversor.

Você pode reparar que você só ouve o “tlec” desse relê ao conectar na tomada e somente depois de alguns segundos. Eu imagino que seja uma medida de segurança para isolar a carga da energia em momentos de oscilação.

Porém, tudo que estou dizendo é basicamente suposição porque eu não tenho o esquema desse nobreak.

Agora com relação a segurar os equipamentos citados. Funciona muito bem, na verdade tenho tanta confiança nele que sequer desligo o PS5, ele está sempre em modo stand-by.

Edit: é isso mesmo, o site abaixo tem um esquema que descreve isso na seção de nobreaks de dupla conversão. Note a presença da chave, ela é o relê.

 
Última edição:
Esse Nobreak Intelbras DNB 1.5kVA TW aparentemente não permite gerenciar o nobreak com o software Upsilon2000 quando este está instalado em um PC que é alimentado pelo nobreak.
Limitação ridícula pra um nobreak desse valor e porte.
Havia configurado o software Upsilon2000 quando o PC estava ligado a uma tomada normal, não estava sendo alimentado pelo nobreak ainda. A saída do nobreak estava desabilitada porém com ele ligado. O software estabeleceu a conexão e funcionou perfeitamente, habilitei a saída do nobreak pressionando o botao power por 2 segundos e o software detectou o modo bypass e bateria sem problemas.
O problema é que quando eu desliguei o PC e coloquei ele pra ser alimentado pelo nobreak, ele demorou absurdamente para iniciar e quando iniciou aparecer a mensagem "Attention !! UPS Disconnected !". Fiquei horas tentando resolver o problema até que cheguei a conclusão que esse nobreak só permite configurar o software Upsilon2000 quando este nobreak não está alimentando as saídas, isto é, não está ligado (saída 0v).

Resumo: Eu preciso habilitar (ligar) o nobreak pra poder ligar meu PC, mas com o nobreak ligado, não é possível estabelecer conexao com o nobreak pelo software Upsilon2000. Então eu preciso desligar o nobreak pra estabelecer conexao, mas com o nobreak desligado eu não consigo ligar o PC que tem o software Upsilon2000.
Caso eu ligue o PC externamente em outra tomada eu consigo estabelecer conexao, mas quando eu desligo e ligo no nobreak o problema persiste.
O suporte da Intelbras cagou pro problema e pediu pra entrar em contato com o suporte do software e se absteve de resolver esse tipo de problema.
Uma solução seria usar um notebook ao invés do PC pra gerenciar o nobreak, mas é inadmissível um dispositivo desse valor ter uma limitação tão...
 
@BlackShield isso me parece um caso bem atípico. Já entrou em contato com o suporte deles? Se sim, pode nos manter informado?

Vou fazer um teste aqui também baseado nas tuas condições e depois posto o resultado. Mas a princípio já posso te adiantar que ele está alimentando meu PC e tem a comunicação com esse software, a diferença é que fiz todo o processo com o nobreak já ligado.
 
@BlackShield isso me parece um caso bem atípico. Já entrou em contato com o suporte deles? Se sim, pode nos manter informado?

Vou fazer um teste aqui também baseado nas tuas condições e depois posto o resultado. Mas a princípio já posso te adiantar que ele está alimentando meu PC e tem a comunicação com esse software, a diferença é que fiz todo o processo com o nobreak já ligado.
Então pelo visto é um problema isolado dessa unidade.
Testei com um notebook aqui, desabilitei a saída do nobreak (pressionando botao off por 2 segundos) e efetuei a comunicação com o software usando o notebook e funcionou sem problemas como já era de se esperar. Ao habilitar a saída tava tudo OK com a comunicação igual ocorria no PC.
Desliguei o notebook pra vê se o erro iria aparecer e ao religar a comunicação ocorreu sem problemas.
Suponho que uma vez conectado com o nobreak desabilitado, ao ligá-lo, nao pode haver corte nessa comunicação (remover o USB), caso contrário o nobreak nao se comunica mais com o software.
O notebook quando reinicia continua alimentando as usbs igual o meu PC. Aquele LED atrás do nobreak acende apenas quando conecta o USB no PC. caso eu desligue o PC ele continua aceso, mas se eu desligar o PC da tomada ele se apaga.
Mandei um email pra megatec, que é responsável por esse software.
 
Então pelo visto é um problema isolado dessa unidade.
Testei com um notebook aqui, desabilitei a saída do nobreak (pressionando botao off por 2 segundos) e efetuei a comunicação com o software usando o notebook e funcionou sem problemas como já era de se esperar. Ao habilitar a saída tava tudo OK com a comunicação igual ocorria no PC.
Desliguei o notebook pra vê se o erro iria aparecer e ao religar a comunicação ocorreu sem problemas.
Suponho que uma vez conectado com o nobreak desabilitado, ao ligá-lo, nao pode haver corte nessa comunicação (remover o USB), caso contrário o nobreak nao se comunica mais com o software.
O notebook quando reinicia continua alimentando as usbs igual o meu PC. Aquele LED atrás do nobreak acende apenas quando conecta o USB no PC. caso eu desligue o PC ele continua aceso, mas se eu desligar o PC da tomada ele se apaga.
Mandei um email pra megatec, que é responsável por esse software.
Sim, deve ser. Fiz o teste que você mencionou e ligou sem problemas, também desconectei o cabo para fazer o teste de reestabelecer a comunicação e funcionou.
Eu estava dando uma pesquisada, esse nobreak parece usar o protocolo Megatec/Q1.

https://networkupstools.org/protocols/megatec.html inclusive, se você for um usuário avançado pode tentar usar esse software para gerenciar esse nobreak. Mas eu não garanto que vá funcionar, mas seguindo os princípios de programação, duas marcas utilizam o mesmo protocolo, então na teoria quando uma marca consegue se comunicar o software, a outra também deve conseguir se usarem o mesmo protocolo.

Agora tenho uma pergunta pra você, com relação ao barulho das ventoinhas, o que achou? Te pergunto porque vi muita gente falando que o barulho é tão alto que bate 70dB. Eu não tenho aparelho especializado aqui, mas aqui bate no máximo 50dB (utilizando o microfone do celular). Só por curiosidade mesmo.
 
Sim, deve ser. Fiz o teste que você mencionou e ligou sem problemas, também desconectei o cabo para fazer o teste de reestabelecer a comunicação e funcionou.
Eu estava dando uma pesquisada, esse nobreak parece usar o protocolo Megatec/Q1.

https://networkupstools.org/protocols/megatec.html inclusive, se você for um usuário avançado pode tentar usar esse software para gerenciar esse nobreak. Mas eu não garanto que vá funcionar, mas seguindo os princípios de programação, duas marcas utilizam o mesmo protocolo, então na teoria quando uma marca consegue se comunicar o software, a outra também deve conseguir se usarem o mesmo protocolo.

Agora tenho uma pergunta pra você, com relação ao barulho das ventoinhas, o que achou? Te pergunto porque vi muita gente falando que o barulho é tão alto que bate 70dB. Eu não tenho aparelho especializado aqui, mas aqui bate no máximo 50dB (utilizando o microfone do celular). Só por curiosidade mesmo.
Tava lendo a documentação desse NUT, instalei e adicionei o path do bin dele nas variáveis de ambiente.
Tentei executar o comando upsdrvctl start pra iniciar os drivers mas deu uns erros. Mas eu li muito superficialmente a documentação, quando chegar em casa lerei com mais calma.

Sobre o barulho das ventoinhas, aqui no aplicativo do celular bate 72db quando posicionado o celular atrás do nobreak uns 5 centimetros:

93086b39-0983-4507-80ed-2b70f5196753.jpg


Muito alto o barulho, tive que botar ele na sala. Com ele na sala o barulho reduziu pra uns 40 ~ 44db. Quando fecha a porta do quarto o barulho reduz mais ainda.
 
Tava lendo a documentação desse NUT, instalei e adicionei o path do bin dele nas variáveis de ambiente.
Tentei executar o comando upsdrvctl start pra iniciar os drivers mas deu uns erros. Mas eu li muito superficialmente a documentação, quando chegar em casa lerei com mais calma.

Sobre o barulho das ventoinhas, aqui no aplicativo do celular bate 72db quando posicionado o celular atrás do nobreak uns 5 centimetros:

93086b39-0983-4507-80ed-2b70f5196753.jpg


Muito alto o barulho, tive que botar ele na sala. Com ele na sala o barulho reduziu pra uns 40 ~ 44db. Quando fecha a porta do quarto o barulho reduz mais ainda.
Esse NUT me parece ser o projeto bem consolidado. Eu só não olhei ele por que meu nobreak está conectado em um Windows.
Sobre o barulho, é... se eu colocar o microfone nessas condições que você mencionou bate até 67 dB isso com carga abaixo de 25%.

Mas como não é a condição que eu uso ele (não fico tão próximo dele), aqui bate entre 47~52dB.
O que é o equivalente a um escritório ou rua silenciosa.
 
Estou pensando em comprar um nobreak desses onlines e devido ao barulho colocar dentro de um armario com espuma acustica antichama, espeficiamente essa: https://www.jcdecor.com.br/espuma-acustica-caixa-de-ovo-antichama-1-90m-x-1m

Vocês acreditam que tem algum problema em relação a risco ou sobreaquecimento? No armario irá conter um mini servidor NAS (mini mesmo), além disso atrás do armário será aberto para ventilar ar, também irei usar entre 10 a 20% da carga total potência total,
 
Estou pensando em comprar um nobreak desses onlines e devido ao barulho colocar dentro de um armario com espuma acustica antichama, espeficiamente essa: https://www.jcdecor.com.br/espuma-acustica-caixa-de-ovo-antichama-1-90m-x-1m

Vocês acreditam que tem algum problema em relação a risco ou sobreaquecimento? No armario irá conter um mini servidor NAS (mini mesmo), além disso atrás do armário será aberto para ventilar ar, também irei usar entre 10 a 20% da carga total potência total,
Acho arriscado em termos de temperatura. Se houver ao menos uma fresta com fan circulando ta ok
 
Irei monitorar a temperatura, caso exceda o normal irei comprar aquelas base de notebook com 6 coolers via USB e deixar dentro do armario, acredito que ajuda com a ventilação.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo