Indicação Nobreak

LasomBra

Hungry Member
Registrado
Olá pessoal, preciso de uma indicação de nobreak, pôs, minha região tem sofrido muito com constantes quedas de energia, e além de estar trabalhando em casa, meu equipamento passa dos 15 mil reais, sendo assim preciso de uma segurança. As especificações do equipamento que preciso são;

. Não aqueça muito
. Apenas para suportar uma interrupção de energia de no maximo 20minutos.
. Sem muito led, pôs, meus equipamento ficam no meu quarto.
.Silencioso
.De qualidade pra não colocar fogo no meu quarto.

Equipamento que irão nele;

.2 monitores de 25"
.1 modem
. 1 PC mid-end com uma fonte de 650W que consome em media 350-400w

Busco o CXB, mas, o orçamento posso esticar para até os 3 mil reais.
 
Última edição:
Se você quer um silencioso já elimina o tipo mais eficiente no quesito de proteção, que é o on-line (também chamado de dupla conversão). Esse tipo é mais caro mas possui a vantagem de proteger a carga na saída de qualquer interferência na entrada, o resultado disso é uma onda senoidal perfeita de energia. Além de ter 0ms de comutação entre bateria e rede. Você não vai achar um por menos de 2700.

Como o inversor está sempre ligado, o barulho é constante. Mas é um “ruído rosa”, como se fosse um ventilador ligado no máximo, então ajuda até para dormir. Mas não muda o fato que você vai estar exposto a um ruído 24/7, a não ser que você desligue ele da parede.

Depois disso te sobra os line-interactive com onda senoidal pura, esses são silenciosos e custam em media uns 1500 para cima, mas você vai sofrer com problemas semelhantes a um estabilizador. Uma vantagem é que permite a troca fácil da bateria, diferente do tipo online que precisa ser por wspecial

O mais barato já deixa de ser CxB, então não vou nem citar esse tipo aqui. Porque para você não teria benefício algum.

Como você quer manter a energia, você não tem outra opção fora investir em um nobreak. Senão se o problema fosse só proteger, eu te recomendaria um DPS de classe 3.

Eu tenho dois nobreaks no meu quarto: um line-interactive e um on-line, o on-line faz um barulho constante de ventoinha que normalmente fica por volta de uns 37db. Isso quando está menos com menos de 25% de carga, que provavelmente vai ser o seu caso também.

Não vou te sugerir qual comprar mas vou te deixar os meus como parâmetro para te ajudar:

Intelbras DNB RT 1.5 KVa (on-line): ligado minha TV, receiver, videogames, e notebooks.

Ragtech One Up Nitro 2KVa (line-interactive): ligado dois modems e um monitor.
 
Se você quer um silencioso já elimina o tipo mais eficiente no quesito de proteção, que é o on-line (também chamado de dupla conversão). Esse tipo é mais caro mas possui a vantagem de proteger a carga na saída de qualquer interferência na entrada, o resultado disso é uma onda senoidal perfeita de energia. Além de ter 0ms de comutação entre bateria e rede. Você não vai achar um por menos de 2700.

Como o inversor está sempre ligado, o barulho é constante. Mas é um “ruído rosa”, como se fosse um ventilador ligado no máximo, então ajuda até para dormir. Mas não muda o fato que você vai estar exposto a um ruído 24/7, a não ser que você desligue ele da parede.

Depois disso te sobra os line-interactive com onda senoidal pura, esses são silenciosos e custam em media uns 1500 para cima, mas você vai sofrer com problemas semelhantes a um estabilizador. Uma vantagem é que permite a troca fácil da bateria, diferente do tipo online que precisa ser por wspecial

O mais barato já deixa de ser CxB, então não vou nem citar esse tipo aqui. Porque para você não teria benefício algum.

Como você quer manter a energia, você não tem outra opção fora investir em um nobreak. Senão se o problema fosse só proteger, eu te recomendaria um DPS de classe 3.

Eu tenho dois nobreaks no meu quarto: um line-interactive e um on-line, o on-line faz um barulho constante de ventoinha que normalmente fica por volta de uns 37db. Isso quando está menos com menos de 25% de carga, que provavelmente vai ser o seu caso também.

Não vou te sugerir qual comprar mas vou te deixar os meus como parâmetro para te ajudar:

Intelbras DNB RT 1.5 KVa (on-line): ligado minha TV, receiver, videogames, e notebooks.

Ragtech One Up Nitro 2KVa (line-interactive): ligado dois modems e um monitor.
Durmo com o ventilador ligado sempre, então seria um ruido semelhante? É que já trabalhei em empresas que possuem nobreak online da intelbras e eles faziam muito barulho, por isso a minha preocupação. Já estou de olho nesse ragtech a um tempo, a quanto tempo possui? Pode me da um feedback do produto!? Obrigado
 
Sim, é um ruído semelhante. Todos que entram no quarto percebem o barulho, mas depois simplesmente esquecem ele.

Vale lembrar que os nobreaks para uso doméstico são fabricados no Brasil. Enquanto nobreaks para servidores (como esse que estou usando) na maior parte das vezes são importados da China. Da mesma forma que você também me preocupei com relação ao barulho quando pensava em adquirir esse. No início você estranha, mas depois acostuma, eu diria que 3 dias são o suficiente para chegar a uma conclusão e usar o direito de arrependimento se não aguentar o barulho.

Sobre o One Up Nitro, bem.... como você deve ter imaginado eu adquiri primeiro ele e depois o da Intelbras, porque me senti enganado. Ele é um nobreak com onda senoidal pura, mas também é um line-interactive, então não isola a carga da rede elétrica e está apto a receber distorções na onda, como surtos. Esses também sendo causados por ele mesmo devido ao chaveamento para manter a tensão equilibrada. E como eu também não quero arriscar perder alguma coisa que não esteja salva, também optei por nobreak.

Aqui a gente entra naquele blah blah blah nobreak que não é online é short-break, online é o melhor, mas você deveria comprar um DPS porque o motivo é o blah blah blah que você já deve estar careca de saber.

Agora voltando ao One Up Nitro:

Características:

* Line-interactive.
* Vai regular a tensão conforme necessário (e assim causar distorções na onda).
* Pesa cerca de 20kg (o modelo de 2000VA).
* Razoavelmente pequeno e discreto (a não ser que você deixe o RGB ligado).
* Fator de potência é 0.7 = 1400W de 2000VA.

Pontos positivos:

* Se pegar um bom, vai fazer sua função que é suportar a carga contanto que você não extrapole no tempo da bateria. Eu testei ele com PS5, PC, TV OLED, AV receiver, Monitor, dois modems e não consegui passar de 30% da capacidade. Por uns 40 mins chegou a 55% de bateria.
* O software é razoável e grátis.
* Silencioso (quando estiver na rede e ela não oscilar).
* Suporta baterias externas estacionárias.

Pontos negativos:

* Ele solta um cheiro forte de verniz no modo bateria, que aumenta conforme a carga na saída.
* Barulhento, quando estiver na bateria.
* Ele não salva a configuração se desligar, e isso reativa o PowerLook que desliga o nobreak em 5 minutos se a carga não exceder um certo valor.
* O software é razoável, mas você vai se incomodar com o perfil de Windows XP dele, a UI é péssima, mas já vi pior.
* Não acompanha acabo USB tipo A para comunicar com o PC via software.
* Se pegar um ruim, se prepare para um suporte duas estrelas.

Bom, já que eu fiz do One Up Nitro, vou aproveitar e fazer do RT DNB também:

Características:

* Online
* Monofásico (escolha a voltagem correta).
* 0ms de comutação.
* Fator de potência é 0.98 = 1470W mas o site indica 1350W.
* Pesa cerca de 16kg (o modelo de 1500VA).
* Visual discreto, mas os LEDs são bem fortes.

Pontos positivos:

* Isolado da rede elétrica no modo online. Possuí 4 modos: Standby, Bypass e ECO.
* Display LCD digital bem intuitivo com várias configurações e informações inclusive tempo estimado na bateria.
* Hot swap, permite trocar a bateria mesmo com ele ligado. Mas você provavelmente não vai precisar disso.
* Eficiência: ligando tudo não consegui exceder os 25%, mas reparei que a ventoinha fica um pouco mais barulhenta quando cheguei nisso.
* Permite controlar via rede, mas requer uma placa SNMP vendida separadamente.
* Acompanha chave para usar o UPSilon 2000, um software bem famoso nesse ramo.
* Você nunca vai botar a mão dentro desse equipamento.
* O suporte é excelente, já liguei duas vezes só para tirar dúvidas.
* Suporta baterias externas através de módulos.
* O display não fica aceso. Digo isso porque já vi relatos de nobreaks online aonde o LCD fica sempre aceso.

Pontos negativos:

* Barulho, mesmo desligado (standby). Ventoinha sempre ligada.
* Você sempre vai buscar alguém autorizado para botar a mão dentro desse equipamento.
* UPSilon 2000, o ano diz tudo.
* Mais módulos = mais motivos para manutenção por autorizadas.
 
Perfeito, dentre os dois, qual você recomendaria para um usuário leigo? Já teve que fazer a troca de alguma bateria? Se sim qual o processo? Vi que o valor das baterias a parte é o mesmo de uma bateria de carro e elas costumam durar em torno de 3 anos...
 
Eu não tive que fazer a troca da bateria pois estou no primeiro ano, mas pode ter certeza que vou procurar alguém da área para fazer isso quando chegar o momento. Sobre a estimativa, está correto, uma bateria de chumbo-acido tem no máximo 5 anos de vida (sobre condições extremamente favoráreis), sendo 3 o normal.

Suporta por volta de 2500 ciclos de carga e por isso é recomendado manter elas sempre carregadas em estado de flutuação.

Agora quanto a recomendação... se você tem dinheiro, quer o melhor, não se importa com barulho da ventoinha e não quer botar por conta mas também não se importa em fazer revisões periódicas. Escolha um online. Se não te agradar use e abuse do seu direito de arrependimento. Mas lembre-se de fazer uma revisão na sua rede elétrica e até aterrar a tomada que usar ele, caso ainda não tenha feito isso, pois é um equipamento bem robusto.

Nobreaks offline são mais difíceis de receitar porque você vê muitos SMS, TShara e até mesmo APC com problemas. Mas claro, geralmente quem tem produto bom não da as caras na internet para relatar isso, então essa parcela que compra um produto com problemas pode ser pequena. Além disso, é inegável que é mais fácil fazer a manutenção em um nobreak desses do que um online. Principalmente no que diz respeito a bateria.
 
Aproveitando aqui, estou pensando em adquirir um nobreak APENAS pelo receio de quando for atualizar os firmwares dos meus equipamentos, durante o processo falte energia. Ou seja, em 99% do tempo o nobreak seria dispensável... Nesse cenário, visto que nobreaks SENOIDAIS seriam os melhores, mas, são bem mais caros, qual seria um nobreak indicado?
 
@R_F eu tenho um APC Back-UPS 1500VA em casa apenas para meu NVR+modem+roteador.

É raro cair a energia lá em casa, acredito que em um ano tenha caido apenas uma vez e é super estável, eu peguei mais pela segurança de caso desliguem a luz para uma invasão e tal.

Minha pergunta é, é necessário "ciclar" o nobreak de tempo em tempo? Ou posso deixar sempre com 100% da carga sempre?
 
@LuKInHaa não tem problema em deixar a bateria 100% carregada na maior parte do tempo. (fora quando entra na bateria). Isso se chama estado de flutuação, aonde a energia da rede só repõe o que a bateria perde por natureza.

Só tenha em mente que você ainda terá que trocar a bateria e até realizar manutenções preventivas no Nobreak, porque capacitores e ventoinhas também desgastam.

Como eu havia mencionado, o tempo de uma bateria bem conservada é no máximo 5 anos, sendo normalmente por volta de uns 2 a 3 anos.
 
@LuKInHaa não tem problema em deixar a bateria 100% carregada na maior parte do tempo. (fora quando entra na bateria). Isso se chama estado de flutuação, aonde a energia da rede só repõe o que a bateria perde por natureza.

Só tenha em mente que você ainda terá que trocar a bateria e até realizar manutenções preventivas no Nobreak, porque capacitores e ventoinhas também desgastam.

Como eu havia mencionado, o tempo de uma bateria bem conservada é no máximo 5 anos, sendo normalmente por volta de uns 2 a 3 anos.
Show obrigado!

Achei que tivesse que de tempo em tempo utilizar ele na bateria, sei lá kkkk

Eu sempre faço a limpeza dele por fora pois fica no sótão, mas a ventoinha pelo que vi é dificil ligar, a não ser que esteja utilizando a bateria ou então a carregando.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo