[TÓPICO DEDICADO] Indicações de compra: AirCooler & Watercooler

Eu uso um desse, recomendo, comprei logo dois para aproveitar o frete.


Complicado é esperar tanto tempo pra chegar.
 
O meu atual é esse aqui:

https://produto.mercadolivre.com.br...ApL5EALw_wcB&quantity=1&variation=47525906375

Eu deveria ter pesquisado melhor antes de comprar.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Já estou olhando esse modelo no mercado livre.

https://produto.mercadolivre.com.br...cking_id=df4fa512-31ae-4a49-b253-58675100893f
Só tem que olhar se vai vir o original.
Tem muitas imitação. O original vem um capacitor para cada fan dando mais segurança e o logo bem impresso. Veja pela imagem do Ali.

Com esse valor eu compro dois do Ali. Se não tiver pressa, lógico.
 
Só tem que olhar se vai vir o original.
Tem muitas imitação. O original vem um capacitor para cada fan dando mais segurança e o logo bem impresso. Veja pela imagem do Ali.

Com esse valor eu compro dois do Ali. Se não tiver pressa, lógico.

Dei uma olhada e tem sim, mas encontrei um aqui na minha cidade, que fica mais fácil para pegar, e estou pensando em comprar dele, pelo menos até o outro chegar, o que deve demorar por conta dos correios em meio a quarentena.

https://www.qualitech.info/adaptado...-ak-cb001-akcb001-com-red-de-veloc-25279.html
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Dei uma olhada e tem sim, mas encontrei um aqui na minha cidade, que fica mais fácil para pegar, e estou pensando em comprar dele, pelo menos até o outro chegar, o que deve demorar por conta dos correios em meio a quarentena.

https://www.qualitech.info/adaptado...-ak-cb001-akcb001-com-red-de-veloc-25279.html

Podem ignorar essa mensagem:

Especificações:
- Inscrição: Adaptador multi-ventilador com redução de velocidade
- Desenhado para: Fãs de 3 pinos
- Comprimento do cabo: 15cm
- Conector PSU: Molex de 4 pinos (periférico)
- Conector do ventilador: 4x 3 pinos (2x velocidade padrão, 2x velocidade reduzida + 5V)
 
Dei uma olhada e tem sim
Ter na foto é uma coisa, ele enviar o que está na descrição é outra.
Melhor perguntar e esclarecer bem para não ter que devolver.
 
Esse hub que você tem atualmente usa a alimentação pelo conector da placa mãe.
Assim tem que tomar cuidado com o consumo total das fans ligadas no hub.
O limite padrão dos conectores é de 1A (12W).

O conector ainda teria que fornecer 12V, se o conector for PWM ou desativando o controle de rotação.

Nesse caso, vou comprar outro e aguardar chegar para montar o water cooler.

https://produto.mercadolivre.com.br...cking_id=bec0f016-5583-4a5e-86cf-9548d4ebb232

Vou aproveitar e fazer uma limpeza na máquina e umas mudanças na montagem, provavelmente vou retirar os coolers frontais e colocar na parte superior, como exaustores.
Também estava tendo problemas com dual boot, uso Ubuntu para trabalhar e windows para laser, pra mim, fica até melhor de separar as coisas, então vou proveitar que não precisarei mais gastar com o wc e comprar um ssd simples pra por o windows. Daí já faço tudo de uma vez.
 
Esse hub que você tem atualmente usa a alimentação pelo conector da placa mãe.
Assim tem que tomar cuidado com o consumo total das fans ligadas no hub.
O limite padrão dos conectores é de 1A (12W).

O conector ainda teria que fornecer 12V, se o conector for PWM ou desativando o controle de rotação.

Você acha que terei algum problema se eu usar o adaptador que tenho até o outro chegar?
 
Você acha que terei algum problema se eu usar o adaptador que tenho até o outro chegar?
Só realizar as contas de quantos Watts ou Amp gastam as fans juntas ligadas nele.

Não poderia ultrapassar os valores informados pelo @EdsonSM
 
No rótulo está impresso o consumo, veja se não seria essa da foto aqui.

E se o consumo não seria 0.38 A.

É esse mesmo, nesse caso, já estou usando errado. Vou corrigir isso o mais rápido possível. Muito obrigado pela ajuda @EdsonSM e @Clairton Carneiro.

Eu me baseei no vídeo abaixo na hora de comprar o splitter. Aos 10:20 o cara afirma que não há problema em colocar 4 fans, mas provavelmente o splitter que ele usa é diferente do meu.

 
É esse mesmo, nesse caso, já estou usando errado. Vou corrigir isso o mais rápido possível. Muito obrigado pela ajuda @EdsonSM e @Clairton Carneiro.

Eu me baseei no vídeo abaixo na hora de comprar o splitter. Aos 10:20 o cara afirma que não há problema em colocar 4 fans, mas provavelmente o splitter que ele usa é diferente do meu.


Não, ele é similar ao seu mesmo.
Realmente não tem problemas em usar 4 ou mais fans em um único conector, desde que não ultrapasse 1A ou 12W (geralmente) a capacidade de cada conector.

Meus Noctua têm 1.68W e 0.14A.
Pelo que me consta posso usar até 7 fans em um único conector.
Não fiz isso por precaução, teoricamente seria isso mesmo.

noctua-nf-a12x25-pwm-4-3.jpg
 
Última edição:
Não, ele é similar ao seu mesmo.
Realmente não tem problemas em usar 4 ou mais fans em um único conector, desde que não ultrapasse 1A ou 12W (geralmente) a capacidade de cada conector.

Meus Noctua têm 1.68W e 0.14A.
Pelo que me consta posso usar até 7 fans em um único conector.
Não fiz isso por precaução, teoricamente seria isso mesmo.

No meu caso são 4 fans de 0.38, o que ultrapassa a amperagem em mais de 50%, se eu não tiver entendido errado, já que não deveria ultrapassar 1A e o total é de 1.52.
 
No meu caso são 4 fans de 0.38, o que ultrapassa a amperagem em mais de 50%, se eu não tiver entendido errado, já que não deveria ultrapassar 1A e o total é de 1.52.
Teoricamente sim.
 
No meu caso são 4 fans de 0.38, o que ultrapassa a amperagem em mais de 50%, se eu não tiver entendido errado, já que não deveria ultrapassar 1A e o total é de 1.52.

Já vi placas que o fabricante informa limite de 1A.
Lembro ter visto algumas placas que tem conectores específicos que suportam até 2A ou 3A.
Quando não é especificado, é considerado o padrão de 1A.

As especificações de consumo se referem a fan em máxima rotação.
Talvez não tenha problema em ultrapassar um pouco o limite dependendo da placa mãe.

Então pode ser que para o usuário do vídeo nunca tenha acontecido nada em configurações que já montou.
Não que ele deveria generalizar para qualquer placa mãe e fans.

Já vi relato de alguém que ligou bomba de wc custom de 1.8 A no conector da placa mãe, não seguindo a recomendação de ligar na fonte.
Um ano depois infelizmente o wc acabou danificando o conector da placa mãe.
Se quiser, veja post #7 aqui.
 
Última edição:
Pessoal, alguém poderia sugerir um cooler para o Ryzen 5 3600x ou I5 9600kf (caso haja necessidade) Obrigado!
 
Já vi placas que o fabricante informa limite de 1A.
Lembro ter visto algumas placas que tem conectores específicos que suportam até 2A ou 3A.
Quando não é especificado, é considerado o padrão de 1A.

As especificações de consumo se referem a fan em máxima rotação.
Talvez não tenha problema em ultrapassar um pouco o limite dependendo da placa mãe.

Então pode ser que para o usuário do vídeo nunca tenha acontecido nada em configurações que já montou.
Não que ele deveria generalizar para qualquer placa mãe e fans.

Já vi relato de alguém que ligou bomba de wc custom de 1.8 A no conector da placa mãe, não seguindo a recomendação de ligar na fonte.
Um ano depois infelizmente o wc acabou danificando o conector da placa mãe.
Se quiser, veja post #7 aqui.

Eu dei uma olhada rápida no manual e não achei a informação de amperagem.

Já peguei o water cooler, mas ainda não instalei. Estou em dúvida se vale a pena instalar logo e deixar só o fan traseiro funcionando, enquanto o splitter não chega. Estou usando o case aberto, como já disse antes, e notei os fans mais fracos do que o esperado, consequencia do erro que cometi com o primeiro splitter, provavelmente. Se eu optar por instalar logo, irei fazer o cable management já visando a chegada do novo splitter. Será que vale a pena ligar os fans do wc no splitter também? Ou é melhor deixar como descrito abaixo?

Ligue as fans no conector cpu fan e a bomba no sys fan.

Fiquei um pouco decepcionado com a pasta térmica que veio no wc, uma seringa com pasta branca, simples. Então resolvi comprar uma pasta a base de prata:

https://produto.mercadolivre.com.br...gd900-30g-pazinha-cleaner-10ml-_JM?quantity=1

Vou fazer uns testes de temperatura antes e depois de trocar, printar tudo e postar aqui. Mas isso deve demorar uns dias, pois a previsão de entrega dos produtos que comprei pelo ML é até 27 de abril.

Outra dúvida que eu gostaria de tirar é a seguinte:

Esse wc veio com um controle remoto e uma placa com conexão sata e rgb. É possível sincronizar o rgb dos fans do wc com os da corsair?

water-cooler-gamemax-iceberg-240-rainbow-rgb-com-controle-D_NQ_NP_654349-MLB31632818418_072019-F.jpg

hPOjnUJ.jpg
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Esse wc veio com um controle remoto e uma placa com conexão sata e rgb. É possível sincronizar o rgb dos fans do wc com os da corsair?

Eu não sou muito fã de iluminação no gabinete, tanto que os meus fans da corsair estão com os leds desligados atualmente, principalmente porque uso o computador mais a noite e a luz me incomoda. Mas, caso eu consiga simplesmente ligar e desligar com o controle remoto, me interessa instalar.
 
Última edição:
Eu dei uma olhada rápida no manual e não achei a informação de amperagem.

Já peguei o water cooler, mas ainda não instalei. Estou em dúvida se vale a pena instalar logo e deixar só o fan traseiro funcionando, enquanto o splitter não chega. Estou usando o case aberto, como já disse antes, e notei os fans mais fracos do que o esperado, consequencia do erro que cometi com o primeiro splitter, provavelmente. Se eu optar por instalar logo, irei fazer o cable management já visando a chegada do novo splitter. Será que vale a pena ligar os fans do wc no splitter também? Ou é melhor deixar como descrito abaixo?

Veja se a fan não seria essa aqui:
DSC_6418.jpg


DSC_6417.jpg

No rótulo da fan está impresso a amperagem.
Confira a amperagem total, veja se não daria para ligar as 2 fans Gamemax e a traseira do gabinete no conector cpu fan usando o adaptador.
Daí a bomba ficaria ligada no sys fan com conector com o controle de rotação em full speed.

Deixe as outras fans desligadas até chegar o novo adaptador.
 
Pessoal, alguém poderia sugerir um cooler para o Ryzen 5 3600x ou I5 9600kf (caso haja necessidade) Obrigado!
To usando o Cooler Master Hyper 212 Led tá segunrando bem o I5, temp fica em 63~65 max jogando, com o gabinete fechado, gabiente aberto não passa de 60.
 
E eu que já fiquei com medo de ligar mais de duas fans de 0.09A em um conector da mobo, mesmo o manual especificando que a entrada tinha 1A. :haha3:
 
E ai galera, tou na dúvida a respeito de WC...
Tenho um i5 8600k, porém, nunca fiz e nem tenho interesse Overclock. Comprei a versão com o K pois estava mais barata do que a comum na época.

Quero um WC sem muita firula, sem rgb nem nada, pode ser de 120mm que creio que dará conta do recado.
Vi os preços de um h60 R$289, e h80i v2 R$434 da corsair e fiquei querendo pegar o h80i v2.

O que vocês acham? Teriam alguma melhor opção CxB do que pegar o h80i v2?
 
Alguem que já tenha usado AirCooler E Watercooler, conseguiram enxergar uma diferença expressiva em relação a temperatura em full load nos jogos???? Eu pergunto isso porque eu mesmo já tenho meu voto a favor de Aircooler em relação a Preço x Performance, mas muita gente fica criticando aircooler sempre que possível, queria apenas saber se sou uma minoria tão expressiva assim.... (Meu Aircooler é um Cooler Master MA610P, e jogando nunca passa de 75º de CPU nos games mais pesados como AC:Odyssey)
 
Alguem que já tenha usado AirCooler E Watercooler, conseguiram enxergar uma diferença expressiva em relação a temperatura em full load nos jogos???? Eu pergunto isso porque eu mesmo já tenho meu voto a favor de Aircooler em relação a Preço x Performance, mas muita gente fica criticando aircooler sempre que possível, queria apenas saber se sou uma minoria tão expressiva assim.... (Meu Aircooler é um Cooler Master MA610P, e jogando nunca passa de 75º de CPU nos games mais pesados como AC:Odyssey)
Não é minoria não, mas tudo depende das opções de WC e AC que estiverem no comparativo e o preço deles. A grande vantagem dos Air Coolers (minha opinião) é a manutenção zero e o fato não ter chance de problemas aleatórios tipo vazamento, bomba parando, etc.

Meu último WC depois de anos com Custom foi um Corsair H60 que era valente em um processador que dissipava mais de 150w, depois dele voltei para os Aircoolers com um NH-D15 que está degraus acima em desempenho e preço então qualquer comparação é injusta, mas além de refrigerar o processador meu objetivo era melhorar a ventilação interna do gabinete e também da parte superior da mobo (VRMs, etc.), coisa que nem sempre se consegue com um WC.

Muitos não ligam de gastar 800~1000 reais num WC selado mas acham absurdo pagar 500~700 reais em um bom Aircooler que vai deixar o processador uns 5ºC mais quente, quando muito. Mas a oferta não ajuda, nos Aircoolers há várias opções entre os 100~200 reais e um abismo($) até os melhores tipo o Assassin III e o NH-D15 (por exemplo), e vários WCs estão neste meio termo.

Algo que me deixa um pouco frustrado com a turma que tem WC é que muitos sequer sabem minimamente a "magia negra" por trás de um WC, claro que isso não é requisito obrigatório mas é básico e pode ter grande valia futuramente. Quando o camarada não sabe nem como ele funciona quando novo (ruído/rotação da bomba, identificar mangueira fria/quente, troca de calor no radiador, fluxo dos fans) fica até mais difícil tentar entender e identificar algum problema depois.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo