[TÓPICO DEDICADO] Indicações de compra: AirCooler & Watercooler

é por isso que entrei nesse tipo de discussao kkk, a diferença de preço de um AC decente, pra um WC que não seja mediocre é muito grande, vc ta praticamente pegando 2 AC pelo preço de 1 WC, e na pratica não mudando nada.
Eu só acho que vc tem que ver o lado da organização tambem, se o seu gabinete ficar apertado o AC, se tem espaço pro WC ficar redondinho, tudo mais.
Mas na sua situação msm, se vc não quiser ser um entusiasta de over ou qlq coisa do genero, recomendaria o AC, mais especificamente o Gammaxx ou o Hyper 212, veja os valores dos dois e seja feliz no mais barato.
 
é por isso que entrei nesse tipo de discussao kkk, a diferença de preço de um AC decente, pra um WC que não seja mediocre é muito grande, vc ta praticamente pegando 2 AC pelo preço de 1 WC, e na pratica não mudando nada.
Eu só acho que vc tem que ver o lado da organização tambem, se o seu gabinete ficar apertado o AC, se tem espaço pro WC ficar redondinho, tudo mais.
Mas na sua situação msm, se vc não quiser ser um entusiasta de over ou qlq coisa do genero, recomendaria o AC, mais especificamente o Gammaxx ou o Hyper 212, veja os valores dos dois e seja feliz no mais barato.

Já tive o Hyper 212 e o Seidon 120 e pude testar ambos usando o mesmo pc.
De fato no meu caso, processador em stock, o desempenho foi praticamente o mesmo, a diferença ficou mesmo só na estética.

Sinceramente na minha opinião o melhor fica mesmo a critério de cada um dependendo do bolso e compatibilidade do gabinete.
Tendo em mente também que o wc tem seus pontos de falha.

Entretanto dependendo do processador ou do over já vi diferença sendo favorável ao wc, mesmo sendo o de 120.
Posso compartilhar diversos casos que vi em fóruns.

O 212 Plus e Evo já foram bem populares pelo seu bom custo beneficio.
Lembro que na época o Plus chegou a custar 75 reais e $19 nos EUA.
Mas o 212 dependendo do cpu ou do over pode ser mostrar mais limitado e com o tempo foram surgindo diversos wc com preços até atrativos.

Os AMD FX tinham temperatura limite 70 C mas com recomendação de manter em torno de 61 C.
A diferença de 3 C - 4 C apesar de ser pouca, podia ser significativa com o cpu passando dos 65 C.

Vou compartilhar um teste feito por um dono do FX-6350 4.6 GHz, temperatura ambiente 23C, Hyper 212 Evo e Seidon 120V:
212 EVO - 1 fan - idle 30 / load 64
212 EVO - 2 fan - idle 30 / load 60
120V - 1 fan - idle 30C / load 59 C
120v - 2 fan - idle 29 / load 57 C

Lembro de um outro colega que tinha o FX-8120 e que não teve sorte no silício, o 212 Evo não segurava o clock em 3.8 Ghz, dificilmente se mantinha em 62 C.
Ele acabou optando pelo H100, as temperaturas ficaram com mais folga, além do pc ter ficado mais silencioso.

Nesse outro tópico fiquei bem mais surpreso, o Akasa Medusa não apresentou desempenho muito superior ao H55, link aqui.

Tem outro usuário que comprou o Sychte Fuma 2 mas acabou devolvendo, pois o desempenho não foi muito melhor do que o wc de 120 que era mais em conta, segue post aqui.
No final acabou preferindo o wc de 240 por estética e pelo peso do air cooler não ter justificado o desempenho.
 
Pessoal, tenho um 3600 cooler box com b450 ds3h Gigabyte. 2 fans corsair 140mm na frente e um de 120mm atrás do próprio gabinete que não é lá estas coisas.
Meu gabinete é o Dragoon lateral vidro da pichau, com saída de ar em cima e que também possibilita por mais fans. Fiz vários testes, o que melhor ficou, foi com todos os fans entrando ar.
Jogando CS GO chegou a bater 90 graus colocando um fan puxando ar quente para fora. Depois que fiz a configuração de ar citada, chega por volta de 70 a 74, mas normalmente abaixo disto. Os testes até então havia feito em stock e confira default de processador.
Venho monitorando e vejo que se deixo no padrão do processador, ou seja, que ele fique em stock, o vcore vai até 1,45 (0.0). Ontem fiz um over rápido pra 4.2 e vcore cravado em 1.35, fiz poucos testes ainda. Joguei uma partida e não passou de 68 graus. No teste do Ryzen master passa bem, todas a, windows a tempo fica mais baixa tb. As linhas de 12v, 3.3v, 5v, estão dentro do padrão (Corsair GS 700w), no intelburn ele NAO PASSA, sobe rápido de temp e reinicia.
Pergunto, deixo em over para uso do dia a dia em undervolt e para o cs (só jogo ele), ou deixo stock? Temp da m0bo Chipset chegou em 61 graus.
Por último, qual o melhor custo benefício da atualidade em fan para o processador e para gabinetes? Quero trocar o de trás e na frente cabem 3.

grato desde já.
 
@Renzo Primeiramente gostaria de dizer pra voce sempre basear suas configurações de overclock nos jogos que voce joga. Ficar caçando resultado em testes de stress é pura perda de tempo pois eles simulam resultados irreais, muito longe do que voce sequer passaria mesmo que deixasse seu PC rodando um game por 3 dias a fio. Use eles apenas para testar o desempenho de alguma peça em especifico, mas nunca pra estabilizar um overclock de dia a dia, unico programa bacana para voce testar e tentar passar sem erros seria o MemTest, mas acredito que vc não faça over de memória.
Segundo, usando seu overclock, os ganhos de FPS valem a pena??? Se o ganho for expressivo e vc esta contente, deixe em over desde que não fique dando erros ou BSOD (tente manter a temperatura abaixo dos 85º).
Sua ultima pergunta é confusa, vc quer fan para CPU ou para gabinete?? são fans totalmente diferentes, e o de CPU deram vários exemplos algumas mensagem atraz, de gabinete eu mesmo fui de Cougar CF120, silenciosa e bem eficiente.
 
Pessoal, tenho um 3600 cooler box com b450 ds3h Gigabyte. 2 fans corsair 140mm na frente e um de 120mm atrás do próprio gabinete que não é lá estas coisas.
Meu gabinete é o Dragoon lateral vidro da pichau, com saída de ar em cima e que também possibilita por mais fans. Fiz vários testes, o que melhor ficou, foi com todos os fans entrando ar.
Jogando CS GO chegou a bater 90 graus colocando um fan puxando ar quente para fora. Depois que fiz a configuração de ar citada, chega por volta de 70 a 74, mas normalmente abaixo disto. Os testes até então havia feito em stock e confira default de processador.
Venho monitorando e vejo que se deixo no padrão do processador, ou seja, que ele fique em stock, o vcore vai até 1,45 (0.0). Ontem fiz um over rápido pra 4.2 e vcore cravado em 1.35, fiz poucos testes ainda. Joguei uma partida e não passou de 68 graus. No teste do Ryzen master passa bem, todas a, windows a tempo fica mais baixa tb. As linhas de 12v, 3.3v, 5v, estão dentro do padrão (Corsair GS 700w), no intelburn ele NAO PASSA, sobe rápido de temp e reinicia.
Pergunto, deixo em over para uso do dia a dia em undervolt e para o cs (só jogo ele), ou deixo stock? Temp da m0bo Chipset chegou em 61 graus.
Por último, qual o melhor custo benefício da atualidade em fan para o processador e para gabinetes? Quero trocar o de trás e na frente cabem 3.

grato desde já.
Opa amigo, sobre deixar em over, deixe apenas se a diferença valer a pena pra você, nisso teria que ver em relação ao quanto aumentou as temperaturas e o quanto de fps a mais você teve, se compensar mais, deixe, se não, volte o overclock. E quanto ao undervolt, eu acho que é algo muito benéfico, sou meio leigo nisso mas acho que não vá prejudicar se não tentar diminuir muito a voltagem, se ele fica estável com undervolt deixa assim e curta seu jogo, pois undervolt pode deixar as temperaturas menores(lembrando que a energia que sobra e o processador não usa acaba virando calor desnecessário), e até diria que pode fazer uma comparação com esses 3 quesitos, faça um teste de fps e temperaturas com o processador tudo original, depois um com apenas undervolt e um com overclock+undervolt (um apenas com overclock seria apenas para fins comparativos, faça se quiser), depois monta numa tabela ou só anote num papel mesmo e veja qual é melhor.

E não sei se é real, mas vi que os códigos da source do csgo e tf2 vazaram, eu evitaria jogar agora até resolverem isso.
 
@Maicon Felipe Reolon Desculpa a nubice, mas que codigos da source são esses??? Dados de users??
Eram arquivos do funcionamento da engine, mas segundo o tweet do perfil oficial do csgo, são arquivos de 2017 que vazaram originalmente em 2018, acho que já corrigiram isso, pq se não teria muita gente reclamando de conta invadida já que é um vazamento de 2018, mas se quiser se precaver, seria bom evitar jogar CSGO e TF2, pelo menos por uns dias.
 
E aí gurizada blz? Preciso da ajuda e opinião de vcs pfv....
Vale a pena sair de um Cooler master master liquid lite 120 por um Cooler Akasa Venom Medusa 2 Fans 8 Heatpipes ...Possuo um i7 8700 :)
 
E aí gurizada blz? Preciso da ajuda e opinião de vcs pfv....
Vale a pena sair de um Cooler master master liquid lite 120 por um Cooler Akasa Venom Medusa 2 Fans 8 Heatpipes ...Possuo um i7 8700 :)
Qual motivo da troca?
Eu saí de WC e fui para AC e não me arrependo.
Vê aí.

 
Qual motivo da troca?
Eu saí de WC e fui para AC e não me arrependo.
Vê aí.


Eu possuía um Cooler master hyper 212, após trocar pelo Wc ele esquenta bastante o gabinete, principalmente na saida de ar dele...apesar do gabinete estar com 3 fans na frente e 2 na parte superior, os da frente empurrando o ar para dentro e os de cima puxando para fora....Com o Air cooler isso não acontecia....Na jogatina o processador atinge entre 65 a 70°...mas fico meio assim pq não esquentava o gabinete antes....O gabinete é um Gabinete K-MEX CG-7EV3
 
E aí gurizada blz? Preciso da ajuda e opinião de vcs pfv....
Vale a pena sair de um Cooler master master liquid lite 120 por um Cooler Akasa Venom Medusa 2 Fans 8 Heatpipes ...Possuo um i7 8700 :)
Man, vc tem que avaliar o fluxo de ar do seu gabinete e o espaço que o mesmo ficaria com um air cooler de qualidade lá dentro.
Um dos maiores motivos de pessoas verem resultados bons em watercooler, é porque o espaço dentro do gabinete aumenta, o que faz com que o ar quente saia mais rapidamente ou que mais ar frio entre e circule (porque o watercooler é mais eficiente em espaço por ficar semi-exposto no lado de fora do gabinete).
Se o seu gabinete é parrudão, vc ir de aircooler vai ser tranquilo. Agora se o seu gabinete é apertado, ai com certeza vai dar ruim (note que dar ruim aqui significa aumentar alguns graus ou talvez não ver diferença no melhor dos casos)
 
Eu possuía um Cooler master hyper 212, após trocar pelo Wc ele esquenta bastante o gabinete, principalmente na saida de ar dele...apesar do gabinete estar com 3 fans na frente e 2 na parte superior, os da frente empurrando o ar para dentro e os de cima puxando para fora....Com o Air cooler isso não acontecia....Na jogatina o processador atinge entre 65 a 70°...mas fico meio assim pq não esquentava o gabinete antes....O gabinete é um Gabinete K-MEX CG-7EV3

Você ainda recorda das temperaturas com o Hyper 212?

A bomba do Masterliquid precisa funcionar em 12V.
Dependendo da placa mãe e do conector, o controle de rotação precisa ser desativado na bios.

Creio que a rotação da bomba seja em torno de 2200 rpm.
Se a rotação estiver bem abaixo disso ou com oscilações, o controle de rotação precisa ser desativado.

O radiador foi instalado na traseira do gabinete com a fan em exaustão?
Nesse caso é normal notar o ar aquecido do radiador saindo pela grade.

Se quiser faça um teste com a fan do radiador soprando para dentro do gabinete.
 
Você ainda recorda das temperaturas com o Hyper 212?

A bomba do Masterliquid precisa funcionar em 12V.
Dependendo da placa mãe e do conector, o controle de rotação precisa ser desativado na bios.

Creio que a rotação da bomba seja em torno de 2200 rpm.
Se a rotação estiver bem abaixo disso ou com oscilações, o controle de rotação precisa ser desativado.

O radiador foi instalado na traseira do gabinete com a fan em exaustão?
Nesse caso é normal notar o ar aquecido do radiador saindo pela grade.

Se quiser faça um teste com a fan do radiador soprando para dentro do gabinete.

E aí blz? Então não lembro, mas após fazer vários testes aqui , posições e lugares dos coolers, resolvi pegar o akasa venom medusa, o carinha eh gigante...Instalei ele e está no modo normal na BIOS, não está em Full load, a temp. Usando o Pc normalmente fica nos 33...35°, jogando a temp caiu para 48 a 55°, as vezes bate 60°...isso no normal.....

Estou com o i7 8700 padrão e uma GTX 1080 msi armor q eh bem esqentadinha e jogo no fullhd....Até agora valeu a compra porém ele eh mto grande, e colocar os cooler nele, com os clips eh bem chatinho.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Man, vc tem que avaliar o fluxo de ar do seu gabinete e o espaço que o mesmo ficaria com um air cooler de qualidade lá dentro.
Um dos maiores motivos de pessoas verem resultados bons em watercooler, é porque o espaço dentro do gabinete aumenta, o que faz com que o ar quente saia mais rapidamente ou que mais ar frio entre e circule (porque o watercooler é mais eficiente em espaço por ficar semi-exposto no lado de fora do gabinete).
Se o seu gabinete é parrudão, vc ir de aircooler vai ser tranquilo. Agora se o seu gabinete é apertado, ai com certeza vai dar ruim (note que dar ruim aqui significa aumentar alguns graus ou talvez não ver diferença no melhor dos casos)
Então , eu testei aqui, coloquei cooler, mudei de posição, mas no final resolvi tentar akasa medusa venom, acho q o master liquid 120 q não dava MTA conta do i7 8700, por ser apenas o radiador para 1 fan...se fosse um maior talvez
 
@NoobMasterSkill WaterCooler de 1 fan apenas é perda de dinheiro. Inviste no minimo em um com 2 coolers, ou mude pra Aircooler direto.
Se for equipar mais fans no gabinete, recomendo Cougar CF120
 
E aí blz? Então não lembro, mas após fazer vários testes aqui , posições e lugares dos coolers, resolvi pegar o akasa venom medusa, o carinha eh gigante...Instalei ele e está no modo normal na BIOS, não está em Full load, a temp. Usando o Pc normalmente fica nos 33...35°, jogando a temp caiu para 48 a 55°, as vezes bate 60°...isso no normal.....

Estou com o i7 8700 padrão e uma GTX 1080 msi armor q eh bem esqentadinha e jogo no fullhd....Até agora valeu a compra porém ele eh mto grande, e colocar os cooler nele, com os clips eh bem chatinho.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Então , eu testei aqui, coloquei cooler, mudei de posição, mas no final resolvi tentar akasa medusa venom, acho q o master liquid 120 q não dava MTA conta do i7 8700, por ser apenas o radiador para 1 fan...se fosse um maior talvez

Realmente as temperaturas ficaram bem melhores.

O 8700 é bloqueado para over, acho que já vi temperaturas melhores em jogos mesmo com wc de 120.
Mas em testes de stress esse processador pode aquecer bastante.

Segundo um dono do 8700 e H50 76 C em full load aqui.

Vou compartilhar as temperaturas do 8700 com o Deepcool Lucifer V2, idle 35 C e load 78 C aqui.
 
E aí galera,

Bom a ideia é o seguinte, comprei esse Kit com Xeon Aqui, mas não sei qual cooler posso comprar para ele, se puderem ajudar eu agradeceria e pode ser cooler do AliExpress também!



Obrigado pela Atenção!
 
@Rodrigo Bredow Msm esquema man, pega um Cooler Master Hyper que deve ta na faixa dos 150$, ou um gammax GT ou 400. Nao precisa gastar tanto com isso não.
 
Pessoal
O Deepcool Gammax 240T é uma boa escolha pra refrigerar um Ryzen 1600?
 
@Renzo Primeiramente gostaria de dizer pra voce sempre basear suas configurações de overclock nos jogos que voce joga. Ficar caçando resultado em testes de stress é pura perda de tempo pois eles simulam resultados irreais, muito longe do que voce sequer passaria mesmo que deixasse seu PC rodando um game por 3 dias a fio. Use eles apenas para testar o desempenho de alguma peça em especifico, mas nunca pra estabilizar um overclock de dia a dia, unico programa bacana para voce testar e tentar passar sem erros seria o MemTest, mas acredito que vc não faça over de memória.
Segundo, usando seu overclock, os ganhos de FPS valem a pena??? Se o ganho for expressivo e vc esta contente, deixe em over desde que não fique dando erros ou BSOD (tente manter a temperatura abaixo dos 85º).
Sua ultima pergunta é confusa, vc quer fan para CPU ou para gabinete?? são fans totalmente diferentes, e o de CPU deram vários exemplos algumas mensagem atraz, de gabinete eu mesmo fui de Cougar CF120, silenciosa e bem eficiente.
Mantive em over e undervolt e n reiniciou nenhuma vez. O fps mínimo é mais estável e fica mais frio.
O cooler seria para a CPU msm, trocar o cooler box.
 
Bom dia pessoal, gostaria de pedir uma ajuda para vocês.

No momento tenho o PC da assinatura, uso o WC no processador e ele roda praticamente frio, o máximo que já vi ele chegando foi a 63º.

Porém minha VGA já está rodando com temperaturas altas (talvez pelo tamanho do gabinete) batendo 82º em FULL LOAD.

Com isso estava pensando em usar um Kraken G10 + o meu Antec para refrigerar a VGA e colocar um Air Cooler Custo X Benefício no i5.

Gostaria de algumas indicações de compra, algo que não seja muito caro, visto que não faço OC nesse processador.
 
Bom dia pessoal, gostaria de pedir uma ajuda para vocês.

No momento tenho o PC da assinatura, uso o WC no processador e ele roda praticamente frio, o máximo que já vi ele chegando foi a 63º.

Porém minha VGA já está rodando com temperaturas altas (talvez pelo tamanho do gabinete) batendo 82º em FULL LOAD.

Com isso estava pensando em usar um Kraken G10 + o meu Antec para refrigerar a VGA e colocar um Air Cooler Custo X Benefício no i5.

Gostaria de algumas indicações de compra, algo que não seja muito caro, visto que não faço OC nesse processador.
Esse gabinete não parece ser ruim, já vi uns piores, sendo fechados na frente e nas laterais e isso deixava o pc um forno. Eu daria preferencia em por uns coolers pra diminuir a temperatura de tudo, acho que adaptar um wc em uma vga acaba deixando os outros componentes da própria VGA mais quentes, já que não tem mais uma refrigeração minima, mas aí vc tem que ver o que fica melhor, pq um kit de cooler+controladora pode sair bem mais caro que um air cooler em si.

Mas recomendando air cooler CxB, vá de Gammaxx GT/GTE/400, acho que a diferença entre o GT e o GTE é que um tem led(ou os dois tem mas só um pode escolher uma cor), enquanto o 400, acho que ele usa uns encaixes igual os coolers da intel, não sei se prejudica a placa mãe ter um cooler desse tamanho apoiado só nela(sem aquele backplate), mas é o mais baratinho dos 3.
 
Esse gabinete não parece ser ruim, já vi uns piores, sendo fechados na frente e nas laterais e isso deixava o pc um forno. Eu daria preferencia em por uns coolers pra diminuir a temperatura de tudo, acho que adaptar um wc em uma vga acaba deixando os outros componentes da própria VGA mais quentes, já que não tem mais uma refrigeração minima, mas aí vc tem que ver o que fica melhor, pq um kit de cooler+controladora pode sair bem mais caro que um air cooler em si.

Mas recomendando air cooler CxB, vá de Gammaxx GT/GTE/400, acho que a diferença entre o GT e o GTE é que um tem led(ou os dois tem mas só um pode escolher uma cor), enquanto o 400, acho que ele usa uns encaixes igual os coolers da intel, não sei se prejudica a placa mãe ter um cooler desse tamanho apoiado só nela(sem aquele backplate), mas é o mais baratinho dos 3.
Eu tenho 5 Fans no gabinete, 2 Intake e 3 de exaustão. Sei que essa linha Tahiti da AMD é esquentadinha mesmo kkk, queria dar uma melhorada, pessoa fala muito bem daquele adaptador Kraken G10, ele vem com um fan para as VRMS, seria só necessário colocar uns dissipadores de alumínio nelas, sem dificuldade.

Vou dar uma olhada nesses coolers indicados. Obrigado.

Foto do PC:
aqGMQnK.jpg
 
Última edição:
Eu tenho 5 Fans no gabinete, 2 Intake e 3 de exaustão. Sei que essa linha Tahiti da AMD é esquentadinha mesmo kkk, queria dar uma melhorada, pessoa fala muito bem daquele adaptador Kraken G10, ele vem com um fan para as VRMS, seria só necessário colocar uns dissipadores de alumínio nelas, sem dificuldade.

Vou dar uma olhada nesses coolers indicados. Obrigado.

Foto do PC:
aqGMQnK.jpg
Não tinha procurado o adaptador, mas se tem cooler pros VRMs, ta de boa então, só colocar uns dissipadores e sucesso.
 
Senhores boa noite... acabei comprando um kit upgrade novo pro pc... e preciso de uma recomendação de vocês

meu antigo pc assinatura, tenho um h100 em um i7- terceira geracao ( lugar onde eu moro e quente pra caralho... mas sempre que estou no pc o ar do quarto fica ligado.)

Kit Novo foi

Ryzen 3600x
B450 Aorus M
16gb Ram XPG 3000 mhz
adata xpg sx6000 1tb
Gabinete Corsair 175r

levando em conta que a regiao aqui e quente... e sempre usei pc com WC e nao pretendo fazer over no meu novo...

Recomendam trocar o cooler box por um aircooler ou ate ou WC?
Fora as Fans para o gabinete que vou precisar tb, pois so vem 1 com o novo.
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

  • Voltar
    Topo