• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[INFORMATIVO] Comparativos de performance de mundo real com uso misto - SSDs SATA vs. M.2 NVMe (vs HDs)

  • Iniciador de Tópicos Snayperskaya
  • Data de Início
Eu peguei um NVME m.2 980 da Samsung (que chega a 3500Mbps), mesmo limitado pela minha mobo (nos testes ele bate 1600/1600), vi pouca diferenças em jogos, um que sempre gosto de comparar é o No Man Sky, tanto no PC, quanto no PS4 e no Xbox One ele demorava em torno de 1m20s o loading inicial, no SSD novo no PC caiu 20 segundos, agora ele carrega em 58 segundos, no Xbox Séries S, depois do patch de otimização ele carrega em 19 segundos, espero que com o W11 venha essa otimização para o PC.
 
  • Wow
Reações: wmh
e normal galera , 10 dias de uso do ssd m.2 e ele escrever 2000gb??
me assustei quando vi o total de escrita no cristal disk info ..
 
Pra quem quer performance extra a custo baixo é só fazer um RAID 0 de SSD e ganhar até 80% de velocidade de escrita e uns 30% em velocidade de leitura. Aqui tenho dois Kingstom de 240 GB batendo 900MB de escrita , próximo aos 1.100 do meu nmve da Corsair.
 
hj em dia sata e NVME custam a mesma coisa, se o cara não procurar direito acaba até levando um sata mais caro. O problema do NVME que só dá pra usar 1 na máquina se quiser expandir tem q vender o anterior. Sata dá pra conectar 6.

antes era costume o pessoal pegar um SSD de 250 + hd de 1 Tera. mas nessa brincadeira o cara gasta 250 no ssd e 350 no hd totalizando 600. Por esses mesmos 600 já apareceu SSD NVME de 1 TB. Eu sempre recomendo o pessoal não comprar mais HD mecânico, pegar direto um NVME grande
Comprei um SSD 1 TB WD Black por 800 R$ e um HD 3 TB WD Red por 600 R$, super satisfeito.
 
Pela minha experiência pessoal, a diferença entre um HDD para qualquer SSD do mercado já é gritante, mesmo um SSD sem DRAM chinês bem furreca. Se você põe DRAM na parada, também dá pra sentir uma diferença. Agora, de um SSD SATA com DRAM pra um SSD NVME, a diferença é negligente no uso comum. Uso profissional você sente em algumas poucas aplicações, jogos nós vamos começar a ver quando sair algum jogo com Direct storage mas, pelo que andam ventilando, direct storage será compatível com qualquer SSD Nvme - com DRAM, sem DRAM, 3.0, 4,0, 3000 MB/s, 1500 MB/s, tanto faz - desde que seja Nvme.

Alguém, acho que foi o Linus, chegou a falar que o objetivo deles é avançarem até deixar possível usar o Direct Storage com SSDs SATA também, se vai rolar, são outros 500. Por enquanto, essa tecnologia só tem nos consoles e só suporta Nvme gen4 se não me engano. Mas, no momento, tanto faz. Eu tentaria pegar pelo menos um SSD com DRAM.
 
Pela minha experiência pessoal, a diferença entre um HDD para qualquer SSD do mercado já é gritante, mesmo um SSD sem DRAM chinês bem furreca. Se você põe DRAM na parada, também dá pra sentir uma diferença. Agora, de um SSD SATA com DRAM pra um SSD NVME, a diferença é negligente no uso comum. Uso profissional você sente em algumas poucas aplicações, jogos nós vamos começar a ver quando sair algum jogo com Direct storage mas, pelo que andam ventilando, direct storage será compatível com qualquer SSD Nvme - com DRAM, sem DRAM, 3.0, 4,0, 3000 MB/s, 1500 MB/s, tanto faz - desde que seja Nvme.

Alguém, acho que foi o Linus, chegou a falar que o objetivo deles é avançarem até deixar possível usar o Direct Storage com SSDs SATA também, se vai rolar, são outros 500. Por enquanto, essa tecnologia só tem nos consoles e só suporta Nvme gen4 se não me engano. Mas, no momento, tanto faz. Eu tentaria pegar pelo menos um SSD com DRAM.

Deve-se tomar cuidado ao escolher a mídia de armazenamento, esses SSDs furrecas que você citou só devem ser utilizados exclusivamente pra coisas sque não precisam de backup, como jogos da Steam.

Comprar SSD de procedência duvidosa é o mesmo que jogar dinheiro fora em muitos cenários. Na dúvida, compra um SSD um pouco menor (240 ou 480 GB) e um HD de 2 ou 3 TB.
 
Pra mim a vantagem de SSD NVME pra Sata é a falta de cabo mesmo, to querendo me livrar do máximo possível.
 
Deve-se tomar cuidado ao escolher a mídia de armazenamento, esses SSDs furrecas que você citou só devem ser utilizados exclusivamente pra coisas sque não precisam de backup, como jogos da Steam.

Comprar SSD de procedência duvidosa é o mesmo que jogar dinheiro fora em muitos cenários. Na dúvida, compra um SSD um pouco menor (240 ou 480 GB) e um HD de 2 ou 3 TB.
Só um exemplo, aqui no Brasil tem se comprado muito Kingdian, Kingspec, entre outros SSDs "de terceira", não sei se prestam, só sei que todo mundo que comprou sentiu a diferença. E tem os furrecas de marca também como os Kingston A400 (esse eu tive o desprazer de usar) da vida, são umas merdas, mas são melhores que HDD.
 
Só um exemplo, aqui no Brasil tem se comprado muito Kingdian, Kingspec, entre outros SSDs "de terceira", não sei se prestam, só sei que todo mundo que comprou sentiu a diferença. E tem os furrecas de marca também como os Kingston A400 (esse eu tive o desprazer de usar) da vida, são umas merdas, mas são melhores que HDD.
"melhor" até te enfiar numa furada. Quer SSD, compre um bom! E nem é esse preço todo. Tem muito WD Red / Black em promoção e até outras marcas também em promoção. Um bom SSD de 1 TB acha-se por 800 R$, se não quer gastar 800 R$ num bom SSD de 1 TB, compra um de 480 ou 240 então e complementa com um HD CMR (a maioria dos WD Red) mais tarde, ou pega um de 240 GB de boa procedência e um de 1 TB genérico. Opção sempre tem.
 
ja sou mais pega uns 2 ssd sata e coloca em raid 0
Idealmente pega um SSD de 1 TB e um HD de 3 TB. Raid com SSD só se for pra aproveitar o SSD velho (como eu fiz com os meus NVME). Uso Raid de partição. Dados sensíveis (HD + 2 backups) Dados descartáveis (Partição em Raid)
 
Pessoal, tenho um G3 de 2019, só tem 1 porta NVME já ocupada com um WD Black de 1TB e uma porta Sata com um HD, que uso pra salvar jogos e manusear arquivos do trabalho. Quero acabar com esse gargalo.
Vou pegar um SSD Sata de 2TB pra isso e me deparei com a seguinte questão:
Crucial MX500 simplesmente para armazenamento vale a diferença de preço para o WD Green ou mesmo o Team Group?
Sei que os dois últimos são DRAM-Less.
A ideia é comprar no Br.
 
Pessoal, tenho um G3 de 2019, só tem 1 porta NVME já ocupada com um WD Black de 1TB e uma porta Sata com um HD, que uso pra salvar jogos e manusear arquivos do trabalho. Quero acabar com esse gargalo.
Vou pegar um SSD Sata de 2TB pra isso e me deparei com a seguinte questão:
Crucial MX500 simplesmente para armazenamento vale a diferença de preço para o WD Green ou mesmo o Team Group?
Sei que os dois últimos são DRAM-Less.
A ideia é comprar no Br.
Eu não pegaria WD Green tenta achar um Blue ou similar
 
Crucial MX500 simplesmente para armazenamento vale a diferença de preço para o WD Green ou mesmo o Team Group?
Se o propósito é apenas o armazenamento, qualquer SSD já supre essa demanda. A depender do cenário, eu até recomendaria um HDD para economizar.

Se a ideia fosse usar como o drive principal, onde se instala o Windows e outros programas, aí sim seria bom procurar um SSD melhor, como o MX500.
 
Se o propósito é apenas o armazenamento, qualquer SSD já supre essa demanda. A depender do cenário, eu até recomendaria um HDD para economizar.

Se a ideia fosse usar como o drive principal, onde se instala o Windows e outros programas, aí sim seria bom procurar um SSD melhor, como o MX500.
Como principal já tem um nvme, quero mesmo é mais espaço e de quebra tirar o hd.
 
Como principal já tem um nvme, quero mesmo é mais espaço e de quebra tirar o hd.
Num notebook até faz sentido eliminar completamente o HD, mas no PC não.
Coloca um ou dois SSDs de 480 GBe um HD 3 TB e seja feliz.
 
Num notebook até faz sentido eliminar completamente o HD, mas no PC não.
Coloca um ou dois SSDs de 480 GBe um HD 3 TB e seja feliz.
Mas aqui é um notebook mesmo. É um G3 de 2019, só tem dois slots de expansão, um nvme que já está ocupado e o slot sata que está com o HD.
 
Eu fiz Raid com SSD por curiosidade. Só pra transferência que se percebe a diferença, de resto tudo igual. Também comprei um Netac de 1TB na Aliexpress pra colocar somente jogos. Realmente, n da pra arriscar pôr arquivos sensíveis nele. Você usa o hwinfo ou qualquer outro programa pra identificar o SSD e nada aparece. Não consigo ver nem a vida útil kk. Esses dias fiz um CHKDSK nos 4 SSDs que tenho (1 NVME da Corsair, 2 SATA em Raid da Western Digital e o SATA da Netac)
Rodou de boas no da Corsair e WD, quando chegou no da Netac, travou legal. Passou horas e a porcentagem da verificação praticamente não subia. Como só tem jogos, se der pau, só jogar fora kk.
 
Também comprei um Netac de 1TB na Aliexpress pra colocar somente jogos. Realmente, n da pra arriscar pôr arquivos sensíveis nele. Você usa o hwinfo ou qualquer outro programa pra identificar o SSD e nada aparece. Não consigo ver nem a vida útil kk. Esses dias fiz um CHKDSK nos 4 SSDs que tenho (1 NVME da Corsair, 2 SATA em Raid da Western Digital e o SATA da Netac)
Você pode olhar no PCB do SSD e identificar fisicamente os componentes. Ou pode conferir no CrystalDiskInfo/hwinfo a revisão do firmware, isso geralmente já te dá uma pista do controlador usado. A partir do controlador, você tem ferramentas para extrair informações do SSD.
A maioria dos SSDs SATA hoje são produtos bem de entrada ou "low-end". SATA dram-less costuma ter muitos problemas.
Quanto à vida útil, dependendo do modelo, dá para ter uma estimativa no CrystalDiskInfo/hwinfo. Tipo, se ele mostrar o número de ciclos de gravação, você pode calcular uma porcentagem (considerando que memória flash baratinha faz de 700 a 1000 ciclos no mínimo). Lembrando que o próprio valor de vida útil que os programas normalmente mostram não é um valor exato e sim aproximado.
 
Eu fiz Raid com SSD por curiosidade. Só pra transferência que se percebe a diferença, de resto tudo igual. Também comprei um Netac de 1TB na Aliexpress pra colocar somente jogos. Realmente, n da pra arriscar pôr arquivos sensíveis nele. Você usa o hwinfo ou qualquer outro programa pra identificar o SSD e nada aparece. Não consigo ver nem a vida útil kk. Esses dias fiz um CHKDSK nos 4 SSDs que tenho (1 NVME da Corsair, 2 SATA em Raid da Western Digital e o SATA da Netac)
Rodou de boas no da Corsair e WD, quando chegou no da Netac, travou legal. Passou horas e a porcentagem da verificação praticamente não subia. Como só tem jogos, se der pau, só jogar fora kk.
Tenho desde NVME Pro Netac aos SSDs tbm Netac e não tive problema a mais de 1 ano, tive um Lexar e o mesmo morreu rsrsrs, varia mesmo infelizmente
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo