[INFORMATIVO] Comparativos de performance de mundo real com uso misto - SSDs SATA vs. M.2 NVMe (vs HDs)

  • Iniciador de Tópicos Snayperskaya
  • Data de Início


A conclusão que tiro é que só existe uma grande diferença em relação ao HD convencional. M2 ou sata, meio que tanto faz em 90% dos casos onde alguns poucos segundos a mais não afetarão.

Mas até hoje me surpreendo como o Windows 10 é um lixo de pesado. O troço só roda bem com SSD.
 
A diferença entre Nvme e Sata é ridícula....achava que a diferença era gritante....quer dizer então que a diferença vai ser somente notada em transferência de arquivos grandes e de benchs.
 
  • Curtir
Reações: wmh
Muito pouca diferença no mundo real.

NVME pra mim só vale se for pra rodar o sistema, o resto pode ser tudo Sata.
 


nem pci4.0 ta fazendo diferenças consideraveis
 
A esperança é o DirectStorage/RTX IO aparecer e realmente ser implementado num futuro próximo.
 
Esperança? Soa como se tivesse gargalando de alguma forma, e como não sou pro user, fiquei curioso se você tá tendo alguma dificuldade ou apenas quer o mais rápido sempre que possível.
 
Esperança? Soa como se tivesse gargalando de alguma forma, e como não sou pro user, fiquei curioso se você tá tendo alguma dificuldade ou apenas quer o mais rápido sempre que possível.

Esperança de ver a velocidade desses SSDs fazerem diferença na vida real.
Teoricamente, teríamos o mesmo tipo de performance dos SSDs dos novos consoles, mas duvido que venha pro PC tão cedo.
 
  • Curtir
Reações: C.J
Sim nvme para o sistema que vai fazer diferença, o resto é praticamente nula.

Principalmente para jogos, o pessoa acha que colocar os jogos no NVME vai ganhar ate FPS, mal sabe eles que a diferença e quase nula.
😆😆😆😆
 
Eu falo isso para quando me pedem opinião e ainda discutem comigo...
Eu só respondo: faça o que achar melhor com o seu dinheiro, pois é seu. Mas que vai ser desperdiçado, ah vai...
 
  • Curtir
Reações: wmh
Na prática a diferença mesmo vai ser sentida quando tentar gravar grandes volumes de dados, mas para uso de aplicações não tem grande diferença entre SATA e M2.
Exatamente é essa a diferença realmente do Sata para o M2.
 
Achei esse tópico por acaso. Tenho um m.2 sata de 120GB e um SSDHD de 1TB e pensava se compensava um nvme de 1TB ou trocar o SSDHD por um SSD de 1TB. Como o espaço que eu tenho hoje é suficiente e pelas informações apresentadas, creio que seja mais custo benefício trocar apenas o SSDHD, já que eu deixo os jogos no HD.
 
pra jogo a maioria não vai mudar NADA, alguns poucos vão ficar uns 5 a 10 sec mais rápido de Loading.
load do sistema há um pequeno ganho, NVME é ótimo quem trabalha, tá toda hora com aplicativo abrindo coisa salvando coisa carregando coisa, nesse ponto ele ESPANCA.

pra quem quiser um custo beneficio pra pc recomendo ficar de olho nos modelos intermediários de velocidade que muitas vezes ficam no mesmo preço de unidades Sata3
 
Exatamente é essa a diferença realmente do Sata para o M2.
hj em dia sata e NVME custam a mesma coisa, se o cara não procurar direito acaba até levando um sata mais caro. O problema do NVME que só dá pra usar 1 na máquina se quiser expandir tem q vender o anterior. Sata dá pra conectar 6.

antes era costume o pessoal pegar um SSD de 250 + hd de 1 Tera. mas nessa brincadeira o cara gasta 250 no ssd e 350 no hd totalizando 600. Por esses mesmos 600 já apareceu SSD NVME de 1 TB. Eu sempre recomendo o pessoal não comprar mais HD mecânico, pegar direto um NVME grande
 
Última edição:
Hoje em dia não tem diferença no dia-a-dia, eu mesmo só peguei um NVME porque meu cunhado veio da alemanha mês passado e trouxe com ele saiu mais barato que for pegar aqui, mas aqui tem boas opções de SSD não NVME também.
 
Continuando a discussão, me pergunto se SSD M.2 SATA não é dinheiro jogado fora e se ainda faz sentido sua comercialização. Ocupa o slot que poderia ser utilizado por um M.2 NVMe muito mais rápido, e creio eu custar mais caro que uma unidade 2.5" de igual capacidade.

Tenho a impressão que fica num meio termo ruim, não se destacando nem em preço e nem em desempenho.
 
Continuando a discussão, me pergunto se SSD M.2 SATA não é dinheiro jogado fora e se ainda faz sentido sua comercialização. Ocupa o slot que poderia ser utilizado por um M.2 NVMe muito mais rápido, e creio eu custar mais caro que uma unidade 2.5" de igual capacidade.

Tenho a impressão que fica num meio termo ruim, não se destacando nem em preço e nem em desempenho.
unica vantagem de m2 sata eh se tu n tiver dinheiro/suporte da mobo pra um m2 nvme ou tiver algum limitação fisica que n permite usar um 2.5"
 
Estou querendo um Nmve 4.0 para o SO, queria um de uns 250~500 GB num custo "OK". 500 GB seria perfeito, mas menos também ajudaria, já que na prática, a diferença entre um Nvme e um Sata é bem baixa (sobretudo para meu uso).

Hoje tenho dois sata: um Intel 545S de 240 GB para o SO (já acho bem rápido) e um Crucial de 480 GB para jogos. Também quero mais um de 1 TB para jogos, de modo a aposentar de vez meu HD Caviar Black.
 
Falaram aí que NVME vale se for pra sistema. Saí de SSD sata 500mb/s pra um NVME a 3200mb/s e sinceramente nem em sistema eu noto nada diferente. Resultado só aparece em benchmark. Uso Photoshop, Corel Draw, Illustrator e pacote office. Nem sistema, nem nesses aplicativos, e nem jogos, em uso real pra mim ta tudo a mesma coisa.
Maior beneficio que tive foi eliminar cabos mesmo...
 
Falaram aí que NVME vale se for pra sistema. Saí de SSD sata 500mb/s pra um NVME a 3200mb/s e sinceramente nem em sistema eu noto nada diferente. Resultado só aparece em benchmark. Uso Photoshop, Corel Draw, Illustrator e pacote office. Nem sistema, nem nesses aplicativos, e nem jogos, em uso real pra mim ta tudo a mesma coisa.
Maior beneficio que tive foi eliminar cabos mesmo...
a questão que a diferença de preço entre eles está muito pequena. se for pra ficar pensando se é ou não melhor, já pega um NVME top por 20% a mais.
 
a questão que a diferença de preço entre eles está muito pequena. se for pra ficar pensando se é ou não melhor, já pega um NVME top por 20% a mais.
E qual hoje em dia voce me sugere? Quero um de 2tb.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo