[DÚVIDA] Instalei a placa mãe com os parafusos errados.

Nat00_

New Member
Registrado
Após alguns dias feita a montagem do pc eu fui dar uma olhada e vi que instalei os parafusos errados e na hora de tirar eles giram, dão um estalo e não saem, tentei puxar com os dedos e até um alicate, mas estão bem presos. A placa mãe esta firme no canto, só com uma pequena folga entre ela e os parafusos (que não forcei no dia da montagem, girei até onde dava.) A minha dúvida é: a placa mãe está firme, devo deixar meu lado perfeccionista quieto e manter ela assim sem mexer mais e arriscar danificar ou tento de alguma outra forma arrancar esses benditos parafusos?
 
Se vc tem que perguntar... então é melhor acertar isso ai porque não vai ter paz enquanto não resolver, heh.

Pelo que descreveu, ao usar os parafusos errados acabou espanando a rosca superior do standoff que separa a placa mãe do gabinete. Isso ai não tem como resolver sem tirar a placa mãe inteira do gabinete pois os standoffs vão ficar presos no verso da placa mãe, e vai ter que prender com uma philips de um lado e torcer (com um alicate ou bit hexagonal) do outro para tirar.

A placa estar firme não quer dizer muita coisa. Provavelmente tem alguns standoffs que agora não estão mais fixos no gabinete, fazendo uma pressão desigual na placa mãe. Eu resolveria mesmo que signifique desmontar a maquina toda.
 
Se vc tem que perguntar... então é melhor acertar isso ai porque não vai ter paz enquanto não resolver, heh.

Pelo que descreveu, ao usar os parafusos errados acabou espanando a rosca superior do standoff que separa a placa mãe do gabinete. Isso ai não tem como resolver sem tirar a placa mãe inteira do gabinete pois os standoffs vão ficar presos no verso da placa mãe, e vai ter que prender com uma philips de um lado e torcer (com um alicate ou bit hexagonal) do outro para tirar.

A placa estar firme não quer dizer muita coisa. Provavelmente tem alguns standoffs que agora não estão mais fixos no gabinete, fazendo uma pressão desigual na placa mãe. Eu resolveria mesmo que signifique desmontar a maquina toda.
O problema é que o parafuso gira infinitamente e não sai, nem puxando com o alicate. Meu medo é tentar e danificar alguma parte da minha placa, inclisive lasquei uma parte da tinta ao tentar kkkkkkk, rir pra não chorar. Minha placa é mATX e fica no limite do gabinete, então não tenho acesso a todos os standoffs para poder segurá-los.
 
O problema é que o parafuso gira infinitamente e não sai, nem puxando com o alicate.

Mas... tirou a placa mãe do gabinete? Não vai ter como resolver isso sem tirar. Vai precisar de acesso completo aos standoffs presos no verso e pra fazer isso só com a mobo pra fora para conseguir acessar tanto a frente quanto a traseira. Não puxe nada, a idéia é desaparafusar fazendo pressão e torção na cabeça do parafuso errado, e segurando com um alicate o standoff do outro lado para que ele não gire. Só assim vai se livrar do parafuso errado.

Alias... depois disso, dependendo da força que fez vai precisar de standoffs novos.
 
Não cheguei nem perto de tirar kkkkk, mas verdade o que você falou, vou amanhã ver como fica o acesso aos standoffs por trás do gabinete, na hora do vamo ver a gente acaba esquecendo das soluções mais racional. Obrigada, vou tentar e volto aqui dizer se deu ou não certo... Me deseje sorte o/
 
Não cheguei nem perto de tirar kkkkk, mas verdade o que você falou, vou amanhã ver como fica o acesso aos standoffs por trás do gabinete, na hora do vamo ver a gente acaba esquecendo das soluções mais racional. Obrigada, vou tentar e volto aqui dizer se deu ou não certo... Me deseje sorte o/
Faz um vídeo do processo, que pelo menos se der ruim, você publica no youtube e ganha uma grana, deve dar pra comprar outra placa hahahaha

[]'s
 
Calça o parafuso com alguma parte plástica daqueles kits de trocar tela de celular (pode ser a palheta plástica ou a espátula plástica), gira o parafuso enquanto força pra cima com a palheta, ele vai acabar saindo sim.
 
Basta remover todos os demais parafusos. Os que ficaram travados nos stand-offs vão sair também, daí é só remover a mobo e usar um alicate por baixo da placa pra travar o stand-off e remover o parafuso.

Existem dois tipos de rosca mais normalmente usados em montagem de PC (três se contar os antigos parafusos de fans), um de rosca grossa que é usado pra travar HDs e fechar gabinete e outro de rosca fina usado para unidades ópticas e disquetes. Apesar da maioria dos stand-offs possuírem rosca interna pra parafusos de rosca grossa eu já vi stand-offs que possuem a rosca interna fina.

Ao recolocar os stand-offs no gabinete, use um alicate pra dar um aperto extra e travar o mesmo. Só não exagere pra não espanar.
 
Obrigada a todos que responderam, eu consegui resolver segurando os standoffs por trás do gabinete enquanto girava os parafusos, fui tirando e substituindo pelos certos. Um deles estava bem difícil de segurar, mas deu certo sem desgastar tanto. Estou muito alividada que consegui resolver kkkkkk. Muito obrigada mesmo pelas dicas ♡
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo