• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Intel Comet / Rocket / Alder / Raptor Lake

Eu pensava que fosse assim também porém pelo que vi de reviews e pelas especificações dos próprios fabricantes de mobos não é bem assim:


1jqmkPx.png




cMxgysP.png




Enfim, o jeito vai ser esperar pelo lançamento das B460 pra saber se realmente os i5 não vão suportar over nas RAMs mas tudo indica que só vão suportar até 2666MHz e não 2933.

No site da ASUS quando você olha o QVL das B460, as 3600 aparecem como frequência máxima 2933, então acho que vai ser isso aí mesmo, i5 + B460 só 2666.
 
Eu pensava que fosse assim também porém pelo que vi de reviews e pelas especificações dos próprios fabricantes de mobos não é bem assim:


1jqmkPx.png




cMxgysP.png




Enfim, o jeito vai ser esperar pelo lançamento das B460 pra saber se realmente os i5 não vão suportar over nas RAMs mas tudo indica que só vão suportar até 2666MHz e não 2933.
Entendi , intel já fazia isso não? só cpus k e placas z podia alterar a frequência da ram acima do especificado pela intel.
 
Entendi , intel já fazia isso não? só cpus k e placas z podia alterar a frequência da ram acima do especificado pela intel.
Mais ou menos, se você tivesse uma mobo Z390 com um i5 9600 ou 9400F era possível utilizar pentes acima de 2666MHz que iria ser feito o oc através do XMP. Agora parece que aumentaram a velocidade default de RAM pra 2933 nas mobos B460/H470 porém como eu disse apenas pros i7s/i9s e não pros i5s.
 
Acredito que i3, i5, i7 e i9 irão ter suporte total e apresentar ganho de performance quando utilizam memórias acima de 2666 e 3000Mhz, o suporte vai ficar a cargo da placa mãe mesmo.

Quanto ao ganho de desempenho, i3 e i5 também irão apresentar ganho de performance por utilizarem memória mais rápida, entretanto os ganhos serão menores que os vistos nos i7 e i9, não por questão do suporte, mas sim pelo fato de terem clocks inferiores e serem mais "lentos" no geral, sendo o proprio processador o gargalo e não a memória ram.
 
Acredito que i3, i5, i7 e i9 irão ter suporte total e apresentar ganho de performance quando utilizam memórias acima de 2666 e 3000Mhz, o suporte vai ficar a cargo da placa mãe mesmo.

Quanto ao ganho de desempenho, i3 e i5 também irão apresentar ganho de performance por utilizarem memória mais rápida, entretanto os ganhos serão menores que os vistos nos i7 e i9, não por questão do suporte, mas sim pelo fato de terem clocks inferiores e serem mais "lentos" no geral, sendo o proprio processador o gargalo e não a memória ram.
O que eu acho sacanagem da Intel e das fabricantes é caparem o limite de 2666Mhz pros i5s nas mobos B460/H470 sendo que os i7s e i9s vão roda em 2933 nessas mobos. Acho que a mobo dando suporte a 2933MHz talvez deva existir algum jeito de "desbloquear" pros i5s rodarem com as RAMs nessa frequência nessas mobos também.
 
Depois dos testes desse 10600k irei pegar ele mesmo por no máximo 2200 e alguma z490 mais simples de 1200 quando chegar. Ou se até lá aparecer algum 9700k por menos de 2000 eu vou nele, mesmo desempenho em jogos a 5ghz
 
O que eu acho sacanagem da Intel e das fabricantes é caparem o limite de 2666Mhz pros i5s nas mobos B460/H470 sendo que os i7s e i9s vão roda em 2933 nessas mobos. Acho que a mobo dando suporte a 2933MHz talvez deva existir algum jeito de "desbloquear" pros i5s rodarem com as RAMs nessa frequência nessas mobos também.
O único jeito de desbloquear é comprando uma mobo Z de >=1.5k :bwahaha:
 

1080p.png


1440p.png



Average_1080p.png


Average_1440p.png



1080p.png


1440p.png
 
Pelo visto o sweet spot pra jogos é o 10600K.
Que vergonha o 10700K e 10900K.
Como estão os preços BR dos 3?
 

1080p.png


1440p.png



Average_1080p.png


Average_1440p.png



1080p.png


1440p.png

Sweet spot realmente é o 10600K.

Achei agora a vista o 10700k a R$3001 e o 10900k a R$4002.
 
Pela escala em 1440p, negócio vai economizar e comprar um Ryzen 3300x e gastar tudo em uma RTX3080 :haha:

Falta agora a confirmação de quanto garantido é um 10600K chegar a 5.1Ghz, porque pelo que falam é possível manter as temperaturas aceitáveis sem grandes problemas.
O 10700K ainda deve ser viável de se manter dentro de um nivel de temperatura aceitável, ja o 10900K pelo visto acima de 5Ghz extrapola os 90C com qualquer cooler que seja.


When it comes to operating temperatures, we should note we're using a rather beefy Corsair 360mm AIO, but you’ll see similar results with a high-end air cooler such as the DeepCool Assassin III or Noctua NH-D15.

Stock the Corsair H150i Pro kept the 10600K at just 52 C and here we’re looking at a package power of just 104 watts. Enabling MCE pushed the peak operating temperature up to 65 C as we see a 45% increase in package power to 145 watts. Then with our manual overclock the 10600K reached 75 C, which is still very cool by all accounts. That is a fairly large temperature increase for just a 13 watt power increase, but of course this stuff does scaling in a linear fashion.
 
Última edição:
 
Esse i5 aí é o monstrão pra jogos. Melhor C x B dessa linha disparado. Dá pra acalmar ele com um air cooler mediano?
Os i7/i9 precisavam ser mais baratos para se justificarem. Se a pessoa vai pegar mais núcleos pra usar pra trabalho, o 3900X se sai melhor. Se for pra jogar, esse i5 aí vale mais, aí tu bota a diferença na placa de vídeo.
 
Esse i5 aí é o monstrão pra jogos. Melhor C x B dessa linha disparado. Dá pra acalmar ele com um air cooler mediano?
Os i7/i9 precisavam ser mais baratos para se justificarem. Se a pessoa vai pegar mais núcleos pra usar pra trabalho, o 3900X se sai melhor. Se for pra jogar, esse i5 aí vale mais, aí tu bota a diferença na placa de vídeo.
O que fo** é o preço das Z490 pra suportar memória acima de 2666MHz nesse i5 então de Cx B não tem absolutamente nada.
 
O que fo** é o preço das Z490 pra suportar memória acima de 2666MHz nesse i5 então de Cx B não tem absolutamente nada.
Ah é, tem esse problema com as placas-mãe.
Difícil...
 
O que fo** é o preço das Z490 pra suportar memória acima de 2666MHz nesse i5 então de Cx B não tem absolutamente nada.
Pois é, poderia servir de ponta pé para migrar para outro processador mais pra frente mas se o cara tá antenado nas noticias já sabe que em 1~2 anos muda tudo de novo :shrug:
 
Esse i5 aí é o monstrão pra jogos. Melhor C x B dessa linha disparado. Dá pra acalmar ele com um air cooler mediano?
Os i7/i9 precisavam ser mais baratos para se justificarem. Se a pessoa vai pegar mais núcleos pra usar pra trabalho, o 3900X se sai melhor. Se for pra jogar, esse i5 aí vale mais, aí tu bota a diferença na placa de vídeo.
O problema do 10700k é que a Intel tá baseando o preço dele no preço do 9900k que é o mesmo processador praticamente. Acho que só cai de preço quando vier o Zen 3
 
Desculpem a memória curta, mas por que foi que trocaram de soquete de novo mesmo? :haha:
 

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

DcWbISf.jpg
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo