• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Intel Comet / Rocket / Alder / Raptor Lake

Já pensou em tentar uns 5.4 aí? kkkkkkk
kkkkkk por enquanto vou deixar assim pra uso diário, mas capaz de fazer uns 5.3Ghz com 1.35v por aí
 
Acho que dei sorte na loteria:

5.2Ghz com 0 AVX offset
LLC6
Vcore na BIOS 1.350v
Vcore em full load 1.305v

4T4zZMa.png
Tua placa mãe é bruta também isso ajuda muito, parabéns!
 
Linus Torvalds: «Espero que o AVX-512 tenha uma morte dolorosa; Intel, me dê mais núcleos como AMD


Linus Torvalds , criador do Linux, sempre deixa manchetes muito boas, e o último foi vinculado depois de falar sobre a extensão AVX-512 (Advanced Vector Extensions 512) encontrada em algumas CPUs topo de gama da Intel. As declarações estavam ligadas a vazamentos recentes que indicavam que os processadores Alder Lake não usarão o AVX-512 , mas o AVX2, devido aos problemas derivados do design da própria CPU, onde combinam núcleos de alto desempenho com núcleos de baixo desempenho (baixo consumo de energia) não é compatível com esta extensão.

Em resumo, Linus diz que o AVX-512 foi criado apenas pela Intel para favorecê-lo em benchmarks que tiram vantagem do AVX-512, e que o dinheiro investido deveria ter sido usado para oferecer mais núcleos, como a AMD fez.

Espero que o AVX-512 tenha uma morte dolorosa e que a Intel comece a corrigir os problemas reais, em vez de tentar criar instruções mágicas e, em seguida, criar referências que possam ser vistas bem .

Espero que a Intel volte ao básico: colocar sua litografia de volta nos trilhos e se concentrar mais em códigos regulares que não sejam HPC (computação de alto desempenho) ou algum outro caso especial sem sentido.

Eu já disse isso antes e vou repetir: no auge da arquitetura x86, quando a Intel riu até o fim do banco e matou toda a concorrência , absolutamente todo mundo se saiu melhor do que a Intel nas cargas de trabalho. FP. O desempenho de FP da Intel foi uma porcaria (relativamente falando), e isso não importa nada.

Porque absolutamente ninguém se importa fora dos parâmetros de referência.

O mesmo vale para o AVX-512 agora e no futuro. Sim, você pode encontrar coisas onde o AVX-512 é importante. Não, essas coisas não vendem equipamentos em geral.

E o AVX-512 tem desvantagens reais. Prefiro ver que o orçamento do transistor é usado em outras coisas que são muito mais relevantes . Mesmo que ainda seja matemática FP (na GPU, em vez do AVX-512). Ou apenas me dê mais núcleos (com bom desempenho de thread único, mas sem lixo como o AVX-512) como a AMD .

Eu quero que meus limites de energia sejam atingidos com código inteiro inteiro regular, não algum vírus de energia AVX-512 que retire minha frequência máxima (porque as pessoas acabaram usando-o para memcpy!) E retire núcleos (porque essas unidades inúteis de lixo ocupam espaço).

Sim, sou parcial. Eu odeio absolutamente os benchmarks de FP e percebo que outras pessoas se importam muito. Eu apenas acho que o AVX-512 é exatamente o que não fazer. É um incômodo para mim. É um bom exemplo de algo que a Intel fez de errado , em parte porque a fragmentação do mercado aumentou.

Deixe o lixo dos casos especiais e crie todas as coisas comuns com as quais todos se preocupam com o trabalho da maneira mais humanizada possível. Em seguida, faça uma FPU que não seja boa o suficiente para o lado e as pessoas ficarão felizes. AVX2 é muito mais que suficiente .

Sim, estou de mau humor.

Linus
 
da pra dizer que hoje é custo beneficio melhor ir de uma b460 + um 10600 ou 10400, do que ir pra uma cpu amd?

levando em conta que se pra falar de nova geração da AMD, estamos falando de b550 e x570
 
da pra dizer que hoje é custo beneficio melhor ir de uma b460 + um 10600 ou 10400, do que ir pra uma cpu amd?

levando em conta que se pra falar de nova geração da AMD, estamos falando de b550 e x570
No momento atual, o custo-benefício de ambas as plataformas praticamente se equivalem.

Falando especificamente sobre as CPUs que você citou, o melhor preço que eu encontrei do 10400 foi de 1469 e a versão "F" por 1300 na loja que explode. Em contrapartida, o R5 3600 está saindo por cerca de 1300 reais na Pichau e na Terabyte.

O preço das placas-mãe está rídiculo também: a B460 mais barata está saindo por cerca de 700 reais, mas a placa é extremamente fraca e não penso que valha a pena; porém o mesmo vale para a AMD, onde a placa que tem o melhor preço é do mesmo nível da B460 mais barata, e olhe que nem estou considerando as B550 e seus preços absurdos.

Em conclusão, ainda acho que, considerando os preços atuais, a AMD leva vantagem pelo OC de CPU e RAM liberados + longevidade dentro do range Zen 2 e, quiçá, Zen 3.
 
da pra dizer que hoje é custo beneficio melhor ir de uma b460 + um 10600 ou 10400, do que ir pra uma cpu amd?

levando em conta que se pra falar de nova geração da AMD, estamos falando de b550 e x570

Em questão longevidade a AMD se sobressai

Cada socket da INTEL dura duas gerações de processadores, tudo indica que esse ano chega a segunda geração

Portanto, já em 2021 a INTEL terá que lançar outro socket vulgo LGA 1700

No caso da AMD, parece que no próximo ano teremos os RYZEN 5000 que serão refresh dos ZEN 3, vulgo RYZEN 4000, e será compatível com o socket atual

Atualmente comprar placa mãe está complicado, pandemia + dólar alto = preços altos
 
Em questão longevidade a AMD se sobressai

Cada socket da INTEL dura duas gerações de processadores, tudo indica que esse ano chega a segunda geração

Portanto, já em 2021 a INTEL terá que lançar outro socket vulgo LGA 1700

No caso da AMD, parece que no próximo ano teremos os RYZEN 5000 que serão refresh dos ZEN 3, vulgo RYZEN 4000, e será compatível com o socket atual

Atualmente comprar placa mãe está complicado, pandemia + dólar alto = preços altos
O LGA 1200 vai durar 2 gerações, o LGA 1700 tudo indica que 3 e o AM4 vai morrer dps do Zen3 (corrija se eu estiver errado, mas os caras queriam podar as asas da b450 esse ano, imagina a próxima gen).

No momento atual, o custo-benefício de ambas as plataformas praticamente se equivalem.

Falando especificamente sobre as CPUs que você citou, o melhor preço que eu encontrei do 10400 foi de 1469 e a versão "F" por 1300 na loja que explode. Em contrapartida, o R5 3600 está saindo por cerca de 1300 reais na Pichau e na Terabyte.

O preço das placas-mãe está rídiculo também: a B460 mais barata está saindo por cerca de 700 reais, mas a placa é extremamente fraca e não penso que valha a pena; porém o mesmo vale para a AMD, onde a placa que tem o melhor preço é do mesmo nível da B460 mais barata, e olhe que nem estou considerando as B550 e seus preços absurdos.

Em conclusão, ainda acho que, considerando os preços atuais, a AMD leva vantagem pelo OC de CPU e RAM liberados + longevidade dentro do range Zen 2 e, quiçá, Zen 3.
O i5 10400 a 2666 tem o msm desempenho em jogos q um 3600 com memórias a 3200 além de ser mais estável, (apesar q no teste do Adrena o 10400 teve muito mais vantagem (20 fps +) óbvio que com OC de memória o 3600 deve passar, mas pro povão o 10400 é uma opção mais safe. Tem aquela coisa também sobre longevidade, q na minha humilde opinião a Intel vai agraciar quem se importa com jogos, eles sabem mt bem que não dá pra competir em MT performance e eficiência contra Zen3 estando com o RKL.
 
No momento atual, o custo-benefício de ambas as plataformas praticamente se equivalem.

Falando especificamente sobre as CPUs que você citou, o melhor preço que eu encontrei do 10400 foi de 1469 e a versão "F" por 1300 na loja que explode. Em contrapartida, o R5 3600 está saindo por cerca de 1300 reais na Pichau e na Terabyte.

O preço das placas-mãe está rídiculo também: a B460 mais barata está saindo por cerca de 700 reais, mas a placa é extremamente fraca e não penso que valha a pena; porém o mesmo vale para a AMD, onde a placa que tem o melhor preço é do mesmo nível da B460 mais barata, e olhe que nem estou considerando as B550 e seus preços absurdos.

Em conclusão, ainda acho que, considerando os preços atuais, a AMD leva vantagem pelo OC de CPU e RAM liberados + longevidade dentro do range Zen 2 e, quiçá, Zen 3.
O 10400F tá por 1150 na loja dos 1024. A plataforma AM4 só deve durar até o Zen3(talvez um Zen 3 refresh mas não mais que isso) ou seja praticamente a mesma expectativa de vida do socket 1200.

Em questão longevidade a AMD se sobressai

Cada socket da INTEL dura duas gerações de processadores, tudo indica que esse ano chega a segunda geração

Portanto, já em 2021 a INTEL terá que lançar outro socket vulgo LGA 1700

No caso da AMD, parece que no próximo ano teremos os RYZEN 5000 que serão refresh dos ZEN 3, vulgo RYZEN 4000, e será compatível com o socket atual

Atualmente comprar placa mãe está complicado, pandemia + dólar alto = preços altos
Já está praticamente confirmado que os Rocket Lake-S só serão lançados no começo de 2021. Quando ao socket 1700 provavelmente só veremos no final de 2021 ou começo de 2022(lembre-se isso é Intel, a memsma que disse que os Comet Lake-S seriam lançados no começo de 2019.
 
O LGA 1200 vai durar 2 gerações, o LGA 1700 tudo indica que 3 e o AM4 vai morrer dps do Zen3 (corrija se eu estiver errado, mas os caras queriam podar as asas da b450 esse ano, imagina a próxima gen).

O i5 10400 a 2666 tem o msm desempenho em jogos q um 3600 com memórias a 3200 além de ser mais estável, (apesar q no teste do Adrena o 10400 teve muito mais vantagem (20 fps +) óbvio que com OC de memória o 3600 deve passar, mas pro povão o 10400 é uma opção mais safe. Tem aquela coisa também sobre longevidade, q na minha humilde opinião a Intel vai agraciar quem se importa com jogos, eles sabem mt bem que não dá pra competir em MT performance e eficiência contra Zen3 estando com o RKL.

O AM4 deve morrer no ZEN 4 com 5nm, lá em 2022

O AM4 ainda vai durar com os RYZEN 4000 (2020) e RYZEN 5000 (2021)

A segunda geração do LGA 1200 chega esse no final desse ano, ou no começo de 2021


BnEOalIWp55OMhXR.jpg


lih8bcuu4bI7qRpW.jpg

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

O 10400F tá por 1150 na loja dos 1024. A plataforma AM4 só deve durar até o Zen3(talvez um Zen 3 refresh mas não mais que isso) ou seja praticamente a mesma expectativa de vida do socket 1200.


Já está praticamente confirmado que os Rocket Lake-S só serão lançados no começo de 2021. Quando ao socket 1700 provavelmente só veremos no final de 2021 ou começo de 2022(lembre-se isso é Intel, a memsma que disse que os Comet Lake-S seriam lançados no começo de 2019.

O cronograma da INTEL está atrasado, é bem possível que o próximo socket seja lançado em 2021 ainda, pode acontecer tudo
 
O AM4 deve morrer no ZEN 4 com 5nm, lá em 2022

O AM4 ainda vai durar com os RYZEN 4000 (2020) e RYZEN 5000 (2021)

A segunda geração do LGA 1200 chega esse no final desse ano, ou no começo de 2021


BnEOalIWp55OMhXR.jpg


lih8bcuu4bI7qRpW.jpg

--- Post duplo é unido automaticamente: ---



O cronograma da INTEL está atrasado, é bem possível que o próximo socket seja lançado em 2021 ainda, pode acontecer tudo
A Intel vai focar 100% em ganhar em jogos. Tem confirmações que Zen4 vai vir pro AM4? se não tiver, já sabe...
 
A Intel vai focar 100% em ganhar em jogos. Tem confirmações que Zen4 vai vir pro AM4? se não tiver, já sabe...

O socket mais promissor da INTEL é o LGA 1700

Onde teremos os processadores em 10nm e 7nm

LGA 1700 com 10nm e 7nm vs AM5 com 5nm

É confirmado que Alder Lake S usará o socket LGA 1700, depois dele vem o Meteor Lake S

Portanto, Meteor Lake S só pode ser LGA 1700

wzzyAc7.png

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

A Intel vai focar 100% em ganhar em jogos. Tem confirmações que Zen4 vai vir pro AM4? se não tiver, já sabe...

Precisa esperar para ver como será esse Alder Lake S com 8 core fortes + 8 cores fracos
 
Em questão longevidade a AMD se sobressai

Cada socket da INTEL dura duas gerações de processadores, tudo indica que esse ano chega a segunda geração

Portanto, já em 2021 a INTEL terá que lançar outro socket vulgo LGA 1700

No caso da AMD, parece que no próximo ano teremos os RYZEN 5000 que serão refresh dos ZEN 3, vulgo RYZEN 4000, e será compatível com o socket atual

Atualmente comprar placa mãe está complicado, pandemia + dólar alto = preços altos
Pode ser compatível com socket atual, mas é certeza que só vai funcionar da B550 em diante(o que é uma tremenda sacanagem) :true:
 
O socket mais promissor da INTEL é o LGA 1700

Onde teremos os processadores em 10nm e 7nm

LGA 1700 com 10nm e 7nm vs AM5 com 5nm

É confirmado que Alder Lake S usará o socket LGA 1700, depois dele vem o Meteor Lake S

Portanto, Meteor Lake S só pode ser LGA 1700

wzzyAc7.png

--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Precisa esperar para ver como será esse Alder Lake S com 8 core fortes + 8 cores fracos
Digo em RKL, ADL é realmente uma incógnita, mas parece que a Intel tá realmente focando em gaming mesmo, compraram lá aquela empresa que fazia placa de rede pra gaming, fora que eles sabem que em MT performance não vai ter como ganhar, no máximo ADL é um quebra galho até chegar o verdadeiro cpu da Intel, MTL com 7nm.
 
Pode ser compatível com socket atual, mas é certeza que só vai funcionar da B550 em diante(o que é uma tremenda sacanagem) :true:

Nas X570 e B550 é fato que os RYZEN 4000 / 5000 serão compatíveis

O que pesa nos outros modelos é o tamanho da BIOS, onde a maioria das placas não possui a BIOS do tamanho necessário (culpa das fabricantes)

Digo em RKL, ADL é realmente uma incógnita, mas parece que a Intel tá realmente focando em gaming mesmo, compraram lá aquela empresa que fazia placa de rede pra gaming, fora que eles sabem que em MT performance não vai ter como ganhar, no máximo ADL é um quebra galho até chegar o verdadeiro cpu da Intel, MTL com 7nm.

Em gaming eu não sei, mas o Intel Rocket Lake-S realmente terá uma nova micro-arquitetura

Willow Cove microarchitecture: successor to the Sunny Cove core, includes new security features and redesigns the cache subsystem.
 
Nas X570 e B550 é fato que os RYZEN 4000 / 5000 serão compatíveis

O que pesa nos outros modelos é o tamanho da BIOS, onde a maioria das placas não possui a BIOS do tamanho necessário (culpa das fabricantes)



Em gaming eu não sei, mas o Intel Rocket Lake-S realmente terá uma nova micro-arquitetura

Willow Cove microarchitecture: successor to the Sunny Cove core, includes new security features and redesigns the cache subsystem.
Fica o questionamento se é Willow mesmo, nos benchs vazados RKL teve o mesmo cache que SKL, to achando que vai ser um frankstein pra jogos mesmo, mas só esperando pra ver.
 
Fica o questionamento se é Willow mesmo, nos benchs vazados RKL teve o mesmo cache que SKL, to achando que vai ser um frankstein pra jogos mesmo, mas só esperando pra ver.

O RKL vai competir com o ZEN 3
 
O RKL vai competir com o ZEN 3
Sim, mas a própria Intel sabe que vai ser só em jogos mesmo, duvido que eles tenham chances em MT com esse Frankenstein. É um backport de uma arquitetura em 14nm com um cap de 8 cores e ainda por cima com segmentação em threads (que ainda não foi confirmado), daí se tem o mesmo cache que SKL...
 
Sim, mas a própria Intel sabe que vai ser só em jogos mesmo, duvido que eles tenham chances em MT com esse Frankenstein.

ZEN 2 teve ganhos de IPC de 15%
Mas ZEN 3 terá ganhos de IPC de 10% a 15%, ou mais

Estou mais interessado nos ZEN 4 pela possibilidade de mais núcleos, que beneficiará o segmento de desktop / notebook / workstation / datacenter, mas ai será outro socket

O ápice do socket AM4 será o ZEN 3 e o possível ZEN 3+ (refresh)
 
Zen 4 vai ser AM5 até por que vai vir com DDR5, impossível de ser AM4 ainda.


Eu sei, por isso disse que o ápice do socket AM4 será o ZEN 3 e o possível ZEN 3+ (refresh)
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Intel tem outro atraso para uma grande plataforma de servidor
Exclusivo: Apenas quando as coisas pareciam resolvidas ...


A Intel atrasou outro grande projeto de servidor de curto prazo, este vai doer. O SemiAccurate possui várias fontes que confirmam esse novo atraso e nenhuma está otimista sobre o novo agendamento.

Esse novo atraso é por causa e não está relacionado a nenhum dos atrasos anteriores, como nossa revelação exclusiva das facas de Cooper Lake . O pior é que o novo cronograma parece ser adaptado para se ajustar às declarações públicas de relações públicas dos principais executivos, em vez de ser realista. Para nós, isso é mais preocupante do que o atraso, esperamos sinceramente que a Intel não esteja voltando atrás nos dias pré-Murthy / Raja / Keller de mensagens internas questionáveis. De qualquer forma, continue com as notícias.

Quando a Intel entregará Ice Lake-SP em volume?
Oficialmente, ainda está no caminho para 2020


Quando a Intel realmente entregará as matrizes Ice Lake XCC aos clientes em volume? O SemiAccurate falou exclusivamente sobre o atraso mais recente da semana passada, juntamente com a data oficial, mas é a data prometida em que veremos o volume real?
 
da pra dizer que hoje é custo beneficio melhor ir de uma b460 + um 10600 ou 10400, do que ir pra uma cpu amd?

levando em conta que se pra falar de nova geração da AMD, estamos falando de b550 e x570
Problema de ir no 10400F é que pra vc ter a performance que vai bater o 3600 de fato vc precisa de memórias 3200. E pra usar memórias 3200 vc precisa de uma mobo Z490. E aí o custo / benefício já era pq uma mobo Z490 custa R$ 1500+.
 
Problema de ir no 10400F é que pra vc ter a performance que vai bater o 3600 de fato vc precisa de memórias 3200. E pra usar memórias 3200 vc precisa de uma mobo Z490. E aí o custo / benefício já era pq uma mobo Z490 custa R$ 1500+.
Só que não.




O i5 10400 com RAM em 2666MHz é equivalente ao Ryzen 3600 com 3200 MHz. O que acontece é que muitos youtubers safados usam pentes high-end de CL14 Samsung B-die que custam uma pequena fortuna nos testes e isso faz os Ryzen parecerem muito melhores do que são.
 
Última edição:
Só que não.




O i5 10400 com RAM em 2666MHz é equivalente ao Ryzen 3600 com 3200 MHz. O que acontece é que muitos youtubers safados usam pentes high-end de CL14 Samsung B-die que custam uma pequena fortuna nos testes e isso faz os Ryzen parecerem muito melhores do que são.

Esse vídeo tem literalmente 2 testes, Ghost Recon e Geekbench. Que tal uma fonte mais confiável e com mais testes?

 
Só que não.




O i5 10400 com RAM em 2666MHz é equivalente ao Ryzen 3600 com 3200 MHz. O que acontece é que muitos youtubers safados usam pentes high-end de CL14 Samsung B-die que custam uma pequena fortuna nos testes e isso faz os Ryzen parecerem muito melhores do que são.

Nessa comparação do HW Unboxed, o R5 3600@3200MHz é bem superior em benchmarks e renderização e praticamente igual ao 10400@2666MHz em jogos, mas cabe destacar que as últimas batches do processador da AMD estão vindo com um processo de manufatura mais refinado - alguns CPUs alcançam 4.4GHz@1.25v - que, em conjunto com memórias @3600MHz com FCLK a 1800 devem superar, e muito, o 10400 numa placa de chipset B ou H.

 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo