[TÓPICO DEDICADO] Intel Comet / Rocket / Alder / Raptor Lake


--- Post duplo é unido automaticamente: ---

DcWbISf.jpg

Mesmo com essa suposta latência adicional dos 10600k ainda assim ele consegue vencer até os Ryzen 3900X em jogos.
 
Mesmo com essa suposta latência adicional dos 10600k ainda assim ele consegue vencer até os Ryzen 3900X em jogos.

Se basear no review do i9 9900k com 36 jogos, seria empate


On average the 3900X was 6% slower than the 9900K when gaming. Results where the margin was less than 5%, you can deem those a draw considering the margin of error and that 1% lows are within the same distance.

Comprei monitor 1440p justamente para sair dessa paranoia de CPU cara, qualquer CPU barata atual de 6 core / 12 threads ou 8 core / 16 threads, já fico feliz e não vou estar perdendo quase nada de desempenho
 
Se basear no review do i9 9900k com 36 jogos, seria empate


On average the 3900X was 6% slower than the 9900K when gaming. Results where the margin was less than 5%, you can deem those a draw considering the margin of error and that 1% lows are within the same distance.

Comprei monitor 1440p justamente para sair dessa paranoia de CPU cara, qualquer CPU barata atual de 6 core / 12 threads ou 8 core / 16 threads, já fico feliz e não vou estar perdendo quase nada de desempenho
Depende do jogo e é lógico resolução mas em 1080p na maioria eu vi o 10600k fazendo mais frames que qualquer Ryzen.
 
10900k 5.2Ghz 1.36v 65C com AIO 280mm.

 
Li algumas paginas pra tras ai, e rapaz da uma duvida do que fazer.

Acho que pra quem tem uma z370, z390, e quer upgrade, acho que ta valendo mais a pena pegar i7 i9 8/9 geracao, do que ter que comprar uma placa mae nova e mais esses processadores da 10 geracao viu.
 




 
@dayllann Se tem mais alguma novidade sobre o ADL? suspeito eu que vai ser um novo Conroe ou um grande flop. Sobre a quantidade de núcleos limitada, creio eu que existe um motivo estratégico para isso, certo? SPR será chiplet, existe razão, mas mainstream não é tão ruim ter um limite de 8c monolítico, principalmente para a maior parte das atividades. Eles podem controlar o dano com HEDT.
 
Galera tenho um amigo que tem uma RAM 8gb 2400mhz micron b die, uma mobo gigabyte h310mh 1.0 e i5 9400f.
Essa mobo suporta over de RAM?
 

power-multithread.png
power-stress.png
 
Alguem que tenha placa mae z490 com Wi-Fi 6 pode me tirar uma duvida?
 
Não, somente Z. Se quiser mexer na ram, diminua os timings, ajuda bastante em jogos.

O significa diminuir os timings? e onde e como eu faço isso? vlw
 
O significa diminuir os timings? e onde e como eu faço isso? vlw
Faz na bios, significa você diminuir os tempos de acesso da memória, quanto menos tempo, menos latência/mais velocidade, mais FPS em jogos. Se você souber inglês eu te passo um vídeo/tópico, conteúdo PT-BR sempre é chorume gringo.
 
Faz na bios, significa você diminuir os tempos de acesso da memória, quanto menos tempo, menos latência/mais velocidade, mais FPS em jogos. Se você souber inglês eu te passo um vídeo/tópico, conteúdo PT-BR sempre é chorume gringo.

Entendi, mas consegue na asus H310? ou so em chipset mais fortes?
 
Em todas é possível, as vezes a placa-mãe não é tão boa por ser básica mas faz sim.
Ótimo, a duvida era se a H310 fazia, vou estudar/pesquisar a respeito, muito obrigado amigo
 
@dayllann Se tem mais alguma novidade sobre o ADL? suspeito eu que vai ser um novo Conroe ou um grande flop. Sobre a quantidade de núcleos limitada, creio eu que existe um motivo estratégico para isso, certo? SPR será chiplet, existe razão, mas mainstream não é tão ruim ter um limite de 8c monolítico, principalmente para a maior parte das atividades. Eles podem controlar o dano com HEDT.

Nenhuma grande novidade, só um "refinamento" das já conhecidas. Os motivos estratégicos para limitar a quantidade de núcleos são vários, e o 10900K já mostra um deles: a forma em anel de inter-comunicação não funciona legal com uma contagem de oito núcleos para mais. O Anandtech dedicou uma página do review da décima geração só para analisar esse ponto, e até ressaltara que "[...] it is because the original ring design that went into consumer Skylake processors, while it was for four cores, doesn’t scale linearly as the core count increases. There is a noticeable increase in the latency as we move from four to six and six to eight core silicon designs, but a ten-core ring is just a step too far, and additional repeaters are required in the ring in order to support the larger size".
Falando na limitação da contagem de núcleos, isso virá logo com a 11ªgen: No Rocketlake não teremos "Core i9", o máximo será o Core i7 "11700K" (nome provisório) de oito núcleos. Sharkbay, que vazou todas as informações conhecidas dos Comet, Rocket e Alder, deixou bem claro que o rei dos jogos (por clock) e desempenho em aplicações MT (por núcleos), no LGA1200, será o 10900K e a próxima geração por ser um backport (10nm -> 14nm) terá dois núcleos a menos mas um die tão grande quanto o de dez núcleos atual, implicando em custos de fabricação altos e clocks menores.

Voltando para o Alder, como ele será em 10nm seu clock tende a não ser alto, mas se for baseado na uArch GoldenCove o ganho de IPC será o suficiente para contornar isso (não sei até que ponto, já que serão praticamente ~45% de IPC em cima do Skylake e derivados). Até hoje os 10nm 'Cove' da Intel não foram projetados na plataforma S com uma mente acima dos quatro núcleos (o WillowCove/Tigerlake vai a até 8 núcleos na plataforma H), então não sei como será seu consumo e dissipação térmica em encapsulamentos de 65W até 200W++, mas se os SunnyCove/Icelake são uma premissa do que está por vir então esses 10nm esquentarão e consumirão mais que os atuais 14nm da Intel quando no mesmo clock... e não, isso não é mais uma prova de que os 10nm entregam de menos (há outros motivos que comprovam isso), e sim que os 14nm foram refinados de mais.

Quanto a oito núcleos ser o suficiente ou não, se fosse a Intel não iria lançar um CPU de 10 núcleos e dizer que ele é o rei dos jogos, ao invés de dar esse título ao 10700K ou lançar um i9 octa-core com boost na casa dos 5.6GHz. O que quero dizer é que não importa ser ou não necessário, e sim o que o mercado (incluindo marketing) pede: A AMD conseguiu convencer que mais núcleos são importantes e que dá para entregar uma grande quantidade deles em um preço baixo, fazendo com que todas as três pontas evoluam no quesito "quantidade de núcleos necessários" (três pontas: consumidor, desenvolvedor, marketing). A Intel perdeu nesse jogo e hoje, mesmo 90% dos jogos não se beneficiando de mais núcleos, ela teve que entregar um deca-core 'pato', mantendo um ritmo de evolução de dois núcleos extras por ano, em quatro anos/gerações (7700K 4/8 em 2017 -> 10900K 10/20 em 2020).

PS1: Só reforçando a parte de "90% dos jogos atuais não se beneficiam de muitos núcleos", deixo a análise da própria Intel quanto a esse assunto, já que a escolha deles se baseia nos estudos deles mesmos: Jogos feitos até esse ano usam, quando muito, oito núcleos, mais que isso só uma parcela insignificante, e por isso é melhor se ter oito núcleos com clock alto do que 16 núcleos com clocks moderados.
Sobre a quantidade de núcleos limitada, creio eu que existe um motivo estratégico para isso, certo? SPR será chiplet, existe razão, mas mainstream não é tão ruim ter um limite de 8c monolítico, principalmente para a maior parte das atividades. Eles podem controlar o dano com HEDT.

Por fim, o Rocketlake será via chiplet, um em 14nm para os núcleos e outro em 10nm para a IGPU, e o I/O ficará junto com alguém ao invés de vir separado. Talvez veremos um 'repeteco' dos Clarkdale/Arrandale (Westmere), onde tinha-se um chiplet com os núcleos e outro com a IGPU e I/O juntos. A força da Intel nos seus CPUs é margem para OC (que poderá se perder quando sairmos dos 14nm) e baixíssima latência de inter-comunicação (que poderá se perder quando sairmos do die monolítico), pois todas as outras features a AMD empatou/passou, logo a Intel fará o máximo que a engenharia permitirá para manter estes dois pontos altos como sendo só seu.
westmereroadmapslide2.jpg


PS2: O Alderlake usará o Foveros (encapsulamento empilhado) para unir núcleos fortes (Cove) com os núcleos fracos (Mont), então limitar a 8 núcleos pode ter mais motivos ainda além dos quais conhecemos (e sim, a plataforma HEDT da Intel será remodelada, será dividida em duas e.... melhor deixar quieto).
 
Última edição:
PS2: O Alderlake usará o Foveros (encapsulamento empilhado) para unir núcleos fortes (Cove) com os núcleos fracos (Mont), então limitar a 8 núcleos pode ter mais motivos ainda além dos quais conhecemos (e sim, a plataforma HEDT da Intel será remodelada, será dividida em duas e.... melhor deixar quieto).
Por que será dividida em duas? se tiver alguma info daquelas, posso te mandar uma mp? Also, por que RKL será lançado se será inferior em jogos e muitas outras coisas? qual a razão, lol.
 
Última edição:
PS2: O Alderlake usará o Foveros (encapsulamento empilhado) para unir núcleos fortes (Cove) com os núcleos fracos (Mont), então limitar a 8 núcleos pode ter mais motivos ainda além dos quais conhecemos (e sim, a plataforma HEDT da Intel será remodelada, será dividida em duas e.... melhor deixar quieto).

Explique melhor
 
Mas vocês não deixam passar nenhuma pista :v

Por que será dividida em duas? se tiver alguma info daquelas, posso te mandar uma mp? Also, por que RKL será lançado se será inferior em jogos e muitas outras coisas? qual a razão, lol.
Porque o Rocketlake existirá? Porque a Intel precisa de uma geração por ano, porque precisa de outra geração no LGA1200, porque precisa de uma geração que suporte PCIe 4.0 e porque uma hora ela precisará testar o backport. Não estou dizendo que ele será inferior em tudo, ele será um Sunny/Willow em 14nm, só nisso já teremos 25% de IPC acima da décima geração, mas o Rocketlake não conseguirá esses 5.3GHz do 10900K, e nem os 10 núcleos pelos motivos apresentados. Claro que a Intel pode ir além e não lançar uma geração plena de CPUs, ela pode simplesmente repetir o que fez com a quinta geração: Apenas dois CPUs desktop com disponibilidade limitada no mercado.

E essa segunda possibilidade é bem palpável, visto que os Cometlake chegaram muito tarde e o Rocket aparecerão esse ano ainda; Os Rocket serão caros e não terão clocks exuberantes, além de não ter a linha Core i9. Logo poderemos ter três CPUs apenas na 11ªgen, que é um Core i7, um Core i5 e um Core i3 (todos com três variações (K/KF, comum/F, T)).

Sua outra pergunta respondo abaixo...

Explique melhor

É o seguinte: Informações esparsas somadas levam a crer que a Intel vai dividir sua linha HEDT em duas, uma para brigar com a linha de alta contagem de núcleos desktop da AMD e outra para brigar com a HEDT da AMD. Ambos HEDT usariam CPUs baseados na uArch Sunny/WillowCove, e por isso seriam nada mais que os chips para servidores reduzidos de alguma forma (atualmente o ICL-SP pode ir a até 38c monolíticos ou 76c "colados"). Quando essas plataformas chegariam é um mistério, teoricamente a primeira delas chegaria ano que vem, enquanto que a segunda pode nem chegar a ser lançada (tudo depende do rendimento dos 10nm). Elas duas seriam:

- A primeira, um "HEDT de entrada", com preços agressivos e com a vantagem de tri/quad-channel em uma contagem de 12 à 24 núcleos. Esse segmento brigaria com os atuais 3900X, 3950X e 3960X (e seus sucessores).
- A segunda, um "HEDT de verdade", com quad/hexa-channel em uma contagem de 28 à 56 núcleos. Esse segmento brigaria com os atuais 3970X, (3980X?) e 3990X (e seus sucessores), e mesmo tendo menos núcleos ele venceria em desempenho.

Quanto à veracidade dessas informações... complicado afirmar, são rumores, mas alguns dos vazadores já acertaram antes, e é sempre aquele papo de "alguém de dentro de lá me disse...", então mesmo tendo minhas dúvidas é uma possibilidade sólida e lógica, inclusive a próxima geração 'mainstream' não terá "core i9", indicando algo. Bem, ou ela faz isso/algo parecido ou esquece o mercado HEDT nesses próximos 2 anos.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo