[TÓPICO DEDICADO] Intel Comet / Rocket / Alder / Raptor Lake

Bom , esses cpus temos que admitir está até alem do esperado , vai vir muito caro porem vai entregar performance , quem tem bala vai receber um upgrade real que não ocorria a um bom tempo na plataforma da intel, falando em concorrência não sei como está os planos da AMD com zen3d ,já estamos fim do ano e não teve mais nada revelado, os ryzen 5000 atual não vão virar lixo mas claramente seram batidos.
zen4 ta mais pra raptorlake que alderlake só vem fim 2022 .
 
Intel Core i9-12900K supostamente pontua 27% acima do Ryzen 9 5950X no benchmark CPU-Z de single thread

Intel Core i9-12900K marca 825 pontos no benchmark integrado CPU-Z

À medida que nos aproximamos do evento de inovação da Intel, onde a empresa deve apresentar seus CPUs da 12ª Geração com codinome Alder Lake-S, mais e mais vazamentos estão começando a surgir.


Ainda ontem, tivemos um vazamento de SiSoftware Sandra com dados preliminares obtidos de revisores. O CPU mostrou um forte desempenho do AVX2, mas faltavam muitos detalhes na visualização e muitas vezes um desempenho sem brilho em comparação com o Core i9-11900K, mas esses dados iniciais não foram obtidos por meio de testes independentes e profissionais. Também no início desta semana aprendemos quão rápido pode ser o Core i9-12900K no Cinebench R20 e R23. Esse vazamento foi a primeira indicação de que o carro-chefe Alder Lake SKU pode ter o melhor desempenho de single thread de todas as CPUs de desktop conhecidas, pelo menos quando benchmarks sintéticos são considerados.

Este forte desempenho single-core / thread parece ser espelhado no teste CPU-Z, que supostamente vazou no Bilibili. O CPU marcou 825 pontos, o que é 27% maior do que o AMD Ryzen 9 5950X. Enquanto o CPU não foi nomeado, podemos ver claramente que ele tem 24 threads, que por acaso é a configuração do Core i9-12900K (16C / 24T).


Intel Core i9-12900K CPU-Z, fonte: Bilibili

Com 825 pontos, o CPU superaria todos os CPUs no ranking oficial, com desempenho quase 20% superior em relação ao Rocket Lake-S i9-11900K. O desempenho multi-thread foi borrado, mas podemos ver que a barra azul corresponde à largura da barra roxa (5950X), o que sugere que ambos os processadores devem ter desempenho idêntico.


Teste CPU-Z de thread único, fonte: Valid-x86

Quero

Parece que a pré-venda e apresentação oficial dos modelos flagship i9, i7 e i5 no fim de outubro.


Agora quando vamos ter a oportunidade de comprar mesmo, vai saber.
 
Já estava empolgado em comprar esses novos processadores, mas nesse preço via ser foda.
E como não quero amd, vou ter que ficar com 8700k
 
Calma que vai piorar...se as mobo Z590 custavam na casa dos R$ 3mil...imagina as Z690!
Estou com uma viagem para o eua mês que vem, estava pensando em comprar lá, mas 700 dólares em um processador, é muito caro
 
Mas vai ser o mesmo preço da geração 11
pelos rumoers vai chegar mais caro e ainda vai ser dificil achar essses processadores para comprar
 
pelos rumoers vai chegar mais caro e ainda vai ser dificil achar essses processadores para comprar
Rumores não, é fato.
Toda nova geração traz inserido um preço maior.

Z690 de entrada começando em $220 e DDR5 (32Gb) $350...o kit não será barato.
 
Última edição:
Rumores não, é fato.
Toda nova geração traz inserido um preço maior.

Z690 de entrada começando em $220 e DDR5 (32Gb) $350...o kit não será barato.
que vira caro nem é novidade dolar beirando 6 pal , electrónicos no geral esta se tornando artigo de luxo.
 

CPU Alder Lake de seis núcleos Intel Core i5-12400 testado em CPU-Z, AIDA64 e Cinebench​

Intel Core i5-12400, um verdadeiro rei do orçamento?​

Uma versão de varejo da CPU Alder Lake de 6 núcleos foi testada em três benchmarks.


Intel Core i5-12400 Cinebench R20 em comparação com CPUs AMD Zen3, Fonte: Wccftech

Wccftech-Alder-lake-Vs-Zen3.png


t49HISC.png


Intel finalmente mostra CPUs reais de Alder Lake pela primeira vez​

Intel Alder Lake retratado oficialmente​

Chega de renderizações, aqui está uma primeira olhada na CPU Intel Alder Lake.


A tecnologia de processo Intel 10nm está finalmente chegando aos desktops. No Twitter, Gregory M. Bryant (vice-presidente executivo, gerente geral, Client Computing Group da Intel) postou a foto de um engenheiro segurando duas CPUs Intel Alder Lake. Esta é na verdade a primeira foto oficial dos processadores da série 12ª Geração Core, sem incluir os renders que a empresa já havia mostrado.

Intel-Alder-Lake-CPU-1.jpg

Processadores Intel 12ª Geração “Alder Lake”, Fonte: Gregory M Bryant

Intel Alder Lake será anunciado no dia 28 de outubro durante o evento de inovação. As CPUs devem começar a ser vendidas no mesmo dia, no entanto, os varejistas não podem enviá-las até 4 de novembro, que é a data oficial de lançamento da série e também seu embargo de revisão. Vale a pena acrescentar que esta data mudou pelo menos 3 vezes nas últimas semanas.

Placas-mãe ASUS Z690 listadas pelo varejista canadense, a partir de 222 USD​

Placas-mãe ASUS TUF, ROG Maximus, ROG Strix e Prime Z690 listadas pelo varejista​

As placas-mãe Intel Z690 serão lançadas em novembro.


xMDlz85.png


Intel Alder Lake-P apresentando até 14 núcleos, suporte DDR5 e PCIe Gen5 listado no roteiro que vazou​

Intel 12th Gen Core “Alder Lake” móvel com memória DDR5​

Um roteiro com as séries Alder Lake-P e Alder Lake-M foi publicado pela Wccftech .


Os parceiros da Intel devem produzir os laptops Alder Lake-P no início de novembro, sugere um roteiro que vazou. Na verdade, o roteiro lista duas séries de celulares da 12ª Geração Core: Alder Lake-P e Alder Lake-M, a primeira sendo uma versão de ponta voltada para SKUs de 12W a 45W, enquanto a última é de 7W a 15W.

Os integradores de sistema (OEMs, fabricantes de laptop) podem iniciar a produção da série Alder Lake-P na 45ª semana, que começa em 8 de novembro. A janela de produção fecha na 10ª semana de 2022 que termina em 13 de março. Ao mesmo tempo, The Alder Lake-M deve entrar em produção entre 17 de janeiro e 17 de abril.

Alder-Lake-P-and-M-series.jpg

Roteiro móvel Intel Alder Lake, Fonte: Wccftech

O roadmap confirma que Alder Lake-P deve apresentar até 14 núcleos, gráficos Xe com até 96 unidades de execução com suporte para Thunderbolt 4 e Wifi 6E. Mais interessante, porém, a série é listada com memória DDR5 ou LPDDR5 e interface PCIe Gen5, embora não mencione a tecnologia DDR4.

A série Alder Lake-M oferecerá até 10 núcleos com o mesmo número máximo de unidades de execução gráfica. Ao contrário da série P, o M não suportará o padrão DDR5 principal, mas o LPDDR4X de baixo consumo ou LPDDR5. A série também contará com o padrão PCI Gen4 para armazenamento e possivelmente gráficos discretos.

Intel-Alder-Lake-Mobile.jpg

Roteiro móvel Intel Alder Lake, Fonte: Wccftech

A série Intel 12th Gen Core é dividida em 3 grupos, que são fragmentados em 6 segmentos de desempenho. O roteiro não menciona a série emblemática Alder Lake-S Mobile (H55). O gráfico de pilha de SKU móvel revela como configurações de 14 e 10 núcleos são obtidas por meio do uso de uma combinação de núcleos de desempenho e eficiência.

Intel-Alder-Lake-Mobile.jpg

Segmentos móveis Intel Alder Lake

Intel Core i9-12900K localizado em execução ao lado de memória DDR5-8000 com overclock​

Intel Alder Lake com memória DDR5 com overclock para 8000 MT / s​

Capturas de tela do CPU-Z com Intel Core i9-12900K rodando junto com memória DDR5 com overclock foram postadas por REHWK no Twitter.


Esta não é a primeira vez que REWHK compartilha um vazamento com o Intel Core i9-12900K. O vazador já confirmou os rumores de que a CPU será capaz de cruzar 30K pontos no teste Cinebench R23 multi-threaded. Desta vez, ele está compartilhando uma captura de tela do software CPU-Z com o kit de memória DDR5-6200 da Gigabyte (possivelmente da marca AORUS). A memória foi overclockada para 8.000 MT / s de acordo com as imagens.

O sistema foi equipado com uma placa-mãe Gigabyte Z690 Tachyon projetada para overclockers e entusiastas. Embora nenhuma foto tenha vazado ainda, ele deve apresentar apenas dois slots de memória. Parece que a Gigabyte terá sua própria memória de alta velocidade com um perfil XMP-6200 e temporizações 38-38-38-76-125. Para atingir essa velocidade, será necessário 1,5 V, o que é 400 mV a mais do que a memória DDR4-4800 padrão.

REHWK não fornece mais detalhes, mas podemos ver que a memória foi overclockada para 4004 MHz, que é 8008 MT / s.
Os time são 50-50-50-125-150 para CL, tRDC, tRP, tRAS e tRC respectivamente.

DDR5-8000-Memory-OC.jpg

Intel Core i9-12900K com memória DDR5-8000 com overclock, Fonte: REHWK

Memória Kingston DDR5 recebe validação de plataforma Intel​

Kingston Technology é o primeiro fornecedor terceirizado a receber validação da plataforma Intel na memória DDR5​

• UDIMM DDR5 de 16 GB e 32 GB compatível com plataformas Intel


H0nhoYL.png


Memória ADATA industrial DDR5-4800 para entrar em produção em massa​

ADATA Industrial lança memória DDR5 de nível industrial​

Impulsionando o futuro da computação de alta velocidade, 5G e outros aplicativos emergentes


ADATA Technology (Bolsa de Valores de Taiwan: 3260.TWO), fabricante líder de módulos DRAM de alto desempenho, produtos NAND Flash e acessórios móveis, anuncia hoje o lançamento de uma nova geração de módulos de memória DDR5 de grau que oferecem um grande salto em desempenho. Eles são voltados para auxiliar no desenvolvimento de 5G, IA, Edge Computing, High-Performance Computing, Automated Vehicles e Smart Healthcare, para citar alguns.

De acordo com a Yole Developments, as remessas de memória DDR5 excederão a DDR4 em 2023 e as vendas de DDR5 serão responsáveis por 90% do mercado em 2026. DDR5 será o padrão indiscutível do futuro e um componente chave de 5G, AIoT e outros aplicativos. Para atender às demandas futuras de seus clientes, a ADATA lançou uma série de módulos de memória DDR5, incluindo variantes U-DIMM e SO-DIMM. Os módulos utilizam CIs de alta qualidade selecionados diretamente do fabricante e virão com capacidades de 8 GB ou mais. Comparado com o DDR4, o DDR5 tem o dobro da largura de banda e oferece frequências mais altas de até 4800 MHz. Além do mais, eles operam com apenas 1,1 V para maior eficiência energética.

Os módulos de memória DDR5 de nível industrial ADATA são equipados com CIs de gerenciamento de energia (PMIC), que movem a funcionalidade de gerenciamento de energia das placas-mãe para os módulos de memória. Isso permite um ajuste mais eficiente de tensão para maior estabilidade e desempenho. Os módulos são testados para garantir o máximo de confiabilidade e desempenho para atender às necessidades de servidores de nível corporativo para análise de big data, aprendizado profundo e computação de alto desempenho. Os módulos também apresentam tecnologia de sensor térmico e código de correção de erros na matriz para evitar o superaquecimento e manter as transmissões de sinal estáveis e precisas.

Corsair mostra sua memória Vengeance DDR5​

Corsair oferece uma primeira olhada em sua memória DDR5​

Outra marca mostra seu novo kit de memória DDR5.


A Corsair deu uma primeira olhada em sua memória DDR5 Vengeance. A empresa não revelou nada das especificações da nova série, como frequências ou opções de overclock, mas esta informação deve estar disponível assim que nos aproximarmos do lançamento da Intel Alder Lake-S, a primeira série de desktop a suportar este novo padrão de memória. De acordo com as especificações JEDEC, a memória DDR5 começa em 4800 MT / se 1,1V. O potencial de overclock dependerá de muitos fatores, como binning ou PMIC integrado (Power Management Integrated Circuit), conforme sugerido pelo overclocker MSI Toppc .

Memória Geil Polaris DDR5 agora à venda por 350 USD, memória OCPC DDR5 também listada​

Memória Geil Polaris RGB com velocidade DDR5-4800​

Newegg começa a vender memória DDR5 com RGB.


A memória DDR5 da Geil está agora à venda na Newegg por 350 dólares para um kit de 32 GB (2x 16 GB). A memória está disponível em três cores diferentes, incluindo preto, vermelho e branco. A memória está listada três semanas antes do lançamento do Intel 12th Gen Core Alder Lake, a primeira plataforma de desktop a suportar o novo padrão de memória.

Memória colorida V-Color DDR5-6333 provocada​

Colourful provoca sua próxima memória DDR5​

A primeira foto da memória DDR5 da Colorful foi mostrada por Hassan Mujtaba .


A memória DDR5 de última geração apresentará perfis de overclocking Intel XMP 3.0, bem como controle de voltagem PMIC integrado. Ambos os recursos terão um impacto direto na capacidade de overclock da memória.

A memória DDR5 de última geração de todos os principais fabricantes está sendo enviada para distribuidores e varejistas. Ele deve estar disponível assim que a série Intel 12th Gen Core for oficialmente colocada à venda, que é 4 de novembro.
 
pelos rumoers vai chegar mais caro e ainda vai ser dificil achar essses processadores para comprar

Que rumores? O que eu vi foi esse:

alder_lake_provantage-100903033-orig.jpeg


O preço é mais alto, mas não muito distante da 11ª geração, se levarmos em conta que a 12ª geração é de processadores com mais núcleos.

Porém, deve-se levar em conta que esse é o preço de alguma loja que colocou como placeholder e não o preço oficial.

Quando a 11ª geração tava pra sair, os rumores eram de que por exemplo, o 11900K seria $599. Aí quando saiu o preço oficial, era $539. O 11700KF era $485 e saiu a $374.

MilwaukeePC.png


VmuC2ZpSjsxjMGwF3tTGGP-1920-80.jpg

XwhhHw5sNPx6mVrjRiKTbP-1920-80.jpg
 
esses benchs devem ser feitos com as ddr4 ne, será que teremos altos ganhos com os ddr5? estou coçando pra trocar esse 5600x por um melhorzin pra empurrar a 3080ti
acho que vou nessa 12° da intel. O unico problema seriam os famigerados ddr5
 
esses benchs devem ser feitos com as ddr4 ne, será que teremos altos ganhos com os ddr5? estou coçando pra trocar esse 5600x por um melhorzin pra empurrar a 3080ti
acho que vou nessa 12° da intel. O unico problema seriam os famigerados ddr5
Se chegar por 459 dólares, vou pegar um 12700k lá no eua final de novembro, aí depois vou ter que ficar mendigando placa mãe para usar com ddr4
 




6uznKJI.jpeg


us0QYu5.jpeg


oqY1Pnr.jpeg


wWJoAGa.jpeg


RUxTeFP.jpeg
 
mas as rog strix, mesmo x570 custam 3 contos ... duro não é a mobo, duro é a ddr5 e escolher se vai de dd4 ou ddr5, visto que não vai ter placa que aceite as duas ...
esse é o foda, esperarei os reviews em gamers dessas ddr5 com essas frequencias absurdas
se não forem la essas coisas vou de ddr4 mesmo ate amadurecer a tecnologia
 
mas as rog strix, mesmo x570 custam 3 contos ... duro não é a mobo, duro é a ddr5 e escolher se vai de dd4 ou ddr5, visto que não vai ter placa que aceite as duas ...
No lançamento da 11gen, só tinha z590 das mais caras, acima de 3mil.
Alder Lake é complicado, pq se comprar mobo ddr4, depois vai vender bem barato por causa da obsolescência e se for investir agora em ddr5, o preço será muito caro e a latência não compensa nesse inicio, logo lançarão modelos mais rápidos.
É o custo alto do entusiasta de querer ser os primeiros na mova tecnologia.
 
No lançamento da 11gen, só tinha z590 das mais caras, acima de 3mil.
Alder Lake é complicado, pq se comprar mobo ddr4, depois vai vender bem barato por causa da obsolescência e se for investir agora em ddr5, o preço será muito caro e a latência não compensa nesse inicio, logo lançarão modelos mais rápidos.
É o custo alto do entusiasta de querer ser os primeiros na mova tecnologia.
essa é a questão, acredito que quem possa o ideal é pular essa geração e ir para a proxima com o ddr5 bem mais experiente
 
No lançamento da 11gen, só tinha z590 das mais caras, acima de 3mil.
Alder Lake é complicado, pq se comprar mobo ddr4, depois vai vender bem barato por causa da obsolescência e se for investir agora em ddr5, o preço será muito caro e a latência não compensa nesse inicio, logo lançarão modelos mais rápidos.
É o custo alto do entusiasta de querer ser os primeiros na mova tecnologia.
cara, concordo em partes, depende da pessoa, eu troco de pc completamente a cada 5 ou 6 anos, então faço questão de comprar o mais top disponível na época.

Fiz isso com o Sandy Bridge i7 2600k (antes tinha um pentium 3) em 2011, fiz isso com o skylake 6700k em 2016 e vou fazer isso ano que vem com o Alder, dessa vez vou ver se faço um build com o i9 e claro que vou pegar DDR5 também.

Então nesse ponto, pra mim é super tranquilo. Eu não perco dinheiro com build de PC, muito pelo contrário, o PC é minha ferramenta de trabalho então ganho uma boa grana com ele :wub::wub:

E vou de Intel novamente pois nunca tive problema sério com a plataforma intel, apesar de gostar da AMD (e ano passado eu até queria um build AMD mas a pandemia ferrou tudo então deixei pra lá) não vou mexer em time que está ganhando, a não ser que o Alder seja muito pior do que estão dizendo (o que acho dificil).
 
Eu até tenho um esquema para trazer o i9 12900k pelo preço de custo dele, mas o duro vai ser achar a mobo e as memos ... isso q me segura migrar ... até aparecer nas lojas aqui, acho que só em janeiro e olhe lá ...
 
essa é a questão, acredito que quem possa o ideal é pular essa geração e ir para a proxima com o ddr5 bem mais experiente
Quando lançarem o Raptor Lake no final do ano que vem, aí compro o Alder Lake com DDR5 e no preço mais favorável daquele momento.

Acaber de pegar um 10700F num preço campeão...vai segurar até lá de boa.
 

Users who are viewing this thread

  • Voltar
    Topo