[TÓPICO DEDICADO] Intel Comet / Rocket / Alder / Raptor Lake

Para mim o teto máximo de uma mobo é R$ 1500,00, para uso home ou gamer.

Eu paguei R$ 3.5mil numa mobo para o Threadripper, mas o uso é profissional e o projeto já se pagou o investimento do hardware.
O problema é ter uma mobo usável custando 1500 hoje em dia, bons tempos quando paguei 564 num i7-2600K e 620 numa Z68-UD5.
 
O problema é ter uma mobo usável custando 1500 hoje em dia, bons tempos quando paguei 564 num i7-2600K e 620 numa Z68-UD5.
Tem que procurar um ponto de equilíbrio, por exemplo, tenho um 10700F que paguei 1600,00 e o uso numa Asus Tuf B5600M WIFI que paguei 1400,00 quando havia comprado o 11400F quando lançou e não tinha muitas opções de mobo na época.

Antigamente eu ia sempre nos modelos top, hoje não da mais, tento buscar mobo em torno do valor da CPU.
 
Tem que procurar um ponto de equilíbrio, por exemplo, tenho um 10700F que paguei 1600,00 e o uso numa Asus Tuf B5600M WIFI que paguei 1400,00 quando havia comprado o 11400F quando lançou e não tinha muitas opções de mobo na época.

Antigamente eu ia sempre nos modelos top, hoje não da mais, tento buscar mobo em torno do valor da CPU.
Concordo em não pagar mais na mobo do que na cpu, foi o que me fez voltar atrás na decisão de pegar uma Z690 apex (7k), senti que só taria queimando o valor de um upgrade futuro numa placa que eu pretendo "descartar" em 2 anos.
 
hyB0LfU.jpg


Acho que o cooler é meio grande kkkkk
 
Gente me tirem uma dúvida..
Vale a pena investir quase 500 reais num i7 11700K ? Eu estou de olho no 10700K que esta 2k, o 11700K está 2,4k.
compensa pagar mais caro e pegar o 11° ou vou no mais barato ?
 
Concordo em não pagar mais na mobo do que na cpu, foi o que me fez voltar atrás na decisão de pegar uma Z690 apex (7k), senti que só taria queimando o valor de um upgrade futuro numa placa que eu pretendo "descartar" em 2 anos.
Acho mais sensato pegar a grana que você gastaria na mobo e direcionar o valor excedente numa GPU, que é o ponto crítico hoje em dia.

Se fosse pegar uma CPU mais top de linha, tipo acima dos R$ 3.5mil, já visualizo com o foco no uso profissional e não queimar essa grana para jogar. Aí o cenário é diferente, no meu caso que uso muita Ram, a mobo precisa aguentar o tranco e ser estável.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Gente me tirem uma dúvida..
Vale a pena investir quase 500 reais num i7 11700K ? Eu estou de olho no 10700K que esta 2k, o 11700K está 2,4k.
compensa pagar mais caro e pegar o 11° ou vou no mais barato ?
Eu uso um 10700F com 3060TI para jogar em QHD, já é mais que suficiente.

Particularmente, dispenso a 11tn Gen, não compensa, esquenta muito e gasta muita energia.
 
Acho mais sensato pegar a grana que você gastaria na mobo e direcionar o valor excedente numa GPU, que é o ponto crítico hoje em dia.

Se fosse pegar uma CPU mais top de linha, tipo acima dos R$ 3.5mil, já visualizo com o foco no uso profissional e não queimar essa grana para jogar. Aí o cenário é diferente, no meu caso que uso muita Ram, a mobo precisa aguentar o tranco e ser estável.
A grana excedente que ia gastar na placa+ddr5 eu direcionei pra pegar uma C1, pra quem veio do super caro e problemático odyssey G9 não poderia estar mais feliz, metade do preço e deu uma surra no coitado.
Mas nessa resolução até a 3080ti ainda deixa a desejar, pretendo substituir pelas next gen, realmente é muito mais jogo focar na gpu.
Gente me tirem uma dúvida..
Vale a pena investir quase 500 reais num i7 11700K ? Eu estou de olho no 10700K que esta 2k, o 11700K está 2,4k.
compensa pagar mais caro e pegar o 11° ou vou no mais barato ?
Por esse valor acho que tu consegue um 10850K não? acho muito mais negócio que o 11700.

EDIT: Agora vi que já aumentaram de novo, tá mais caro que o 12700k:bem:
 
Última edição:
Vixi mano esse tá mais de 3k kkkkk
já acho muito dinheiro pra dar num processador que dirá mais de 3k.
To quase cedendo pro 10700K mesmo, já que ele vai ser usado pra trabalho mesmo. Edição de video, gravação de tela e etc etc. Não tenho planos por enquanto de jogar.
 
Vixi mano esse tá mais de 3k kkkkk
já acho muito dinheiro pra dar num processador que dirá mais de 3k.
To quase cedendo pro 10700K mesmo, já que ele vai ser usado pra trabalho mesmo. Edição de video, gravação de tela e etc etc. Não tenho planos por enquanto de jogar.
É só vi depois que já subiram o preço do bicho de novo, mais caro que 12gen, essas lojas br são uma piada mesmo, por 2k vai no 10700 mesmo, o ryzen 5800x seria uma opção, mas está 500 reais mais caro...
 
É só vi depois que já subiram o preço do bicho de novo, mais caro que 12gen, essas lojas br são uma piada mesmo, por 2k vai no 10700 mesmo, o ryzen 5800x seria uma opção, mas está 500 reais mais caro...
Acho que 5800X com uma B550 fica no mesmo preço +-, e o 5800X é muito melhor que o 10700K.
 
Acho que 5800X com uma B550 fica no mesmo preço +-, e o 5800X é muito melhor que o 10700K.
Concordo, mas como ele veio citando só a compra da cpu creio eu que ele já tenha a placa mãe pra usar com o 10700, se não tiver é válido fazer a análise e ver qual dos 2 kits vai sair com um melhor CxB pra ele, colocando cpu mobo e ram no pacote o 5800 vale mais.
 
Mas o 5800X não tem video né, no caso eu não tenho orçamento pra colocar em Placa de video, por isso que tava querendo pegar o 10700K com a Aorus B560m
Não tem, no caso então eu recomendaria um 5700G, pois a performance de gráfico integrado das AMD é significativamente melhor que a da intel.
 
Acabei de pegar o 12700k, deu tudo uns 2100, agora só escolher a placa mãe ddr4
 
Gente me tirem uma dúvida..
Vale a pena investir quase 500 reais num i7 11700K ? Eu estou de olho no 10700K que esta 2k, o 11700K está 2,4k.
compensa pagar mais caro e pegar o 11° ou vou no mais barato ?
10700 eh igual ou as vezes ate melhor que o 11700

11700 e 11900 melhor nem passar perto
 
Acho que com o kit dentro da caixa não, os da corsair eu sei que funcionam mesmo com os parafusos pra LGA1200 pois estou usando aqui, das outras marcas infelizmente não sei te dizer.

Já vai conseguir botar o bicho pra rodar hoje? Quando tiver reporta as temps ai pra galera.
To curioso como essa mobo vai se comportar com 4 pentes mesmo sendo de 3200mhz, vi que um pessoal esta tendo problemas com isso, eu mesmo não consigo passar de 4000MHz só subindo a frequência da ram, a placa surta e entra em bootloop, única maneira de subir um pouquinho foi aumentando o BCLK.
Muita gente reclamando da Gigabyte no OCnet no tópico Z690 de DDR4, não conseguem nem ativar o XMP e nem um mínimo OC.
 
Gente me tirem uma dúvida..
Vale a pena investir quase 500 reais num i7 11700K ? Eu estou de olho no 10700K que esta 2k, o 11700K está 2,4k.
compensa pagar mais caro e pegar o 11° ou vou no mais barato ?
Não, 11700K é bomba.
Vai de i7-10700, i7-10700K, i9-10850K ou até os 5600G/5700G. Dá até pra pegar 5600G de ~R$1400 parcelado do Ali.
Da gen 11 só vale o i5-11400.
 
Sim só as asus tem, mas só é útil se o backplate do cooler é fixo e não ajustavel como de varios coolers (o meu por exemplo), então não elimina a necessidade de standoffs novos caso seja necessário o ajuste na pressão de montagem do cooler que a pessoa vai usar (coisa que só testando pra saber, pelo visto os AIOs asetek precisam de standoffs novos independente da mobo), só deixando essa info aqui já que nos foruns/reddit gringos tem muita gente achando que só por ter o buraquinho ali automaticamente qualquer cooler LGA1200 é compatível.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Se for pela questão do áudio onboard, a mais barata que tem um sistema melhor é a Z690 Gaming X da gigabyte, mas ela tá saindo por 2600 reais.
Se o áudio onboard não vai ser um problema, compra a asus sem pensar duas vezes.
Fui comprar a placa mãe tuf e acabou hahaha
Sabe me dizer se essa placa mãe atende

Não sou de fazer oc, no meu 8700k só coloquei todos os clocks em 4.7, ou acha melhor esperar a tuf voltar ao estoque?
Se tiver alguma para recomendar, só conheço as 3 grandes lojas para comprar hardware
Achei essa da msi
Mas msi nunca me deu confiança em placa mãe, já ASUS sim
 
Última edição:
Fui comprar a placa mãe tuf e acabou hahaha
Sabe me dizer se essa placa mãe atende

Não sou de fazer oc, no meu 8700k só coloquei todos os clocks em 4.7, ou acha melhor esperar a tuf voltar ao estoque?
Se tiver alguma para recomendar, só conheço as 3 grandes lojas para comprar hardware
Achei essa da msi
Mas msi nunca me deu confiança em placa mãe, já ASUS sim
Eu só compro Asus, porém descarto a linha Prime, é muito de entrada, não tem nada de bom e custa premium por ser “Asus”.
A TUF é o mínimo, apesar de achar o design/ layout / cores bem feio, não me agrada esteticamente.
Como opção veja da Gigabyte a AORUS ELITE.
 
Muita gente reclamando da Gigabyte no OCnet no tópico Z690 de DDR4, não conseguem nem ativar o XMP e nem um mínimo OC.
É eu tava vendo, buildzoid fez um vídeo com a aorus pro d4 também (inclusive segundo ele o modelo asus tuf também tem esse problema, pelo visto a strix-a não tem), perdi um bom tempo testando de ontem pra hoje e descobri umas coisinhas, consegui baixar mais minhas latências setando tudo manualmente, literalmente todas as latências manualmente, pois quando eu mudava alguma coisa e setava percebi que a placa estava treinando as outras latências sozinha de maneira estranha, mas subir o clock ainda não consigo não, so aqueles 60MT/s da assinatura ali que foram subindo o bclk.

EDIT: Teste rápido no SOTTR com as configs que estão na assinatura agora.
SOTTR-2021-12-05-07-44-05-038.png

com HT OFF, E-CORES OFF, 5.4GHz all core 51x ring eu tentei varias vezes mas morria no meio do caminho, uma run finalizou mas travou quando estava aparecendo os resultados (devia ter feito o teste filmando já que era uma suicide run), era 49K e algo, pra conseguir aqueles resultados de 53K+ com ddr4 acho que só com algum sistema de refrigeração mais diferenciado e um bom par de b-dies 2x8.
Fui comprar a placa mãe tuf e acabou hahaha
Sabe me dizer se essa placa mãe atende

Não sou de fazer oc, no meu 8700k só coloquei todos os clocks em 4.7, ou acha melhor esperar a tuf voltar ao estoque?
Se tiver alguma para recomendar, só conheço as 3 grandes lojas para comprar hardware
Achei essa da msi
Mas msi nunca me deu confiança em placa mãe, já ASUS sim
A MSI Z690-A é decente e vai segurar a cpu de boa, a prime Z690-P é o mesmo "tier" de placa da msi, as outras opções que vc tem acima delas são a Z690 Gaming X (2500+) ou a Z690 Aorus Elite (3000+), Z690 strix-a (3300+).

Só mais um detalhe aqui, lembrei agora que vc tem um noctua D15, entao a Z690 Strix-A tá fora da lista pois não cabe ele.

Tem a TUF na pichau mas está 2600:
 
Última edição:
Eu só compro Asus, porém descarto a linha Prime, é muito de entrada, não tem nada de bom e custa premium por ser “Asus”.
A TUF é o mínimo, apesar de achar o design/ layout / cores bem feio, não me agrada esteticamente.
Como opção veja da Gigabyte a AORUS ELITE.
Aorus já sai do valor que quero pagar, vou esperar a tuf voltar até amanhã, se não voltar vou pegar essa mesmo.

É eu tava vendo, buildzoid fez um vídeo com a aorus pro d4 também (inclusive segundo ele o modelo asus tuf também tem esse problema, pelo visto a strix-a não tem), perdi um bom tempo testando de ontem pra hoje e descobri umas coisinhas, consegui baixar mais minhas latências setando tudo manualmente, literalmente todas as latências manualmente, pois quando eu mudava alguma coisa e setava percebi que a placa estava treinando as outras latências sozinha de maneira estranha, mas subir o clock ainda não consigo não, so aqueles 60MT/s da assinatura ali que foram subindo o bclk.

EDIT: Teste rápido no SOTTR com as configs que estão na assinatura agora.
SOTTR-2021-12-05-07-44-05-038.png

com HT OFF, E-CORES OFF, 5.4GHz all core 51x ring eu tentei varias vezes mas morria no meio do caminho, uma run finalizou mas travou quando estava aparecendo os resultados (devia ter feito o teste filmando já que era uma suicide run), era 49K e algo, pra conseguir aqueles resultados de 53K+ com ddr4 acho que só com algum sistema de refrigeração mais diferenciado e um bom par de b-dies 2x8.

A MSI Z690-A é decente e vai segurar a cpu de boa, a prime Z690-P é o mesmo "tier" de placa da msi, as outras opções que vc tem acima delas são a Z690 Gaming X (2500+) ou a Z690 Aorus Elite (3000+), Z690 strix-a (3300+).

Só mais um detalhe aqui, lembrei agora que vc tem um noctua D15, entao a Z690 Strix-A tá fora da lista pois não cabe ele.

Tem a TUF na pichau mas está 2600:
Pensei em até pegar a da gigabyte x, mas está acima do valor que usei pagar e pagar mais caro para uma placa mãe que vc vai usufruir apenas do básico, é foda.
Vou esperar a tuf voltar, se não pego a da msi
 
Gente me tirem uma dúvida..
Vale a pena investir quase 500 reais num i7 11700K ? Eu estou de olho no 10700K que esta 2k, o 11700K está 2,4k.
compensa pagar mais caro e pegar o 11° ou vou no mais barato ?
série 11 da intel é meme.
Ou vc vai de série 10, ou de série 12 mesmo
 
Aorus já sai do valor que quero pagar, vou esperar a tuf voltar até amanhã, se não voltar vou pegar essa mesmo.


Pensei em até pegar a da gigabyte x, mas está acima do valor que usei pagar e pagar mais caro para uma placa mãe que vc vai usufruir apenas do básico, é foda.
Vou esperar a tuf voltar, se não pego a da msi
Se não vai fazer overclock nem nada (apesar de dar pra overclockar um 12900 pra uso diário tranquilamente até nessa placa) e reutilizar o resto das peças da sua assinatura vai estar bem servido de qualquer forma com ela.
Se não for de overclock recomendo um undervolt, - 0.070v parece ser o que a maioria consegue tirar sem problemas, mas aí só testando a estabilidade mesmo, cheguei a testar esse valor aqui em stock e cai 10 graus/30w.
 
Se não vai fazer overclock nem nada (apesar de dar pra overclockar um 12900 pra uso diário tranquilamente até nessa placa) e reutilizar o resto das peças da sua assinatura vai estar bem servido de qualquer forma com ela.
Se não for de overclock recomendo um undervolt, - 0.070v parece ser o que a maioria consegue tirar sem problemas, mas aí só testando a estabilidade mesmo, cheguei a testar esse valor aqui em stock e cai 10 graus/30w.
Eu não vejo muita vantagem em oc pra mim, ainda mais que minha resolução é 3440x1440p, mas tenho o 8700k a 3 anos e só fui fazer oc agora e só coloquei todos os núcleos em 4.7 e pronto, sendo que a temperatura sobe um pouco para pouco fps
 
Eu não vejo muita vantagem em oc pra mim, ainda mais que minha resolução é 3440x1440p, mas tenho o 8700k a 3 anos e só fui fazer oc agora e só coloquei todos os núcleos em 4.7 e pronto, sendo que a temperatura sobe um pouco para pouco fps
Desculpa perguntar, mas qual o motivo pra upgrade no momento? O i7-8700K é bem competente até hoje. Vejo pessoas fazendo upgrade pra R5 3600, R7 3700X, etc. e ambos são piores em jogos que seu i7.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo