CPU Intel Raptor Lake com 24 núcleos e 32 threads detectados em um benchmark que vazou
Raptor makes its first roar Yesterday hardware leaker KOMACHI_ENSAKA discovered an entry on BAPCO’s Crossmark benchmark database featuring yet unreleased Intel Core CPU. The listing has been quickly removed and we were unable to obtain a screenshot of this test. As it turns out, Tom’s Hardware...
videocardz.com
Core i7-12650H with fewer cores than i5-12500, but at least they are bigger Intel 12th Gen Core “Alder Lake-P” lineup is slowly becoming confusing. The hybrid architecture mixing Golden Cove (Performance/Big) cores with Gracemont (Atom/Small) is supposed to increase the power efficiency of...
videocardz.com
Intel visa melhorias de escala lógica de 30% a 50% além de 2025 com transistores 3D empilhados, Foveros Direct
Os avanços da Intel impulsionam a lei de Moore além de 2025
A Intel visa uma melhoria de densidade de mais de 10x no pacote e melhorias de escala lógica de 30% a 50%, e vai além dos transistores de silício clássicos.
Matéria completa no link:
Intel Breakthroughs Propel Moore’s Law Beyond 2025 Intel targets more than 10x density improvement in packaging and 30% to 50% logic scaling improvements, and looks beyond classic silicon transistors. What’s New: In its relentless pursuit of Moore’s Law, Intel is unveiling key packaging...
videocardz.com
O que há de novo : em sua busca incansável pela Lei de Moore, a Intel está revelando os principais avanços em embalagens, transistores e física quântica, fundamentais para o avanço e a aceleração da computação na próxima década. No IEEE International Electron Devices Meeting (IEDM) 2021, a Intel delineou seu caminho em direção a mais de 10x a melhoria da densidade de interconexão no pacote com ligação híbrida, 30% a 50% de melhoria de área na escala do transistor, grandes avanços em novas tecnologias de energia e memória e novos conceitos em física que podem um dia revolucionar a computação.
Por que é importante : a Lei de Moore tem rastreado inovações em computação que atendem às demandas de todas as gerações de tecnologia, de mainframes a telefones celulares. Essa evolução continua hoje, à medida que entramos em uma nova era da computação com dados ilimitados e inteligência artificial.
A inovação contínua é a pedra angular da Lei de Moore. O Grupo de Pesquisa de Componentes da Intel está empenhado em inovar em três áreas principais: tecnologias de dimensionamento essenciais para fornecer mais transistores; novos recursos de silício para ganhos de energia e memória; e exploração de novos conceitos em física para revolucionar a forma como o mundo faz a computação. Muitas das inovações que romperam as barreiras anteriores da Lei de Moore e estão nos produtos de hoje começaram com o trabalho da Pesquisa de Componentes - incluindo silício tensionado, portas de metal Hi-K, transistores FinFET, RibbonFET e inovações de embalagem, incluindo EMIB e Foveros Direct.
Como estamos fazendo : Os avanços revelados no IEDM 2021 demonstram que a Intel está no caminho para continuar o avanço e os benefícios da Lei de Moore muito além de 2025 por meio de suas três áreas de descoberta de caminhos.
1. A Intel está realizando pesquisas significativas em tecnologias de escalonamento essenciais para o fornecimento de mais transistores em ofertas de produtos futuros:
Olhando além de seu RibbonFET de gate-all-around, a Intel está dominando a era pós-FinFET com uma abordagem para empilhar transistores múltiplos (CMOS) que visa atingir uma melhoria de escala lógica de 30% a 50% maximizada para o avanço contínuo da Lei de Moore ajustando mais transistores por milímetro quadrado.
A Intel também está pavimentando o caminho para o avanço da Lei de Moore na era angstrom com pesquisas inovadoras que mostram como novos materiais com apenas alguns átomos de espessura podem ser usados para fazer transistores que superam as limitações dos canais convencionais de silício, permitindo milhões a mais de transistores por área de matriz para uma computação cada vez mais poderosa na próxima década.
2. A Intel está trazendo novos recursos para o silício:
3. A Intel está buscando desempenho massivo com computação quântica baseada em transistor de silício, bem como switches totalmente novos para computação com grande eficiência energética com novos dispositivos de temperatura ambiente.
No futuro, essas revelações podem substituir os transistores MOSFET clássicos usando conceitos inteiramente novos em física:
No IEDM 2021, a Intel demonstrou a primeira realização experimental do mundo de um dispositivo lógico magnetoelétrico spin-orbit (MESO) em temperatura ambiente, que mostrou a capacidade de fabricação potencial para um novo tipo de transistor baseado em comutação de ímãs em nanoescala.
A Intel e a IMEC estão fazendo progresso com a pesquisa de materiais spintrônicos para levar a pesquisa de integração de dispositivos perto da realização de um dispositivo de torque de rotação totalmente funcional.
A Intel também apresentou fluxos de processo qubit completos de 300 mm para a realização de computação quântica escalonável que é compatível com a manufatura CMOS e identifica as próximas etapas para pesquisas futuras.