[TÓPICO DEDICADO] INTEL Comet / Rocket / Alder / Raptor Lake

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos brender
  • Data de Início Data de Início
testei o 12700k aqui, ganhei bastante fps no bf2042, mesmo sendo um jogo quebrado, ganhei bastante fps por causa do processador
com meu i7 8700k o uso da vga ficava variando muito, agora ficou sempre em 100%, valeu a pena a compra.
só nao gostei muito da placa da mãe da msi, a internet só funcionou depois que instalei o driver de lan e para dar boot nada intuitivo.
temperatura achei um pouco mais quente, mas nao me incomodou, além que meu gabinete é uma bosta.
valeu o @FastMHZ e o @Tho95 pela ajuda.
Um undervolt de -0.070v deve tirar uns 10 graus fácil aí mesmo com gabinete pequeno.

Um undervolt de -0.070v deve tirar uns 10 graus fácil aí mesmo com gabinete pequeno.
pior que nem sei fazer und. em processador uahauah

Quais problemas exatamente? Apesar de ter comprado um CPU "K", só faço over quando começa a se tornar necessário... e vai demorar muito ainda.
Problemas pra habilitar xmp e vrm mais esquentado da linha Z690.

Quais problemas exatamente? Apesar de ter comprado um CPU "K", só faço over quando começa a se tornar necessário... e vai demorar muito ainda.
Ta com problemas relacionado ao XMP, mas pelo visto estão ajeitando já, a BIOS beta mais recente diz ajeitar xmp para frequências entre 3200 e 3600mhz.Não testei ainda
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Essa questão do VRM só realmente importa pra quem vai usar i9 e mesmo assim está dentro das especificações, problema mesmo é XMP.

Montei aqui o 12700k na ASUS Prime Z690-P e aparentemente tudo ok, exceto pelo fato do Windows não estar utilizando toda a memória instalada.

Alguém sabe se existe uma opção na BIOS que está causando isso ou se é por outro motivo? Já conferi o vídeo integrado e está desabilitado na mobo.

Acho que vou correr das GA então... Estou só fuçando algum site que tenha combo com o meliuz como eu fiz com o 12700k pra fechar a mobo.

Montei aqui o 12700k na ASUS Prime Z690-P e aparentemente tudo ok, exceto pelo fato do Windows não estar utilizando toda a memória instalada.

Alguém sabe se existe uma opção na BIOS que está causando isso ou se é por outro motivo? Já conferi o vídeo integrado e está desabilitado na mobo.

Provavelmente a MB está reservando memoria pra igpu, é só desativar que volta a ter 16GB utilizável.

Última edição:
Sabe dizer quais são esses modelos que estão esquentando mais?
Ta com problemas relacionado ao XMP, mas pelo visto estão ajeitando já, a BIOS beta mais recente diz ajeitar xmp para frequências entre 3200 e 3600mhz.Não testei ainda
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Essa questão do VRM só realmente importa pra quem vai usar i9 e mesmo assim está dentro das especificações, problema mesmo é XMP.
So um update aqui, notei uma leve regressão na performance da memória com essa bios nova (3%), voltando pra F6a pra confirmar mais uma vez.

Sabe dizer quais são esses modelos que estão esquentando mais?
1.png

Estranho, aqui não passa de 66 mesmo rodando prime por 1 hora (240w) e o ambiente aqui é bem mais quente.
Ele coloca em ambiente com pouco airflow nos testes, tua case provavelmente da e sobra nesse quesito. No meu caso alem de usar a 4000D airflow to usando um puta noctua que resfria o vrm junto.

Ele coloca em ambiente com pouco airflow nos testes, tua case provavelmente da e sobra nesse quesito. No meu caso alem de usar a 4000D airflow to usando um puta noctua que resfria o vrm junto.
Sempre desligo todos os fans do case pra fazer stress test, simulando sempre o pior caso.

Mas mais importante que isso voltei a bios aqui para a F6a e testei tudo que tinha testado antes e realmente a performance da memória subiu 3% de volta, ficar nela até aparecer algo melhor mesmo.

Sempre desligo todos os fans do case pra fazer stress test, simulando sempre o pior caso.

Mas mais importante que isso voltei a bios aqui para a F6a e testei tudo que tinha testado antes e realmente a performance da memória subiu 3% de volta, ficar nela até aparecer algo melhor mesmo.
Tu chegasse a testar o DRM Fix Tool da Gigabyte? A interface só tem 2 botões park e unpark e não sei o que eles fazem, só tem 2 jogos que não estão funcionando ainda e Valhalla é um deles.

Tu chegasse a testar o DRM Fix Tool da Gigabyte? A interface só tem 2 botões park e unpark e não sei o que eles fazem, só tem 2 jogos que não estão funcionando ainda e Valhalla é um deles.
Não testei e inclusive desativei a opção na bios pois não é algo do meu interesse, mas ele funciona de uma forma simples, quando vc clica em park ele impede os E-Cores de funcionar pra impedir que o drm dos jogos não surte por ter 2 tipos de núcleos, unpark só ativa eles de volta.

CPU Intel Raptor Lake com 24 núcleos e 32 threads detectados em um benchmark que vazou​

xFa9llD.png

s9Pmzjl.png

vbBGl3x.png

Intel visa melhorias de escala lógica de 30% a 50% além de 2025 com transistores 3D empilhados, Foveros Direct​

Os avanços da Intel impulsionam a lei de Moore além de 2025​

A Intel visa uma melhoria de densidade de mais de 10x no pacote e melhorias de escala lógica de 30% a 50%, e vai além dos transistores de silício clássicos.

Matéria completa no link:

O que há de novo : em sua busca incansável pela Lei de Moore, a Intel está revelando os principais avanços em embalagens, transistores e física quântica, fundamentais para o avanço e a aceleração da computação na próxima década. No IEEE International Electron Devices Meeting (IEDM) 2021, a Intel delineou seu caminho em direção a mais de 10x a melhoria da densidade de interconexão no pacote com ligação híbrida, 30% a 50% de melhoria de área na escala do transistor, grandes avanços em novas tecnologias de energia e memória e novos conceitos em física que podem um dia revolucionar a computação.

Por que é importante : a Lei de Moore tem rastreado inovações em computação que atendem às demandas de todas as gerações de tecnologia, de mainframes a telefones celulares. Essa evolução continua hoje, à medida que entramos em uma nova era da computação com dados ilimitados e inteligência artificial.

A inovação contínua é a pedra angular da Lei de Moore. O Grupo de Pesquisa de Componentes da Intel está empenhado em inovar em três áreas principais: tecnologias de dimensionamento essenciais para fornecer mais transistores; novos recursos de silício para ganhos de energia e memória; e exploração de novos conceitos em física para revolucionar a forma como o mundo faz a computação. Muitas das inovações que romperam as barreiras anteriores da Lei de Moore e estão nos produtos de hoje começaram com o trabalho da Pesquisa de Componentes - incluindo silício tensionado, portas de metal Hi-K, transistores FinFET, RibbonFET e inovações de embalagem, incluindo EMIB e Foveros Direct.

INTEL-IEDM-2021-8_videocardz.jpg

INTEL-IEDM-2021-2_videocardz.jpg

Como estamos fazendo : Os avanços revelados no IEDM 2021 demonstram que a Intel está no caminho para continuar o avanço e os benefícios da Lei de Moore muito além de 2025 por meio de suas três áreas de descoberta de caminhos.

1. A Intel está realizando pesquisas significativas em tecnologias de escalonamento essenciais para o fornecimento de mais transistores em ofertas de produtos futuros:​

INTEL-IEDM-2021-7_videocardz.jpg

INTEL-IEDM-2021-6_videocardz.jpg

Olhando além de seu RibbonFET de gate-all-around, a Intel está dominando a era pós-FinFET com uma abordagem para empilhar transistores múltiplos (CMOS) que visa atingir uma melhoria de escala lógica de 30% a 50% maximizada para o avanço contínuo da Lei de Moore ajustando mais transistores por milímetro quadrado.

A Intel também está pavimentando o caminho para o avanço da Lei de Moore na era angstrom com pesquisas inovadoras que mostram como novos materiais com apenas alguns átomos de espessura podem ser usados para fazer transistores que superam as limitações dos canais convencionais de silício, permitindo milhões a mais de transistores por área de matriz para uma computação cada vez mais poderosa na próxima década.

2. A Intel está trazendo novos recursos para o silício:​

INTEL-IEDM-2021-5_videocardz.jpg

INTEL-IEDM-2021-4_videocardz.jpg

3. A Intel está buscando desempenho massivo com computação quântica baseada em transistor de silício, bem como switches totalmente novos para computação com grande eficiência energética com novos dispositivos de temperatura ambiente.​

No futuro, essas revelações podem substituir os transistores MOSFET clássicos usando conceitos inteiramente novos em física:

No IEDM 2021, a Intel demonstrou a primeira realização experimental do mundo de um dispositivo lógico magnetoelétrico spin-orbit (MESO) em temperatura ambiente, que mostrou a capacidade de fabricação potencial para um novo tipo de transistor baseado em comutação de ímãs em nanoescala.
A Intel e a IMEC estão fazendo progresso com a pesquisa de materiais spintrônicos para levar a pesquisa de integração de dispositivos perto da realização de um dispositivo de torque de rotação totalmente funcional.

A Intel também apresentou fluxos de processo qubit completos de 300 mm para a realização de computação quântica escalonável que é compatível com a manufatura CMOS e identifica as próximas etapas para pesquisas futuras.

INTEL-IEDM-2021-3_videocardz.jpg

INTEL-IEDM-2021-2_videocardz.jpg

Tenho umas memórias corsair de 16g 3000mhz, gostaria de trocar por melhores ou será que posso manter elas?
Outra coisa é a temperatura do 12700k, ontem bateu 85c jogando, mas depois que tirei a tampa Lateral a temperatura não passou de 71c, foda esse gabinete que não tira o ar quente de dentro.

Tenho umas memórias corsair de 16g 3000mhz, gostaria de trocar por melhores ou será que posso manter elas?
Outra coisa é a temperatura do 12700k, ontem bateu 85c jogando, mas depois que tirei a tampa Lateral a temperatura não passou de 71c, foda esse gabinete que não tira o ar quente de dentro.
Gabinete com airflow ruim é complicado mesmo, eu tinha um cooler master K500 que deixava minha GPU no 83C(Temp limite) e ela ficava dando thermal throtlle direto. Desde que mudei para a 4000D Airflow a temp mais alta que pego nela é 76C e isso após passar um bom tempo jogando. Gabinete faz muita diferença.

Cara não é só isso não.

As placas de vídeo da nvidia fazer OC automatico dependendo da temperatura.

Muito, mas muito provavelmente você está sendo capado com relação ao seu dependendo jogando num gabinete como o que você está descrevendo.

Cara não é só isso não.

As placas de vídeo da nvidia fazer OC automatico dependendo da temperatura.

Muito, mas muito provavelmente você está sendo capado com relação ao seu dependendo jogando num gabinete como o que você está descrevendo.
A vga está com uv e temperatura não passa de 65c o problema está sendo no processador, na parte do processador o ar quente fica todo ali, mesmo com dois coolers de 140mm na frente e um de 140 em cima, antes eu tinha outro de 140 em cima do noctua, mas peguei essa bosta de gabinete e não tem como colocar outro cooler em cima.

As memórias da pra tentar fazer um overclock, na cpu o undervolt, e o gabinete forno só se livrando mesmo kkk

Gabinete com airflow ruim é complicado mesmo, eu tinha um cooler master K500 que deixava minha GPU no 83C(Temp limite) e ela ficava dando thermal throtlle direto. Desde que mudei para a 4000D Airflow a temp mais alta que pego nela é 76C e isso após passar um bom tempo jogando. Gabinete faz muita diferença.
Antes eu tinha um corsair 300r e era muito bom, troquei para algo mais bonito e me ferrei nas temperaturas

Antes eu tinha um corsair 300r e era muito bom, troquei para algo mais bonito e me ferrei nas temperaturas
Diferença que uma frente mesh faz é absurda, quando eu usava um case com frente de vidro, mesmo com todos os fans instalados só de tirar o vidro e deixar o filtro puro caia 8 graus na gpu e 5 na cpu.

Users who are viewing this thread

Voltar