Separei as NF aqui e fui no site... vi que o meu kit de montagem é o 83mm mas achei confuso. Onde peço exatamente?Pedi e estou aguardando chegar ainda
Separei as NF aqui e fui no site... vi que o meu kit de montagem é o 83mm mas achei confuso. Onde peço exatamente?Pedi e estou aguardando chegar ainda
Hoje ainda vou tentar fazer uv no processador e ver como fica, não está dando para jogar com o gabinete fechado e não quero deixar aberto tambémComo tá na assinatura ali, 45~65 graus jogando, 86 graus no prime95, se tu fizer um undervolt em stock consegue tirar em media -0.070v pelos meus resultados e de outros que vi em fóruns sem perder a estabilidade, aqui caiu quase 10 graus do stock fazendo esse undervolt (67 graus no prime95) quando testei.
Lembra que a maioria desses youtubers roda ele com o power limit em 125W, e as mobos setam pra 190w padrão, um exemplo:
![]()
Aqui a noite a media é de 27~28 graus
Nem os grandes da pra levar 100% em conta os resultados, a metodologia de testes ainda é muito fraca. A exemplo de uns testes de vrm que estava vendo, onde só levam em conta a temperatura absoluta, mas esquecem completamente dos componentes/controladores diferentes e com frequência padrão maior que obviamente gera mais calor.
Depois posta os resultados pra gente.Hoje ainda vou tentar fazer uv no processador e ver como fica, não está dando para jogar com o gabinete fechado e não quero deixar aberto também
o @Tho95 me ajudou a fazer unvervolt e percebi que o a temperatura máxima caiu, antes chegava bater 88c e agora ficou em 80cDepois posta os resultados pra gente.
Provavelmente margem de erro (principalmente se fez o teste nas configurações que vc joga, então o gpu boost interfere mais ainda), já que fazendo undervolt em cpu ela mantém os mesmos clocks, a única coisa que tem risco de perder é a estabilidade se a voltagem estiver baixa demais.o @Tho95 me ajudou a fazer unvervolt e percebi que o a temperatura máxima caiu, antes chegava bater 88c e agora ficou em 80c
a média da temperatura pelos testes grotesco que fiz aqui, caiu uns 5c, massssss fiz uns benchmark e no tomb raider perdi 4 de fps na média.
sim, fiz os testes sem unvervolt no jogo e depois testei com undervolt, vou jogar bf2042 agora para testar realmenteProvavelmente margem de erro (principalmente se fez o teste nas configurações que vc joga, então o gpu boost interfere mais ainda), já que fazendo undervolt em cpu ela mantém os mesmos clocks, a única coisa que tem risco de perder é a estabilidade se a voltagem estiver baixa demais.
no bf2042 está crachando com o undervolt, tirei o uv e não crachou mais, até achei estranho.Provavelmente margem de erro (principalmente se fez o teste nas configurações que vc joga, então o gpu boost interfere mais ainda), já que fazendo undervolt em cpu ela mantém os mesmos clocks, a única coisa que tem risco de perder é a estabilidade se a voltagem estiver baixa demais.
Só ir subindo um passo de cada vez, -0.065, -0.060 etc...no bf2042 está crachando com o undervolt, tirei o uv e não crachou mais, até achei estranho.
Acho que o Nh-U12S não seja tão bom para um processador quente desse. Esse i7 parece ser bem esquentado, usando aircooler com ele eu so iria de NH-U12A ou o proprio NH-D15Estou tendo dificuldades para resfriar o i7-12700K... Ou melhor, o meu Noctua NH-U12S está — mesmo já com todo o kit adaptado para LGA1700.
Desabilitei o MultiCore Enhancement na BIOS da ASUS (que vem ligado por padrão e na prática deixa o processador sem Power Limits) e ele continua encostando nos 100ºC e dando throttling com frequência. Resolvi definir os Power Limits 1 e 2 para 100w, que é um valor inclusive abaixo do TDP base (125W) e bem abaixo do TDP em Boost especificado pela Intel (190W). Mesmo assim, estou sofrendo com throttling durante jogos. Meu gabinete tem um bom Airflow (Corsair 4000D Airflow) e prova disso é a temperatura da placa mãe, que fica estável nos 33ºC como também coloquei no gráfico.
Já entrei até em contato com o suporte da Noctua para entender se fiz algo de errado. Pelo que vi por aí, esperava um resfriamento mais eficiente. :/
![]()
Já tirou o cooler pra ver se o contato está bom mesmo?Estou tendo dificuldades para resfriar o i7-12700K... Ou melhor, o meu Noctua NH-U12S está — mesmo já com todo o kit adaptado para LGA1700.
Desabilitei o MultiCore Enhancement na BIOS da ASUS (que vem ligado por padrão e na prática deixa o processador sem Power Limits) e ele continua encostando nos 100ºC e dando throttling com frequência. Resolvi definir os Power Limits 1 e 2 para 100w, que é um valor inclusive abaixo do TDP base (125W) e bem abaixo do TDP em Boost especificado pela Intel (190W). Mesmo assim, estou sofrendo com throttling durante jogos. Meu gabinete tem um bom Airflow (Corsair 4000D Airflow) e prova disso é a temperatura da placa mãe, que fica estável nos 33ºC como também coloquei no gráfico.
Já entrei até em contato com o suporte da Noctua para entender se fiz algo de errado. Pelo que vi por aí, esperava um resfriamento mais eficiente. :/
![]()
Eu também considerei que não fosse, mas confiei nos Sheets da Noctua (que inclusive o enquadram na categoria "best turbo/overclocking headroom") e este review bem completão do TechPowerUp. Citando o texto:Acho que o Nh-U12S não seja tão bom para um processador quente desse. Esse i7 parece ser bem esquentado, usando aircooler com ele eu so iria de NH-U12A ou o proprio NH-D15
Por isso fico com a impressão de que estou fazendo algo errado, de que há alguma configuração esquisita na minha BIOS, sei lá. Realmente achei que o U12S aguentaria este i7 sem aspirações de overclock.Given a multi-threaded power draw of 221 W, the i7-12700K is also MUCH easier to cool than the i9-12900K. With our Noctua NH-U12S, we reached temperatures in the mid-60s, which is comparable to what AMD's Ryzens achieve.
Me parece estar, sim. Revisei toda a instalação, está tudo muito bem fixo. Achei estranho que não senti os heatpipes esquentando ao colocar a mão neles, mesmo durante um benchmark, mas talvez seja alguma característica do material, não sei.Já tirou o cooler pra ver se o contato está bom mesmo?
Isso aqui é algo que eu não fiz. Como a placa mãe está quase sempre bem fria, é capaz que os fans do gabinete estejam rodando na velocidade de idle. Isso também explicaria por que as temperaturas são um pouco menores quando rodo um Prime95, sem usar a GPU.Os fans do gabinete estão configurados pra acelerar a medida que o calor aumenta ou pelo menos estão em um rpm suficiente pra dar conta da 3070 aquecendo o gabinete enquanto joga?
Aqui está batendo 65 graus no BF 2042 depois de deixar a janela lateral do gabinete aberta (meu gabinete não tem bom airflow, é um Corsair Carbide 400C).Estou tendo dificuldades para resfriar o i7-12700K... Ou melhor, o meu Noctua NH-U12S está — mesmo já com todo o kit adaptado para LGA1700.
![]()
Bom, se a temperatura tá menor rodando prime95 vc acabou de tirar sua própria dúvida, o ar quente da gpu tá ficando preso aí e botando o cooler pra cozinhar durante os jogos, tenta colocar todos os fans a 100% e faz um teste pra ter certeza se é esse ou não o problema.Eu também considerei que não fosse, mas confiei nos Sheets da Noctua (que inclusive o enquadram na categoria "best turbo/overclocking headroom") e este review bem completão do TechPowerUp. Citando o texto:
Por isso fico com a impressão de que estou fazendo algo errado, de que há alguma configuração esquisita na minha BIOS, sei lá. Realmente achei que o U12S aguentaria este i7 sem aspirações de overclock.
Isso aqui é algo que eu não fiz. Como a placa mãe está quase sempre bem fria, é capaz que os fans do gabinete estejam rodando na velocidade de idle. Isso também explicaria por que as temperaturas são um pouco menores quando rodo um Prime95, sem usar a GPU.
A saber, o setup de ventilação aqui está assim:
![]()
Nesta foto, ainda estava com a B360M + i5-9400k, mas o novo setup está com a mesma disposição, mesmo gabinete, mesmos fans. Os três fans da frente fazendo intake, os dois de cima e o de trás fazendo exhaust. Todos são CoolerMaster Sickleflow 120.
Me parece que este seria parte do problema, mas não o problema todo. Muito longe de jogar a 65ºC como no caso do @Makaveli_rj. A diferença é que no Prime95, com TDP limitado a 100W (o que já é "nerfar" um pouco o CPU), ele fica num teto de ~91ºC e não chega a ativar o throttling. Mas ainda é uma temperatura bem acima do que eu esperava com esse power limit definido.Bom, se a temperatura tá menor rodando prime95 vc acabou de tirar sua própria dúvida, o ar quente da gpu tá ficando preso aí e botando o cooler pra cozinhar durante os jogos, tenta colocar todos os fans a 100% e faz um teste pra ter certeza se é esse ou não o problema.
É.. 91 com 100w tá alto demais, tenta montar de novo com calma e olha direitinho se tá tudo bem parafusado/encaixado, presta atenção na aplicação da pasta térmica também, se tiver paciência vale a pena espalhar manualmente também.Me parece que este seria parte do problema, mas não o problema todo. Muito longe de jogar a 65ºC como no caso do @Makaveli_rj. A diferença é que no Prime95, com TDP limitado a 100W (o que já é "nerfar" um pouco o CPU), ele fica num teto de ~91ºC e não chega a ativar o throttling. Mas ainda é uma temperatura bem acima do que eu esperava.
Estou inclinado a desmontar tudo e iniciar a instalação do cooler do zero. Não é possível que este seja o normal.
Eu acho que o congelamento não é do processador e sim da placa mãe, estava dando uns erros de directx quando jogava bf2042, procurei saber e o pessoal comentando que é por causa do xmp das memóriasSó ir subindo um passo de cada vez, -0.065, -0.060 etc...
por isso é melhor fazer um teste de estabilidade antes de jogar, assim economiza mais tempo.
Igual aqui, se tirar a tampa lateral a temperatura despenca, foda qhe comprei o gabinete tem 6 meses, comprar outro é perder dinheiroAqui está batendo 65 graus no BF 2042 depois de deixar a janela lateral do gabinete aberta (meu gabinete não tem bom airflow, é um Corsair Carbide 400C).
O NH-U12S tá segurando o 12700k numa boa. Tô usando em stock e não mexi na BIOS da mobo (só ativei o XMP).
Tem que verificar se na hora da instalação você usou os furos corretos pra LGA 1700. Se usou os errados o processador pode não estar tendo contato suficiente com o cooler.
Valeu, fui nessa aí mesmo. Nem acho que vale isso tudo, mas olhando que só agora tem placa lga1200 melhor a esse preço, resolvi ir logo e acabar com essa espera.Chegou umas placas mãe na tera, Asus Z690-P D4 por 1400 menor que na BF
Me parece que este seria parte do problema, mas não o problema todo. Muito longe de jogar a 65ºC como no caso do @Makaveli_rj. A diferença é que no Prime95, com TDP limitado a 100W (o que já é "nerfar" um pouco o CPU), ele fica num teto de ~91ºC e não chega a ativar o throttling. Mas ainda é uma temperatura bem acima do que eu esperava com esse power limit definido.
Estou inclinado a desmontar tudo e iniciar a instalação do cooler do zero. Não é possível que este seja o normal.
Então pelo visto todas as fabricantes estão surtando com xmp mesmo.Eu acho que o congelamento não é do processador e sim da placa mãe, estava dando uns erros de directx quando jogava bf2042, procurei saber e o pessoal comentando que é por causa do xmp das memórias
Quando montei o 12700k, já ativei o xmp e depois instalei Windows e o bf2042, joguei horas e não deu problema, aí ontem restaurei as configurações da placa mae e processador, com isso o xmp foi desativado, tive que ativar novamente e com isso fiz o uv, aí começou os travamento, a solução na internet era deletar a pasta cache do game, fiz isso e joguei 20 minutos e não travou, vou testar novamente e depois tento novamente o UV
Igual aqui, se tirar a tampa lateral a temperatura despenca, foda qhe comprei o gabinete tem 6 meses, comprar outro é perder dinheiro