H115i PRO XT com 4 fans +kryonaut (estava usando uma pasta mediana da deepcool (Z9) antes e não mudou absolutamente nada), 12700K configurado como esta na assinatura, jogando 45~60 graus a depender do jogo, prime95 86 graus.Como tem ficado a temperatura do i7/i9 12th gen de vocês? Vou comprar um 12900k e estou pesquisando qual case e wc aio comprar, pensei num wc de 360mm.
Como tem ficado a temperatura do i7/i9 12th gen de vocês? Vou comprar um 12900k e estou pesquisando qual case e wc aio comprar, pensei num wc de 360mm.
A mais barata é aquela ASUS Prime Z690-P que eu acho fraca, eu estou curtindo bastante a minha, tem todas as funções que eu preciso, 9 portas usb, único problema é a questão do XMP que estão ajeitando ainda(lançaram 3 bios diferentes em 9 dias, gigabyte começou a trabalhar pelo visto). Na situação atual da gigabyte eu diria q o melhor CxB seria uma Asus TUF que eu tinha visto por 2100 na terabyte umas semanas atrás, fora isso, essa Gaming X ou até mesmo a linha UD da gigabyte deve servir bem um i5 ou i7. Se tiver usando i9 eu começaria a partir do Aorus Elite por conta do VRM.Pessoal,
Qual placa-mãe de melhor CxB vocês avaliaram para intel 12Gen, com memória DDR4 ?
Se a prioridade é unicamente o valor da placa, msi z690 pro-a ddr4 ou gigabyte ud ddr4, com exceção das micro atx, não importa a cpu, lembrando não importa a cpu seja i5/i7 ou i9 qualquer uma das full size vai segurar de boa ate o 12900k, sua margem de overclock por limites de temperatura e por limitações da própria qualidade da cpu vai terminar antes do vrm dessas placas "abrir o bico".Pessoal,
Qual placa-mãe de melhor CxB vocês avaliaram para intel 12Gen, com memória DDR4 ?
Vc comprou essa?A mais barata é aquela ASUS Prime Z690-P
Que eu saiba a única Asus feita no BR é essa daqui:Vc comprou essa?
Essa Prime é produzido na Zona Franca de Manaus ?
A prime é bem fraquinha, me lembra as ECS antiga, porém estava querendo a mais barata e estável para um 12600k.
Eu peguei essa da MSI. Ainda não montei mas achei ela melhor do que essas prime.Vc comprou essa?
Essa Prime é produzido na Zona Franca de Manaus ?
A prime é bem fraquinha, me lembra as ECS antiga, porém estava querendo a mais barata e estável para um 12600k.
Não fiz nada fora do comum, é só montar como montaria em qualquer placa 115x/1200, mesmo bracket e mesmos parafusos.Eu peguei essa da MSI. Ainda não montei mas achei ela melhor do que essas prime.
@Tho95 Como você fez exatamente para montar o h115i no socket 1700? Tenho exatamente esse WC também.
Caramba... Eu hein hahahaha, vlw, obrigado.Não fiz nada fora do comum, é só montar como montaria em qualquer placa 115x/1200, mesmo bracket e mesmos parafusos.
Pior que usei a pasta pré aplicada num 5775C que tinha aqui então nunca pude comparar no 12700K, mas estava usando uma deepcool Z9 e mudei pra kryonaut, mesmas temperaturas, eu tiraria a de fabrica e colocaria a noctua/kryo mesmo.Caramba... Eu hein hahahaha, vlw, obrigado.
Minhas peças chegaram e vou montar neste fim de semana... A pasta que vem no block do WC é boa ou seria melhor trocar? Tenho a kryonaut e a NT-h1 aqui.
O problema é querer comparar temperatura de placas com doublers e sem o RAA229131 vs placas com o RAA229131 e vrm direct mesmo, a asus formula (800u$) tem um heatsink superior e uma configuração de fases bem mais eficiente que a TUF, mas esquenta mais com a mesma carga em W que a TUF por motivos óbvios.Tenho a Z690-P wifi d4.
O vrm dela é mais frio que o dessas placas Gigabyte e aguenta até um 12900k sem limitar.
Pra quem diz que é fraca, estão falando do número de portas USB e recursos? Nesse ponto é fraca mesmo, mas eu não trocaria por essas placas Gigabyte de entrada com bios horrível e vrm mais quente de toda linha Z690 (além de problemas com XMP).
Minha antiga Z390 Aorus Elite morreu após 3 anos de uso. De Gigabyte só quero distância.
Performance pra mim foi similar, mesmo odiando a nova taskbar/iniciar do w11 acabei ficando nele pois notei que os E-cores estavam sendo usados de maneira mais inteligente (ou menos burra se preferir) no 11.Estava analisando aqui, vou esperar mais para comprar o 12gen, as mobos que gostaria estão na faixa de 2500~3000,00, o que é muito caro.
As placas de entrada, 1600~2000,00 precisam cair mais pelo que são.
O 12600KF por 1600,00 está num bom preço, mas o preço das mobos não ajudam. Como não consegui comprar o 12700k que esteve por 2mil na BF, então terei que por um cadeado no bolso, por hora...
Uma dúvida, a 12gen performa melhor no W10 ou W11, alguém testou ? W10 identifica 12Gen corretamente ou fica "not supported" ou "unknown" ?
Usa o shadow of the tomb raider com rt ligado pra testar o undervolt na gpu, não da 30 segundos o negocio trava se tiver instável.@Tho95 descobri o pq dos travamentos do meu pc jogando, achei que era xmp ou UV no 12700k, mas era UV que fiz na rtx 3080 TI
eu tinha esquecido que aumentei os clocks da minha vga mantive a mesma tensão usahsau, coloquei meu UV anterior na vga, as memórias em XMP e UV no processador e joguei horas em dois dias e deu tudo certo, nenhum travamento.
aproveitei e coloquei todas as fans em 100% acima de 60c e fiz UV no processador e as temperaturas ficaram boas com o gabinete todo fechado, jogando ficou média 74c e quando tiro a tampa cai uns 10C, sem UV estava dando pico direto de 80C, agora nem chega a isso, mas pra frente troco de gabinete, infelizmente esse gabinete é uma bosta
Vc confirmou com eles que as unidades já têm mesmo suporte ao LGA1700? Pq muitas vezes eles apenas copiam a especificação que está no site do fabricante.Só para avisar que o pichau ja esta vendendo WC da coolermaster com suporte para LGA 1700, peguei um MASTERLIQUID ML360L V2 e um Gabinete LIAN LI O11 DYNAMIC
*LGA1700 mounting kit included in products with New Packaging Design. You may obtain required mounting kits for products with older package design through CM store or regional resellers and distributors.
Me responderam isso por email:Vc confirmou com eles que as unidades já têm mesmo suporte ao LGA1700? Pq muitas vezes eles apenas copiam a especificação que está no site do fabricante.
No caso da Coolermaster, apesar de estarem como compatíveis, alguns modelos tem um asterisco, informando que as novas unidades terão o adaptador já na caixa, mas unidades já fabricadas do mesmo modelo ainda podem não ter. Nesses casos é necessário pedir pra que enviem o adaptador.
Esta semana fui a lojas físicas ver um modelo 240mm da Deepcool (Gammaxx L240T) e um da Coolermaster (ML240L V2). Ambos constam como compatíveis no site, nenhum dos 2 que olhei tinha o adaptador LGA1700. Devem ter sido fabricados já alguns meses atrás.
*LGA1700 mounting kit included in products with New Packaging Design. You may obtain required mounting kits for products with older package design through CM store or regional resellers and distributors.
Quase nada na minha experiência, em idle fica uns 1~2w na CPU que é menos do que a minha antiga, mas em uso com vários programas abertos raramente as tarefas de fundo vão pros E-cores, so os sensores do AIDA64 que sempre vão pros E-Cores aqui, se eu forçar alguma tarefa a ir pros E-cores como por exemplo um emulador rodando o consumo cai de 33w pra uns 22w nos E-cores.Afinal, essa arquitetura híbrida da 12ª geração trouxe algum benefício na prática? Não digo aumento no IPC e/ou clock, digo em questão de eficiência. Consumo diminuiu, por exemplo, ao usar somente núcleos E em tarefas mais leves?
É, acho que esquema híbrido como big.LITTLE é mais útil para dispositivos móveis e notebooks, a fim de aumentar eficiência e a duração da bateria, acho que os ganhos em desktop são limitados. Segundo eu li, os núcleos de eficiência Gracemont têm IPC equivalente ao da geração Skylake, que ainda dão um bom caldo até hoje.Quase nada na minha experiência, em idle fica uns 1~2w na CPU que é menos do que a minha antiga, mas em uso com vários programas abertos raramente as tarefas de fundo vão pros E-cores, so os sensores do AIDA64 que sempre vão pros E-Cores aqui, se eu forçar alguma tarefa a ir pros E-cores como por exemplo um emulador rodando o consumo cai de 33w pra uns 22w nos E-cores.
A realidade é que eficiência em tarefas leves nunca foi o real objetivo de uma arquitetura heterogênea, o foco é mais entregar mais capacidade de processamento por mm² do die, esse tipo de arquitetura já é norma no mobile faz tempos e em breve nos desktops também, unicamente por essa razão, a eficiência em tarefas leves vai ser mais uma consequência do aumento geral de performance a cada geração do que pela existência de E-cores.
O HWiNFO não suporta o RAA229131 ainda pra ter a leitura VRVOUT.Pergunta pro pessoal com mobo GB + 12700K, eles mantiveram o sensor VR VOUT? como tem ficado essa leitura em idle/load (após LLC) no CBR23? e package power?
No 9900K com 1.265v + LLC turbo fica em 1.19-1.20 e 180W. Pelo que vi o 12700K em stock usa em torno de 1.20v, e com vdrop deve cair nos 1.15-7, é isso mesmo? tentando ter uma idéia se é mais esquentado que o i9 aqui.