Galera, já tem um tempo que sai da Intel (de um 6700K pra um 3800X e agora 5800X). Sai só por questão de custo x benefício.
Porém, já faz um tempo que, ao jogar jogos online (FPS) eu constantemente sinto atrasos no que vejo na minha tela e o que rola no jogo. É como se eu estivesse 500ms atrás dos inimigos.
Na parte de redes eu já otimizei tudo que dava pra otimizar. Desde o plano que disponibiliza IP válido até parte de hardware, utilizando roteador com Cake QoS e placa de rede offboard, deixando meu bufferbloat zerado.
OS também otimizado ao máximo, retirando todos os processos e serviços desnecessários para jogos. Já testei W10 e W11.
Parte do Hardware do PC também otimizado, memória a @3600 CL16 na casa dos 58~60ns e CPU com OC e Undervolt.
A minha dúvida é: Existe alguma chance dessa sensação ser causada por algum input lag vindo do combo AMD?
Vi vídeos sobre comparativo de input lag entre AMD e Intel, onde as diferenças pareciam totalmente irrelevantes. Porém, por outro lado, vi usuários falando que aquelas diferenças mínimas deveriam ser multiplicadas pela quantidade de ciclos de cada core do processador.
Segundo um exemplo que vi de um usuário dar na Blur Buster, 1ns de latência pode significar 10fps na redução de responsividade/latência/input lag.
Isso é verdade ou é conversa de fanboy?
Pergunto aqui pois, se for o caso, vou começar a cogitar a migração para um 12600k.
P.s.: Link do peão citando os 10fps:
https://forums.blurbusters.com/viewtopic.php?t=7033#p52614