[TÓPICO DEDICADO] INTEL Comet / Rocket / Alder / Raptor Lake

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos brender
  • Data de Início Data de Início
Bom dia. Não sei se esse é topico ideal, mas... Tenho hoje um i5 4460 com uma Nvidia GTX 1060 6Gb. Mesmo com altos preços, estava pensando se valeria a pena trocar esse processador por um mais novo. Eu jogo muito pouco no PC, mas utilizo mais aplicações de modelagem e simulação 3D.

Galera, já tem um tempo que sai da Intel (de um 6700K pra um 3800X e agora 5800X). Sai só por questão de custo x benefício.

Porém, já faz um tempo que, ao jogar jogos online (FPS) eu constantemente sinto atrasos no que vejo na minha tela e o que rola no jogo. É como se eu estivesse 500ms atrás dos inimigos.

Na parte de redes eu já otimizei tudo que dava pra otimizar. Desde o plano que disponibiliza IP válido até parte de hardware, utilizando roteador com Cake QoS e placa de rede offboard, deixando meu bufferbloat zerado.

OS também otimizado ao máximo, retirando todos os processos e serviços desnecessários para jogos. Já testei W10 e W11.

Parte do Hardware do PC também otimizado, memória a @3600 CL16 na casa dos 58~60ns e CPU com OC e Undervolt.

A minha dúvida é: Existe alguma chance dessa sensação ser causada por algum input lag vindo do combo AMD?

Vi vídeos sobre comparativo de input lag entre AMD e Intel, onde as diferenças pareciam totalmente irrelevantes. Porém, por outro lado, vi usuários falando que aquelas diferenças mínimas deveriam ser multiplicadas pela quantidade de ciclos de cada core do processador.

Segundo um exemplo que vi de um usuário dar na Blur Buster, 1ns de latência pode significar 10fps na redução de responsividade/latência/input lag.

Isso é verdade ou é conversa de fanboy?

Pergunto aqui pois, se for o caso, vou começar a cogitar a migração para um 12600k.

P.s.: Link do peão citando os 10fps: https://forums.blurbusters.com/viewtopic.php?t=7033#p52614

Última edição:
Galera, já tem um tempo que sai da Intel (de um 6700K pra um 3800X e agora 5800X). Sai só por questão de custo x benefício.

Porém, já faz um tempo que, ao jogar jogos online (FPS) eu constantemente sinto atrasos no que vejo na minha tela e o que rola no jogo. É como se eu estivesse 500ms atrás dos inimigos.

Na parte de redes eu já otimizei tudo que dava pra otimizar. Desde o plano que disponibiliza IP válido até parte de hardware, utilizando roteador com Cake QoS e placa de rede offboard, deixando meu bufferbloat zerado.

OS também otimizado ao máximo, retirando todos os processos e serviços desnecessários para jogos. Já testei W10 e W11.

Parte do Hardware do PC também otimizado, memória a @3600 CL16 na casa dos 58~60ns e CPU com OC e Undervolt.

A minha dúvida é: Existe alguma chance dessa sensação ser causada por algum input lag vindo do combo AMD?

Vi vídeos sobre comparativo de input lag entre AMD e Intel, onde as diferenças pareciam totalmente irrelevantes. Porém, por outro lado, vi usuários falando que aquelas diferenças mínimas deveriam ser multiplicadas pela quantidade de ciclos de cada core do processador.

Segundo um exemplo que vi de um usuário dar na Blur Buster, 1ns de latência pode significar 10fps na redução de responsividade/latência/input lag.

Isso é verdade ou é conversa de fanboy?

Pergunto aqui pois, se for o caso, vou começar a cogitar a migração para um 12600k.

P.s.: Link do peão citando os 10fps: https://forums.blurbusters.com/viewtopic.php?t=7033#p52614
Li o post do cara ali, ryzen tem sim mais latência, mas achei o argumento do cara meio exagerado (não jogo fps online então leve isso em consideração).
Usa o Msi afterburner pra monitorar seu fps com o gráfico em tempo real e vê se realmente estão rolando variações/dips muito altos.
Não sei até onde otimizou sua ram mas os timings secundários e terciários ajudam bastante, tenta ver se consegue 3800/16 com 1800 de FCLK e otimizando todos os secundários e terciários, tenta também desligar o SMT.
Se não resolver aí sim cogitaria a migração, seria bom ir atrás do pessoal que joga fps nos tópicos de ryzen também pra saber a opinião deles.

O HWiNFO não suporta o RAA229131 ainda pra ter a leitura VRVOUT.

Stock o meu faz 1.168V no R23 1.128V no prime95.

Já no oc que estou usando as voltagens ficam mais complicadas graças ao turbo e a cache, a cache em auto requisita valores extremamente altos comparados aos da cpu, agora aos números:

LLC: É o segundo menor (acho que se chama standard nas gigabyte), pra fazer o oc aproveitando o turbo + adaptive offset tive que deixar mais baixo senão minhas voltagens em full load iam ao infinito.
Voltagem: adaptive + offset, V/F point 6 (48x) -0.070v, V/F point 7,8,9,10 (50x) -0.065v, V/F point 11 -0.025v.
Com a RAM da maneira que está agora, VCCSA 1.090v, VDDQ 1.210v (acima de 4100 finalmente precisei aumentar algo acima de 1.2v aqui pra ter estabilidade.)
Consumo em full load: 202W no R23 76~78 graus, 239~242W no Prime95 82~86 graus, 228W no Linpack xtreme 92~96 graus.

OC com cache auto (46x turbo, 36x all core load), 101.5MHz BCLK, turbo 1-4 cores 53x, 5-6 cores 52x, all core 51x (5177MHz), E-Cores 1-2 cores 42x, 3-4 cores 41x (4162MHz)
Uso normal (como rodar um jogo onde os 8 P-Cores ficam no estado de turbo máximo (51x): 1.272v (mesma voltagem que aparece no adaptive mode na bios)
R23: 1.236v
Prime95: 1.225v
Linpack xtreme: 1.225v
Turbos aleatórios (53x) enquanto uso o pc normalmente: 1.386v

Agora do modo que estou usando no momento, que é o mesmo OC porem com o turbo setado em 42x (mais do que isso com os E-cores ativos nem consigo entrar no windows)
Uso normal: 1.272v
R23: 1.236v
Prime95: 1.225v
Linpack xtreme: 1.225v
Turbos aleatórios enquanto uso o pc normalmente: 1.320v

Travar a cache no limite máximo que vc conseguir enquanto os E-Cores estão ativos diminui bem o pico de voltagem pois limita o ratio da cache, e como raramente os E-cores estarão inativos é melhor usar um valor manual na cache mesmo.

Valeu @Tho95, apareceu uns AIOs de 360mm na pomoção e cogitei pegar (Galahad branco que ia combinar com a build, top demais) pois acima de 200w já acho que fica no limite do NH-D15.

Meu chute é que vai ficar +- igual ao 9900K então, pois apesar de usar menas voltagem em stock ele tem mais núcleos-HT/TVB. Em contra partida o IHS tem uma área de contato maior e por ser mais fino com melhorias em comparação as gen anteriores pode ser que seja mais frio mesmo. Esperando esse bendito suporte da Noctua chegar ainda... acho que vou de Aorus Elite tambem.

Estava pensando em desabilitar os E cores por hora pra continuar no W10, mas vi alguns falando que isso piora a latência nas memos, você chegou a testar? Deve ter relação com cache deles mas fiquei sem entender direito.

Sobre OC penso em deixar tudo em stock por enquanto, igual no i9 aqui a moda antiga, voltagem e freq fixa na cpu com all P cores em 4.7Ghz (AVX0) e E cores/cache-ring em 3.6Ghz, desabilitando todos C-states/boosts. Sei que vou perder performance em single thread/TVB mas sei lá... a cpu já é bem forte em stock e sempre usei assim setando tudo manualmente na bios. Fico mais tranquilo sabendo que não vai ficar alterando nada e ser consistente/estável nos testes, reduzindo tambem temps-power.

Valeu @Tho95, apareceu uns AIOs de 360mm na pomoção e cogitei pegar (Galahad branco que ia combinar com a build, top demais) pois acima de 200w já acho que fica no limite do NH-D15.

Meu chute é que vai ficar +- igual ao 9900K então, pois apesar de usar menas voltagem em stock ele tem mais núcleos-HT/TVB. Em contra partida o IHS tem uma área de contato maior e por ser mais fino com melhorias em comparação as gen anteriores pode ser que seja mais frio mesmo. Esperando esse bendito suporte da Noctua chegar ainda... acho que vou de Aorus Elite tambem.

Estava pensando em desabilitar os E cores por hora pra continuar no W10, mas vi alguns falando que isso piora a latência nas memos, você chegou a testar? Deve ter relação com cache deles mas fiquei sem entender direito.

Sobre OC penso em deixar tudo em stock por enquanto, igual no i9 aqui a moda antiga, voltagem e freq fixa na cpu com all P cores em 4.7Ghz (AVX0) e E cores/cache-ring em 3.6Ghz, desabilitando todos C-states/boosts. Sei que vou perder performance em single thread/TVB mas sei lá... a cpu já é bem forte em stock e sempre usei assim setando tudo manualmente na bios. Fico mais tranquilo sabendo que não vai ficar alterando nada e ser consistente/estável nos testes, reduzindo tambem temps-power.
Quando vc desliga os E-cores a latência da memória diminui, os E-cores estão no final do ring e são mais lentos, com eles ligados minhas latências ficam oscilando entre 48~52ns, desligados fica sempre abaixo de 48 (lembrando que mesmo com os E-cores desligados a latência dos Alder lake é maior que as gerações antigas).

Sobre setar tudo manualmente na frequência máxima já não vejo mais diferença em fazer isso nas cpus modernas, não tem mais o impacto que tinha antigamente, a resposta da mudança dos clocks é instantânea e basicamente qualquer game que vc abre hoje em dia ele já seta a cpu pro modo turbo all core e dali não sai.

Usando em stock a média da minha experiência e de outras pessoas que vi é que dá pra tirar uns 0.070v, aqui reduziu quase 10 graus em stock e o power de 189 pra 166.

Última edição:
Quando vc desliga os E-cores a latência da memória diminui, os E-cores estão no final do ring e são mais lentos, com eles ligados minhas latência fica oscilando entre 48~52ns, desligados fica sempre abaixo de 48 (lembrando que mesmo com os E-cores desligados a latência dos Alder lake é maior que as gerações antigas).

Sobre setar tudo manualmente na frequência máxima já não vejo mais diferença em fazer isso nas cpus modernas, não tem mais o impacto que tinha antigamente, a resposta da mudança dos clocks é instantânea e basicamente qualquer game que vc abre hoje em dia ele já seta a cpu pro modo turbo all core e dali não sai.

Usando em stock a média da minha experiência e de outras pessoas que vi é que dá pra tirar uns 0.070v, aqui reduziu quase 10 graus em stock e o power de 189 pra 166.
Eita é o contrário então, melhor ainda.

Você tem razão, díficil é sair os hábitos antigos haha. Eu tinha esse conceito com gpus tambem (deixava em max performance mode) mas hoje deixo em adaptive mesmo onde ela já trabalha no melhor cenário e se mantem fria/fans desligados fora dos games, é igual você falou, boost instantâneo sem perder performance. Vou pegar um tempo depois pra ler aquele enorme post no OCN (detalhando OC nos 12Gen) do Roberto S, é pra placas Asus mas dá pra ter uma idéia.

Show de bola, 166W deve ser tranquilo pro NH-D15 e se manter mais frio que o 9900K em teoria.

Taquipariu, minha Asus Z690P que comprei na Terabyte parece que foi perdida pela Jadlog.
Tá com status CONTATE SEU FORNECEDOR(-65) no rastreio.

Taquipariu, minha Asus Z690P que comprei na Terabyte parece que foi perdida pela Jadlog.
Tá com status CONTATE SEU FORNECEDOR(-65) no rastreio.
Bem vindo ao clube, 2 vezes que comprei e o frete foi com eles e aconteceu isso, uma na tera e outra na kabum, mas o código era diferente então pode ter sido só algum atraso, se foi extravio infelizmente só esperando a loja mandar outra mesmo.

Bem vindo ao clube, 2 vezes que comprei e o frete foi com eles e aconteceu isso, uma na tera e outra na kabum, mas o código era diferente então pode ter sido só algum atraso, se foi extravio infelizmente só esperando a loja mandar outra mesmo.
O meu maior receio nem é esperar mandarem outra, já que nem tenho o cooler. O problema é quererem dar crédito ou estornar o dinheiro, pq não tem outra por R$1399.
Esperar eu espero até ano que vem de boa.

O meu maior receio nem é esperar mandarem outra, já que nem tenho o cooler. O problema é quererem dar crédito ou estornar o dinheiro, pq não tem outra por R$1399.
Esperar eu espero até ano que vem de boa.
Isso é problema da loja. Você pode exigir o produto.

Boa noite pessoal.

Comprei um kit novo, Asus Z690 P D4, 12600k, 32gb 3600 cl18(4x8).

Uso um WC de 240 da Deepcool, não é grandes coisas, mas segura de boas meu 8700k@4.9ghz, será que não será problema para o 12600k, e será que consigo brincar um pouco de over nele?

Qual voltagem e temperaturas pessoal tá pegando nos Intel 12xxx?

Boa noite pessoal.

Comprei um kit novo, Asus Z690 P D4, 12600k, 32gb 3600 cl18(4x8).

Uso um WC de 240 da Deepcool, não é grandes coisas, mas segura de boas meu 8700k@4.9ghz, será que não será problema para o 12600k, e será que consigo brincar um pouco de over nele?

Qual voltagem e temperaturas pessoal tá pegando nos Intel 12xxx?
Pro 12600K deve dar tranquilamente, temperaturas/power do meu vc acha na pagina anterior do tópico (pag 121 post #3025).

Pro 12600K deve dar tranquilamente, temperaturas/power do meu vc acha na pagina anterior do tópico (pag 121 post #3025).
Deve chegar placa mae amanhã, já está na cidade, cpu e memorias na mão.

Vou montar tudo e usar stock para ver como fica, depois vou começar a brincar.

Intel-600-series-chipset.jpg

É eu tava vendo, buildzoid fez um vídeo com a aorus pro d4 também (inclusive segundo ele o modelo asus tuf também tem esse problema, pelo visto a strix-a não tem), perdi um bom tempo testando de ontem pra hoje e descobri umas coisinhas, consegui baixar mais minhas latências setando tudo manualmente, literalmente todas as latências manualmente, pois quando eu mudava alguma coisa e setava percebi que a placa estava treinando as outras latências sozinha de maneira estranha, mas subir o clock ainda não consigo não, so aqueles 60MT/s da assinatura ali que foram subindo o bclk.

EDIT: Teste rápido no SOTTR com as configs que estão na assinatura agora.
SOTTR-2021-12-05-07-44-05-038.png

com HT OFF, E-CORES OFF, 5.4GHz all core 51x ring eu tentei varias vezes mas morria no meio do caminho, uma run finalizou mas travou quando estava aparecendo os resultados (devia ter feito o teste filmando já que era uma suicide run), era 49K e algo, pra conseguir aqueles resultados de 53K+ com ddr4 acho que só com algum sistema de refrigeração mais diferenciado e um bom par de b-dies 2x8.

A MSI Z690-A é decente e vai segurar a cpu de boa, a prime Z690-P é o mesmo "tier" de placa da msi, as outras opções que vc tem acima delas são a Z690 Gaming X (2500+) ou a Z690 Aorus Elite (3000+), Z690 strix-a (3300+).

Só mais um detalhe aqui, lembrei agora que vc tem um noctua D15, entao a Z690 Strix-A tá fora da lista pois não cabe ele.

Tem a TUF na pichau mas está 2600:
Pode dar uma palhinha de como fez/faz o uv? Acabei de montar tudo e estou testando...

Pode dar uma palhinha de como fez/faz o uv? Acabei de montar tudo e estou testando...
Não to usando o undervolt agora, mas é fácil, basta deixar a voltagem em auto e colocar dynamic offset em -0.070v (um bom valor pra começar a testar), ou colocar a voltagem em adaptive mode + auto e colocar -0.070v no V/F point 6 7 8 9 10 e 11.
Se -0.070v funcionar vc pode tentar agressivar mais e ir baixando ate ficar instável, e se não funcionar basta ir subindo pra -0.065v, -0.060v etc...

Eu estou usando o AI Overclock da placa e colocando o XMP ON nas memórias no easymode da BIOS.

Alguém mais fazendo algo parecido? Depois de ligar o XMP no easy, fui no advanced e vi que era o XMP I

Não to usando o undervolt agora, mas é fácil, basta deixar a voltagem em auto e colocar dynamic offset em -0.070v (um bom valor pra começar a testar), ou colocar a voltagem em adaptive mode + auto e colocar -0.070v no V/F point 6 7 8 9 10 e 11.
Se -0.070v funcionar vc pode tentar agressivar mais e ir baixando ate ficar instável, e se não funcionar basta ir subindo pra -0.065v, -0.060v etc...
Obrigado mas... um adendo bizarro: simplesmente não consigo entrar na BIOS da MSI pro z690-a. Será que é por causa do teclado BT? Caraio, nunca vi isso... :eek:

Vou fuçar mais depois e tentar achar um valor aceitável. Edit: caso eu consiga acessar o setup... xD

Obrigado mas... um adendo bizarro: simplesmente não consigo entrar na BIOS da MSI pro z690-a. Será que é por causa do teclado BT? Caraio, nunca vi isso... :eek:

Vou fuçar mais depois e tentar achar um valor aceitável.
Tentou resetar a bios e ficar spammando delete? tira a bateria com o pc fora da tomada, poe de volta e liga pra ver se consegue acessar.
Eu uso teclado/mouse sem fio, mas eles tem um receptor usb próprio, se o seu for conectado num dongle bluetooth que vc precisa parear no windows realmente não deve funcionar até estar no sistema.

Tentou resetar a bios e ficar spammando delete? tira a bateria com o pc fora da tomada, poe de volta e liga pra ver se consegue acessar.
Eu uso teclado/mouse sem fio, mas eles tem um receptor usb próprio, se o seu for conectado num dongle bluetooth que vc precisa parear no windows realmente não deve funcionar até estar no sistema.
É um conjunto com receptor próprio... e o mais estranho é que o DEL para entrar no setup é aceito porém o BIOS simplesmente não carrega.

É, bem estranho, tenta fazer o que falei lá da bateria pra ver se funciona.
Que coisa bizarra...

Não cheguei a fazer o que você falou mas deixei um tempão, acho que uns 10 minutos, e dava pra ver o blink na tela mesmo com ela toda escura. Depois desse tempo, apareceu aquela mensagem padrão CPU has changed, press F1 to run SETUP... Depois disso já reiniciei 2x vezes pra testar e entrou de primeira.

Que coisa bizarra...

Não cheguei a fazer o que você falou mas deixei um tempão, acho que uns 10 minutos, e dava pra ver o blink na tela mesmo com ela toda escura. Depois desse tempo, apareceu aquela mensagem padrão CPU has changed, press F1 to run SETUP... Depois disso já reiniciei 2x vezes pra testar e entrou de primeira.
Bem esquisito mesmo, geralmente a primeira vez demora alguns segundos a mais pra entrar, mas 10 minutos nunca vi, mas já que ta funcionando de boa agora acredito que não vá acontecer de novo.

Vou fuçar mais depois e tentar achar um valor aceitável. Edit: caso eu consiga acessar o setup... xD
Tenho a placa mãe z690-a e uso teclado e mouse wireless e todos funcionaram normalmente, antes mesmo de instalar o Windows

Users who are viewing this thread

Voltar