[TÓPICO DEDICADO] INTEL Comet / Rocket / Alder / Raptor Lake

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos brender
  • Data de Início Data de Início
sim, talvez com 2 pentes vai, mais preciso dos 4 pentes. A latencia de 3733 CL17 em Gear 2 era 79ns e em gear 1 ficou 57ns, uma grande diferença, gostaria que ficasse 47ns igual no meu 9900kf antigo
Falei dos 2 pentes pq só assim pra descobrir se é o IMC ou a placa, a latência nunca vai ficar igual ao 9900K os cores da gen 12 são bem maiores e mais complexos, e os E-cores são mais lentos e estão no final do ring o que aumenta a latência, de qualquer forma continua sendo mais rápido apesar desse detalhe, da pra diminuir um pouco a latência fazendo OC manualmente no ring.

eu baixaria pra 3600 gear 1 e ajustaria outros timings, a penalidade de latência do gear 2 vai deixar sua performance muito a desejar.

Já testou com o linpack ali pra ver se tá estável mesmo? depois de tantos bugs com a voltagem automática não confio nela não kk
Linpack nao apontou nenhum erro, acredito que esteja estável. Essa BIOS F6 até agora está excelente para mim

Linpack nao apontou nenhum erro, acredito que esteja estável. Essa BIOS F6 até agora está excelente para mim
Se não deu erro em gear 1 perfeito então.
Ate saiu a F6 não beta pra elite agora, mas como tive regressão de performance nas betas depois da F6a acredito que a F6 final deva ter esse problema também ficar na F6a, time que tá ganhando não se mexe.

Galera, uma amiga da minha patroa que mora nos EUA tá vindo em janeiro e vou aproveitar pra pedir umas coisas. Minha build tá ficando antiga 4790k, mas tenho uma 3070ti pois minha 1080ti morreu, e com os preços de hj foi o que deu pra comprar.
Meu foco é apenas games. Estava na dúvida entre intel e amd mas agora com essa gen nova da intel parece q ela recuperou um pouco a performance né?
Vou pedir pra trazer apenas coisa pequenas, processador, memorias e hd nvme.
Processador 12700k? Pelo o que vi pra games n compensa mto o 12900k correto?
Pensei em DDR4 mesmo, visto que dd5 está em falta e o preço é absurdo, então tipo umas CORSAIR Vengeance 4000 - 2x16gb.
HD um Samsung 2tb 980 pro (ainda n sei qual melhor configuração pra montar pq vou fica com 3 hds, esse um ssd de 500 da samsung que é meu boot hj e um de 3tb normal da WD).
Fico na dúvida da placa mãe, que vou ter que comprar aqui mesmo pois é grande. Pelo o que pesquisei tem a Asus TUF e a Gigabyte Gaming X, sempre tive asus mas n tenho paixão. Queria uma boa que n fosse um absurdo de cara.
E outra duvida que tenho é do resfriamento, hoje eu tenho um AIO da corsair H100i Pro. Mas não achei com segurança se ele é compatível com esses novos processadores e nem se tanka eles (12700k ou 19900k).
Qualquer ajuda/opinião fico agradecido!
Valeu!

Porque você não joga esses três HDs fora e vai só de SSD. Aproveita.
Se você não por um ponto final nisso, vai ficar carregando esse trambolho físico forever. Vai de SSD. Pega 2 SSD M2 de 2 tera e GG. Joga o HD pela janela.

De processador o 12700K é ótimo.

O problema é a placa-mãe e escolha das memórias.

DDR4 é mais barato? É.
DDR4 morreu nessa geração.

O 12700k suporta DDR4 e 5. O 13700k só DDR5.

Se você pega uma placa-mãe DDR5 para o LGA 1700, você garante upgrade certeza, caso queira, para um 13700k ou 13900k. Porque pelo preço que você irá pagar lá fora e revender usado ele aqui, provavelmente não vai ter prejuízo.
E as memórias DDR5 você carrega junto.

Agora se escolher placa-mãe DDR4 saiba que no futuro, quando for trocar, vai ter que trocar tudo, inclusive as memórias.

Se você não por um ponto final nisso, vai ficar carregando esse trambolho físico forever. Vai de SSD. Pega 2 SSD M2 de 2 tera e GG. Joga o HD pela janela.

DDR4 é mais barato? É.

Se você pega uma placa-mãe DDR5 para o LGA 1700, você garante upgrade certeza, caso queira, para um 13700k ou 13900k. Porque pelo preço que você irá pagar lá fora e revender usado ele aqui, provavelmente não vai ter prejuízo.

Agora se escolher placa-mãe DDR4 saiba que no futuro, quando for trocar, vai ter que trocar tudo, inclusive as memórias.
Só uma correção, 13th gen vai funcionar na serie 600 de chipsets e suportar DDR4 também.
Assim como o 6700K e até o 7700K suportam ddr3.
Intel sempre foi assim 2 gens por socket.

Só uma correção, 13th gen vai funcionar na serie 600 de chipsets e suportar DDR4 também.
Assim como o 6700K e até o 7700K suportam ddr3.
Intel sempre foi assim 2 gens por socket.
vlw.
Eu tinha lido que não iria.

DDR4 é mais barato? É.

Concordo com vc, mas infelizmente n acho ddr5 fora, e quando acho o preço é absurdo. Mas achando, acho que faria sentido tentar pegar algo das mais baratas no quesito memorias, mas podendo dar um upgrade no futuro (provavelmente final do ano que vem estarão melhores e disponíveis é claro... kkk)
obrigado

Galera, chegou meu Noctua - NH-D15. Tenho uma asus z690M-PLUS d4, e i7 12700k e segundo no site de compatibilidade da noctua:
  • The cooler overhangs the top PCIe x16 slot.
Não entendo muito de pc, o que isso significa? Vai ficar ruim se eu colocar ele assim? ou de boa? Melhor devolver e comprar um outro?

infelizmente só vi isso agora.

abraços!

Última edição:
Galera, chegou meu Noctua - NH-D15. Tenho uma asus z690M-PLUS d4, e i7 12700k e segundo no site de compatibilidade da noctua:
  • The cooler overhangs the top PCIe x16 slot.
Não entendo muito de pc, o que isso significa? Vai ficar ruim se eu colocar ele assim? ou de boa? Melhor devolver e comprar um outro?

infelizmente só vi isso agora.

abraços!
Basicamente quer dizer que o cooler ultrapassa os limites do primeiro slot x16 da placa mãe.
Provavelmente vai arrastar no backplate ou empurrar a gpu, se tiver como testar agora já testa logo, se não prestar devolve.

Basicamente quer dizer que o cooler ultrapassa os limites do primeiro slot x16 da placa mãe.
Provavelmente vai arrastar no backplate ou empurrar a gpu, se tiver como testar agora já testa logo, se não prestar devolve.

melhor devolver e comprar outro então? ou o que isso vai mudar de ultrapassar um slot?

melhor devolver e comprar outro então? ou o que isso vai mudar de ultrapassar um slot?
O primeiro slot x16 é onde vai sua gpu, provavelmente ou ele vai ficar riscando no backplate ou vai forçar a gpu pra baixo.
Se já tá com tudo em mãos testa pra ver como fica, se não já devolve logo.

Que porrr* de cooler é esse carai que fod* a GPU??!?!

Os caras estão partindo do princípio que você vai usar Kit Vertical de GPU? WTF?

Porque não pegou um Watercooler? Devolve essa bomba ai. Joga o seu 12700k na água.
Qualquer um da corsair ai vai te satisfazer.

Esse meu da assinatura eu peguei numa boa promo de fim de ano.
Mas não precisa ser 3 slotes, pode ser de 2. Se não curte RGB tem um monte da corsair que não tem RGB nas ventoinhas.

Que porrr* de cooler é esse carai que fod* a GPU??!?!

Os caras estão partindo do princípio que você vai usar Kit Vertical de GPU? WTF?

Porque não pegou um Watercooler? Devolve essa bomba ai. Joga o seu 12700k na água.
Qualquer um da corsair ai vai te satisfazer.

Esse meu da assinatura eu peguei numa boa promo de fim de ano.
Mas não precisa ser 3 slotes, pode ser de 2. Se não curte RGB tem um monte da corsair que não tem RGB nas ventoinhas.
A placa dele é m-atx então o slot x16 é o primeiro depois do I/O traseiro e esse cooler literalmente atropela o slot da gpu, já perdi a paciência com air cooler tem um tempo, transtorno demais vc ter 1 coisa tampando metade da placa mãe, não pode acessar ram, não pode acessar os cabos da fonte, não pode acessar o slot m.2 primário, e nem vou comentar da limpeza que vira um verdadeiro inferno.

Última edição:

Eu comprei aqui os parafusos.

Esse watercooler aí é muito top, só que as fans dele são de 140mm. Foge um pouco do padrão de 120mm. Não se se vc liga para a estética.

Esses capellixs são os tops da corsair.
Se vc quiser depois, dá para comprar o kit de upgrade e botar um LCD de muito fod* no lugar

Eu comprei aqui os parafusos.

Esse watercooler aí é muito top, só que as fans dele são de 140mm. Foge um pouco do padrão de 120mm. Não se se vc liga para a estética.

Esses capellixs são os tops da corsair.
Se vc quiser depois, dá para comprar o kit de upgrade e botar um LCD de muito fod* no lugar
que irado esse lcd, nunca tinha visto.
Infelizmente o anuncio ta pausado e não acho em lugar nenhum esses parafusos....

Infelizmente o anuncio ta pausado e não acho em lugar nenhum esses parafusos....
mandei msg para o cara do anuncio. Já que eu comprei dele, tenho acesso as msgs.

Se ele me responder e disse que não tem mais, o jeito é importar.
Compra na corsair usa, manda para uma empresa tipo myvipbox e ela manda pra vc.

To usando os standoffs LGA1200 da corsair aqui ainda e funciona de boa então pode comprar e usar sem até conseguir pegar (se quiser pegar), consegui pegar de fora os 1700 com um amigo que vem de viagem já que esse preço BR é inaceitável e vou testar aqui em alguns dias, mas duvido que mude algo.

Users who are viewing this thread

Voltar