[TÓPICO DEDICADO] INTEL Comet / Rocket / Alder / Raptor Lake

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos brender
  • Data de Início Data de Início
Talvez alguém lembre que algumas páginas atrás eu relatei que estava com dificuldades pra resfriar meu 12700K com o Noctua NH-U12S. Pois bem, segue a continuação da história:

Entrei em contato com o suporte da Noctua reportando meu problema. Ao longo da troca de emails, eles pediram pra eu rodar um Prime95 durante 30 minutos e notaram que a performance realmente estava aquém do esperado. Pediram algumas fotos da instalação (que já havia sido toda revisada por mim), enviei e eles decidiram me mandar um novo cooler apesar de ser improvável que fosse o cooler o responsável pelo problema. Eu também não acreditava muito que a culpa fosse do cooler, mas obviamente quis fazer uso do suporte já que era uma possibilidade.

Me enviaram o cooler novo via UPS no dia 04/Jan, vindo direto da Áustria, e chegou na minha casa no dia 11/Jan. Não precisei pagar nenhum tipo de taxa. Estava tão sem esperança do problema ser com o Noctua que até demorei uns dias pra instalar o novo. Mas aí fui surpreendido:

bt5YwSo.jpg

Se antes com o TDP definido em 100w a temperatura chegava facilmente nos 100ºC jogando, com o novo cooler, rodando o Prime95 na modalidade mais agressiva com o TDP padrão (125W nos dois Limits — ainda não testei definindo o PL2 em 190W como listado no datasheet), a maior temperatura a que cheguei foi de 73ºC. Jogando, fica na casa dos 60ºC, no máximo em 65ºC.

Como mencionei várias vezes, eu não acreditava que pudesse ser algum problema no cooler e já estava pensando em entrar em contato até com a Intel, mas cá está. Agora as temperaturas estão dentro do que eu esperava e não tenho mais problemas de performance ao jogar por conta de throttling. Estou satisfeitíssimo, tanto com a build quanto com o suporte fantástico da Noctua.
A Noctua é fod@, sensacional o pós vendas.

E que diferença vc teve ai, muito bom!

Acho que vou sossegar um pouco agora. Subi a memória de 2400MHz pra 2933MHz e o clock de até 4 núcleos do 12700k pra 5.3GHz e mantive o de 8 em 4.7GHz.
Deixei o LLC em 3 e apliquei um offset positivo +0.03v próximo do 53x e um negativo -0.08v no 48x.
Não limitei a o TDP, deixei sem limite como vem padrão.
Agora fica nos 155w 78-82c no cinebench r23 com meu Fuma 2, quase 20c de folga até começar a dar throttling e ainda ganhei desempenho em cargas baixas.

Talvez alguém lembre que algumas páginas atrás eu relatei que estava com dificuldades pra resfriar meu 12700K com o Noctua NH-U12S. Pois bem, segue a continuação da história:

Entrei em contato com o suporte da Noctua reportando meu problema. Ao longo da troca de emails, eles pediram pra eu rodar um Prime95 durante 30 minutos e notaram que a performance realmente estava aquém do esperado. Pediram algumas fotos da instalação (que já havia sido toda revisada por mim), enviei e eles decidiram me mandar um novo cooler apesar de ser improvável que fosse o cooler o responsável pelo problema. Eu também não acreditava muito que a culpa fosse do cooler, mas obviamente quis fazer uso do suporte já que era uma possibilidade.

Me enviaram o cooler novo via UPS no dia 04/Jan, vindo direto da Áustria, e chegou na minha casa no dia 11/Jan. Não precisei pagar nenhum tipo de taxa. Estava tão sem esperança do problema ser com o Noctua que até demorei uns dias pra instalar o novo. Mas aí fui surpreendido:

bt5YwSo.jpg

Se antes com o TDP definido em 100w a temperatura chegava facilmente nos 100ºC jogando, com o novo cooler, rodando o Prime95 na modalidade mais agressiva com o TDP padrão (125W nos dois Limits — ainda não testei definindo o PL2 em 190W como listado no datasheet), a maior temperatura a que cheguei foi de 73ºC. Jogando, fica na casa dos 60ºC, no máximo em 65ºC.

Como mencionei várias vezes, eu não acreditava que pudesse ser algum problema no cooler e já estava pensando em entrar em contato até com a Intel, mas cá está. Agora as temperaturas estão dentro do que eu esperava e não tenho mais problemas de performance ao jogar por conta de throttling. Estou satisfeitíssimo, tanto com a build quanto com o suporte fantástico da Noctua.

é bom quando as coisas funcionam como deveriam

o suporte foi em inglês?

bt5YwSo.jpg

Te mandaram um cooler inteiro novo em 1 semana, enquanto isso meu kit 1700 já tem quase 2 meses que saiu da Alemanha e não chegou. De qualquer forma show o atendimento deles.

Te mandaram um cooler inteiro novo em 1 semana, enquanto isso meu kit 1700 já tem quase 2 meses que saiu da Alemanha e não chegou. De qualquer forma show o atendimento deles.

Tô no mesmo barco, esperando chegar esse kit... enquanto isso segurando as pontas com um Hyper 212 Black Edition

Como tinha algumas pecas sobrando por aqui, resolvi montar uma build bem barata (327 Euros ou pouco mais de 2000 reais) para tarefas cotidianas e alguns jogos (bem) leves.

12100 Box por 158 Euros/997 Reais
Asrock B660M-HDV por 110 Euros/694 Reais
16gb Corsair DDR4 3200 (2x8Gb) por 59 Euros/372 Reais

U2sGKiJ.jpg

Resultados do Cinebench R23:

Multi
9IwSEQc.png

Single
Xu9pH47.png

Por enquanto estou bem satisfeito. Bom desempenho no SO, 67 graus no maximo no Cinebench com cooler box e rodando razoavelmente bem joguinhos leves de RTS.

Vou ver se consigo uma 6500XT nos proximos dias pra ele...

Alguém poderia me tirar uma dúvida? Pode ser óbvia para alguns, mas como estou por fora de lançamentos, não sei ao certo.

Eu tenho uma fonte Corsair HX850i lacrada. E, não sei se fico com ela ou se vendo, justamente porque não tenho ideia se ela serve nos novos processadores da Intel (12 gen) pois antes do lançamento era falado que iria precisar de novas fontes para conectar os novos slots de energia.

Esta fonte ainda da para usar nessas novas placas? ela vem esses novos conectores ou se possível comprar um conector? Chegou o momento de saber o que faço com esta fonte.

Alguém poderia me tirar uma dúvida? Pode ser óbvia para alguns, mas como estou por fora de lançamentos, não sei ao certo.

Eu tenho uma fonte Corsair HX850i lacrada. E, não sei se fico com ela ou se vendo, justamente porque não tenho ideia se ela serve nos novos processadores da Intel (12 gen) pois antes do lançamento era falado que iria precisar de novas fontes para conectar os novos slots de energia.

Esta fonte ainda da para usar nessas novas placas? ela vem esses novos conectores ou se possível comprar um conector? Chegou o momento de saber o que faço com esta fonte.
Dá para usar sim, de boa.

Ótima fonte por sinal

Ja tem placa-mae barata no Brasil para Alder Lake?
Onde compro?

Ja tem placa-mae barata no Brasil para Alder Lake?
Onde compro?
Depende de quanto vc considera ser barato:haha:

Pra mim estão todas caras ainda

Estranho ainda não ter b660 na tera e kabum...

Última edição:
Última edição:
Obrigado pelo retorno. É que como tem uma nova entrada/conector para o processador, não tinha ideia se esta fonte teria. Ainda mais que está lacrada. Vou pensar aqui o que farei com ela.
Não tem, são os mesmos de sempre ainda.

Peguei minha Asus Prime Z690-P D4 na Terabyte por R$1399 já meio puto, mas tb com receio de demorar muito até aparecer opção melhor.

Depende de quanto vc considera ser barato:haha:

Pra mim estão todas caras ainda

Na faixa de R$ 1000,00.

A B660 Prime por 1400 é um roubo, esses dias teve a Z690 por esse preço ou pouco mais.
1400 reais pra ter a cpu bloqueada :mdr2:

Users who are viewing this thread

Voltar