A Noctua é fod@, sensacional o pós vendas.Talvez alguém lembre que algumas páginas atrás eu relatei que estava com dificuldades pra resfriar meu 12700K com o Noctua NH-U12S. Pois bem, segue a continuação da história:
Entrei em contato com o suporte da Noctua reportando meu problema. Ao longo da troca de emails, eles pediram pra eu rodar um Prime95 durante 30 minutos e notaram que a performance realmente estava aquém do esperado. Pediram algumas fotos da instalação (que já havia sido toda revisada por mim), enviei e eles decidiram me mandar um novo cooler apesar de ser improvável que fosse o cooler o responsável pelo problema. Eu também não acreditava muito que a culpa fosse do cooler, mas obviamente quis fazer uso do suporte já que era uma possibilidade.
Me enviaram o cooler novo via UPS no dia 04/Jan, vindo direto da Áustria, e chegou na minha casa no dia 11/Jan. Não precisei pagar nenhum tipo de taxa. Estava tão sem esperança do problema ser com o Noctua que até demorei uns dias pra instalar o novo. Mas aí fui surpreendido:
![]()
Se antes com o TDP definido em 100w a temperatura chegava facilmente nos 100ºC jogando, com o novo cooler, rodando o Prime95 na modalidade mais agressiva com o TDP padrão (125W nos dois Limits — ainda não testei definindo o PL2 em 190W como listado no datasheet), a maior temperatura a que cheguei foi de 73ºC. Jogando, fica na casa dos 60ºC, no máximo em 65ºC.
Como mencionei várias vezes, eu não acreditava que pudesse ser algum problema no cooler e já estava pensando em entrar em contato até com a Intel, mas cá está. Agora as temperaturas estão dentro do que eu esperava e não tenho mais problemas de performance ao jogar por conta de throttling. Estou satisfeitíssimo, tanto com a build quanto com o suporte fantástico da Noctua.
E que diferença vc teve ai, muito bom!