Asus Prime é bem ruim.Bom, tem as b660 de 1400~1500 que acredito terem uma boa construção.
A asus prime e a aorus no caso.
É a linha de entrada da Asus, bem limitada e pode ver que tem os piores componentes em relação ao resto da marca.
Asus Prime é bem ruim.Bom, tem as b660 de 1400~1500 que acredito terem uma boa construção.
A asus prime e a aorus no caso.
hm, estou bem por fora das atuais placas mães...não faço upgrade de peças faz 9 anos, haha, estou fazendo agora e só falta a placa mãe.Asus Prime é bem ruim.
É a linha de entrada da Asus, bem limitada e pode ver que tem os piores componentes em relação ao resto da marca.
Dependendo do CPU q ele vai colocar vai bem... usava uma Prime B450 com um 2700x q exigia bastante do VRM e mesmo sem dissipadores foi bem.. com o 3700x entao.. mais suave...problema são os preços... uma B660 de entrada q deveria custar uns 500 reais e uma boa uns 750 hoje passam facil de 1200 reais... ta dificil demais comprar hardware..Asus Prime é bem ruim.
Bom, acho ela melhor que a Asus Prime.hm, estou bem por fora das atuais placas mães...não faço upgrade de peças faz 9 anos, haha, estou fazendo agora e só falta a placa mãe.
A b660m AORUS Pro é boa?
Tambem acho...Bom, acho ela melhor que a Asus Prime.
Recebi hoje um dos meus kits LGA1700 da Noctua, como tenho alguns coolers da marca, pedi os kits MP78 e MP83, hoje chegou o MP78Eu estava quase comprando na WAZ por não ter nenhuma previsão de quando chegaria
Acredito que o pessoal que pediu os kits devem estar recebendo em breve também
![]()
![]()
Estou avaliando esse 12700F, hoje possuo um 11400, não sei o deixo como segundo PC ou vendo.Finalmente terminei de comprar as peças do upgrade aqui. Ficou:
CPU: 12700f
Mobo: B660m Aorus Pro DDR4
RAM: 4x8 XPG Spectrix d45G 3600
NVMe: XPG Gammix S41 512GB
Gabinete: Lian Li Lancool 215
Vou vender para o meu irmão mais novo o kit atual (CPU, RAM, mobo, cooler, Gabinete, SSD) por R$800
Se vc joga multi-players online da vida como cod e bf, vai ter diferença e muita.Estou avaliando esse 12700F, hoje possuo um 11400, não sei o deixo como segundo PC ou vendo.
Será que haverá ganho de performance nos jogos ? Uso uma 3060 e provavelmente comprarei uma 4060 ou modelo superior que tenham pelo menos 12Gb.
Troca a vga primeiro.Estou avaliando esse 12700F, hoje possuo um 11400, não sei o deixo como segundo PC ou vendo.
Será que haverá ganho de performance nos jogos ? Uso uma 3060 e provavelmente comprarei uma 4060 ou modelo superior que tenham pelo menos 12Gb.
Ele só vai notar diferença com uma gpu mais forte.Se vc joga multi-players online da vida como cod e bf, vai ter diferença e muita.
Em jogos single player ainda vai ter uma diferença, mas não tão expressiva por hora.
Em jogos com CSGO, Valorant, Dota, etc. ele já está CPU-bound em 1080p, e 1440p nos piores casos.Ele só vai notar diferença com uma gpu mais forte.
Vixi, confundi a assinatura kkk achei que ele tinha um 10400fEm jogos com CSGO, Valorant, Dota, etc. ele já está CPU-bound em 1080p, e 1440p nos piores casos.
Se vc joga multi-players online da vida como cod e bf, vai ter diferença e muita.
Em jogos single player ainda vai ter uma diferença, mas não tão expressiva por hora.
Troca a vga primeiro.
Ele só vai notar diferença com uma gpu mais forte.
Em jogos com CSGO, Valorant, Dota, etc. ele já está CPU-bound em 1080p, e 1440p nos piores casos.
Jogo mais ARPG do que FPS. Na mInha lista vão entrar o God of War e Elden Ring.
Por enquanto o 11400 está atendendo.
Melhor mesmo aguardar pelas 40xx com pelo menos 12Gb vram.
God of War praticamente não usa cpu aqui, e se o elden ring for na mesma linha do dark souls 3 também não vai usar praticamente nada, economiza e fica com seu 11400 mesmo, infelizmente vai ter que esperar mais de um ano pelas 40xx ainda (série 60 sempre sai bem depois).Jogo mais ARPG do que FPS. Na mInha lista vão entrar o God of War e Elden Ring.
Por enquanto o 11400 está atendendo.
Melhor mesmo aguardar pelas 40xx com pelo menos 12Gb vram.
GOW usa bem pouco CPU msm, mas acho que elden ring deve utilizar bastante por ser mundo aberto. GOW tem seus momentos de mundo aberto mas com poucos "elementos" simultaneos na tela... Aqui o 9400F peida acima de 80 FPS em 4k, tanto que nem uso DLSS e travo nativo 4k em 60fpsGod of War praticamente não usa cpu aqui, e se o elden ring for na mesma linha do dark souls 3 também não vai usar praticamente nada, economiza e fica com seu 11400 mesmo, infelizmente vai ter que esperar mais de um ano pelas 40xx ainda (série 60 sempre sai bem depois).
Jantou até o 3700x em jogos.
Tô cogitando aposentar o 7700K por uma i5 12400 ou 12600K, mas, o que mata são os preços das mobos!
Tem mobo B660 (muito) mais cara do que excelentes modelos de Z590, sem noção isso.
Espero que com a chegada dos Ryzen 7000 e das novas mobos com soquete AM5 que esses preços deem uma melhorada.
Estou avaliando esse 12700F, hoje possuo um 11400, não sei o deixo como segundo PC ou vendo.
kkkkkA tua 3070 deve te odiar muito por estar presa a um 7700k rsrs. Espera baixar os preços das mobo e cai dentro, pq a tadinha tá passando fome em todos os jogos rsrs.
5775C aqui com uma 3090 passava fome ate em 4K, tinha jogos que era 50% de uso na gpu, infelizmente a cpu não precisa estar em 100% pra ter sub uso de gpu.kkkkk
Pior que não. Como eu só jogo em 1440p ou 4K, e jogos singleplayer, ele ainda tá segurando bem demais por aqui.
A exceção, claro, são os jogos CPU bound que ainda rodam em DX11 (AC Origins, AC Odyssey, God of War), e aí ele bate os 100% de uso facin, facin em alguns momentos.
Fosse pelo pé da letra, precisar, precisar de troca, nem seria o caso. A motivação envolve mais o desejo de upgrade (combo com 5 anos já, sem falar pelo gosto pelo novo) e também de contar com um setup que seja mais frio/consuma menos que o 7700K, que nesses jogos que citei aí esquenta valendo.
Pensando nesse último cenário, o 12400 muito me agrada, principalmente tendo desempenho pouco inferior ao 12600K.
Se os frames tão bons, então tá tudo bem! Mas é que mesmo não batendo 100% de CPU, se observar o uso de GPU, com certeza tá sendo bem limitado. Mas é aquilo. O que interessa é agradar ao dono. Se não tá tendo engasgo, tá alcançando os frames que tá querendo, TÁ EXCELENTE!kkkkk
Pior que não. Como eu só jogo em 1440p ou 4K, e jogos singleplayer, ele ainda tá segurando bem demais por aqui.
A exceção, claro, são os jogos CPU bound que ainda rodam em DX11 (AC Origins, AC Odyssey, God of War), e aí ele bate os 100% de uso facin, facin em alguns momentos.
Fosse pelo pé da letra, precisar, precisar de troca, nem seria o caso. A motivação envolve mais o desejo de upgrade (combo com 5 anos já, sem falar pelo gosto pelo novo) e também de contar com um setup que seja mais frio/consuma menos que o 7700K, que nesses jogos que citei aí esquenta valendo.
Pensando nesse último cenário, o 12400 muito me agrada, principalmente tendo desempenho pouco inferior ao 12600K.
5775C aqui com uma 3090 passava fome ate em 4K, tinha jogos que era 50% de uso na gpu, infelizmente a cpu não precisa estar em 100% pra ter sub uso de gpu.
Sempre que começo um jogo novo (ou quando percebo algum comportamento inesperado, tipo um frame drop) eu habilito o OSD do MSI Afterburner justamente pra monitorar isso, a relação entre usos de CPU e GPU.Se os frames tão bons, então tá tudo bem! Mas é que mesmo não batendo 100% de CPU, se observar o uso de GPU, com certeza tá sendo bem limitado. Mas é aquilo. O que interessa é agradar ao dono. Se não tá tendo engasgo, tá alcançando os frames que tá querendo, TÁ EXCELENTE!