[TÓPICO DEDICADO] INTEL Comet / Rocket / Alder / Raptor Lake

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos brender
  • Data de Início Data de Início
Só queria uma mini-itx que não custasse uma fortuna, de preferência uma b660.

A única decente que vi foi uma Z690 da Gigabyte, mas custa quase 3K e Gigabyte não quero nem de graça.
Até LGA 1150 tive mini-itx, depois começou a ficar bem mais caro que uma full atx com n recursos adicionais. Não entendo o motivo.

Até LGA 1150 tive mini-itx, depois começou a ficar bem mais caro que uma full atx com n recursos adicionais. Não entendo o motivo.
Portabilidade, principalmente por eu gostar de levar o PC pro estúdio onde trabalho aos sábados, pois eu fico de manhã até o começo da noite por lá.

Ficar carregando meu PC é um porre.

Portabilidade, principalmente por eu gostar de levar o PC pro estúdio onde trabalho aos sábados, pois eu fico de manhã até o começo da noite por lá.

Acho que ele quis dizer que não entende o motivo de ter ficado mais caro que as mobos ATX high-end.

Acho que ele quis dizer que não entende o motivo de ter ficado mais caro que as mobos ATX high-end.
O engraçado é que a resposta dele também responde o pq ficou bem mais caro, ITX é pra um nicho que precisa de um desktop portátil e os fabricantes não vão deixar de tirar proveito disso, poucas opções no mercado, pouca saída = preços altos.

Me referi a custo, hoje mini-itx é muito caro.

Mas tem uma mobo da ASRock X300TM-ITX de R$ 850,00 no AliExpress para AMD AM4.
Coloca um 5600G/5700G e monta um PC ultra compacto.

Andei dando uma pesquisada pra achar comparativos entre o 7700K e o 12400(F), e achei esses vídeos:

Como não jogo em 1080p, só 1440p e/ou 4K, vi que a diferença existe, mas, nada que seja um game changer.

Aí, vou deixar quieto, por enquanto. Esperar pra ver como vão chegar os Ryzen 7000, ver se os preços dão uma melhorada, e aí só troco antes se o setup aqui morrer :fire:

Vai fazer mais diferença em jogos com mais uso do CPU.

Por exemplo, Witcher 3 é tudo GPU bound. Resident Evil 8 tb.

Battlefield já não. Vai puxar do processador um tico, mesmo em 4K.

Andei dando uma pesquisada pra achar comparativos entre o 7700K e o 12400(F), e achei esses vídeos:

Como não jogo em 1080p, só 1440p e/ou 4K, vi que a diferença existe, mas, nada que seja um game changer.

Aí, vou deixar quieto, por enquanto. Esperar pra ver como vão chegar os Ryzen 7000, ver se os preços dão uma melhorada, e aí só troco antes se o setup aqui morrer :fire:

Para 4k acho que vc consegue esperar de boa mais uma ou até duas gerações

Talvez na 14ª seja uma bom UP, quem sabe as DDR5 já estarão mais em conta e com timmings melhores

Eu acho que esses resultados estão muito estranhos. Eu costumo acompanhar desde sempre esse canal chamado NJTech. Os resultados batem legal, mesmo ele não mostrando lado a lado em tempo real

O 7700 levou uma bela saraivada do 10400F. Imagina do 12400F, que é quase 25% mais rápido. Mesmo em 1440p, a diferença de frames deve ser grandinha sim mesmo pra jogos campanha. Competitivo, então....

Eu aposto que pulo de um intel Gen 7 pra Gen 12 vai fazer efeito em qualquer resolução. Mas eu não acredito em nenhum desses videos de comparação mais, é muito fácil fazer esses videos fake

Pra quem está esperando, chegaram os adaptadores LGA1700 da Noctua na WAZ

kja6evx.png

Eles renovaram o estoque de vários coolers, provavelmente esse lote já vem com o adaptador LGA1700 incluso, de qualquer forma é bom dar uma ligada pra confirmar antes de fechar uma compra 🙂

Pra quem está esperando, chegaram os adaptadores LGA1700 da Noctua na WAZ

kja6evx.png

Eles renovaram o estoque de vários coolers, provavelmente esse lote já vem com o adaptador LGA1700 incluso, de qualquer forma é bom dar uma ligada pra confirmar antes de fechar uma compra 🙂
To até achando barato o valor dos adaptadores, visto que a WAZ adora meter a faca e principalmente agora que estamos com o dólar nas alturas.

Mais alguém com problemas ao usar XMP nos Alder Lake + Windows 11?

Fui montar meu kit novo ontem e está um festival de reboots, programas crashando, etc. Fiz algumas pesquisas e encontrei diversos relatos de problemas com XMP nos Alder, com z690, b660, ddr4, ddr5, diversas marcas de placa-mãe e memória, inclusive gente que trouxe memórias de gerações anteriores e que funcionavam 100% com XMP em 9th,10th gen.
Inclusive esse é o meu caso, kit de ram crucial 3600mhz que usava tranquilamente com um 10600k.

Desativando XMP a máquina fica 100% estável.

Última edição:

Fui montar meu kit novo ontem e está um festival de reboots, programas crashando, etc. Fiz algumas pesquisas e encontrei diversos relatos de problemas com XMP nos Alder, com z690, b660, ddr4, ddr5, diversas marcas de placa-mãe e memória, inclusive gente que trouxe memórias de gerações anteriores e que funcionavam 100% com XMP em 9th,10th gen.
Inclusive esse é o meu caso, kit de ram crucial 3600mhz que usava tranquilamente com um 10600k.

Cara, montei meu setup ontem.
Aqui tá normal o xmp com 3600mhz.
mobo: b660m aorus pro ddr4
cpu: 12700g
ram: xpg d45g 3600

O que to penando para achar é onde limita o power limit na BIOS, pois estou com o cooler box e por padrão a mobo vem com o power limit livre, aí o cpu pega até 180W e isso faz bater 100° no cinebench, sem falar no barulho do cooler, hahaha.
Aí queria limitar para 65W até ter coolers no mercado com adaptadores

O que to penando para achar é onde limita o power limit na BIOS, pois estou com o cooler box e por padrão a mobo vem com o power limit livre, aí o cpu pega até 180W e isso faz bater 100° no cinebench, sem falar no barulho do cooler, hahaha.

Tu deixou todo o resto no automático ou setou manualmente a ram em 3600mhz? Aqui mesmo ativando o XMP ele não deixava a ram em 3600mhz, ia para 2666 ou 2800mhz dependendo de algumas outras configs e não tinha notado isso até olhar a frequencia dentro do windows com outros programas.
Só ficou em 3600mhz mesmo setando a frequência na unha além do XMP profile e ai começaram os crashs.
Mas é uma Asus b660 e um 12600k.

Na asus quando tu boota a primeira vez ela pergunta se tu quer usar o power limit padrão ou liberado, mas em algum lugar tem uma opção que dá para setar um "enforce all limits"

Tu deixou todo o resto no automático ou setou manualmente a ram em 3600mhz? Aqui mesmo ativando o XMP ele não deixava a ram em 3600mhz, ia para 2666 ou 2800mhz dependendo de algumas outras configs e não tinha notado isso até olhar a frequencia dentro do windows com outros programas.
Só ficou em 3600mhz mesmo setando a frequência na unha além do XMP profile e ai começaram os crashs.

Na asus quando tu boota a primeira vez ela pergunta se tu quer usar o power limit padrão ou liberado, mas em algum lugar tem uma opção que dá para setar um "enforce all limits"
Fala as specs do XMP da sua ram e o seu VCCSA na bios.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Tweaker > Advanced CPU Settings
Lá embaixo tem as opções do turbo, power, time, etc...

Deixei tudo no automático.. Pensei que ia dar pau, pois também li esses relatos aí, mas aqui foi de boa.
No cpu z está 1795.6 de frequência..
Sobre o power limit, na aorus não aparece...tentei mudar umas coisas, mas não funcionou..

Eu tive.
Eu comprei 64 Gb dessa minha memória na assinatura.
O sistema ficou muito instável com 64 Gb e XMP ligado.
BSOD e Crashs nos jogos.

Isso vai melhorar com as BIOS sendo atualizadas.

Ou eu usava 64 Gb com XMP off
Ou devolvia 32 Gb e ligava o XMP.

Escolhi esse último, pois o desempenho é melhor.

Desde então, sem BSOD.

Eu tive.
Eu comprei 64 Gb dessa minha memória na assinatura.
O sistema ficou muito instável com 64 Gb e XMP ligado.
BSOD e Crashs nos jogos.

Isso vai melhorar com as BIOS sendo atualizadas.

Ou eu usava 64 Gb com XMP off
Ou devolvia 32 Gb e ligava o XMP.

Escolhi esse último, pois o desempenho é melhor.

Desde então, sem BSOD.
Vc tava usando 4x16GB?
Se for quase nenhuma placa aguenta rodar 4 pentes mesmo, até a própria spec da Intel é 3600MHz pra DDR5 com 4 DIMMs.

Fala as specs do XMP da sua ram e o seu VCCSA na bios.

É uma Crucial Ballistix 3600mhz - CAS: 16-18-18-38 https://www.kabum.com.br/produto/11...gb-2x8-3600mhz-ddr4-cl16-preta-bl2k8g36c16u4b
São 4 pentes de 8gb.
Voltagem eu deixei tudo automático, não encontrei leitura de VCCSA lá, só a voltagem da memória que tá em 1.344v e 1.36v e o vcore que tá em 1.234v.

Então, mas qual opção que limita? hahaha.
A sua é uma aorus também, será que é igual? Procurei na internet mas não achei e no manual da BIOS, não entendi muito bem qual seria a opção.

É uma Crucial Ballistix 3600mhz - CAS: 16-18-18-38 https://www.kabum.com.br/produto/11...gb-2x8-3600mhz-ddr4-cl16-preta-bl2k8g36c16u4b
São 4 pentes de 8gb.
Voltagem eu deixei tudo automático, não encontrei leitura de VCCSA lá, só a voltagem da memória que tá em 1.344v e 1.36v e o vcore que tá em 1.234v.
4 pentes complica mais mesmo, maioria das placas não seta o VCCSA certo.
Dependendo do fabricante o nome difere, VCCSA, SYSTEM AGENT VOLTAGE, SA VOLTAGE ou UNCORE VOLTAGE.
No HWiNFO da pra ler essa informação também.
Pra 4x8GB 3600/16 eu tentaria um valor manual ente 1.15 e 1.25V a depender da qualidade do IMC do seu i5, ate 1.3~1.35V, teste ai provavelmente vai resolver seu problema.

Então, mas qual opção que limita? hahaha.
A sua é uma aorus também, será que é igual? Procurei na internet mas não achei e no manual da BIOS, não entendi muito bem qual seria a opção.
Tweaker > Advanced CPU Settings > Turbo Power Limits.
Tem algumas opções lá, se não me engano POE é o padrão da Intel em questão de W e tempo, mas vc pode colocar manualmente os valores todos em 65W 75W etc.. até onde seu cooler aguentar.
Qualquer coisa manda umas fotos dessas opções na bios pra facilitar.

4 pentes complica mais mesmo, maioria das placas não seta o VCCSA certo.
Dependendo do fabricante o nome difere, VCCSA, SYSTEM AGENT VOLTAGE, SA VOLTAGE ou UNCORE VOLTAGE.
No HWiNFO da pra ler essa informação também.
Pra 4x8GB 3600/16 eu tentaria um valor manual ente 1.15 e 1.25V a depender da qualidade do IMC do seu i5, ate 1.3~1.35V, teste ai provavelmente vai resolver seu problema.

Tweaker > Advanced CPU Settings > Turbo Power Limits.
Tem algumas opções lá, se não me engano POE é o padrão da Intel em questão de W e tempo, mas vc pode colocar manualmente os valores todos em 65W 75W etc.. até onde seu cooler aguentar.
Achei no HWINFO como SA VID, tá batendo 1.4v

EU ACHO que consegui estabilizar setando mais duas opções na mão, pelo menos até agora não travou e alguns programas como steam e bnet com tudo no auto nem chegavam a abrir.
bclk : dram - 100:100 (default = auto)
memory controller : dram - 1:1 (default = auto)

dram frequency - 3600mhz (default = auto)

Users who are viewing this thread

Voltar