Não querendo farpar, entendo seus pontos e tudo mais. Mas pelo POUCO que eu vi, e bem decepcionado, não tem como o 11900k ganhar em NADA dos Ryzen 5000 e eu explico meu ponto. Não, eu não sou fanboy, alias eu sou sim, sou fanboy de tecnologia e viciado em toda essa parada de hardware etc, então estou sempre torcendo pro melhor, até pros consoles de nova gen virem matando pau, não tenho frescura. Mas cara, 11900K com um WC de 360mm, com teste em BANCADA, com uma placa mãe carissima, uma fonte absurda, tava batendo mais de 80 graus no teste do adrena (IN GAME, isso que eles dizem que pro boost novo deles funcionar legal, o processador precisa se manter em 70 graus), isso é totalmente decepcionante. Na AMD, você pode ter um processador top com uma placa mãe intermediaria de entrada e com uma fonte MUITO menos potente. Eu por exemplo, tenho um 5800x, usando PBO + CO, batendo 5.0ghz em todos os núcleos, com uma placa mãe de 500/600 reais, onde em teste máximo de stress o VRM dela fica de boassa e o processador chega numa máxima de 82 graus, e isso dentro de um gabinete com um air flow beeem marromenos e com um WC de 120ML. E tudo isso numa fonte de 550w! Fora minha memória, que numa plaquinha simples, eu consigo subir de 3000 para 4000mhz. Todo esse cenário seria IMPOSSÍVEL com a Intel, só se eu tivesse uma placa mãe carissima, uma fonte MUITO mais potente, fora que eu ia ter que comprar um WC de 360mm pro processador ficar mais quente do que fica o meu com um de 120 dentro do gabinete.
Sempre que recomendei PC para amigos meus (tenho alguns amigos que competem profissionalmente, contrato e tudo mais), SEMPRE recomendei Intel, pois a maioria deles, usam monitor 240hz e etc e a Intel era imbatível nisso, mas agora não da mais, não tem como recomendar. Os Ryzen 5000 já fazem isso MUITO bem, gastando MUITO menos energia, precisando gastar MUITO menos grana (placa mãe, etc...). Fora que se alguém quiser um computador mais em conta, eu prefiro recomendar um R5 3600 com uma B450 que futuramente ele pode dar um UP pra um 5600x, 5800x e até 5900x (sim vi muitos foruns gringos e videos da galera usando o 5900x em placas B450 com dissipadores um pouco mais "parrudos" no vrm, rodando tranquilamente), sem trocar absolutamente nada, no máximo um cooler mais parrudo.
O que me "anima" um pouco em tudo isso, é que apesar do momento que vivemos, logo sera lançada plataformas com tecnologia DDR5, e sabendo do potencial da Intel, o jogo pode virar e ai torço para AMD continuar acompanhando, pois quem ganha com isso somos nós (apesar de que nessa pandemia, com falta de chips, ninguém ta ganhando é nada rsrs..)