[TÓPICO DEDICADO] INTEL Comet / Rocket / Alder / Raptor Lake

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos brender
  • Data de Início Data de Início
Galera poderiam me ajudar com algo? A Placa ROG Strix Z490-F que quero pegar pra rodar o g5920 não aparece na lista de compatíveis somente o g5905 mas estaria certo isso? É praticamente a msm Cpu. E por último com essa Cpu eu poderia utilizar as 6 pcie da z490?

Obrigado.

Galera poderiam me ajudar com algo? A Placa ROG Strix Z490-F que quero pegar pra rodar o g5920 não aparece na lista de compatíveis somente o g5905 mas estaria certo isso? É praticamente a msm Cpu. E por último com essa Cpu eu poderia utilizar as 6 pcie da z490?

Obrigado.
só me explica o motivo do tu querer rodar um celeron em uma z490,pfv

só me explica o motivo do tu querer rodar um celeron em uma z490,pfv
Provavelmente é devido a quantidade de portas pci-e da mobo pra espetar gpus nelas.

Pense novamente se vale a pena o 11600K, veja comparação com o 11400:

.

basicamente isso, 11600 e 5600x não compensam se o foco for jogos perto do 11400. Intel acertou em cheio nesse i5

A unica vantagem que o 5600x teria é em caso de placa mãe mais acessível(igual uma b450 que to usando com ele) e uma leve diferença em tarefas de trabalho(igual foi falado nos reviews principais), mas mesmo assim é pouco geralmente. Se/quando 11400 conseguir arrumar o problema de mobo mais em conta, será imbatível lá fora e até aqui.

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Provavelmente é devido a quantidade de portas pci-e da mobo pra espetar gpus nelas.
povo ta levando mineração a sério demais, nem pra botar um 10100f :haha:

Bom dia pessoal,

Vou comprar o i5 11400f pq tá com um preço lindo, mas eu to achando uma confusão esse lance de suporte de placa mãe, tudo o mesmo socket mas não tem suporte. Alguém sabe me dizer com certeza qual placa-mãe modelo de entrada suporta a geração 11 da intel? Eu sei que as Z490 e Z590 suportam, mas eu sinceramente não queria gastar 1000 reais na placa mãe

Bom dia pessoal,

Vou comprar o i5 11400f pq tá com um preço lindo, mas eu to achando uma confusão esse lance de suporte de placa mãe, tudo o mesmo socket mas não tem suporte. Alguém sabe me dizer com certeza qual placa-mãe modelo de entrada suporta a geração 11 da intel? Eu sei que as Z490 e Z590 suportam, mas eu sinceramente não queria gastar 1000 reais na placa mãe
Acho que das que não vieram junto com a 11ª geração(Z590, B560) todas precisam de update na BIOS pra poder suportar os RKL.

Intel Sapphire Rapids com até 56 núcleos, 350 W TDP e 64 GB de memória HBM2​

Intel 4ª Geração Xeon Escalável (Sapphire Rapids)​

Mais núcleos, mais pistas PCIe e suporte para interfaces de última geração.

Recebemos uma denúncia anônima com um slide apresentando as futuras especificações da plataforma Xeon da Intel. O slide está datado, pois ainda lista o servidor Ice Lake como um produto 2020, no entanto, parece que o restante das informações está correto.

Roteiro e especificações escaláveis do Intel Xeon, fonte: VideoCardz

O Sapphire Rapids apresenta arquitetura SuperFin aprimorada de 10nm e será oferecido para servidores (Sapphire Rapids-SP) e desktops de ponta (Sapphire Rapids-X). Não se sabe muito sobre este último, exceto que ouvimos que as placas-mãe para a próxima série X já estão sendo testadas. Por outro lado, a Intel é bastante aberta sobre sua plataforma Sapphire Rapids-SP com seus futuros clientes.

O slide confirma que Sapphire Rapids está planejado para 56 núcleos e escalará de um a oito soquetes, assim como Cascade Lake. Também temos a confirmação do TDP máximo de 350W. Isso foi muito especulado e já apareceu em outros vazamentos (veja abaixo). É um aumento de potência de 100W sobre Cooper Lake e 70W a mais do que o Ice Lake-SP recém lançado.

Intel 4ª Geração Xeon Escalável suportará DDR5 até 4800 MHz (1 DIMM por canal). A plataforma suportará até 80 pistas PCI Express. De acordo com o slide, as CPUs suportarão PCI Gen5 x16, x8, x4 e PCI Gen4 x2. Ao contrário da série anterior de CPUs Xeon, a Sapphire Rapids vai introduzir memória HBM2 de 64 GB no pacote com largura de banda de até 1 TB / s por soquete.

Por fim, temos a confirmação do suporte estendido à instrução AMX x86, que já foi comunicado pela Intel antes. Sapphire Rapids suportará instruções AMX / TMUL (Int8 e BFloat16).

A contagem de núcleos e as informações de TDP máximo foram detectadas recentemente por @momomo_us , que revelou as seguintes informações:

Amostras de engenharia do Intel Sapphire Rapids, fonte: @momomo_us

Esta lista confirma que o SKU principal de 56 núcleos terá um TDP de 350W, mas também se estende a essas informações ao fornecer TDP para 44 núcleos (270W) e 24 variantes de núcleos (225W).

Devemos observar que as especificações do Sapphire Rapids foram corretamente previstas pela AdoredTV em outubro de 2020:

Especificações do Intel Sapphire Rapids, fonte: AdoredTV

Bom dia pessoal,

Nem todas Z490 suportam e não irá encontrar no Brasil placa-mãe para 11gen por menos de R$ 1000,00 no presente momento.

bom dia
compensa sair de um i7 7700 para um i7 10700kf?
a diferença de fps pra mim que joga em full hd não compensa por ja pego 60 fps com fluidez porém alguns jogos percebo stuttering acredito que seja por ser quadcore

bom dia
a diferença de fps pra mim que joga em full hd não compensa por ja pego 60 fps com fluidez porém alguns jogos percebo stuttering acredito que seja por ser quadcore
Olha vale a pena sim, 7700 é um bom CPU mas por ser 4/8 ja tem games que a falta de núcleos começa a atrapalhar ,o salto em fluidez será enorme ,

Olha vale a pena sim, 7700 é um bom CPU mas por ser 4/8 ja tem games que a falta de núcleos começa a atrapalhar ,o salto em fluidez será enorme ,
Foi o que pensei mesmo a diferença de fps não ser tanta(por fazer vale a pena troca de mobo e cpu) a fluidez ja seria outra obrigado

bom dia
Como o Maykonsuk disse, vale sim a pena.

Mas, se o 7700 está te atendendo ainda eu esperaria o lançamento da 12ªgeração

Como o Maykonsuk disse, vale sim a pena.

Mas, se o 7700 está te atendendo ainda eu esperaria o lançamento da 12ªgeração
Sim depende do nível de exigência , vantagens tem , mas só o dono do CPU pra saber se realmente precisa disso .

Users who are viewing this thread

Voltar