[TÓPICO DEDICADO] INTEL Comet / Rocket / Alder / Raptor Lake

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos brender
  • Data de Início Data de Início
Pessoal, a mobo mais barata pro 11400f é a Gigabyte H510M-H, o que vocês me dizem sobre essa placa?

Queria saber se é possível desativar o Power limit para obter o máximo desempenho da CPU? Ou vocês não recomendam desativar o power limit nessa mobo?

Tbm pretendo fazer xmp para 3200mgz nas rams

Pessoal, a mobo mais barata pro 11400f é a Gigabyte H510M-H, o que vocês me dizem sobre essa placa?

Queria saber se é possível desativar o Power limit para obter o máximo desempenho da CPU? Ou vocês não recomendam desativar o power limit nessa mobo?

Estou editando meu post, vi que ela tem vrm 6+2, acho que rola desativar o power limit, porem só tem 1x m.2, ela é praticamente o mesmo de B460 de entrada.

Última edição:

Nunca iria com essas mobos fuleiras pro i5, isso é mobo pra um i3.

Estou editando meu post, vi que ela tem vrm 6+2, acho que rola desativar o power limit, porem só tem 1x m.2, ela é praticamente o mesmo de B460 de entrada.

1x m.2 não será problema pra mim, só tenho dúvida com relação ao desempenho mesmo, e se vou conseguir liberar o power limit.

Rodando em stock, tem diferença de desempenho em um 11400f uma H510 para B560M?

Nunca iria com essas mobos fuleiras pro i5, isso é mobo pra um i3.

Perderei desempenho? Recomenda uma B560M?

Outra opção seria a ASRock B560M-HDV, mas com relação aos conectores não terão diferença pro meu uso, só fico preocupado com a questão de desempenho do 11400f mesmo, se ele irá operar da mesma forma em ambas as mobos (H510 e B560M).

Outra opção seria a ASRock B560M-HDV, mas com relação aos conectores não terão diferença pro meu uso, só fico preocupado com a questão de desempenho do 11400f mesmo, se ele irá operar da mesma forma em ambas as mobos (H510 e B560M).
No mínimo uma B560 pois essas H510 são muito limitadas e seus VRMs são fracos.

1x m.2 não será problema pra mim, só tenho dúvida com relação ao desempenho mesmo, e se vou conseguir liberar o power limit.

Rodando em stock, tem diferença de desempenho em um 11400f uma H510 para B560M?

Essa ASRock HDV é bem ruim, ela solta no máx 100W, o que para o 11400F faz chegar no máx 4.2Ghz.

O ideal mesmo é a ASRock Pro4, Gigabyte B560MAORUS Elite, Asus B560 TUF...

Essa ASRock HDV é bem ruim, ela solta no máx 100W, o que para o 11400F faz chegar no máx 4.2Ghz.

Acho que vou de asrock Pro4 então, mesmo passando um pouco do limite do orçamento. Dentre as que você citou, é a que encontrei mais barata.

Com essa mobo não terei problemas para liberar o power limit? Qual a potência máxima dela?

H570 da asrock eh pior q essa 560 ou que a própria pro4?
H570 Pro4 é melhor, tem mais PCI lanes que B560.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Acho que vou de asrock Pro4 então, mesmo passando um pouco do limite do orçamento. Dentre as que você citou, é a que encontrei mais barata.

Com essa mobo não terei problemas para liberar o power limit? Qual a potência máxima dela?
B560 HDV = 100W
B560 Pro4 = 125W
H570 Pro4 = 135W

Vale a pena ver este vídeo.

Última edição:

H570 da asrock eh pior q essa 560 ou que a própria pro4
H570 Pro4 é melhor, tem mais PCI lanes que B560.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

B560 HDV = 100W
B560 Pro4 = 125W
H570 Pro4 = 135W

Vale a pena ver este vídeo.

Acha melhor comprar a h570 então?

H570m pro4 está 1000 reais, e a tuf b560 pois está 1300.... A h570 eh melhor mesmo?

H570 da asrock eh pior q essa 560 ou que a própria pro4

Acha melhor comprar a h570 então?

H570m pro4 está 1000 reais, e a tuf b560 pois está 1300.... A h570 eh melhor mesmo?
H570 Pro4 melhor que B560 Pro4

A diferença entre as 2 é pequena, qualquer uma delas vai bem com o 11400F.

Tava me referindo a b560 da Asus, a tuf gaming plus.

Essa tuf está 300 reais mais caro que a h57asrock pro4.

Mesmo nessa diferença, a b560 tuf eh interior que a h570?
O chipset H570 é melhor que B560, porém em termos de construção a placa da Asus é melhor.

De uma olhada no site deles, compare os componentes usados e compre o que achar melhor.

O chipset H570 é melhor que B560, porém em termos de construção a placa da Asus é melhor.

De uma olhada no site deles, compare os componentes usados e compre o que achar melhor.
Eu não manjo pra conseguir diferenciar....

Por isso tô perguntando, n sei em ql ir rss

Cometi um erro de principiante. Comprei uma B560m TUF pra instalar um 10700 (placa mãe antiga não tava muito legal), porém não dá pra usar as 2 portas M2 com processadores da 10ª geração... Precisa ser da 11ª. Tive que fazer rolo com minha irmã pra colocar um SSD SATA no lugar, agora ela tem um Celeron com NVME.

O pior é que tem essa informação no anúncio da loja, eu que não li antes kkkk

Cometi um erro de principiante. Comprei uma B560m TUF pra instalar um 10700 (placa mãe antiga não tava muito legal), porém não dá pra usar as 2 portas M2 com processadores da 10ª geração... Precisa ser da 11ª. Tive que fazer rolo com minha irmã pra colocar um SSD SATA no lugar, agora ela tem um Celeron com NVME.

O pior é que tem essa informação no anúncio da loja, eu que não li antes kkkk
Eu partiria para um adaptador NVME ;

Eu partiria para um adaptador NVME ;
Ah sim, se tivesse slot PCIe livre seria uma boa. Mas não foi uma troca ruim, o SSD antigo tem capacidade maior.

NVME só faz diferença pra mim quando preciso passar arquivos do Metashape pro SSD portátil, pra uso rotineiro não sinto muita diferença...

Intel confirma que Sapphire Rapids usa microarquitetura Golden Cove​

Intel Sapphire Rapids ganha Golden Cove​

Sem muita surpresa, a Intel finalmente confirmou que seu servidor de última geração e a plataforma de consumo de ponta serão baseados na arquitetura Golden Cove.

Um patch foi enviado por Andi Kleen da Intel, que é um contribuidor de longa data do kernel do Linux. Este patch altera o comentário para Sapphire Rapids-X, que foi rotulado como 'Willow Cove'. Este comentário foi alterado para 'Golden Cove' porque, como Andi Kleen explica, Sapphire Rapids usa Golden Cove, não Willow Cove.

A Intel evitou tornar essas informações públicas por muito tempo. Mas o roteiro e os recursos que Sapphire Rapids supostamente oferecem simplesmente não eram possíveis com Willow Cove. A nova arquitetura suportará a tecnologia de memória DDR5, bem como a arquitetura PCIe Gen5 e CXL 1.1 (Compute Express Link). Não houve nenhuma confirmação da Intel (até agora), mas alguns usuários foram rápidos em notar que Alder Lake e Sapphire Rapids compartilhariam muitas das mesmas instruções de CPU, o que sugeria que eles usassem a mesma arquitetura.

Em última análise, este patch do kernel do Linux confirma que Sapphire Rapids está usando Golden Cove. Isso significa que Alder Lake e SR usarão a mesma arquitetura central, que na verdade é mencionada no mesmo patch. Isso também significa que ambos usam um nó de fabricação SuperFin aprimorado de 10 nm. Embora o Sapphire Rapids seja considerado um sucessor do Xeon, ele também será um grande retorno das CPUs de consumo de desktop de última geração. De acordo com nossas fontes, os fornecedores de placas-mãe já estão desenvolvendo novos produtos para as CPUs da série X baseados no Sapphire Rapids.

Intel Sapphire Rapids com arquitetura Golden Cove, Fonte: Kernel.org

Um dos processadores já foi retratado e até desmontado. Esta variante específica é uma CPU escalável de 4ª geração Xeon com quatro matrizes visíveis no pacote.

CPU Intel Sapphire Rapids (amostra de engenharia), Fonte: Yuuki_AnS

Sapphire Rapids deve apresentar até 56 núcleos e até 80 pistas PCIe Gen 5.0. Ele suportará memória DDR5 de até octa-canal com clock de 4800 MHz. Algumas variantes devem apresentar memória HBM2e chegando a 64 GB. As novas CPUs deverão utilizar o soquete LGA4677-X. É importante notar que o fato de Sapphire Rapids apresentar Golden Cove foi revelado pela AdoredTV em outubro de 2020:

Intel Sapphire Rapids, Fonte: VideoCardz & AdoredTV

A Intel quer que o padrão ATX12VO seja mais popular com as placas-mãe Alder Lake-S baratas​

Algumas placas-mãe Alder Lake-S com padrão ATX12VO?​

A Intel espera um suporte mais amplo de um novo padrão ATX12VO de eficiência energética com Alder Lake-S, mas nem a placa-mãe nem os fabricantes de fontes de alimentação estão ansiosos para participar.

padrão de energia “Single Rail Power Supply Desktop Platform Form Factor ATX12VO” visa aumentar a eficiência energética de fontes de alimentação de desktop regulares. Alguns testes independentes mostraram que ele pode ser tão eficiente em termos de energia que reduz a energia pela metade, mas apenas quando o sistema está ocioso. O padrão ATX12VO não oferece os mesmos ganhos de eficiência de energia com o sistema sob carga pesada.

O novo padrão requer uma placa-mãe com um novo conector de alimentação de 10 pinos, bem como uma fonte de alimentação compatível. Este último não deve ter nenhum outro barramento de alimentação além de 12V, o que significa que tensões menores ou maiores que 12V teriam que ser convertidas diretamente pela própria placa-mãe, ao invés da fonte de alimentação. Isso aumenta a complexidade da placa-mãe.

Recebemos uma denúncia anônima com uma breve visão geral do status do padrão ATX12VO nas placas-mãe Alder Lake-S. Ele descreve o processo de adoção do ATX12VO pelos fabricantes de placas-mãe e fontes de alimentação. Ele confirma que, se qualquer entidade deve oferecer dispositivos compatíveis com ATX12VO no momento em que Alder Lake-S chegar, eles deverão estar trabalhando com OEM e ODMs até o final deste mês. Isso significa que setembro pode, de fato, ser o último momento em que tais dispositivos devem estar totalmente prontos para o mercado.

Padrão ATX12VO na placa-mãe da série 600, Fonte: VideoCardz

Buscamos nossas fontes em fornecedores de placas-mãe que confirmaram que a Intel está realmente interessada em que o ATX12VO se torne um padrão mais popular, mas no momento há forte oposição dos fabricantes de placas-mãe e de fontes de alimentação. É improvável que a maioria das placas de jogos de última geração para Alder Lake apresentem os padrões ATX12VO. No entanto, podemos ver muito mais placas-mãe básicas para integradores de sistema e fornecedores de sistemas pré-fabricados interessados em oferecer a melhor eficiência de energia para atender às rígidas regulamentações governamentais de energia.

Placas-mãe ATX12VO, Fonte: VideoCardz

Intel pretende padronizar o conector ATX12VO em Alder Lake-S

A Intel parece adotar o padrão ATX12VO começando com as placas-mãe Alder Lake-S​

As novas PSUs forneceriam apenas um único barramento de 12V para maior eficiência, deixando os barramentos de alimentação restantes (para armazenamento e alguns periféricos) para a placa-mãe. Isso requer uma reformulação e um redesenho não apenas para os fabricantes de PSU, mas também para os fabricantes de placas-mãe.

Users who are viewing this thread

Voltar