Intel confirma que Sapphire Rapids usa microarquitetura Golden Cove
Intel Sapphire Rapids ganha Golden Cove
Sem muita surpresa, a Intel finalmente confirmou que seu servidor de última geração e a plataforma de consumo de ponta serão baseados na arquitetura Golden Cove.
Intel Sapphire Rapids gets Golden Cove Without much of a surprise, Intel has finally confirmed that its next-gen server and the high-end consumer platform will be based on Golden Cove architecture. A patch has been submitted by Intel’s Andi Kleen who is a long-time Linux kernel contributor...
videocardz.com
Um patch foi enviado por Andi Kleen da Intel, que é um contribuidor de longa data do kernel do Linux. Este patch altera o comentário para Sapphire Rapids-X, que foi rotulado como 'Willow Cove'. Este comentário foi alterado para 'Golden Cove' porque, como Andi Kleen explica, Sapphire Rapids usa Golden Cove, não Willow Cove.
A Intel evitou tornar essas informações públicas por muito tempo. Mas o roteiro e os recursos que Sapphire Rapids supostamente oferecem simplesmente não eram possíveis com Willow Cove. A nova arquitetura suportará a tecnologia de memória DDR5, bem como a arquitetura PCIe Gen5 e CXL 1.1 (Compute Express Link). Não houve nenhuma confirmação da Intel (até agora), mas alguns usuários foram rápidos em notar que Alder Lake e Sapphire Rapids compartilhariam muitas das mesmas instruções de CPU, o que sugeria que eles usassem a mesma arquitetura.
Em última análise, este patch do kernel do Linux confirma que Sapphire Rapids está usando Golden Cove. Isso significa que Alder Lake e SR usarão a mesma arquitetura central, que na verdade é mencionada no mesmo patch. Isso também significa que ambos usam um nó de fabricação SuperFin aprimorado de 10 nm. Embora o Sapphire Rapids seja considerado um sucessor do Xeon, ele também será um grande retorno das CPUs de consumo de desktop de última geração. De acordo com nossas fontes, os fornecedores de placas-mãe já estão desenvolvendo novos produtos para as CPUs da série X baseados no Sapphire Rapids.

Intel Sapphire Rapids com arquitetura Golden Cove, Fonte: Kernel.org
Um dos processadores já foi retratado e até desmontado. Esta variante específica é uma CPU escalável de 4ª geração Xeon com quatro matrizes visíveis no pacote.



CPU Intel Sapphire Rapids (amostra de engenharia), Fonte: Yuuki_AnS
Sapphire Rapids deve apresentar até 56 núcleos e até 80 pistas PCIe Gen 5.0. Ele suportará memória DDR5 de até octa-canal com clock de 4800 MHz. Algumas variantes devem apresentar memória HBM2e chegando a 64 GB. As novas CPUs deverão utilizar o soquete LGA4677-X. É importante notar que o fato de Sapphire Rapids apresentar Golden Cove foi revelado pela
AdoredTV em outubro de 2020:


Intel Sapphire Rapids, Fonte: VideoCardz & AdoredTV