• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Intel Comet / Rocket / Alder / Raptor Lake

Pessoal estou querendo pegar um desk com 12600k + z690 pro a wifi, estou saindo de um note gamer (sempre tive desktop e resolvi testar, odiei a experiencia) pelos preços atuais comprando pelo aliexpress vocês acham que esta valendo apena comprar agora ou esperar a gen 13 para um possivel corte nos preços dessa gen 12? Estou receoso de esperar, pois eleições sempre tendem a dolar alto, queria gastar o suficiente para poder jogar de boas e editar meus videos do trampo no pc. Creio que vou pegar uns 6k no meu note e pelos meu calculos vou gastar uns 6.4k no pc sem a VGA. Alguma dica? Peças que pretendo adquirir abaixo.
Obs: VGA pretendo esperar sair a série 4xxx da nvidea para pegar uma 3070/3070ti ou uma "4060ti/4070" dependendo do valor. Foco sera na resolução 1440p
PeçaNome
Processador12600k
Placa MãeMSI PRO Z690 A Wifi
Water coolerAigo AC SE 360
MemóriaAsgard Bragi V3 (4x8)
GabineteHyperSpace
FonteRM 850x
SSD NVMEKingspec 512
SSD SATAKingspec 1tb
CoolersCoolmoon RGB x12
Pasta termicaKryonaut
 
Resolvi aqui
 
Última edição:
Pessoal estou querendo pegar um desk com 12600k + z690 pro a wifi, estou saindo de um note gamer (sempre tive desktop e resolvi testar, odiei a experiencia) pelos preços atuais comprando pelo aliexpress vocês acham que esta valendo apena comprar agora ou esperar a gen 13 para um possivel corte nos preços dessa gen 12? Estou receoso de esperar, pois eleições sempre tendem a dolar alto, queria gastar o suficiente para poder jogar de boas e editar meus videos do trampo no pc. Creio que vou pegar uns 6k no meu note e pelos meu calculos vou gastar uns 6.4k no pc sem a VGA. Alguma dica? Peças que pretendo adquirir abaixo.
Obs: VGA pretendo esperar sair a série 4xxx da nvidea para pegar uma 3070/3070ti ou uma "4060ti/4070" dependendo do valor. Foco sera na resolução 1440p
PeçaNome
Processador12600k
Placa MãeMSI PRO Z690 A Wifi
Water coolerAigo AC SE 360
MemóriaAsgard Bragi V3 (4x8)
GabineteHyperSpace
FonteRM 850x
SSD NVMEKingspec 512
SSD SATAKingspec 1tb
CoolersCoolmoon RGB x12
Pasta termicaKryonaut
Eu desencanaria dessa de corte de preços imediato após por lançamento de nova geração, isso já não tem ocorrido há tempos.

Se vc tem grana, compre agora ou gaste lá na frente, vai dar na mesma.
 
Pessoal raptor lake vai utilizar 1800 pinos certo? mesmo assim vai ser compatível com as z690?
 
Pessoal raptor lake vai utilizar 1800 pinos certo? mesmo assim vai ser compatível com as z690?
Raptor Lake vai continuar sendo LGA1700. Quem vai adotar o LGA1851 é o Meteor Lake (14gen)
Provavelmente as placas z790 vão ter umas otimizações de consumo para os novos processadores, mas só saberemos com os reviews. De qualquer forma as z690 serão compatíveis.
 
Tinha comentado à um tempo atras no tópico que eu tinha comprado um dos frames que não deixa o IHS da CPU empenar.
Frame da Thermalright no AliExpress

Nesse FDS tirei um tempo para fazer a troca. Apesar de eu não ter tido muitos problemas de temperaturas com meu 12900K depois que peguei um AIO, fiquei na curiosidade e o preço do frame é bem razoável.
Meu AIO é Corsair iCUE H150i PRO XT e pelas duas primeiras fotos dá para ter ideia de como estava o contato do bloco e a CPU. Não parecia que havia um mau contato, só um excesso que extravasou para o canto de baixo e esquerdo da 1a foto

iRFhw3.jpg


Ttw260.jpg


O processo é bem simples, levantei a alavanca da retenção da placa mãe, desparafusei, tirei o mecanismo original, coloquei o frame e parafusei com os mesmos parafusos.
Achei que fica mais legal/bonito, apesar que você só vai ver isso uma vez e nunca mais 😆
JMIG8y.jpg



Meu 12900K está com OC de 5.1P/4.0E/4.1Cache.
Eu não quis perder muito tempo, então não fiz muitos testes antes. Só uma run CinebenchR23 e outra em loop de 2 minutos.
Para tentar manter as condições iguais nos testes, coloquei todas as fans no máximo e liguei o AC do quarto no máximo, supostamente 17 graus.
Fiz poucos testes e só controlei as condições acima.

--Sem o frame:
1 Run
kjqKfC.jpg

2 Mins
jghk39.jpg



--Com o frame
1 Run
ToU96i.jpg


2 Mins
0LRWpi.jpg


10 Mins
cAZKdJ.jpg



Fiquei um pouco surpreso e desconfiado com os resultados.
Fiz outros testes com as fans nas configurações normais e temperatura ambiente.
1 Run chega em torno de 83/85 graus e 2 mins já chega nos 93 graus, que são resultados parecidos com o que me lembre que era antes.


Infelizmente não tenho tempo/paciência para fazer mais e melhores testes :) para confirmar se realmente há ganhos.
Mas posso afirmar que não houve nenhum impacto negativo.
O frame pode ser de ajuda para quem está com problemas de temperaturas altas, basta olhar nos fóruns a quantidade de posts de gente com AIOs bons e temperaturas ruins
 
Tinha comentado à um tempo atras no tópico que eu tinha comprado um dos frames que não deixa o IHS da CPU empenar.
Frame da Thermalright no AliExpress

Nesse FDS tirei um tempo para fazer a troca. Apesar de eu não ter tido muitos problemas de temperaturas com meu 12900K depois que peguei um AIO, fiquei na curiosidade e o preço do frame é bem razoável.
Meu AIO é Corsair iCUE H150i PRO XT e pelas duas primeiras fotos dá para ter ideia de como estava o contato do bloco e a CPU. Não parecia que havia um mau contato, só um excesso que extravasou para o canto de baixo e esquerdo da 1a foto

iRFhw3.jpg


Ttw260.jpg


O processo é bem simples, levantei a alavanca da retenção da placa mãe, desparafusei, tirei o mecanismo original, coloquei o frame e parafusei com os mesmos parafusos.
Achei que fica mais legal/bonito, apesar que você só vai ver isso uma vez e nunca mais 😆
JMIG8y.jpg



Meu 12900K está com OC de 5.1P/4.0E/4.1Cache.
Eu não quis perder muito tempo, então não fiz muitos testes antes. Só uma run CinebenchR23 e outra em loop de 2 minutos.
Para tentar manter as condições iguais nos testes, coloquei todas as fans no máximo e liguei o AC do quarto no máximo, supostamente 17 graus.
Fiz poucos testes e só controlei as condições acima.

--Sem o frame:
1 Run
kjqKfC.jpg

2 Mins
jghk39.jpg



--Com o frame
1 Run
ToU96i.jpg


2 Mins
0LRWpi.jpg


10 Mins
cAZKdJ.jpg



Fiquei um pouco surpreso e desconfiado com os resultados.
Fiz outros testes com as fans nas configurações normais e temperatura ambiente.
1 Run chega em torno de 83/85 graus e 2 mins já chega nos 93 graus, que são resultados parecidos com o que me lembre que era antes.


Infelizmente não tenho tempo/paciência para fazer mais e melhores testes :) para confirmar se realmente há ganhos.
Mas posso afirmar que não houve nenhum impacto negativo.
O frame pode ser de ajuda para quem está com problemas de temperaturas altas, basta olhar nos fóruns a quantidade de posts de gente com AIOs bons e temperaturas ruins
Essa peça é bem parecida com as que usam nos "interposer", interessante.

O bom dele é que aplica a força no CPU inteiro, não só no meio com o sistema original da Intel.

Acho que vc só não conseguiu melhores temperaturas pois o seu não está empenado, deu pra ver que o contato estava bom antes.

Mas agora pode ficar tranquilo que não vai empenar mesmo, eu faria igual vc, mesmo sem ter problemas colocaria esse esquema ai.
 
Pessoal, estou querendo comprar um processador intel, um i5 12400f + rtx 3070 da gargalo? o foco é jogar em 1440p. nao jogo games competitivos, apenas single player. agradeço a ajuda.
 
Galera, tenho um CPU Cooler CoolerMaster Blizzard T2, mas adquiri recentemente um 12400f + GB DS3H 660M. Tem algum tipo de adaptador que eu possa utilizar esse cooler nesse kit LGA 1700?

Estou achando as temperaturas muito altas... a primeira vez que liguei o PC, o coolerbox da intel nao ligou e as temps ficaram acima dos 100ºC, até que o PC começou a travar e eu percebi que a fan tava desligada. Desliguei o PC na hora, mexi no cabo do coolerbox, tirei e recoloquei, ai passou a funcionar. Agora a maioria do tempo fica abaixo dos 72ºC (na média dos 30~45º em idle), mas qualquer coisinha passa pra 50, 60, 70 graus, tipo abrir transmissao no discord+navegadores simultaneamente... às vezes quando to jogando valorant por 1h (por exemplo - pois nao tem hora certa pra acontecer), do nada passa pra uns 116ºC... o que é MUITO bizarro. Como se o coolerbox estivesse desligando nesse meio tempo e eu nao estivesse percebendo... alguém tem idéia do que pode ser?

Utilizo uma pasta termica MX-4 antiga (bem antiga, tipo 2019, será que pdoe ser isso?)

Outra coisa, é anunciado o max turbo em 4.4ghz, mas aqui nao passa dos 4ghz (as vezes da um pico de 1seg para 4.2 e ja volta pra 4.0). Preciso fazer algo pra 'destravar' até 4.4ghz ou será que nao ta indo por causa das temps?
 
Galera, tenho um CPU Cooler CoolerMaster Blizzard T2, mas adquiri recentemente um 12400f + GB DS3H 660M. Tem algum tipo de adaptador que eu possa utilizar esse cooler nesse kit LGA 1700?

Estou achando as temperaturas muito altas... a primeira vez que liguei o PC, o coolerbox da intel nao ligou e as temps ficaram acima dos 100ºC, até que o PC começou a travar e eu percebi que a fan tava desligada. Desliguei o PC na hora, mexi no cabo do coolerbox, tirei e recoloquei, ai passou a funcionar. Agora a maioria do tempo fica abaixo dos 72ºC (na média dos 30~45º em idle), mas qualquer coisinha passa pra 50, 60, 70 graus, tipo abrir transmissao no discord+navegadores simultaneamente... às vezes quando to jogando valorant por 1h (por exemplo - pois nao tem hora certa pra acontecer), do nada passa pra uns 116ºC... o que é MUITO bizarro. Como se o coolerbox estivesse desligando nesse meio tempo e eu nao estivesse percebendo... alguém tem idéia do que pode ser?

Utilizo uma pasta termica MX-4 antiga (bem antiga, tipo 2019, será que pdoe ser isso?)

Outra coisa, é anunciado o max turbo em 4.4ghz, mas aqui nao passa dos 4ghz (as vezes da um pico de 1seg para 4.2 e ja volta pra 4.0). Preciso fazer algo pra 'destravar' até 4.4ghz ou será que nao ta indo por causa das temps?
Cuidado, a temperatura máxima é 100ºC. Pode ter um mal contato no cabo do cooler box mesmo se ele não ligou da primeira vez.

Não deve ter adaptador para o CoolerMaster Blizzard T2, só comprando outro mesmo. O Air cooler mais barato para LGA 1700 é o gamdias boreas e1-410, na verdade ele nem é próprio para lga 1700 mas é possível instalar, uso um desses com um i5 12400 e a temperatura fica em 60ºC estressando em 100%.

4.4GHz é o máximo mas só chega perto disso quando não está usando todos os cores, quando tem load mais pesado nos 6 cores ele fica em 3.99GHz.
 
Pessoal, memória rodando a 2933MHz no modo gear 1 (1:1) é mais rápido que 3200MHz gear 2 (2:1)? Faço a pergunta pois ao setar o XMP e o gear na BIOS no PC recém-montado do meu primo, com um i5-11400F em uma placa-mãe B560 (Biostar B560MX-E PRO) e memória 3200MHz CL16 (Corsair Vengeance LPX 2X8GB), só funcionou normal em Auto (Gear1). Ao deixar em Gear2, depois de alguns boots o PC não dá mais POST, acendendo o led de erro na VGA.

Eu sei que na 11ª geração/Rocket Lake, apenas os core i9 K/KF funcionam a 3200MHz em 1:1. Em todos os demais modelos, 3200MHz só é atingido na proporção de 2:1, pois 1:1 só até 2933MHz. Eu cheguei a encontrar um comparativo entre 2933/1:1 vs 3200/2:1 vs 3200/2:2, onde mostra que a configuração 2933/1:1 é mais rápida que 3200/2:1, provavelmente a latência deve ser menor.

Fica a dúvida: em jogos, 2933MHz/1:1 é sempre mais rápido que 3200MHz/2:1, como acontece no vídeo?

 
Cuidado, a temperatura máxima é 100ºC. Pode ter um mal contato no cabo do cooler box mesmo se ele não ligou da primeira vez.

Não deve ter adaptador para o CoolerMaster Blizzard T2, só comprando outro mesmo. O Air cooler mais barato para LGA 1700 é o gamdias boreas e1-410, na verdade ele nem é próprio para lga 1700 mas é possível instalar, uso um desses com um i5 12400 e a temperatura fica em 60ºC estressando em 100%.

4.4GHz é o máximo mas só chega perto disso quando não está usando todos os cores, quando tem load mais pesado nos 6 cores ele fica em 3.99GHz.
Realmente o cabo tava ruim, depois que ajeitei o cabo nao vi mais o cooler da cpu parar. Mas as temps ainda estavam altas. Decidi fixar o vcore em 1.1 e agora ta bem safe.... jogando raramente passa de 70ºC, mas sei que o adequado seria eu trocar de cooler. Esse undervolt foi pra segurar as pontas por enquanto. Valeu pela indicação de cooler, vou salvar o modelo aqui.

Sobre os 4.4ghz, até bateu algumas vezes, mas bem raras ou por pouquísimo tempo, tipo 1seg ou menos, e pelo que percebi medindo pelo hwinfo nao eram todos os cores ao mesmo tempo, realmente. Mas desencanei disso, ta batendo os 4.0ghz aqui de boa com o vcore fixado e nao to sentindo queda no desempenho.

muito obrigado pelas infos!
 
Fala pessoal blz??
Eu to comprando uma 3080 e to querendo sair do combo da assinatura
Qual seria o recomendado para jogar 2k? eu tenho um monitor 4k mas aí acho q força demais né ahuahuah
Provavel q meu i5 vai gargalar certo?
Geralmente eu troco de 2 em 2 ou em 3 em 3 anos, eu sei que o bom seria um i9 e tals mas vish.. sem condições pagar 4k num processador! o que recomendam??
 
Fala pessoal blz??
Eu to comprando uma 3080 e to querendo sair do combo da assinatura
Qual seria o recomendado para jogar 2k? eu tenho um monitor 4k mas aí acho q força demais né ahuahuah
Provavel q meu i5 vai gargalar certo?
Geralmente eu troco de 2 em 2 ou em 3 em 3 anos, eu sei que o bom seria um i9 e tals mas vish.. sem condições pagar 4k num processador! o que recomendam??
É 1440p@144hz? Se for 60hz eu manteria esse 9600K até o DDR5 popularizar de vez
 
Pessoal, quais sao bons modelos intel pra se comprar ddr5, que empurre bem uma 3080ti??

Pra jogos eu recomendo o i5-12400 e o i5-12600K.
O primeiro tem performance bem parecida com o i9-9900K porém consumindo menos e esquentando menos. O segundo tem multithread bem melhor e clocks mais altos, porém é mais esquentado e não é qualquer mobo que aguenta.

Também recomendaria uma mobo DDR4 pelo preço, ainda mais com os kits de Samsung B-Die baratos aparecendo no AliExpress.
 
Pra jogos eu recomendo o i5-12400 e o i5-12600K.
O primeiro tem performance bem parecida com o i9-9900K porém consumindo menos e esquentando menos. O segundo tem multithread bem melhor e clocks mais altos, porém é mais esquentado e não é qualquer mobo que aguenta.

Também recomendaria uma mobo DDR4 pelo preço, ainda mais com os kits de Samsung B-Die baratos aparecendo no AliExpress.
Mas compensa ir de mobo ddr4 agora pra ter q trocar de mobo depois pro ddr5?
Sobre o cpu, serio q o i5 ta com desempenho similar ao i9? o i7 nao seria interessante?
qual é o socket certo desse novo intel? seria o 1700?
 
Mas compensa ir de mobo ddr4 agora pra ter q trocar de mobo depois pro ddr5?
Sobre o cpu, serio q o i5 ta com desempenho similar ao i9? o i7 nao seria interessante?
qual é o socket certo desse novo intel? seria o 1700?
Eu acho que pra CPUs até o 12600k (e caso não se interesse por upgrades acima do 13600k) pode ir de DDR4 sem medo.
É uma questão de performance e de custo da plataforma.
 
Mas compensa ir de mobo ddr4 agora pra ter q trocar de mobo depois pro ddr5?
Não vai ter que trocar a mobo pra DDR5 depois. Só se tu quiser fazer outro upgrade.
Sobre o cpu, serio q o i5 ta com desempenho similar ao i9? o i7 nao seria interessante?
Pra jogos, eu não vejo vantagem em pegar os i7/i9.
qual é o socket certo desse novo intel? seria o 1700?
Sim, LGA 1700.
 
Boa tarde pessoal !
Irei montar meu setup com um i5 12600k, e gostaria de algumas sugestões quanto a placa mãe.
Estou de olho na, Asus Rog Strix B660-A e a Gigabyte B660 Aorus Master, elas dão conta do i5 12600k?
A B660 Aorus Master é mais cara, vale a pena pagar a diferença de preço ou não vai haver uma diferença de resultado relevante?
Tem alguma sugestão de placa mãe mais interessante? ( não tenho interesse em overclock ).
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo