[TÓPICO DEDICADO] Intel Iris Xe Graphics

dayllann

Shy Member
Registrado
---
Intel Xe Graphics, codinome "Gen12"


22 Anos após o Auburn (i740), e 12 anos após o quase lançado Larrabee, a Intel volta ao mercado de placas gráficas dedicadas, para diversos mercados:

intel-arch-2020-slide-128.jpg


Xe-LP: Divisão voltada à placas integradas e dedicadas de entrada. Atualmente em uso na 11ª geração Intel Core (Tigerlake e Rocketlake) e na Iris Xe MAX.
Xe-HPG: Divisão voltada à placas dedicadas de médio e alto desempenho. Ainda não lançada, especula-se vir com a DG2 no último trimestre deste ano.
Xe-HP: Divisão voltada à placas dedicadas para datacenter e AI/ML, usará mais de um tile (EMIB). Ainda não lançada e sem informações/especulações.
Xe-HPC: Divisão voltada à placa dedicada a HPC Exascale, usará tiles heterogêneos (EMIB, Co-EMIB e Foveros). Virá inicialmente com a Ponte Vecchio em 2022/2023.


---
Intel DG, codinome "DashGraphics"


As GPUs dedicadas focadas em jogos pertencerão à uArch Xe/Gen12, onde a primeira geração (DG1) desembarcou nos notebooks e placas dedicadas OEM, exclusivamente para plataformas Intel dado uma limitação técnica (as GPUs não contam com firmware próprio, e nem vias SPI para ter um próprio, ele compartilha o EEPROM contido na BIOS do CPU).

Até o presente momento apenas duas GPUs de primeira geração foram lançadas, uma para notebooks (Iris Xe MAX) e outra para desktops OEM (Iris Xe):

U0LpvVz.png


Para o final deste ano está prevista a segunda geração com foco no mercado mid/high-end, as DG2, com memórias GDDR6 e até 512EUs (4096 ALUs), com rumor de desempenho entre a NVIDIA RTX 2080 Super e RTX 2080 Ti. Segue abaixo um quadro com o que se sabe das gerações de GPUs da Intel:

image.png



---
Rumores e Informações diversas

Como ainda não se tinha um tópico dedicado a elas, aceitei a sugestão do @brender e decidi criá-lo, com a parte acima com o mínimo de rumores possíveis (por isso esse "tanto" de informação), enquanto que a partir daqui serão basicamente informações não confirmadas.

Com os rumores que temos da DG2, seu lançamento se dará no segundo semestre deste ano, com configurações de 128EUs à 512EUs (todos na forma monolítica). O que faz acreditar que ele sairá este ano? Seu kit de testes (RVP) já começou a ser distribuído, então até o final do ano teremos a DG2 pronta para um lançamento ou apresentação formal.

Eis o quadro atual das placas dedicadas DashGraphics:

CodinomeNome ComercialUnidades de ExecuçãoMemóriaEquivalência
DG1 (Xe-LP)Iris Xe80EU (640SC)4GB LPDDR4X @128bitsIntel 10nmSF (10nm++)GTX 750
DG1 (Xe-LP)Iris Xe MAX96EU (768SC)4GB LPDDR4X @128bitsIntel 10nmSF (10nm++)GT 1030
DG2 (Xe-HPG)128EU (1024SC)4GB GDDR6 @128bitsTSMC 6nmGTX 1650Ti
DG2 (Xe-HPG)256EU (2048SC)TSMC 6nmRTX 2060
DG2 (Xe-HPG)384EU (3072SC)6GB GDDR6 @192bitsTSMC 6nmRTX 2070 Super
DG2 (Xe-HPG)512EU (4096SC)8GB GDDR6 @256bitsTSMC 6nmRTX 2080Ti

Além disso sabemos que de forma oficial a Xe-HP utiliza os mesmos tiles das Xe-LP e Xe-HPG, mas com a possibilidade de usar mais de um (até 4) através do EMIB.
Z2NSnKomBSIUn46j.jpg

127456-intel-xe-hpg-1.png


Quanto à Ponte Vecchio, tivemos recentemente uma informação do Raja: Ele foi ligado e funcionou, o chip Xe-HPC tem uma montagem insana de tecnologias de dar inveja a qualquer engenheiro de hardware, 7 processos tecnológicos diferentes funcionando com muita, muita cola xD



Intel-Xe-HPC-GPU-Die-Shot.jpg
Intel-7nm-Xe-HPC-Annotated-Diagram-Die-Shot-2.jpg
 
Última edição:
Uma coisa que me pergunto é como vai ser o suporte de software, principalmente na Xe-HP. Diferentemente da HPC, onde geralmente os clientes pegam o hardware e se dão ao trabalho de fazer funcionar com oq dá, na HP os possíveis clientes imagino que vão querer algo que já funcione com bibliotecas mainstream, e conseguir esse suporte enquanto a nvidia soca o CUDA pra todo canto vai ser um belo desafio (não duvidando que a Intel tenha capacidade disso, acho que é a melhor empresa para entrar nessa briga).

Quanto as LP e HPG, acho que devs que vão trabalhar com elas vão amar, o ambiente da intel é muito confortável e bastante transparente, a nvidia só veio começar a ter algo parecido agora com o nsight, e ainda sim não é tão intuitivo e simples quanto as ferramentas da intel.
Até então a intel tinha um ótimo leque de ferramentas e bibliotecas que não tinham com que serem usadas, bora ver se isso muda.
 
acompanhando o topico pra ver os gamers com build 100% Intel do futuro usando o meme vira lata caramelo
 
Placa de vídeo Intel DG1 SDV, primeira da empresa, é desmontada e testada
A placa parece não funcionar com softwares mais relevantes de benchmark

 
Interessante. Aparentemente as placas (pelo que sabemos) ainda não terão um super desempenho para jogos, até pela equivalência nos modelos já lançados. Fora questão de drivers e afins.
Vamos ver no restante, como aplicações profissionais e até mineração, mesmo que muitos usuários sejam contra a mineração por elevar o preço do hardware, a culpa é das empresas que não dão a devida atenção ao seu antigo público, que compra as placas para jogos.
Quem sabe essas Intel não fiquem com essa fatia de mercado da mineração, e placas voltadas a jogos voltem a ser acessíveis.
De resto, é ótimo alguma outra empresa entrar na briga, onde há concorrência, temos melhores preços até mesmo mais disponibilidade.
 
Uma coisa que me pergunto é como vai ser o suporte de software, principalmente na Xe-HP. Diferentemente da HPC, onde geralmente os clientes pegam o hardware e se dão ao trabalho de fazer funcionar com oq dá, na HP os possíveis clientes imagino que vão querer algo que já funcione com bibliotecas mainstream, e conseguir esse suporte enquanto a nvidia soca o CUDA pra todo canto vai ser um belo desafio (não duvidando que a Intel tenha capacidade disso, acho que é a melhor empresa para entrar nessa briga).

Quanto as LP e HPG, acho que devs que vão trabalhar com elas vão amar, o ambiente da intel é muito confortável e bastante transparente, a nvidia só veio começar a ter algo parecido agora com o nsight, e ainda sim não é tão intuitivo e simples quanto as ferramentas da intel.
Até então a intel tinha um ótimo leque de ferramentas e bibliotecas que não tinham com que serem usadas, bora ver se isso muda.
image.png

image.png


Link para o PDF completo da apresentação: https://www.ixpug.org/resources/dow...industry-initiative-for-accelerated-computing

Como você bem disse, o suporte e o ambiente da Intel é bem confiável e confortável, não duvido que cresça rápido até pela adoção do DPC++
 
Start Ray Tracing with Intel® Iris® Xe plus Intel® Iris® Xe MAX in Blender 2.93 | Intel Software

 
Vai ser interessante ver o desempenho dessas Xe-LP nos RKL em comparação às velhas UHD 630.
 
recentemente uma amostra de placa de video com GPU Xe foi testada e sequer conseguiu rodar 3Dmark e alguns jogos não abriram tb (a noticia saiu aqui no adrenaline aliás), pois há problemas na execução dos mesmos, ou seja, é uma GPU ainda bem bugada e quem comprar isso para jogar vai se frustrar bastante!
 


ZJNsdqM.jpg
 


e394uaS.jpg
 

Intel interessada em experimentar a Super Resolução FidelityFX da AMD na próxima série Xe-HPG​

Intel pode usar FSR da AMD com sua próxima série Xe-HPG​

Na Computex, a AMD trouxe uma grande notícia ao anunciar sua própria alternativa ao NVIDIA DLSS, um algoritmo de aumento de resolução.


AMD-FSR-Hero-1600x457.jpg


Uma resposta há muito esperada ao NVIDIA DLSS foi anunciada por Scott Herkelman durante a apresentação da AMD em Computex. Essa tecnologia não depende de inteligência artificial ou aprendizado de máquina, mas de uma técnica de upscaling espacial. Ao contrário de algoritmos de super-resolução semelhantes, o FidelityFX SR da AMD não depende de vetores de movimento ou buffers de histórico, o que significa que o aumento de desempenho com tensores não é necessário para que a tecnologia funcione.

O AMD FSR estará disponível não apenas para as GPUs mais recentes, mas também para os processadores baseados em arquiteturas mais antigas, como Polaris ou NVIDIA Pascal da AMD. Sendo uma tecnologia de plataforma cruzada suportada por APIs DirectX12, DirectX11 e Vulkan, também funcionará em GPUs Intel.

No Twitter, em uma resposta a Kyle Bennett, Raja Koduri confirmou que a Intel já está considerando dar uma chance ao FSR nas próximas GPUs baseadas em Xe-HPG. Essas são as GPUs de jogos discretos DG2 de próxima geração , Koduri diz que a Intel tentará se alinhar com abordagens abertas, o que o AMD FSR certamente será, já que será lançado sob a licença do MIT.



Até o momento, a NVIDIA não fez comentários sobre a nova tecnologia AMD, o que é compreensível já que a revelação oficial ocorrerá em 22 de junho. A AMD não confirmou quais jogos oferecerão suporte à tecnologia no lançamento, com exceção de Godfall.

Na Computex, a AMD demonstrou a placa de vídeo mais popular de seu concorrente no Steam (GeForce GTX 1060) rodando com sucesso com FSR habilitado. Os fãs da AMD estavam ocupados analisando a qualidade do FSR em ação lado a lado desde então. No entanto, a AMD ainda não demonstrou a tecnologia em detalhes no final deste mês.

AMD-FidelityFX-Super-Resolution.jpg
 
Última edição:

Raja Koduri provoca GPU DG2 discreto Xe-HPG com 512 unidades de execução​

Raja Koduri mostra Xe-HPG 512EU GPPU​

E assim começa a provocação da série de GPU discreta da Intel de última geração.


No Twitter, Raja Koduri (vice-presidente sênior, arquiteto-chefe e GM de arquitetura, gráficos e software Intel) revelou o processador gráfico para a próxima série baseada em Xe-HPG. O chip é rotulado como DG2-512, o que confirma que possui 512 unidades de execução (4096 núcleos). É a GPU carro-chefe da nova série que será combinada com até 16 GB de memória GDDR6.


GPU Intel DG2-512EU, Fonte: Raja Koduri

Koduri confirma que o desenvolvimento do DG2 está em andamento. As últimas semanas foram muito produtivas nos laboratórios da Folsom, ele revela. O caminho para a arquitetura de GPU de próxima geração teve seus solavancos, conforme ele cita Roger Chandler: “De viagens agitadas a suaves”. Ele também revelou que otimizações de jogos ainda ocorrerão no futuro, o que indica que o lançamento provavelmente não acontecerá muito em breve.

No momento, conhecemos cerca de cinco SKUs baseados na família DG2. Pelo menos três GPUs serão lançadas, incluindo os modelos 512EU, 384EU e 128EU. A variante 512EU será usada para placas gráficas discretas para portáteis e desktop, marcando um grande retorno aos gráficos de alto desempenho da Intel.



9w6eMKT.png
 

GPU Intel Ponte Vecchio (Xe-HPC) com refrigeração líquida e fator de forma OAM​

Intel Ponte Vecchio para usar o fator de forma do módulo OAM​

Em janeiro, o próprio Raja Koduri mostrou pela primeira vez o complexo design da GPU multi-tiles. Mais recentemente, o novo CEO da Intel, Pat Gelsinger, forneceu mais detalhes sobre este produto.


Ponte Vecchio é um acelerador de última geração para computação de alto desempenho. Este chip combinará 47 'magical tiles', que consistem principalmente em tiles de computação, tiles de base, tile Rambo Cache e tiles Xe Link, cada um fabricado usando um nó de fabricação diferente.



Igor Wallossek do Igor'sLAB obteve acesso a alguns materiais que definem (possivelmente) o projeto final do módulo OAM da Ponte Vecchio. O módulo OAM (OCP Accelerator Module) é um padrão aberto para aceleradores de fator de forma de mezanino. Ele rivaliza com os aceleradores baseados em PCIe, oferecendo designs simplificados e padronizados para módulos de servidor. Curiosamente, este fator de forma do módulo também será usado pelo concorrente da Ponte Vecchio, AMD Instinct MI200, que é baseado em GPU Aldebaran dual-die (MCM).


Módulo GPU OAM da Ponte Vecchio, Fonte: Igor'sLAB

Os renders que vazaram mostram um desenho da Ponte Vecchio de 2 tiles (no momento a única versão conhecida), que também foi mostrado por Koduri e Gelsinger. Este é um processador muito complexo que compacta vários nós diferentes em um único mediador. A Ponte Vecchio usa uma combinação de SuperFin Avançado de 7nm e 10nm da Intel, bem como de nós TSMC de 7nm e 5nm. Estas telhas são embaladas com tecnologia EMIB e Foveros 3D.

Essa combinação pode gerar até 600 W de potência (ou sete um pouco mais), afirma Igor. Esse chip exigiria uma solução de resfriamento poderosa e eficiente, como resfriamento por líquido. Os renders parecem sugerir que tal técnica de resfriamento será usada. Podemos ver claramente uma placa fria com conectores de refrigeração líquida imprensada entre o topo e os locais de retenção.

Na verdade, a Intel já mostrou sua Ponte Vecchio resfriada por resfriamento a líquido em março, no entanto, é bastante comum usar métodos de resfriamento poderosos para amostras de engenharia, que são simplesmente não otimizadas na época para requisitos estritos de energia e térmicos. Neste caso, parece que o resfriamento líquido permanecerá.


Módulo GPU OAM da Ponte Vecchio, Fonte: Igor'sLAB
 

A GPU discreta Intel Iris Xe (DG1) da ASUS foi testada​

ASUS DG1 é uma placa gráfica discreta baseada na arquitetura Intel Xe-LP​

ETA Prime tem o que parece ser a primeira análise de uma GPU discreta da Intel para varejo moderno.



Placa gráfica ASUS DG1, Fonte: ETA PRIME

Sim, já tivemos análises do DG1 Software Development Vehicle (SDV) antes, mas o DG1 SDV não está exatamente disponível para todos os consumidores; na verdade, não está disponível para os consumidores de forma alguma. O modelo SDV, como o nome sugere, foi distribuído apenas para desenvolvedores de software com um propósito, fornecer suporte de hardware para otimização de software da arquitetura Xe da Intel. Mas a arquitetura Xe não é apenas DG1 SDV e todas aquelas CPUs móveis Tiger Lake, há também um modelo Iris Xe menos conhecido, que pela primeira vez foi lançado para o mercado consumidor (mais ou menos).

Estar disponível para os consumidores não significa disponibilidade no mercado de bricolagem. Infelizmente, o ASUS DG1 está disponível apenas em sistemas pré-montados, o que faz sentido, porque o Iris Xe é suportado por algumas placas-mãe . Já que comprar um PC pré-fabricado é a única opção para de alguma forma obter uma placa de vídeo ASUS DG1, isso é exatamente o que a ETA Prime fez, comprando um sistema CyberpowerPC de 750 USD.

Este sistema é baseado no CPU Intel 11th Gen Core Rocket Lake-S (i5-11400F) que não possui gráficos integrados. O sistema é equipado com uma placa-mãe PRIME H410M-A / CSM, que é uma das duas placas-mãe ASUS a suportar este GPU DG1. Os gráficos são controlados por ASUS DG1 (Iris Xe) que é baseado na arquitetura Xe-LP. Este SKU possui 80 unidades de execução, o que infelizmente não é o silício completo como o DG1 SDV (96 EUs). Além disso, observe que o software GPU-Z reporta incorretamente em 96 EUs (768 sombreadores unificados).



Especificações ASUS DG1 GPU-Z, Fonte: ETA PRIME

O que Iris Xe e DG1 SDV têm em comum é um TDP de 30W e 4GB de memória LPDDR4X-4266. Esse baixo consumo de energia significa que o resfriamento passivo é suficiente e nenhum conector de energia adicional é necessário (a placa é alimentada apenas pelo slot).


Placa gráfica ASUS DG1, Fonte: ETA PRIME

A ETA Prime testou a placa de vídeo Iris Xe no software 3DMark e também em alguns jogos populares. A placa de vídeo marcou 1630 pontos gráficos no Time Spy, 5837 pontos no Fire Strike e 21313 pontos no Night Raid. Comparando a pontuação do Time Spy, que é usada pela classificação oficial do 3DMark, parece que a placa de vídeo ASUS DG1 é mais rápida do que a placa de vídeo móvel Iris Xe G7 com 80 EUs em 31%. Esta pontuação é comparável a Radeon HD 7870 ou GeForce GTX 760. Dito isto, em benchmarks sintéticos, atinge um desempenho de GPU de gama média da era 2012/2013, mas também requer 6x menos energia. A ETA posteriormente comparou a GPU com a placa de vídeo integrada Ryzen 7 5700G, onde ambas as soluções ofereciam desempenho quase idêntico.


Desempenho ASUS DG1 3DMark, Fonte: ETA PRIME

No entanto, não se deve comparar cegamente esta placa de vídeo com benchmarks sintéticos, porque eles não levam em consideração a memória rápida que este modelo tem, sem falar na capacidade. Dito isso, a ETA Prime continuou testando a placa de vídeo em jogos. A placa de vídeo tem um desempenho muito bom em configurações de 1080p de baixa a média na maioria dos títulos. Na verdade, ele pode até executar o Cyberpunk 2077, mas a experiência pode ser ainda pior do que o jogo teve no lançamento no PlayStation 4:

Certifique-se de verificar o vídeo abaixo para obter todos os detalhes e conclusões:




iDqHgc3.png


Intel DG2 definido para competir com GPUs NVIDIA GA104 e AMD Navi22​

Novas informações sobre o desempenho do Intel DG2​

APISAK compartilha números de desempenho da nova GPU DG2.


O vazamento revelou que a Intel também está trabalhando em uma variante DG2 com 448 unidades de execução, além de 512 UE e 384 UE SKUs. O DG2-448EU não foi mencionado em nenhum outro vazamento até agora, incluindo documentos que vazaram listando todas as variantes móveis. Portanto, o SKU que está sendo testado e identificado pela APISAK provavelmente está em um estágio muito inicial de desenvolvimento. No entanto, não deveria ser surpreendente ver uma GPU DG2-512 reduzida sendo usada sob um SKU diferente, embora isso aumentasse a lista de todas as variantes conhecidas para 6.

O modelo 448EU com freqüência de 1,8 GHz está ficando atrás da GPU de desktop GeForce RTX 3070 em 5%, de acordo com a APISAK. O vazador tem o cuidado de não revelar a fonte dessas informações, portanto, não está claro qual benchmark ele está usando para a comparação. Ao mesmo tempo, APISAK menciona um modelo 128EU com clock de 1,9 GHz que é 12% mais rápido do que a GeForce GTX 1650, novamente sem mencionar que tipo de carga de trabalho está sendo usado. Não está claro se esta é uma variante de desktop ou móvel, mas como o vazador está comparando os resultados com as GPUs de desktop, pode-se supor que se trata de uma GPU de desktop.



No início deste mês, Raja Koduri revelou a GPU DG2-512EU, confirmando todos os rumores de que existe uma GPU. Esta é a variante superior da próxima série Xe-HPG (voltada para jogos). Espera-se que o SKU principal tenha até 16 GB de memória GDDR6. A Intel também lançará GPUs DG2-384 e DG2-128 com base na mesma arquitetura. A julgar pelos rumores, o 512EU SKU provavelmente será lançado no final do ano, com outras variantes caindo para o primeiro trimestre de 2022.


GPU Intel DG2-512EU, Fonte: Raja Koduri

Um proeminente vazador Intel DG2, Moore's Law is Dead, que compartilhou fotos de uma amostra de engenharia da placa de vídeo DG2-512EU para desktop discreta, afirma que este SKU deve funcionar um pouco abaixo do modelo de desktop RTX 3080. O desempenho atual deve, portanto, ser semelhante ao recém-lançado GeForce RTX 3070 Ti. Esta afirmação, em combinação com o que a APISAK acaba de revelar, colocaria a GPU DG2-512EU em uma luta contra a GPU NVIDIA GA104, que, da mesma forma que DG2-512, é também a GPU móvel de topo. Parece que não devemos esperar que a Intel concorra com as GPUs NVIDIA GA102 ou AMD Navi 21 até pelo menos a série DG3.

ViYq7Lc.png
 


 
Acho que vai competir com as mid-end no maximo, infelizmente, porque esse monopolio AMD e Nvidia ja torrou o saco.
 

GPUs Intel DG2 baseadas na arquitetura de jogos Xe-HPG agora estão em amostragem​

Intel Xe-HPG agora está em amostragem​

No ISC 2021, a Intel também forneceu uma breve atualização sobre a implantação da Arquitetura Xe.


De acordo com a Intel, o Xe-HPC (conhecido como Ponte Vecchio) foi ligado e atualmente está invalidado. Já vimos esse acelerador de alto desempenho sendo provocado por Raja Koduri e Pat Gelsinger antes, então a Intel está definitivamente esperando que ele cumpra . Este acelerador focado em HPC deve ser lançado no próximo ano, na melhor das hipóteses.

A Ponte Vecchio estará disponível em pelo menos três formatos, a Intel confirmou hoje, incluindo OAM (Open Accelerator Module) e na configuração de subsistema x4. O formato anterior também será usado pelo AMD Instinct MI200, que pode ser um concorrente potencial para produtos baseados na Ponte Vecchio.





Versão Intel Ponte Vecchio OAM, Fonte: Adreas Schilling



Hoje a Intel revelou que sua série Xe-HP (conhecida como Arctic Sound) já está presente em seu DevCloud, embora a empresa não tenha declarado se isso significa presença física ou disponibilidade real para os clientes.

Mais importante, porém, a Intel confirmou que sua família DG2 de GPUs para séries de jogos discretos agora está em amostragem. Embora a Intel não tenha confirmado se sua série Xe-HPG realmente será lançada este ano, é um bom indicador de que o produto já está sendo avaliado por parceiros. Esperançosamente, isso também significará que veremos vazamentos de desempenho do DG2 nas próximas semanas.


Atualização da arquitetura Intel Xe, fonte: Intel
 

GPUs discretas Intel DG2 (Xe-HPG) com lançamento previsto para CES 2022​

Intel DG2 na CES 2022​

Hardware Academy (硬件 学堂), um popular criador de conteúdo do Weibo, afirma que a Intel está pronta para lançar sua família DG2 de GPUs na CES.


De acordo com a entrada no Weibo , o criador recebeu informações confiáveis de que os gráficos discretos Intel DG2 serão lançados no CES 2022. Embora possa haver erros na tradução, a entrada menciona inegavelmente 'lançamento'. Isso ainda deixa a possibilidade de que os processadores para jogos baseados no Xe-HPG da Intel sejam anunciados um pouco mais cedo, possivelmente este ano.

Intel-DG2-CES-2022-Hardware-Academy-1200x781.jpg


Na CES deste ano, a Intel anunciou seus processadores vPRO de 11ª geração Tiger Lake, a série portátil de jogos Tiger Lake-H35 e sua série NUC 11. Desde então, o fabricante lançou CPUs de desktop de 11ª geração Rocket Lake-S, NUC 11 Extreme e processadores Tiger Lake-H.

O próximo CES pode ser preenchido com anúncios móveis de Alder Lake. Houve vazamentos de que a Intel anunciará laptops Alder Lake-P com GPUs DG2, marcando um marco importante para a Intel ao oferecer laptops para jogos totalmente Intel pela primeira vez. As GPUs Intel DG2 devem oferecer até 512 unidades de execução e 16 GB de memória GDDR6. Pelo menos cinco SKUs estão planejados de acordo com os vazamentos.

Intel-Xe-HPG-DG2-512EU.jpg


No mês passado, a Intel revelou que as GPUs DG2 estão agora em amostragem , que é a última etapa antes da qualificação final para produção em volume. O CES 2022 público começa em 5 de janeiro, enquanto os 'Media Days' ocorrerão dois dias antes, em 3 de janeiro.

x6yRjxk.png
 

A Intel demonstra suas GPUs DG2, confirma o roteiro da série ARC e o desenvolvimento da tecnologia de super sampling AI​

Intel ARC vai lutar contra AMD Radeon e NVIDIA GeForce​

Hoje a Intel confirmou oficialmente o nome de sua nova série de gráficos discretos. A partir do início de 2022, as placas gráficas Intel ARC vão competir com os produtos NVIDIA e AMD.




A Intel ARC vai estrear no início do próximo ano com a série DG2 de GPUs conhecida como Alchemist . O fabricante também confirmou que seu sucessor se chamará Battlemage, seguido por Celestial e Druid. Embora tenha havido vazamentos de que a Intel está trabalhando em GPUs DG3 (presumivelmente “Battlemage), não havia até agora nenhuma informação sobre seus sucessores.

Além disso, a Intel revelou uma imagem das duas primeiras GPUs DG2. Essas parecem ser GPUs DG2-128EU e DG2-512EU. Este último é o GPU carro-chefe da próxima série de desktops e móveis. A imagem também coincide com a foto revelada por Raja Koduri em junho .

A Intel também está revelando a primeira demonstração de jogabilidade com placas de vídeo Arc de pré-produção em ação. O vídeo não mostra contadores de taxa de quadros, o que torna impossível compará-lo com qualquer outro produto.

Super sampling baseada em IA em andamento na Intel

O que não deve ser omitido é o fato de que a Intel confirmou publicamente que está desenvolvendo uma tecnologia de superamostragem baseada em IA. Após o sucesso da NVIDIA DLSS e o recente anúncio e rápida adoção do AMD FSR, a Intel realmente não teve muita escolha a não ser desenvolver sua própria solução. Isso depois que a empresa já havia manifestado interesse em uma possível adoção do AMD FSR, que passou a ser de código aberto.

Os próximos produtos gráficos Intel Arc são baseados na microarquitetura Xe-HPG, uma convergência das microarquiteturas Xe LP, HP e HPC da Intel, que fornecerá escalabilidade e eficiência de computação com recursos gráficos avançados. Alchemist, a primeira geração de produtos Intel Arc, apresentará rastreamento de raios baseado em hardware e superamostragem orientada por inteligência artificial , e oferecerá suporte completo para DirectX 12 Ultimate.
- Intel

5rm84f3.png


Intel confirma que as GPUs Arc Alchemist DG2 irão suportar DisplayPort 2.0​

Placas de vídeo Intel Arc com suporte para DisplayPort 2.0​

Apenas um dia após a AMD apresentar o suporte DisplayPort 2.0 para seus drivers de GPU, a Intel confirma que suas próximas GPUs também suportarão o novo padrão de conexão de tela.


Phoronix relata que a Intel acaba de iniciar a ativação do padrão DisplayPort 2.0 para suas GPUs DG2. Como a família de GPU DG2 é mencionada diretamente nas notas de patch, é seguro dizer que a primeira geração de placas de vídeo Intel Arc codinome “Alchemist” terá suporte para DisplayPort 2.0.

Ainda não há monitores DisplayPort 2.0 disponíveis, mas pode-se esperar que os primeiros monitores estejam disponíveis em 2022. Neste momento, os GPUs AMD RDNA3 e Intel DG2 são esperados como os primeiros processadores de jogos discretos com suporte DP 2.0. Por enquanto, não há vazamentos no suporte NVIDIA Ada Lovelace para o padrão.

Arquitetura Xe-HPG baseada em placas gráficas Intel Arc chegando no início de 2022​

Intel apresenta nova marca de gráficos de alto desempenho: Intel Arc​

A nova marca gráfica cobrirá hardware, software e serviços. O primeiro silício aparecerá em produtos no primeiro trimestre de 2022, tanto em formatos móveis quanto em desktops.


O que há de novo: a Intel revelou hoje a marca de seus próximos produtos gráficos de alto desempenho para o consumidor: Intel® Arc ™. A marca Arc cobrirá hardware, software e serviços, e abrangerá várias gerações de hardware, com a primeira geração, baseada na microarquitetura Xe HPG, codinome Alchemist (anteriormente conhecido como DG2). A Intel também revelou os codinomes das futuras gerações sob a marca Arc: Battlemage, Celestial e Druid.

“Hoje é um momento chave na jornada gráfica que começamos há apenas alguns anos. O lançamento da marca Intel Arc e a revelação das futuras gerações de hardware significam o profundo e contínuo compromisso da Intel com os jogadores e criadores em todos os lugares. Temos equipes fazendo um trabalho incrível para garantir que proporcionemos experiências de primeira classe e sem atrito quando esses produtos estiverem disponíveis no início do próximo ano. ”
–Roger Chandler, vice-presidente da Intel e gerente geral de Produtos e Soluções Gráficas para Clientes

Por que é importante: Intel Xe é uma arquitetura escalonável de gráficos e computação projetada para oferecer desempenho e funcionalidade excepcionais, abrangendo sistemas discretos e datacenters a supercomputadores.



Os próximos produtos gráficos Intel Arc são baseados na microarquitetura Xe-HPG, uma convergência das microarquiteturas Xe-LP, HP e HPC da Intel, que fornecerá escalabilidade e eficiência de computação com recursos gráficos avançados. Alchemist, a primeira geração de produtos Intel Arc, apresentará rastreamento de raios baseado em hardware e super sampling orientada por inteligência artificial, e oferecerá suporte completo para DirectX 12 Ultimate.

Quem ajuda: A visão de longo prazo da Intel é levar jogos sem atrito e experiências de criação de conteúdo para jogadores e criadores em todo o mundo, dando-lhes inovação e escolha em hardware juntamente com ferramentas de software abertas e acessíveis.

Mais contexto: os produtos da Alchemist chegarão no primeiro trimestre de 2022. Visite Intel.com/Arc para obter mais detalhes, com mais detalhes chegando mais tarde em 2021.

Intel divulgará mais detalhes sobre sua tecnologia de super sampling baseada em IA esta semana​

Detalhes sobre a tecnologia Intel Super Resolution esta semana​

Anton Kaplanyan, vice-presidente de pesquisa gráfica da Intel, confirma que a empresa divulgará mais detalhes sobre sua tecnologia de superamostragem nesta semana.


Hoje a Intel finalmente confirmou o nome de suas GPUs para jogos discretos de alto desempenho, anteriormente conhecidas como Xe-HPG. A série Intel Arc com o codinome “ Alchemist ” agora está programada para estrear no início de 2022, não como anteriormente esperado para o final deste ano. Esses 4,5 meses de espera provavelmente serão preenchidos com teasers e anúncios em torno do grande retorno da Intel ao mercado de GPU discreto.

O desempenho bruto das GPUs de próxima geração é uma coisa, a tecnologia e o software por trás desses processadores são uma questão diferente. Para alguns, o software pode ser ainda mais importante do que a eficiência energética ou o desempenho de computação. Sem bons drivers, suporte para o lançamento de jogos no dia 0, bom software de overclock e uma alternativa para NVIDIA DLSS e AMD FSR, a Intel pode ter problemas para convencer os clientes a mudar.

Felizmente, uma das primeiras coisas que a Intel está prestes a divulgar são os detalhes de sua tecnologia de superamostragem neural. De acordo com Anton Kaplanyan, a Intel desenvolveu uma nova tecnologia de superamostragem que oferece visuais de alta qualidade a um custo menor '. O que isso significa é que a solução da Intel para aumentar o desempenho da GPU deve ter mais em comum com NVIDIA DLSS em vez de AMD FSR, o último não sendo baseado em algoritmo de rede neural.

Anton Kaplanyan também confirmou que as GPUs Xe-HPG suportam DirectX 12 Ultimate, o que significa Feature Level 12_2 com todos os seus recursos: mesh shading, ray tracing, VSR, feedback sampler. Uma demonstração muito curta da superamostragem de IA da Intel foi mostrada em um videoclipe. A resolução e as configurações ainda não foram divulgadas pela Intel.

Intel-ARC-XESS.jpg


Intel-ARC-Ray-Tracing.jpg


O nome da tecnologia ainda não é conhecido, no entanto, a tecnologia de supersampling baseada em IA da Intel era anteriormente referida internamente como XeSS , conforme revelado pela Lei de Moore está morta em abril . É muito provável que aprenderemos o nome final ainda esta semana:
 

Intel revela roadmap de gráficos ARC, tecnologia de super resolução Xe-Cores e XeSS​

Intel divulga detalhes sobre sua primeira série de jogos discretos​

No Intel 2021 Architecture Day, a Intel confirmou alguns detalhes sobre suas novas GPUs Arc, incluindo seus blocos de construção, arquitetura e tecnologia que alimentam as GPUs.



Arquitetura Xe-HPG​

As GPUs Intel DG2 serão construídas usando Xe-Cores e serão agrupadas em Render Slices . Cada Xe-Core será construído usando 16 Vector Engines (256 bits) e 16 Matrix Engines (1024 bits por mecanismo). Sob cada Xe-Core há uma única unidade de rastreamento de raio (sem um nome sofisticado como AMD ou NVIDIA). Assim, as GPUs DG2 terão um número igual de Xe-Cores e Ray Tracing Units. As GPUs DG2 apresentam Memory Fabric, que é um grande Cache L2.

A Intel lançou um diagrama de blocos da GPU carro-chefe DG2 (Arc Alchemist), a variante 512EU:

Intel-XeHPG-DG2-1.jpg


XeSS é a tecnologia de super sampling da Intel​

O Intel XSS será equipado com instruções DP4a e XMX que estão presentes nas GPUs DG1 (Xe-LP) já lançadas ou na próxima série Intel Xe-HPG (DG2). Os XMX Matrix Engines são o bloco de construção da aceleração de IA em GPUs Arc “Alchemist” de próxima geração. Cada chip DG2 contará com 16 motores de matriz e 16 motores de vetor

A Intel divulga que o tempo de renderização do frame será maior do que os métodos tradicionais de upscaling, mas também será significativamente menor do que a conversão de imagens nativas de 4K. Esses valores não estão vinculados a nenhum número, é apenas um diagrama conceitual.

Intel XeSS é uma tecnologia de aumento de escala baseada em tempo que levará em conta os vetores de movimento (velocidade) e o histórico de quadros anteriores. Esses dados serão processados pelas instruções XeSS XMX antes de chegarem ao pós-processamento.

Intel-XeSS-Super-Resolution-1-1.jpg


Intel-XeSS-Super-Resolution-2.jpg


Intel-XeSS-demo1.jpg


Intel-XeSS-demo2.jpg

Roteiro Xe-HPG sem datas​

A Intel agora confirmou que os codinomes da microarquitetura para as próximas três séries ARC, Alchemist, Battlemage e Celestial, serão construídos usando HPG e seus derivados, enquanto a quarta série Gen Arc deve apresentar uma nova microarquitetura, descrita como 'Xᵉ Next'. A série Alchemist usará a tecnologia de processo TSMC N6:

Intel-Architecture-Day-2021_Pressdeck_106.jpg


Intel-Xe-HPG.jpg


A linha completa de GPUs HPG tem a seguinte aparência:
  • Xᵉ HPG – Alchemist
  • Xᵉ² HPG – Battlemage
  • Xᵉ³ HPG – Celestial
  • Xᵉ Next Architecture – Druid

Intel-XeHPG-DG2-2.jpg


O que o slide oficial chamado 'Roadmap' claramente está faltando são as datas para as séries ARC consecutivas. A Intel apenas confirma que o Alchemist baseado em GPUs Xe-HPG (DG2) será lançado no primeiro trimestre de 2022 sem mais detalhes sobre as gerações futuras.

sNxWoVm.png



A tecnologia de super sampling baseada em Intel XeSS AI será de código aberto assim que amadurecer​

Intel XeSS funcionará em GPUs concorrentes​

No Architecture Day 2021, a Intel revelou os detalhes de seus produtos de próxima geração, incluindo a série de placas de vídeo Arc Alchemist, que será lançada no próximo ano.


A tecnologia de upscaling da Intel usará a instrução XMX disponível em GPUs DG2 (Arc Alchemist) ou instrução DP4a que está disponível em gráficos integrados da Intel baseados na arquitetura Xe-LP e em produtos concorrentes, como GPUs NVIDIA Pascal GP102-106.

A tecnologia Intel XeSS é baseada em redes neurais, o que a coloca na mesma categoria da NVIDIA DLSS. Essa tecnologia contará com vetores de movimento e buffers de histórico, que devem melhorar a qualidade dos gráficos em movimento. As demos compartilhadas pela Intel são lentas e provavelmente não nos dirão o quadro completo. No entanto, mesmo meses antes de as GPUs Alchemist estarem disponíveis, a Intels já está pronta para demonstrar sua tecnologia, o que também deve ser notado.

A demonstração é executada em silício de desktop de pré-produção do Arc Alchemist. O vídeo demonstra um aumento de desempenho 2x em 4K XeSS em comparação com a resolução nativa de 4K.

Intel-XESS-Demo-Samples-4.jpg


Intel-XESS-Demo-Samples-1.jpg


Intel-XESS-Demo-Samples-3.jpg


Os jogadores devem ficar maravilhados em saber que a Intel está planejando abrir o código-fonte de sua tecnologia para desenvolvedores de jogos e concorrentes. O plano inicial é oferecer SDKs para selecionar desenvolvedores de jogos e motores de jogos. Assim que a adoção do XeSS começar, a Intel irá abrir o código, o que pode representar uma ameaça para AMD FSR e NVIDIA DLSS, caso a tecnologia forneça melhores resultados e implementação mais fácil. A Intel confirmou que o SDK da versão XeSS XMX estará disponível ainda este mês com a versão DP4a chegando no final deste ano.

Intel-XeSS-Super-Resolution-3.jpg


Intel Xe-HPC Ponte Vecchio GPU apresenta até 128 Xe-Cores e 128 unidades de rastreamento de raio​

GPU de servidor Intel Ponte Vecchio com 45 TFLOPs de potência​

A Intel divulga os primeiros detalhes de seu acelerador Ponte Vecchio para data centers.


A Ponte Vecchio já alcançou 45 TFLOPs de desempenho de computação de precisão simples em sua versão atual de silício A0. Este acelerador de data center é o primeiro processador baseado em Xe-HPC com um design multi-tiles, incluindo Compute, Rambo, HBM e tiles EMIB, um total de 47 tiles com 100 bilhões de transistores.

Intel-Ponte-Vecchio-2.jpg

Intel-Ponte-Vecchio-3-1.jpg


O Xe-HPC Xe-Core, o bloco de construção da GPU possui 8 motores vetoriais e 8 motores matriciais. Em comparação com o Xe-HPG, a Ponte Vecchio terá menos motores, mas eles operam em barramentos mais largos (512 bits e 4096 bits respectivamente). Para HPG, são 256b e 1024b.

Intel-Ponte-Vecchio-5.jpg


O Xe-HPC Slice é o bloco de construção principal, que combina 16 Xe-Cores. O que pode ser interessante é o fato de que a Ponte Vecchio está equipada com unidades de rastreamento de raios. Da mesma forma que o HPG, cada Xe-Core está vinculado a uma única unidade RT. Os objetivos desses núcleos foram listados no slide oficial como Ray Traversal, Triangle Intersection, Bounding Box Intersection. Ser um acelerador de servidor significa que esses núcleos, obviamente, não são para jogos.

Intel-Ponte-Vecchio-7.jpg


A Ponte Vecchio estará disponível em configurações de 1 e 2 pilhas. Isso significa especificações de até 8 núcleos, 128 Xe-Cores e 128 unidades de rastreamento de raio. A configuração de 2 pilhas terá 8 controladores de memória para HBM2e.

Intel-Ponte-Vecchio-8.jpg

Intel-Ponte-Vecchio-1.jpg


A GPU Intel Ponte Vecchio apresenta 5 nós de processo diferentes, o que a torna um dos aceleradores de HPC mais complexos do mercado. Isso pode ter um impacto no fornecimento de GPUs da Ponte Vecchio, caso algum componente tenha uma escassez esperada. A Intel está se comparando ao acelerador NVIDIA A100 por mais do que dobrando sua taxa de transferência FP32 em 45 TFLOPs. A solução da NVIDIA oferece 19,5 TFLOPs.

A GPU agora deve fazer uma estreia formal no próximo ano.

Intel-Ponte-Vecchio-2-1.jpg

Intel-Ponte-Vecchio-3.jpg
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo