Inúmeros problemas com Samsung Galaxy A30, tem celular PIOR que esse???

Seversky

know-it-all Member
Registrado
No final de 2019 comprei um Galaxy A30, e com menos de 1 ano de uso (ou seja, no fim do ano passado), o aparelho começou a apresentar alguns bugs, e com o passar dos meses, mais e mais bugs foram aparecendo, cada vez mais, a saber:


1) Recusa em recarregar, mesmo usando o carregador original, ou outros carregadores, ou via USB, com diversos cabos diferentes. Mas não parece ser mau contato, pois mesmo "fuçando" no cabo repetidas vezes, ou plugando e desplugando inúmeras vezes, NÃO adianta, simplesmente NÃO dá nem sinal de conexão e NÃO carrega. Mas, se tento de novo 1 ou 2 horas depois, às vezes começa a recarregar, de primeira! Mas muitas vezes continua se recusando a carregar, daí preciso então esperar mais 1 ou 2 horas, é um saco! E Isso acontece com qualquer carga de bateria (pode ser 90%, 50%, 10%) etc, ou seja, não tem nenhum padrão.

2) As vezes NENHUM alarme funciona, seja o nativo do aparelho ou QUALQUER app de alarme. Simplesmente, ignora o alarme, Fica assim por dias ou semanas, até que, por milagre, volta a funcionar. Não dá pra confiar.

3) Internet às vezes para de funcionar, seja wi-fi ou dados móveis, tem que colocar em modo avião e tirar, ou mesmo reiniciar o aparelho.

4) As vezes teima em não atualizar aplicativos, mesmo com internet funcionando. Fica eternamente baixando ou atualizando, e nada. Tem que reiniciar o aparelho e rezar pra atualizar depois.

5) As vezes já tá meio lerdo, como para iniciar ou usar o app do banco, por exemplo. Muitas demora demora uma eternidade pro assistente de voz do Google funcionar, mesmo em modo wi-fi e com excelente conexão. Meus celulares anteriores demoravam uns 3 anos pra começar a dar sinais de falta de fôlego, esse já tá abrindo o bico com pouco mais de 1 ano.

6) Mesmo com muito pouco uso, a bateria dura 1, 2 ou 3 dias, no máximo, sendo que a bateria dos meus celulares anteriores durava 5 a 8 dias, mesmo depois de 3 ou 4 anos de uso. Deixo claro que na verdade, uso muito pouco o celular: basicamente só faço ligações, uso o alarme, chamo uber, uso app do banco e muito de vez em quando jogo xadrez, pouca coisa além disso... raramente acesso redes sociais, e nem sequer uso whatsapp.


ENFIM: Esse é disparado o PIOR celular que já tive... costumo ficar 3 ou 4 anos com um celular, mas este , com apenas 1 ano e meio de uso, só tá me enchendo o saco e ficando lerdo. Já tive Motorola e Alcatel, e mesmo o Alcatel (um celular bem barato) era bem melhor que esse.


*** OBS: ***

- Já cansei de limpar cache de aplicativos, otimizar, limpar memória, resetar as configs do aparelho e etc... é inútil!!!

- Usei apenas pouco mais da metade da memória dele, ou seja, não está lotado, nem perto disso.

- Não instalo muitos aplicativos e não instalei nenhum jogo, exceto xadrez, pois como já disse, não sou muito de usar celular


Bem... Há alguma coisa a fazer? Outro dono com os mesmos problemas? Conseguiu resolver? Ou jogo no lixo e parto pra outro mesmo?
 
Eu estava lendo tudo com bastante atenção, até que cheguei na parte que outros celulares duravam cerca de 5 a 8 dias, mesmo celulares com 4 anos de uso.
Quando faço uma síntese temporal, não consigo imaginar nenhum aparelho que dure esse período.
Talvez se você desativar por completo as conectividades e que praticamente não toque no aparelho, ele pode chegar perto disso, mas definitivamente, não é um comportamento natural.

Você relatou várias coisas que podem condizer sim com o modelo em questão, ou talvez seja apenas uma unidade defeituosa que você teve o azar de adquirir. Mas ainda assim vejo vários pontos que podem ser justificados como problemática não proveniente do aparelho.

Se eu propusesse algo bem pragmático, seria: backup do que puder ser feito, restauração de fábrica e reconfiguração do zero.
 
6) Mesmo com muito pouco uso, a bateria dura 1, 2 ou 3 dias, no máximo, sendo que a bateria dos meus celulares anteriores durava 5 a 8 dias, mesmo depois de 3 ou 4 anos de uso. Deixo claro que na verdade, uso muito pouco o celular: basicamente só faço ligações, uso o alarme, chamo uber, uso app do banco e muito de vez em quando jogo xadrez, pouca coisa além disso... raramente acesso redes sociais, e nem sequer uso whatsapp.

Isso é impossível.

Se ele dura 3 dias, considere-se com sorte. O único aparelho que consegue essa duração de bateria é o M51 e talvez o G9 Plus.

Tenho um parente com um A30 e nunca deu problema.

Já procurou a assistência técnica da Samsung? Se estiver na garantia, eles tem que se virar para resolver os problemas.
 
Isso é impossível.
Dependendo do uso da pessoa, rola sim, quando eu tinha meu Zenfone 3 Zoom fazia por volta dos 5-6 dias também, 2 anos de uso, masss claro que uso extremamente leve
 
Eu estava lendo tudo com bastante atenção, até que cheguei na parte que outros celulares duravam cerca de 5 a 8 dias, mesmo celulares com 4 anos de uso.
Quando faço uma síntese temporal, não consigo imaginar nenhum aparelho que dure esse período.

Isso é impossível.

Não tem nada impossível e não é necessário imaginar nada. Apenas fique um semana sem praticamente usar seu celular, e a bateria vai durar 1 semana ou quase isso, dependendo do aparelho. Faça a experiência, simples assim, não precisa imaginar.

Eu falei que uso muito pouco, inclusive.

Lembro aliás que o próprio aplicativo do meu antigo Moto G primeira geração dava a previsão da bateria, mostrando às vezes 7 a 8 dias de previsão baseado no consumo atual. O Alcatel tb durava 1 semana ou quase isso. Mas este Galaxy mostra apenas 2 dias, mesmo com meu uso ínfimo, e sempre foi assim.

Mas este NÃO é o ponto principal do meu post, não foquem nisso e nem fique discutindo isso, por favor... o problema mesmo são os demais pontos.
 
Não tem nada impossível e não é necessário imaginar nada. Apenas fique um semana sem praticamente usar seu celular, e a bateria vai durar 1 semana ou quase isso, dependendo do aparelho. Faça a experiência, simples assim, não precisa imaginar.

Eu falei que uso muito pouco, inclusive.

Lembro aliás que o próprio aplicativo do meu antigo Moto G primeira geração dava a previsão da bateria, mostrando às vezes 7 a 8 dias de previsão baseado no consumo atual. O Alcatel tb durava 1 semana ou quase isso. Mas este Galaxy mostra apenas 2 dias, mesmo com meu uso ínfimo, e sempre foi assim.

Mas este NÃO é o ponto principal do meu post, não foquem nisso e nem fique discutindo isso, por favor... o problema mesmo são os demais pontos.

Eu falei o que falei por já ter feito diversos testes de cenários diferentes a fim de ter noção da duração de baterias (trabalho multidisciplinar na época de faculdade).
Tanto que no meu post simulei uma situação (ao meu ver hipotética) que poderia trazer essa realidade. Mas enfim...

Repito o que disse: se for factível, recomendo fazer backup das coisas e colocar o aparelho em configurações de fábrica, e a partir daí ir reconfigurando.
Caso persista: assistência.

Um colega tem o aparelho e nunca reclamou de algo perto do que você expôs aqui.
 
Já procurou a assistência técnica da Samsung? Se estiver na garantia, eles tem que se virar para resolver os problemas.

Com 1 ano e meio, já expirou a garantia. Mas já contatei a assistência deles, e só dizem para fazer hard reset.

Eu falei o que falei por já ter feito diversos testes de cenários diferentes a fim de ter noção da duração de baterias (trabalho multidisciplinar na época de faculdade).
Tanto que no meu post simulei uma situação (ao meu ver hipotética) que poderia trazer essa realidade. Mas enfim...

Repito o que disse: se for factível, recomendo fazer backup das coisas e colocar o aparelho em configurações de fábrica, e a partir daí ir reconfigurando.
Caso persista: assistência.

É, pode ser que os celulares atuais realmente não tenham a mesma durabilidade de bateria dos mais antigos, ou o Android hoje tenha muito mais coisa rodando em segundo plano, sei lá. Só sei que o Moto G primeira geração e o Alcatel, meus 2 anteriores, tinham essa durabilidade. Mas aí estamos falando de celulares lançados em 2013 e 2017, respectivamente. Ah, esqueci de mencionar meu primeiro celular, um Nokia 5800, lá dos idos de 2008 ou 2009, que tb durava cerca de 1 semana, mas nem era Android.

Ou seja: TODOS os meus celulares anteriores tinham bateria que duravam 1 semana, esse é o primeiro que não faz isso. Mas entendi que isso pode ser o normal dele, então, sobre este ponto, está resolvido pra mim, ok.

Mas com relação aos demais problemas, pelo visto, só resta mesmo fazer um hard reset...
 
Última edição:
Com 1 ano e meio, já expirou a garantia. Mas já contatei a assistência deles, e só dizem para fazer hard reset.



É, pode ser que os celulares atuais realmente não tenham a mesma durabilidade de bateria dos mais antigos, ou o Android hoje tenha muito mais coisa rodando em segundo plano, sei lá. Só sei que o Moto G primeira geração e o Alcatel, meus 2 anteriores, tinham essa durabilidade. Mas aí estamos falando de celulares lançados em 2013 e 2017, respectivamente. Ah, esqueci de mencionar meu primeiro celular, um Nokia 5800, lá dos idos de 2008 ou 2009, que tb durava cerca de 1 semana, mas nem era Android.

Ou seja: TODOS os meus celulares anteriores tinham bateria que duravam 1 semana, esse é o primeiro que não faz isso. Mas entendi que isso pode ser o normal dele, então, sobre este ponto, está resolvido pra mim, ok.

Mas com relação aos demais problemas, pelo visto, só resta mesmo fazer um hard reset...
Cara, que milagre é esse que vc faz com a bateria? kkkkk o meu Moto G de primeira geração não durava nem 1 dia completo kkkkkkk
Meu Razr HD durava 6 horas huuahhuahua (com o 4g ligado)

Enfim, fico espantado que você ainda não fez hard reset. Bugs assim podem acontecer em qualquer celular, você pode ter instalado algo errado ou coisa do tipo.
O mais indicado é o hard reset
 
Temos em casa um A20 comprado a 1 ano e meio, sem problemas, celularzinho muito honesto pelos 750,00 que custou.

Outra coisa, se a sua bateria chega a durar até 3 dias, erga as mãos para os céus, a realidade dos melhores celulares atuais é 1 dia, ou 1 dia e meio e olha lá, me parecer que vc parou no tempo ou viveu numa bolha em termos de celulares

Não existe celular hoje que dura 1 semana a bateria, isso era no tempo pré smartphone, esses celulares que vc citou praticamente não tinham tela, não tinham internet, wifi, não se fazia praticamente nada com eles além de telefonar. Os atuais tem tela gigante de alta resolução, são praticamente um computador, ou até mais poderosos que alguns desses. Como vc quer que uma bateria minúscula dure 1 semana ?

É a mesma coisa que querer que um SUV com motor V8 gaste igual a um Uno Mille.
 
Temos em casa um A20 comprado a 1 ano e meio, sem problemas, celularzinho muito honesto pelos 750,00 que custou.

Outra coisa, se a sua bateria chega a durar até 3 dias, erga as mãos para os céus, a realidade dos melhores celulares atuais é 1 dia, ou 1 dia e meio e olha lá, me parecer que vc parou no tempo ou viveu numa bolha em termos de celulares

Não existe celular hoje que dura 1 semana a bateria, isso era no tempo pré smartphone, esses celulares que vc citou praticamente não tinham tela, não tinham internet, wifi, não se fazia praticamente nada com eles além de telefonar. Os atuais tem tela gigante de alta resolução, são praticamente um computador, ou até mais poderosos que alguns desses. Como vc quer que uma bateria minúscula dure 1 semana ?

É a mesma coisa que querer que um SUV com motor V8 gaste igual a um Uno Mille.
Nossa senhora, meu nokia 3310 fazia isso hahaha
 
Enfim, fico espantado que você ainda não fez hard reset. Bugs assim podem acontecer em qualquer celular, você pode ter instalado algo errado ou coisa do tipo.
O mais indicado é o hard reset

Considerando que não instalo quase nada, meio difícil ter instalado algo errado, muito menos ao ponto de dar tantos problemas diferentes.

Mas vou fazer o hard reset.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Não existe celular hoje que dura 1 semana a bateria, isso era no tempo pré smartphone, esses celulares que vc citou praticamente não tinham tela, não tinham internet, wifi, não se fazia praticamente nada com eles além de telefonar. Os atuais tem tela gigante de alta resolução, são praticamente um computador, ou até mais poderosos que alguns desses. Como vc quer que uma bateria minúscula dure 1 semana ?

É a mesma coisa que querer que um SUV com motor V8 gaste igual a um Uno Mille.

Hã?

Eu citei o O Moto G1 de 2013 e o Alcatel A3 XL de 2017 (com tela de 6")... como assim era "do tempo pré-smartphone" , que começou com o iPhone em 2007, ou seja, muito antes? Como assim "não tinham tela, não tinham internet, wifi, não se fazia praticamente nada com eles além de telefonar "?!?!?!?!? o_O Até o Nokia 5800 já tinha tela do mesmo tamanho dos primeiros iPhone e acessava internet e wifi.

Pra mim é simplesmente projeto porco da Samsung, mas como eu já disse, já me conformei que é assim mesmo, e pronto, não tô nem mais questionando isso.
 
Última edição:
Dica pra possivelmente resolver o 1: pegue um palito de dente e tente limpar a sujeira da porta de carregamento. Na grande maioria das vezes é só sujeira dos bolsos acumulada lá mesmo.

E o 2 é comportamento bem conhecido, a Samsung é a campeã no site dontkillmyapp.com, desde o Android 9 eles passam a fazer otimizações extremamente agressivas pra fazer a bateria render mais, acaba que não deixa nem o próprio alarme do celular rodar depois de alguns dias.
 
Considerando que não instalo quase nada, meio difícil ter instalado algo errado, muito menos ao ponto de dar tantos problemas diferentes.

Mas vou fazer o hard reset.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Pra mim é simplesmente projeto porco da Samsung, mas como eu já disse, já me conformei que é assim mesmo, e pronto, não tô nem mais questionando isso.
Não tem projeto porco nenhum, é um celular normal, no mesmo nível de outros dessa faixa de preço no mercado, pelo menos melhor que a imensa maioria dos Motorola dessa faixa, comprou um celular usado que provavelmente já estava com defeito e o antigo dono se livrou dele
 
Não tem projeto porco nenhum, é um celular normal, no mesmo nível de outros dessa faixa de preço no mercado, pelo menos melhor que a imensa maioria dos Motorola dessa faixa, comprou um celular usado que provavelmente já estava com defeito e o antigo dono se livrou dele

Comprei novo
 
Última edição:
Se os problemas começaram enquanto havia garantia, qual o motivo pra não ter usado então?

Quanto a bateria não carregar, como já foi dito acima, pode ser sujeira dentro do conector. Quanto a autonomia, há diversos fatores que fazem os aparelhos atuais durarem menos (resolução e taxa de atualização de tela, sensores dos mais diversos ativos no aparelho, redes de telefonia e de wifi, dentre outros) se comparado a modelos do passado e 3 dias (ou 72 horas) de stand-by é um feito e tanto para os padrões atuais.
 
Se os problemas começaram enquanto havia garantia, qual o motivo pra não ter usado então?

Como eu expliquei: Apenas alguns dos bugs se manifestaram pouco antes do térmico da garantia de 1 ano, mas ainda era pouca coisa para acionar a garantia, mesmo pq todo celular ou o Android sempre tem bugs, não dá pra ficar acionando garantia toda vez que tem um probleminha.

Após a garantia, foram aparecendo cada vez mais, até chegar a este ponto acumulativo.

De qualquer forma, eu contatei a Samsung, mas como já expliquei, eles de fato não sabem resolver nada, sempre falam aquilo que a gente tá careca de saber : Limpar cache, atualizar aplicativos, atualizar Android, aplicar configurações iniciais e etc, e se nada resolver, fazer hard reset. Mas tudo isso eu mesmo faço, não faz sentido mandar pra assistência.

Neste fim de semana farei um hard reset.
 
Essa linha A só presta do A50 pra cima, eu tenho uma A20s que a empresa fornece, péssimo celular, lerdo, trava muito, touch é horrível, tem que apertar constantemente por exemplo 3 vezes para abrir o Whats, fora quando da a louca nele e começa a ter toque fantasma para todo lado, e todo mundo q tem da empresa tem o mesmo defeito, diminuíram demais a qualidade nessa linha A.
 
Essa linha A só presta do A50 pra cima, eu tenho uma A20s que a empresa fornece, péssimo celular, lerdo, trava muito, touch é horrível, tem que apertar constantemente por exemplo 3 vezes para abrir o Whats, fora quando da a louca nele e começa a ter toque fantasma para todo lado, e todo mundo q tem da empresa tem o mesmo defeito, diminuíram demais a qualidade nessa linha A.

É, ainda tem essa coisa chata do toque falho, noto que acontece até mesmo nos apps nativos.

Mas fiz o hard reset ontem (demorou adoidado para reiniciar depois da formatação) e voltei o backup, vamos ver se a coisa melhora um pouco.
 
O hard reset de sábado parece que não resolveu grande coisa.

Hoje fui acessar o Messenger e ficou eternamente tentando abrir o app. Tive que reiniciar o celular. Outros apps também as vezes são meio lentos pra abrir, tem que tocar 2 ou 3x para responder, e etc. A mesma porcaria....

Também testei instalar um app novo e o mesmo problema: Fica eternamente "pendente". De novo, a mesma porcaria...

O reconhecimento facial continua sem funcionar , só funciona quando quer... a mesma porcaria (antes que perguntem, já refiz várias vezes e já coloquei rosto alternativo, nada adianta)

E o consumo de bateria continua estranho. Fiz um teste, deixando o aparelho desconectado da internet, gps desativado, em modo de economia de energia máxima e não o usei para absolutamente nada, desde por volta das 11:00 da manhã de domingo, quando estava 100% e a manhã de hoje, e já foi embora 37% de bateria, não sei pra onde.

Desisto desta total porcaria de celular, vou comprar outro e deixar esse de backup. Vou olhar os Motorola G9 (minha experiência com Motorola foi ótima e prefiro Android o mais puro e minimalista possível) e os Poco X3, que falam muito bem.
 
Última edição:
O hard reset de sábado parece que não resolveu grande coisa.

Hoje fui acessar o Messenger e ficou eternamente tentando abrir o app. Tive que reiniciar o celular. Outros apps também as vezes são meio lentos pra abrir, tem que tocar 2 ou 3x para responder, e etc. A mesma porcaria....

Também testei instalar um app novo e o mesmo problema: Fica eternamente "pendente". De novo, a mesma porcaria...

O reconhecimento facial continua sem funcionar , só funciona quando quer... a mesma porcaria (antes que perguntem, já refiz várias vezes e já coloquei rosto alternativo, nada adianta)

E o consumo de bateria continua estranho. Fiz um teste, deixando o aparelho desconectado da internet, gps desativado, em modo de economia de energia máxima e não o usei para absolutamente nada, desde por volta das 11:00 da manhã de domingo, quando estava 100% e a manhã de hoje, e já foi embora 37% de bateria, não sei pra onde.

Desisto desta total porcaria de celular, vou comprar outro e deixar esse de backup. Vou olhar os Motorola G9 (minha experiência com Motorola foi ótima e prefiro Android o mais puro e minimalista possível) e os Poco X3, que falam muito bem.
Cuidado que poco x3 a maioria ta tendo problema de solda no processador. Algumas pessoas ao redor de mim tiveram esse problema, pesquisando na internet descobrimos que era super comum. Não era mais uma questão SE vai dar o problema, mas sim QUANDO.
 
Cuidado que poco x3 a maioria ta tendo problema de solda no processador. Algumas pessoas ao redor de mim tiveram esse problema, pesquisando na internet descobrimos que era super comum. Não era mais uma questão SE vai dar o problema, mas sim QUANDO.

Pá de ouro pra vc. Parabéns.:thathue:

Mas que tópico maluco. Celular que dura 1 semana ligado? Acho que nem 100% do tempo em stand by rs. Vai ver era um Nokia do final da década de 90. :haha:
 
Pá de ouro pra vc. Parabéns.:thathue:

Mas que tópico maluco. Celular que dura 1 semana ligado? Acho que nem 100% do tempo em stand by rs. Vai ver era um Nokia do final da década de 90. :haha:
Kkkkk emocionado que recebi a pá de ouro pela primeira vez
Nem sei como vim parar aqui
 
Pá de ouro pra vc. Parabéns.:thathue:

Mas que tópico maluco. Celular que dura 1 semana ligado? Acho que nem 100% do tempo em stand by rs. Vai ver era um Nokia do final da década de 90. :haha:
volta e meia aparece uns malucos desses aqui, e logo somem, kkkk
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo