Inverter a rotação de um Cooler

OrBiTaL

Retarded User
Registrado
Alguém sabe como inverter a rotação de um cooler. Eu tentei mudar a polarização dos fios vermelho/preto, mas não deu em nada. Olhando pelo lado eu noto um regulardor de tensão integrado (ou algo muito parecido), então concluo que teve ter algo com uns diodos/transistores que impede uma simpler inverção de polarização.

Alguem tem alguma ideia de como fazer isso ? De preferencia de um jeito mais facil possivel, pois eu não to muito afim de exumar o cooler.
 
Pronto ... abri o puto !
Não tem muito oq ver aqui. Saco de eletrônica, mas nada de motor elétrico.
E pra piorar as coisas, o meu multímetro ferrou ... :(
 
Alguém sabe como inverter a rotação de um cooler. Eu tentei mudar a polarização dos fios vermelho/preto, mas não deu em nada. Olhando pelo lado eu noto um regulardor de tensão integrado (ou algo muito parecido), então concluo que teve ter algo com uns diodos/transistores que impede uma simpler inverção de polarização.

Alguem tem alguma ideia de como fazer isso ? De preferencia de um jeito mais facil possivel, pois eu não to muito afim de exumar o cooler.



infelizmente nao da...ele tem um transistor que nao deixa vc inverter a polaridade!!!se vc tirar ele ai sim, mas nem vale a pena, vc vai ter que abrir tudo...
 
isso mesmo.
Os coolers tem um transistor para segurar q a ventoninha vai rodar pro lado certo.

Bom aki no pc eu simplesmente tirei e inverti o cooler da fonte, funcionou perfeitamente.
 
Okay, valeu pela ajuda.
É que eu to querendo colocar um cooler de 120 no topo do meu gabinete jogando o ar pra fora. E com o cooler nessa posição ele trepida um pouco e por isso faz um barulhinho extra, mas eu antei testando uns trecos aqui e acho que se eu fizer umas gambiarras e prender ele bem eu consigo anular.

O estranho é que se eu virar o cooler, pra jogar o vento pra baixo, ele nao trepida.
 
a pressão aerodinamica quando a hélice esta voltada para jogar ar para baixo, faz com que se crie um vacuo parcial no na parte superior do cooler (obvio neh?!) logo a helice é "empurrada" para baixo para preencher o vacuo parcial, ficando assim mais "presa" ao cooler, no caso contrario acontece exatamente o contrario, e ainda tem a gorça G que ajuda a hélice a "cair" um pouco mais...
 
a pressão aerodinamica quando a hélice esta voltada para jogar ar para baixo, faz com que se crie um vacuo parcial no na parte superior do cooler (obvio neh?!) logo a helice é "empurrada" para baixo para preencher o vacuo parcial, ficando assim mais "presa" ao cooler, no caso contrario acontece exatamente o contrario, e ainda tem a gorça G que ajuda a hélice a "cair" um pouco mais...
Exato, mas a Hélice é basicamente presa por força magnetica, eu já tirei a presilha que segura a helice no corpo do cooler e mesmo assim ele continua trepidando....
É ... até que está fazendo sentido essa trepidação agora ...

A hélice cai por causa da terceira lei de newton :p (se ela empurra o ar pra cima, o ar empurra ela pra baixo) e por causa da gravidade (essa ae é menos importante). Ae a força magnetica que segura ela tem que realizar um trabalho para puxa-la de volta, e isso faz com que a hélice fique oscilando em um movimento harmonico com uma frequencia escrota que faz a porra do cooler ficar trepidando.

Eu andei fazendo uns testes aqui e notei que se eu prender bem o cooler ele fica quieto :p. Coloquei um acabamento com fita isolante no lugar em que o parafuso prende o cooler no gabinete para fazer um "amortecimento" da trepidação e prendi bem o cooler.

Ae pessoal valeu pela ajuda !!
 
tem uns ktis da vantec que "solucionam" a situação, a helice não vai parar de trepidar, mais não é a helice que faz barulho e sim o corpo do fan como um todo que quando ele não está 100% preso trepida junto por inercia... esses kits saum transparentes e tal fica bunitinho, mais é um poco caro....
 
opa, blz

da pra vc virar ele de lado ai muda a direção do ar!!!

falow
 
se de um lado ele trepida
e do otro ele n trepida... ctz q ta bixado... ow as buchas ow o rolamento
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo