[TÓPICO DEDICADO] IP CGNAT (Carrier Grade NAT) - Transição para o IPv6

mais agora que vc tem ip publica o upnp ja faz isso
torresmo suporta ipv6 plex se rodar no seu pc tambem
o fabio akita ate fez um video mostrando isso mais usando uma vpn como exemplo
PS4/5 so não suporta ipv6 pois a sony e preguiçosa
qual e o provedor ?
Naxi.

Ontem dei uma olhada no PS5 e tá nat type 2 ainda... mas vi isso tarde a noite e não tive saco pra tentar ajeitar.

Verifiquei no router e to com ip público já, UPnP tá ligado, tem outro dispositivo usando já.... será que tem reiniciar o PS5? Mudar alguma coisa no firewall do router talvez?
 
Naxi.

Ontem dei uma olhada no PS5 e tá nat type 2 ainda... mas vi isso tarde a noite e não tive saco pra tentar ajeitar.

Verifiquei no router e to com ip público já, UPnP tá ligado, tem outro dispositivo usando já.... será que tem reiniciar o PS5? Mudar alguma coisa no firewall do router talvez?
Posso estar enganado mas acho que você não vai conseguir o NAT 1 nunca.
Há mais de 10 anos atrás quando eu usava velox e tinha um modem e um roteador separados em 2 aparelhos, eu só conseguia NAT1 caso ligasse o console diretamente no modem sem passar por um roteador caseiro.
Mas ressalto que NAT2 era suficiente para tudo que eu precisava, principalmente jogar Street Fighter 4 que era um jogo Peer-to-peer cheio de frescura pra funcionar.
 
Naxi.

Ontem dei uma olhada no PS5 e tá nat type 2 ainda... mas vi isso tarde a noite e não tive saco pra tentar ajeitar.

Verifiquei no router e to com ip público já, UPnP tá ligado, tem outro dispositivo usando já.... será que tem reiniciar o PS5? Mudar alguma coisa no firewall do router talvez?
ve se o emule vai pegar id alta se sim fica de boa que o ip e publico
ps5 cheio de frescura em
 
Posso estar enganado mas acho que você não vai conseguir o NAT 1 nunca.
Há mais de 10 anos atrás quando eu usava velox e tinha um modem e um roteador separados em 2 aparelhos, eu só conseguia NAT1 caso ligasse o console diretamente no modem sem passar por um roteador caseiro.
Mas ressalto que NAT2 era suficiente para tudo que eu precisava, principalmente jogar Street Fighter 4 que era um jogo Peer-to-peer cheio de frescura pra funcionar.
O problema do NAT2 é se vc pega um zé com NAT3 (strict), daí da umas zuada as vezes no voice chat e tal.

Mas não é uma prioridade minha mudar isso também. O principal uso vai ser hostear uns aplicativos que rodo num server pra acessar fora da rede.... pensando em rodar uma cloud de arquivos tb, pra não depender mais de google drive.
 
Alguém já teve/tem problema de velocidade ao ligar o ipv6 ? Quando deixo ligado minha velocidade o down cai absurdamente, quando desligo fica no máximo (600/480)
 
Alguém já teve/tem problema de velocidade ao ligar o ipv6 ? Quando deixo ligado minha velocidade o down cai absurdamente, quando desligo fica no máximo (600/480)
Sim, logo quando peguei 300mb em 2020 o provedor tava testando IPv6; uma vez liguei lá e ativaram pra mim mas o roteador intelbras que eles instalavam na época não conseguia passar de 130mb em IPv6 então adiaram a ativação pra todo mundo em mais de um ano enquanto trocavam os roteadores.
 
Queria entender uma coisa em relação ao CGNAT.
No meu provedor atual eu claramente estou em CGNAT, porém a função DMZ funciona. Não deveria ser o contrário?

Se eu precisar usar algo P2P como por exemplo um tracker privado, em situação normal eu não faço upload nenhum, porém quando eu seto o ip local da minha máquina no DMZ do roteador começa a funcionar na hora.

Se eu deixar somente a cargo do UPnP não funciona.
 
Abri um tópico sobre essa questão e pediram para seguir aqui. Estou me mudando para um condomínio onde as operadoras maiores como Vivo e Oi não chegam, aí a solução é contratar essas menores que devem usar a infra das outras ou partir para Star Link, mas a questão é que as duas disponíveis usam GCNat. Por mais R$ 50 posso migrar para o IP fixo e gerenciar as aplicação do roteador eu mesmo, coisa que não existe no serviço padrão, com o "IP fantasma". Fantasma porque é aquela coisa de você consultar o IP e descobrir que não é o verdadeiro. Alguém sabe se a Star permite liberação de portas ou DMZ?
 
Abri um tópico sobre essa questão e pediram para seguir aqui. Estou me mudando para um condomínio onde as operadoras maiores como Vivo e Oi não chegam, aí a solução é contratar essas menores que devem usar a infra das outras ou partir para Star Link, mas a questão é que as duas disponíveis usam GCNat. Por mais R$ 50 posso migrar para o IP fixo e gerenciar as aplicação do roteador eu mesmo, coisa que não existe no serviço padrão, com o "IP fantasma". Fantasma porque é aquela coisa de você consultar o IP e descobrir que não é o verdadeiro. Alguém sabe se a Star permite liberação de portas ou DMZ?
Talvez no tópico da Starlink te respondam mais rápido e com experiências próprias.

 
Abri um tópico sobre essa questão e pediram para seguir aqui. Estou me mudando para um condomínio onde as operadoras maiores como Vivo e Oi não chegam, aí a solução é contratar essas menores que devem usar a infra das outras ou partir para Star Link, mas a questão é que as duas disponíveis usam GCNat. Por mais R$ 50 posso migrar para o IP fixo e gerenciar as aplicação do roteador eu mesmo, coisa que não existe no serviço padrão, com o "IP fantasma". Fantasma porque é aquela coisa de você consultar o IP e descobrir que não é o verdadeiro. Alguém sabe se a Star permite liberação de portas ou DMZ?
DMZ so se não for cgnat
não da pra fazer tudo via ipv6 ?
 
Queria entender uma coisa em relação ao CGNAT.
No meu provedor atual eu claramente estou em CGNAT, porém a função DMZ funciona. Não deveria ser o contrário?

Se eu precisar usar algo P2P como por exemplo um tracker privado, em situação normal eu não faço upload nenhum, porém quando eu seto o ip local da minha máquina no DMZ do roteador começa a funcionar na hora.

Se eu deixar somente a cargo do UPnP não funciona.
Hmm, interessante isso, mas ainda não entendi direito seu comentário, vc poderia me corrigir se eu estiver errado. Quando vc cita que adicionou seu ip local no dmz, esse ip local seria o que a pessoa atribui manualmente no roteador? Aí adicionando esse ip no dmz libera as portas mesmo estando em cgnat, é isso? Mesmo setando o ip local no dmz o upnp precisa continuar habilitado?

Se estiver errado vc poderia me explicar qual seria esse ip local que vc fala? Fiquei interessado de testar aqui pra ver se funciona, como no seu caso.
 
Hmm, interessante isso, mas ainda não entendi direito seu comentário, vc poderia me corrigir se eu estiver errado. Quando vc cita que adicionou seu ip local no dmz, esse ip local seria o que a pessoa atribui manualmente no roteador? Aí adicionando esse ip no dmz libera as portas mesmo estando em cgnat, é isso? Mesmo setando o ip local no dmz o upnp precisa continuar habilitado?

Se estiver errado vc poderia me explicar qual seria esse ip local que vc fala? Fiquei interessado de testar aqui pra ver se funciona, como no seu caso.
a forma mais simples e fazer isso e testar no emule
se der id alta parabéns vc passou pelo cgnat e esta recebendo conceções diretas senão nada feito
 
a forma mais simples e fazer isso e testar no emule
se der id alta parabéns vc passou pelo cgnat e esta recebendo conceções diretas senão nada feito
Pior que funciona mesmo a dica do @wShrrr , setei um ip fixo para meu pc, setei ele na dmz, ainda deixei o upnp habilitado, realmente o upload funciona no torrent, então também tive sorte, meu provedor não dá b.o nisso, isso é ótimo. Agora quando for fazer algum upload basta ativar o dmz, só vou habilitar ele apenas nesses cenários ou alguns específicos, o bom é que funciona mesmo em cgnat.
 
Pior que funciona mesmo a dica do @wShrrr , setei um ip fixo para meu pc, setei ele na dmz, ainda deixei o upnp habilitado, realmente o upload funciona no torrent, então também tive sorte, meu provedor não dá b.o nisso, isso é ótimo. Agora quando for fazer algum upload basta ativar o dmz, só vou mais torrent habilitar ele apenas nesses cenários ou alguns específicos, o bom é que funciona mesmo em cgnat.
mais torrent contorna pelo ipv6 aqui faz upload assim
 
Eu estava com IP 100.64.x.x, falei com a provedora da minha cidade que tenho internet e pedi pra me tirarem, ele falou que ia passar pro nível 2 e por incrível que pareça acho que rolou.
Agora meu IP tá 189.x.x.x

Fora do CGNat correto?
 
Eu estava com IP 100.64.x.x, falei com a provedora da minha cidade que tenho internet e pedi pra me tirarem, ele falou que ia passar pro nível 2 e por incrível que pareça acho que rolou.
Agora meu IP tá 189.x.x.x

Fora do CGNat correto?
Sim está fora, eu reclamei a um bom tempo atrás sobre isso, e eu acho que me deram um ip fixo pq desde então não sai mais de um ip com início 189. Hehe
 
Pessoal, pra configurar o IPV6 no Tp-link Ax 73, tem algumas opções... o IPV6 da Claro é fixo, dinâmico....... opções avançadas.....o que colocar? Tem que alterar mais alguma configuração na página IPV6? Uso o Tp-link como Acess Point. Grato.
 
Pessoal, pra configurar o IPV6 no Tp-link Ax 73, tem algumas opções... o IPV6 da Claro é fixo, dinâmico....... opções avançadas.....o que colocar? Tem que alterar mais alguma configuração na página IPV6? Uso o Tp-link como Acess Point. Grato.
Use Passthrough
 
To com outro provedor regional que uso ip publico e bridge.

Ontem teve um apagão aqui no RJ e faltou luz de 18h até as 6h do dia seguinte. Aí quando eu fui ver minha internet , fiquei em cgnat. Já reiniciei umas 15 vezes e continuo no CGNAT. Alguém sabe se eu consigo restabelecer o ip anterior (sem CGNAT) só em ficar reiniciando a onu ? Sabe se foi por conta desse apagão que aconteceu isso ?

P.s : o atendimento só funciona de segunda a sábado.
 
Galera, aqui na empresa possuímos a Claro e a Vivo, entretanto a Claro procuramos apenas usar ela para o sistema implantado e para emergências caso a VIVO falhe.

Então por padrão, o resto usamos a VIVO.

De uns dias para cá tivemos a situação atípica de um e-mail não chegar numa empresa lá no Amapá, sempre nosso e-mail era respondido automaticamente pelo spamhaus.

Mudamos para a CLARO e enviamos o e-mail de novo. E dessa vez o e-mail chegou ao destinatário.

Portanto a VIVO está sob CGNAT atualmente? Pois antigamente a Claro tinha dessas e foi uma briga para ela nos colocar na exceção.
 
Galera, aqui na empresa possuímos a Claro e a Vivo, entretanto a Claro procuramos apenas usar ela para o sistema implantado e para emergências caso a VIVO falhe.

Então por padrão, o resto usamos a VIVO.

De uns dias para cá tivemos a situação atípica de um e-mail não chegar numa empresa lá no Amapá, sempre nosso e-mail era respondido automaticamente pelo spamhaus.

Mudamos para a CLARO e enviamos o e-mail de novo. E dessa vez o e-mail chegou ao destinatário.

Portanto a VIVO está sob CGNAT atualmente? Pois antigamente a Claro tinha dessas e foi uma briga para ela nos colocar na exceção.
Link empresarial não tem limitação e muito menos CGNAT.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo