• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] IP CGNAT (Carrier Grade NAT) - Transição para o IPv6

Deixa eu só aproveitar mais uma dúvida: acabei de descobrir em outro tópico que a Vivo (aqui é fibrA) não pratica CGNAT. Mas ainda assim caberia tentar pegar um IP 'válido'? Como as recentes respostas desse tópico?
Se a VIVO não pratica CGNAT (e não pratica mesmo) você já tem um IP válido.
 
De fato, o técnico solucionou meu problema. Joguei 2 dias seguidos de noite e não houve nenhuma queda no MW. Sucesso!
 
Última edição:
Galera to voltando pra net por conta do meu trabalho pq preciso de uma internet que não cai, tenho plano de uma operadora regional fibra com ip valido só que as quedas são constantes e instabilidade de velocidade.
Então assinei a net só o bandito CGNAT veio junto, liguei pra lá falaram que poderia alterar mas teria que pagar a visita técnica.
Antes queriam me empurrar plano empresarial mas está no contrato que todos os clientes podem optar IPV4 publico dinâmico.
minha duvida é alguém já realizou esse procedimento eu preciso mesmo pagar os 90 reais??
 
Galera to voltando pra net por conta do meu trabalho pq preciso de uma internet que não cai, tenho plano de uma operadora regional fibra com ip valido só que as quedas são constantes e instabilidade de velocidade.
Então assinei a net só o bandito CGNAT veio junto, liguei pra lá falaram que poderia alterar mas teria que pagar a visita técnica.
Antes queriam me empurrar plano empresarial mas está no contrato que todos os clientes podem optar IPV4 publico dinâmico.
minha duvida é alguém já realizou esse procedimento eu preciso mesmo pagar os 90 reais??
já fiz isso em 2 contratos diferentes com a net, e não paguei 1 centavo a mais.

em 1 dos contratos foi feito tudo remotamente só me ligaram aqui da central e bh pedindo pra reiniciar o modem e confirmar, no outro mandaram um cara aleatoriamente e ele fez uma ligação pro pessoal da central aqui da cidade e 5mim depois tava fora do cgnat.

e qual quer coisa que vc liga e agenda técnico pelo 10621 eles falam que pode ser cobrado R$90, já virou padrão pra espantar pessoal que pede suporte técnico atoa e o problema não é com eles e sim em equipamentos do próprio cliente.
 
Sou assinante da ZAMIX, no plano de 300 Down e 300 de UP.

Entrei em contato com eles e disseram que só podem retirar do CGNAT e oferecer o IPv4 público no plano de 100Mb.

Não entendi nada.
 
Última edição:
já fiz isso em 2 contratos diferentes com a net, e não paguei 1 centavo a mais.

em 1 dos contratos foi feito tudo remotamente só me ligaram aqui da central e bh pedindo pra reiniciar o modem e confirmar, no outro mandaram um cara aleatoriamente e ele fez uma ligação pro pessoal da central aqui da cidade e 5mim depois tava fora do cgnat.

e qual quer coisa que vc liga e agenda técnico pelo 10621 eles falam que pode ser cobrado R$90, já virou padrão pra espantar pessoal que pede suporte técnico atoa e o problema não é com eles e sim em equipamentos do próprio cliente.
Fim da saga, o próprio técnico fez a instalação aqui me ligou hoje a tarde expliquei a situação pra ele e ele passou pro supervisor dele e alterou me tirou do CGNAT sem precisar ir na minha residencia.
 
já fiz isso em 2 contratos diferentes com a net, e não paguei 1 centavo a mais.

em 1 dos contratos foi feito tudo remotamente só me ligaram aqui da central e bh pedindo pra reiniciar o modem e confirmar, no outro mandaram um cara aleatoriamente e ele fez uma ligação pro pessoal da central aqui da cidade e 5mim depois tava fora do cgnat.

e qual quer coisa que vc liga e agenda técnico pelo 10621 eles falam que pode ser cobrado R$90, já virou padrão pra espantar pessoal que pede suporte técnico atoa e o problema não é com eles e sim em equipamentos do próprio cliente.
Vc tem IP público na NET ? ia te pedir um favor verificar se vc consegue abrir porta UDP pq eu consegui abrir portas TCP só que preciso de UDP para câmeras, acesso remoto aparece que a porta UDP tá aberta mais Filtrada aí não funciona.

Se vc conseguir eu ligo pra lá pra tentar resolver, pq no contrato só fala de TCP
Parece ser o firewall da net
 
Vc tem IP público na NET ? ia te pedir um favor verificar se vc consegue abrir porta UDP pq eu consegui abrir portas TCP só que preciso de UDP para câmeras, acesso remoto aparece que a porta UDP tá aberta mais Filtrada aí não funciona.

Se vc conseguir eu ligo pra lá pra tentar resolver, pq no contrato só fala de TCP
Parece ser o firewall da net

Qual o seu modem? Se for O CGA ele está com um bug para abrir as portas.
 
Solicitei a remoção do CGNAT no chat da claro, e a atendente me informou que solicitou a alteração do IP e agendou para um técnico vir aqui em casa amanha. A duvida que tenho é, essa alteração do IP é a remoção do CGNAT ? o técnico viria aqui fazer o que?
 
Existe alguma maneira de abrir portas estando em cgnat? aqui na empresa o provedor mhnet utiliza cgnat e falou que se quisermos ip fixo teria que pagar um valor X mas se não quisessemos eles poderiam por o modem em modo bridge que então iria funcionar.. a questão é que nunca funcionou, temos um roteador TL-R480+ e liberamos as portas nele e então no modem do provedor, no caso a Oi que também temos é blz para liberar portas por não usar cgnat.. Queria liberar portas na mhnet pela velocidade que é de 50mb mas já vai chegar os 200/400mb da oi fibra no bairro e creio que nem valha a pena tentar com a mhnet.
 
Existe alguma maneira de abrir portas estando em cgnat?

Teoricamente não, pois a conexão externa vai buscar o IP publico, que vai cair no seu provedor e não vai te encontrar já que você estará num NAT separado..

Até daria se seu provedor direcionasse uma certa porta de seu IP publico para o IP da sua conexão em CGNAT, mas isso seria inviável pois seu IP em CGNAT deve ser dinâmico e eles teriam que refazer a manobra toda vez que seu IP mudasse.. não vai valer a pena por parte de seu provedor.
 
A net me ligou informando que me tirou do CGNAT, só que mesmo assim não consigo abrir nenhuma porta mesmo configurando no modem, alguém saberia me informar se o modem HGB10R-02 possui algum tipo de bloqueio de portas ?
 
Acabei de ver aqui na WAN do meu roteador o IP 100.66.x.x portanto CGNAT
É um provedor regional de Fibra e aparentemente já possuem IPv6, vou confirmar com eles.

Até hoje não percebi problemas em usar com o CGNAT, tenho câmeras que acesso pela nuvem normal, torrent, tudo funcionando.
Jogo multiplayer só jogo no celular, então também não tive problema com isso.

Alguma vantagem em ativar o IPv6? Sobre a questão do IPv6 dar um endereço público pra cada dispositivo, quem deixa seguro nesse caso é o firewall do roteador?
PC tem firewall, mas e TV, celular, etc?
 
Falei com eles, já tem IPv6, então ativei. Vou fazer uns testes pra ver se vai melhorar alguma coisa aqui, percebi uns sites travando pra entrar esses dias, mas não sei se tem algo a ver.

Uma duvida, no IPv6 test apareceu isso:

Score
17 / 20
How can you improve your score ?

1. Reconfigure your firewall
Your router or firewall is filtering ICMPv6 messages sent to your computer. An IPv6 host that cannot receive ICMP messages may encounter problems like some web pages loading partially or not at all.

2. Get a reverse DNS record
There is no reverse DNS record to associate your IPv6 address with a host name. Reverse DNS records are required by some Internet protocols and are usually managed at the ISP level.


Algo pra se preocupar?
 
Falei com eles, já tem IPv6, então ativei. Vou fazer uns testes pra ver se vai melhorar alguma coisa aqui, percebi uns sites travando pra entrar esses dias, mas não sei se tem algo a ver.

Uma duvida, no IPv6 test apareceu isso:

Score
17 / 20
How can you improve your score ?

1. Reconfigure your firewall
Your router or firewall is filtering ICMPv6 messages sent to your computer. An IPv6 host that cannot receive ICMP messages may encounter problems like some web pages loading partially or not at all.

2. Get a reverse DNS record
There is no reverse DNS record to associate your IPv6 address with a host name. Reverse DNS records are required by some Internet protocols and are usually managed at the ISP level.


Algo pra se preocupar?
n, essas duas recomendações são:
1, só não faça ela o que o site de teste recomenda(ipv6 deixa todos dispositivos expostos na rede, se liberar pacotes icmp fica mais facil o rastreio de dispositivos, já que teu dispositivo vai responder que esta "vivo" pra quem perguntar via rede)
2, é registro ptr no dns, isso é com a operadora é desnecessário para uso do ipv6 mas facilita para humanos ler e localizar melhor os endereços, ou seja desnecessário.

a principal vantagem te ter ipv6 ativo é não ter mais nat, nat duplo ou em ate alguns casos nat triplo na rede, cada dispositivo tem 1 ip valido e exclusivo dele na internet como um todo.

e quem sempre faz a segurança da rede é o firewall, pode ser do próprio modem/roteador e tb do próprio dispositivo, ae varia de cada rede pra cada rede. e isso independe se é ipv4 ou ipv6.
 
Se a VIVO não pratica CGNAT (e não pratica mesmo) você já tem um IP válido.
Por algum motivo não fui notificado dessa mensagem :/ obrigado mesmo assim!

Recentemente ativei uma opção nas configs do modem chamada 'Enable Fullcone Nat' e aparentemente as travadas e picos de lag pararam... o resto das configs. do modem estão normais, nem DNS eu modei. Talvez sirva de teste aí pra galera.

Agradeço mais uma vez toda ajuda! :melior4:
 
n, essas duas recomendações são:
1, só não faça ela o que o site de teste recomenda(ipv6 deixa todos dispositivos expostos na rede, se liberar pacotes icmp fica mais facil o rastreio de dispositivos, já que teu dispositivo vai responder que esta "vivo" pra quem perguntar via rede)
2, é registro ptr no dns, isso é com a operadora é desnecessário para uso do ipv6 mas facilita para humanos ler e localizar melhor os endereços, ou seja desnecessário.

a principal vantagem te ter ipv6 ativo é não ter mais nat, nat duplo ou em ate alguns casos nat triplo na rede, cada dispositivo tem 1 ip valido e exclusivo dele na internet como um todo.

e quem sempre faz a segurança da rede é o firewall, pode ser do próprio modem/roteador e tb do próprio dispositivo, ae varia de cada rede pra cada rede. e isso independe se é ipv4 ou ipv6.
Muito obrigado pela resposta
 
Fui usar o torrent hoje, download está vindo no máximo da conexão, mas upload não está fazendo de nenhum.
Mesmo os com poucos Seeds e bastante Peers, fica zerado o upload.

Pode ter algo a ver? Achei estranho o download funcionar mas o upload não
 
Fui usar o torrent hoje, download está vindo no máximo da conexão, mas upload não está fazendo de nenhum.
Mesmo os com poucos Seeds e bastante Peers, fica zerado o upload.

Pode ter algo a ver? Achei estranho o download funcionar mas o upload não
Se os outros usuários do torrent estiverem usando somente IPV4 e você estiver em CGNAT ai vai ser complicado mesmo pois eles não conseguem estabelecer conexão.
 
:coolface: :coolface: :coolface: :coolface: :coolface: :coolface: :coolface: :coolface: :coolface: :coolface: :coolface: :coolface: :coolface: :coolface: :coolface:

todas as entidades que necessitam de novos blocos ipv4 agora vão morrer no banho-maria pra conseguir um via registro.br e lacnic
 
Se os outros usuários do torrent estiverem usando somente IPV4 e você estiver em CGNAT ai vai ser complicado mesmo pois eles não conseguem estabelecer conexão.
Entendi. Achei estranho ter acontecido só com o upload.
Pelo menos o download está funcionando rsrsrs
 
:coolface: :coolface: :coolface: :coolface: :coolface: :coolface: :coolface: :coolface: :coolface: :coolface: :coolface: :coolface: :coolface: :coolface: :coolface:

todas as entidades que necessitam de novos blocos ipv4 agora vão morrer no banho-maria pra conseguir um via registro.br e lacnic

Eu vi isso, no mesmo dia (19/08) a vivo liberou o prefixo ULA na minha região. (ipv6)
 
Eu estou tentando abrir portas no meu roteador para hostear um server, mas não está funcionando.
O meu IP, de acordo com as informações na aba WAN do meu roteador, é 10.0.0.xxx, e os sites como https://www.whatismyip.com/ informam um IP diferente (45.231.xx.xx).
Eu estou em CGNAT? A minha provedora me informou que custariam + R$ 50 mensais para me fornecer um IPv4 público, eles podem fazer isso ou isso tem que ser gratuito?
Desde já, obrigado!
 
Eu estou tentando abrir portas no meu roteador para hostear um server, mas não está funcionando.
O meu IP, de acordo com as informações na aba WAN do meu roteador, é 10.0.0.xxx, e os sites como https://www.whatismyip.com/ informam um IP diferente (45.231.xx.xx).
Eu estou em CGNAT? A minha provedora me informou que custariam + R$ 50 mensais para me fornecer um IPv4 público, eles podem fazer isso ou isso tem que ser gratuito?
Desde já, obrigado!
sim vc esta em cgnat, e sim a operadora pode cobrar a mais por isso.

ipv4 são um recurso finito, se sua operadora possui poucas numerações pode nem valer a pena venderem, pq eles podem ficar sem recursos para expandir a rede para mais clientes no futuro.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo